10 coisas para ver e fazer em Montreal em abril
Aproveite a oportunidade para visitar a Barbie Expo, provar os doces da Páscoa, assistir às primeiras festas da primavera e ver as tulipas em flor na Biosfera de Montreal, em abril.
abril dá as boas-vindas à primavera em Montreal e é uma das melhores alturas para visitar a cidade, que se veste de tulipas coloridas. Poderá desfrutar de festivais ideais para passear e de temperaturas mais agradáveis que variam entre os 8° e os 11°, chegando mesmo aos 15° nos melhores dias. No entanto, se não for um amante do frio, é provável que ainda precise de roupas quentes.
É o mês perfeito para actividades ao ar livre, basta verificar a previsão meteorológica diária. Além disso, os chocolatiers da cidade oferecem ofertas gastronómicas sazonais e pode celebrar a Páscoa desfrutando de divertidas tradições canadianas, que muitas vezes se fundem com outras culturas enraizadas no país. Quer visitar Montreal em abril? Continue a ler!
1. Celebrar a Páscoa em Montreal
A Páscoa e as celebrações da Páscoa na América do Norte são muito divertidas e interessantes, especificamente em Montreal pode desfrutar da caça aos ovos de Páscoa e interagir com o grande coelho. No entanto, sendo um país multicultural, verá muitos costumes católicos da América Latina.
Os eventos duram uma semana, note que em Montreal a sexta-feira não é um feriado público, pois é trocada pela segunda-feira para comemorar a Ressurreição de Jesus Cristo.
Recolher ovos de Páscoa
Há muitas actividades divertidas durante a semana da Páscoa, incluindo uma caça aos ovos da Páscoa, que é uma óptima maneira de fazer coisas com as crianças durante a sua estadia na cidade. Sugiro que se inscreva neste plano, uma vez que de quarta-feira a domingo muitas atracções, como museus, parques e jardins, entre outras, estão normalmente encerradas, pelo que vale a pena incluí-lo no seu itinerário.
A caça aos ovos é normalmente organizada no Zoo Ecomuseu e a atividade consiste em seguir as pistas para recolher os ovos de chocolate. Há também jogos temáticos, bancas de maquilhagem e pode tirar uma fotografia com o grande coelho.
Um outro local muito interessante para se inscrever é a Quinn Farm, que fica a vinte minutos de carro da cidade. Para além da caça aos ovos, encontrará passeios de trator e de carroça e, no final do dia, receberá um cesto com os ovos que tiver recolhido.
Informações úteis: a entrada para o Ecomuseum Zoo custa cerca de 16 euros, enquanto a do Quinn Park custa cerca de 4 euros.
Patinagem no gelo
Se gosta de actividades de inverno, ainda pode desfrutar de alguns eventos durante a primavera, especialmente entre as atracções da Páscoa está a patinagem no gelo no Atrium le 1000, que está localizado no centro de Montreal. Também se realizam aqui caçadas aos ovos da Páscoa e são oferecidos cestos à entrada.
Detalhes interessantes: Por uma taxa de entrada de cerca de 6 euros, pode aceder a Wi-Fi e estacionamento gratuitos.
Desfrutar de uma refeição de Páscoa
Para comemorar as celebrações da Páscoa, por toda a cidade encontrará diferentes propostas gastronómicas que deve experimentar. Se já comeu muito chocolate, mas ainda quer algo doce, pode dirigir-se a um local ao estilo Sugar Shack, que normalmente são fábricas onde todas as sobremesas são feitas com xarope de ácer.
Uma óptima opção é a barraca Au Pied De Cochon, onde pode provar casas de xarope de ácer, biscoitos e geleia de ácer, algodão doce de ácer e pratos salgados regados com xarope de ácer.
Detalhes de interesse: A entrada no Au Pied De Cochon custa cerca de 42 euros.
Ir à Igreja Batista de Snowdon ou à Basílica de Notre Dame
Se preferir uma celebração católica mais tradicional, dirija-se à Igreja Batista de Snowdon, uma igreja que oferece serviços em honra da Ressurreição de Cristo.
A opção mais popular é a Basílica de Notre Dame, onde pode assistir na Quinta-feira da Semana Santa ao lava-pés e a uma missa de ação de graças.
Na sexta-feira, há homenagens e reconstituições da crucificação e, no sábado, há uma vigília, acendimento de fogueiras e cânticos. No domingo, há actividades para a Ressurreição de Jesus Cristo.
Informações úteis: A entrada na Igreja Batista de Snowdon é totalmente gratuita. Para entrar na Basílica de Notre Dame deve pagar cerca de 10 euros, se quiser experimentar a AURA que é uma atração visual e musical com telas de arquitetura neo-gótica, luzes dinâmicas e uma orquestra, terá de pagar mais 22 euros.
2. Explorar as lojas de chocolate de Montreal
abril pode ser considerado o mês do chocolate em Montreal, uma vez que é a sobremesa preferida das pessoas durante a Páscoa. Há uma variedade de opções para explorar, desde chocolatiers artesanais a opções importadas. É uma opção ideal se planear organizar uma visita de dois dias a Montreal.
Uma loja de chocolates gerida por mulheres
Chocolates Geneviève Grandbois é uma loja de chocolates gerida por mulheres, com boutiques e fábricas espalhadas pela cidade. As caixas de chocolates variam entre 3 e 34 euros. Pode visitar as suas lojas físicas localizadas em:
- Factory & Store na Ontario Street. Note-se que está encerrada às segundas-feiras, sábados e domingos.
- Mile-end na rue Saint-Viateur. Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras.
- Marché Atwater na Atwater Street. Aberto todos os dias.
Detalhes de interesse: Uma experiência gastronómica a não perder, note que os pedidos mais populares são o chocolate quente especial da casa e o caramelo de chocolate.
Uma loja de chocolates sazonal
Se procura uma opção artesanal , Les Chocolats de Chloé é a sua melhor opção, pois oferecem produtos de acordo com a estação do ano, durante a Páscoa e a primavera encontrará sabores especiais. Pode encontrar caixas ou embalagens de ovos da Páscoa, coelhos e galinhas, peixes e muito mais.
Também pode encontrar sacos de oferta a partir de 26 euros, snacks a partir de 4 euros e trufas por cerca de 10 euros.
Detalhes de interesse: Durante a época da Páscoa pode ficar muito movimentado e encontrará filas, por isso pode encomendar por entrega. No entanto, recomendo que o experimente na sua loja localizada em 546 East Duluth.
Uma loja de chocolates artesanais
Experimente os chocolates artesanais da Joane l'Heureux Chocolats Montréal, uma fábrica que oferece uma experiência explosiva de sabores. Estão na cidade desde 2003 e os seus produtos mais exóticos são os chocolates, a combinação de chocolate e álcool, bem como o chocolate quente.
Detalhes de interesse: Os produtos variam de aproximadamente 4 a 34 euros.
3. Não perca as festas da primavera em abril
A primavera é uma das estações mais bonitas de Montreal, mas também a mais curta. Caracteriza-se pela cor, actividades ao ar livre e festivais divertidos. Embora ainda possa chover, isso não impede os habitantes de Montreal de se divertirem em todos os cantos com os seus guarda-chuvas.
Festival Internacional de Cinema Africano e das Caraíbas de Panafrica
A primavera é a altura perfeita para celebrar o Festival Internacional Pan-Africano de Cinema Africano e das Caraíbas, que se realiza no final de abril, quando a estação está mais luminosa e agradável. É a altura ideal para desfrutar de projecções de filmes ao ar livre, conferências sobre cinema e outras actividades relacionadas com o mundo do cinema africano.
Pode desfrutar do evento Le Baobar, um desfile de moda que apresenta colecções de algodão do Mali. Há também exposições sobre a cultura da Argélia, do Burkina Faso, do Haiti e de Marrocos, entre outras. A música não falta e há uma variedade de palcos ao vivo.
Informações úteis: os bilhetes variam entre cerca de 7 e 100 euros.
Festival Literário Internacional da Metrópole Azul
Em abril, pode também aproveitar o Festival Literário Internacional Blue Metropolis, que decorre em Montreal desde 1997 e é um evento cultural e literário ideal para um dia de passeio. Poderá desfrutar de grupos de leitura, painéis de discussão e apresentações de livros.
O espaço onde decorrem as actividades pertence a antigas comunidades indígenas, pelo que os eventos são realizados em honra dos seus costumes. A entrada é totalmente gratuita.
Antes de participar neste festival, sugiro que visite os melhores museus de Montreal para saber mais sobre o passado indígena e colonial do país.
Detalhes de interesse: A maioria das actividades é realizada em inglês e francês, embora também se possa encontrar pessoas que falam espanhol.
Festival de la Voix
O Festival de la Voix é um evento musical que decorre de março a abril e dura cerca de um mês. Reúne uma variedade de géneros para encher de ritmo os espaços da cidade. São apresentados artistas de renome, bem como novas propostas emergentes.
Detalhes: A entrada geral ou o passaporte para o concerto custa cerca de 68 euros, mas se tiver um cartão de estudante pode obter um desconto de pelo menos 17 euros.
4. Visitar a Place des Festivals
A praça interactiva da Place des Festivals acolhe anualmente um evento de boas-vindas à primavera, com mais de 250 jactos de água nas fontes circundantes. Além disso, há uma orquestra que enche o ambiente de música, exposições de arte ao ar livre, fotógrafos profissionais para o ajudar a recolher estes momentos e atracções exclusivas durante o mês de abril.
Detalhes de interesse: É um espaço público, por isso a entrada é gratuita.
5. Entrar na Barbie Expo
Se quiser incluir planos irrepetíveis no seu itinerário, sugiro que dê um passeio pela Barbie Expo, que reúne história, arte, moda e cultura no mesmo espaço. Este plano é ideal durante o mês de abril, pois pode proteger-se de precipitações inesperadas.
É uma exposição permanente que homenageia a icónica boneca Barbie, muitas delas com vestidos de importantes casas de moda como Christian Dior, Vera Wang, Oscar de la Renta, Carolina Herrera, entre outras.
Dividida em categorias para que se possa orientar confortavelmente, encontrará as mudanças da boneca desde 1959, edições inspiradas em marcas como a Coca-Cola, com características de diferentes países, baseadas em celebridades ou obras de arte, versões nupciais e muito mais.
Detalhes de interesse: A entrada é totalmente gratuita e a exposição está aberta todos os dias.
6. Aproveitar ao máximo as tulipas em flor
Montreal é uma caixa de surpresas entre abril e maio, pois a primavera oferece atracções naturais a não perder, a começar pelas tulipas em flor. Um local central para as ver é a Biosfera da cidade, que tem uma variedade de actividades para toda a família.
Além disso, em meados de maio, pode sair da cidade para aproveitar os campos de tulipas, que são acessíveis de carro, autocarro, comboio ou bicicleta.
Tulipas em flor na Biosfera
A Biosfera é um local ideal para visitar na primavera, especialmente em abril. Alberga uma estufa e um museu ecológico, onde poderá ver exposições com efeitos especiais sobre a água, o ar, as alterações climáticas e propostas de cuidados ambientais. Recomendo que o inclua no seu itinerário se estiver à procura de coisas para fazer em Montreal com crianças.
Para apreciar a floração, pode visitar a estufa ou apreciar as tulipas que estão espalhadas pelo terreno. Há também um planetário, um insectário, um jardim botânico e visitas guiadas.
Informações úteis: Se for em abril, evite visitá-lo nas férias da Páscoa, pois normalmente está fechado. Além disso, tenha em mente que a entrada custa cerca de 10 euros e pode ser comprada online para evitar as filas e as multidões.
7. Participar nos eventos de moda da Le Braderie de Monde Québécoise
Montreal está cheia de eventos de moda durante o mês de abril e não os pode perder. Se quiser comprar alguma coisa, a Braderie de Monde Québécoise é o local ideal para si. Aqui pode assistir a um desfile de moda ou aproveitar os descontos em lojas de designers de luxo.
Assistir a um desfile de moda de primavera
Le Braderie de Monde Québécoise é um evento de moda de primavera que se realiza no Mercado Bonsecours em St. Paul. Apresentam um desfile de moda anual em que as passerelles são decoradas para acolher estilistas nacionais e internacionais que apresentam as suas próximas estações (normalmente o outono).
Detalhes de interesse: A entrada custa cerca de 35 euros e inclui o acesso à Grande Venda.
Venha à Grande Venda da Moda
Este é um espaço dentro da Le Braderie de Monde Québécoise, onde você pode comprar amostras ou coleções vintage de designers de luxo com até 70% de desconto. Para compras entre 34 e 60 €, eles geralmente oferecem champanhe grátis, a entrada geral custa aproximadamente 30 €.
Detalhes de interesse: recomendo que chegue cedo para evitar as filas e as multidões, para que possa aproveitar ao máximo os descontos e obter as melhores roupas.
8. Desfrutar da primavera japonesa
Se gosta de descobrir as culturas de outros países, pode aprender mais sobre o Japão a partir do Canadá. Montreal celebra a primavera japonesa com o Festival Hanami, que reúne muitas pessoas para aprender sobre a comida, arte, música e dança do país. Na verdade, é considerado uma réplica do florescimento japonês.
Além disso, entre abril e maio, há uma semana inteira em que os restaurantes da cidade oferecem experiências gastronómicas que envolvem a cultura japonesa.
Detalhes de interesse: A entrada é muito barata, só precisa de dar um donativo de aproximadamente 2 euros.
9. Descubra as melhores jóias de Montreal
Os amantes de jóias e brilhantes não podem perder o evento anual de Montreal, o Salon des Pierres, que reúne joalheiros locais, nacionais e estrangeiros numa exposição muito interessante. Encontrará pedras semi-preciosas, gemas, fósseis, minerais, cristais e jóias de luxo a vários preços, incluindo âmbar, lápis-lazúli em bruto, água-marinha, quartzo, kunzite, quartzo rosa, geodos de ametista gigantes, entre outros.
Detalhes de interesse: Pode aceder a esta feira por cerca de 7 euros.