10 coisas para ver e fazer em Toronto no inverno

O inverno em Toronto vem com flocos de neve, vinho quente e festivais de comida para o manter quente - aqui estão as melhores coisas para fazer nesta estação!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Toronto no inverno

Toronto invierno |©Mike Mahaffie

Se planeia viajar para Toronto entre dezembro e março, tenha em conta que esta é a estação de inverno do Ontário, que tende a ser bastante fria. As temperaturas variam entre os 5°C e os -10°C, com ventos gelados e queda de neve. No entanto, os canadianos continuam a divertir-se e a organizar festivais gastronómicos e culturais. Estes incluem o Iced Wine Festival, o Toronto Festival of Lights e o Hamilton Winter Festival.

Além disso, não há desculpa para ficar em casa, pois poderá explorar uma cidade subterrânea que interliga todos os principais pontos de referência. Leve as suas luvas e roupas quentes para desfrutar das melhores coisas para fazer em Toronto no inverno, como dar as boas-vindas ao Ano Novo Chinês em fevereiro ou apreciar as esculturas de gelo no Festival do Gelo. Claro, não perca as pistas de patinagem e as guerras de neve nos principais parques locais.

1. Desfrute de degustações no Winterlicious Food Festival

Winterlicious - Saborear o Mercado de St. Lawrence|©The City of Toronto
Winterlicious - Saborear o Mercado de St. Lawrence|©The City of Toronto

O inverno chega a Toronto com os melhores planos para toda a família, incluindo o Winterlicious Food Festival anual. É um grande evento para os apreciadores de comida, se estiver à procura de coisas para fazer na cidade em fevereiro, uma vez que tem lugar durante as duas primeiras semanas deste mês. Terá a oportunidade de explorar a cozinha francesa, japonesa, canadiana, mexicana, do Médio Oriente e muito mais.

De notar que cerca de 200 restaurantes estão a participar com uma vasta gama de sabores em oferta. Há eventos culinários como provas de vinhos, visitas gastronómicas a Toronto, jantares temáticos, exposições gastronómicas e aulas de culinária. Este festival realiza-se na cidade desde 2003, pelo que é aconselhável reservar o seu lugar com antecedência. O custo da experiência varia consoante o número de restaurantes e eventos a que quiser assistir.

O festival também o levará numa excursão ao Kensington Market, localizado no centro da cidade. Aqui pode aprender mais sobre a história da gastronomia de Toronto, enquanto prova diferentes tipos de pratos e snacks. É uma experiência gastronómica inesquecível, onde descobrirá bancas de comida típica, bem como opções latino-americanas e asiáticas, uma vez que este colorido mercado foi o ponto de partida para muitos imigrantes que se estabeleceram na cidade.

Reserve uma excursão gastronómica ao Kensington Market

2. Explore a cidade subterrânea de Toronto

PATH Skywalk|©jshyun
PATH Skywalk|©jshyun

As tempestades de neve podem ocorrer no inverno, especialmente entre janeiro e fevereiro. Ver cair neve é um acontecimento muito especial, mas por vezes pode ser difícil deslocar-se pela cidade. Em Toronto a diversão não pára, pois existe uma rede de túneis pedonais, mais conhecida por Underground City ou PATH de Toronto. Esta rede interliga-se com o centro da cidade e tem cerca de 30 quilómetros de comprimento. No inverno, realizam-se eventos especiais.

A Underground City tem mais de 1200 lojas, bem como cafés e restaurantes. É o sítio ideal para se proteger do frio e da neve, sem perder a diversão. A partir dos túneis, pode encontrar saídas para hotéis, centros comerciais, estações de metro, estações de comboio e alguns dos melhores museus de Toronto.

Existem pelo menos 125 pontos de acesso na rua e sinais que indicam em que rua se encontra no metro. Se planeia estar em Toronto durante pelo menos 3 dias, recomendo que faça uma visita guiada a esta zona da cidade.

Reservar uma visita guiada a Toronto

3. Assistir à celebração do Ano Novo Lunar na Chinatown de Toronto.

Chinatown de Toronto|©zom
Chinatown de Toronto|©zom

Se estiver em Toronto no inverno, deve saber que esta estação coincide com as celebrações do Ano Novo Lunar. Trata-se de um evento que reúne a comunidade asiática e centenas de turistas em Chinatown. Apresenta a dança do leão, workshops de caligrafia chinesa, bancas de comida tradicional, espectáculos de lanternas coloridas, cerimónias de chá e rituais tradicionais. Em Chinatown também se realizam competições de mahjong, um jogo de tabuleiro chinês.

É uma das melhores coisas para fazer em Toronto em janeiro, pois há actividades comemorativas durante todo o mês. Cada ano é celebrado um animal diferente, de acordo com o calendário chinês. Para além disso, encontrará muitos eventos gratuitos, como o LunasFest na Varley Art Gallery em Unionville, a cerca de uma hora do centro da cidade. É uma celebração dedicada às comunidades indígenas chinesas, com entretenimento familiar e espectáculos culturais.

Reserve uma visita guiada a Chinatown e ao Kensington Market

4. Escape para o Niagara Icewine Festival

Vinho do Gelo|©RichardBH
Vinho do Gelo|©RichardBH

Se está a planear algumas coisas para fazer em Toronto em janeiro, sugiro que faça uma viagem rápida às Cataratas do Niágara para desfrutar do Niagara Icewine Festival ou Niagara Icewine Fest. É um evento de vinho e comida totalmente gratuito que transforma a Queen Street numa feira da ladra de inverno. Pode visitar as adegas canadianas onde o Icewine é produzido e adoçar o seu paladar.

O Icewine é produzido a partir de uvas semi-congeladas, o que concentra melhor os sabores doce e azedo. Para além das provas, pode desfrutar de entretenimento ao vivo e participar em eventos especiais, que oferecem visitas guiadas às vinhas e à volta das cataratas. Há também churrascos e fogueiras que combinam petiscos, marshmallows e castanhas assadas com vinho.

Também não faltam as aldeias de inverno, e algumas pessoas optam por subir para ver as cataratas. Há também pistas de patinagem nos arredores que, como é óbvio, têm as medidas de segurança adequadas. Se tiver crianças ou animais de estimação, é muito importante evitar aproximar-se das cataratas quando estas parecem estar congeladas, uma vez que o gelo não solidifica completamente e pode partir-se a qualquer momento.

Reservar uma excursão às Cataratas do Niágara

5. Passeie por um corredor de esculturas de gelo na Bloor Yorkville Ice Party.

Bloor-Yorkville Icefest|©Bruce Reeve
Bloor-Yorkville Icefest|©Bruce Reeve

Se está à procura de coisas para fazer em Toronto em fevereiro, o Bloor Yorkville Icefest é imperdível. O distrito cultural da cidade transforma-se num país das maravilhas de inverno. Mais concretamente, tem lugar no Village of Yorkville Park, onde as esculturas de gelo são as estrelas do espetáculo. Esta celebração anual inclui aulas de escultura em gelo e espectáculos ao ar livre.

As figuras em alto-relevo são deslumbrantes, geralmente castelos, sereias, dragões, carruagens e outros clássicos que permanecem em exposição durante várias horas. Há também algumas baseadas em histórias inspiradoras, pelo que vale a pena conhecer o historial de cada exposição.

Além disso, pode ficar a saber mais sobre a história desta festa cultural e apreciar os espectáculos de luz durante a noite. Uma boa opção é participar numa visita guiada a Toronto com um guia profissional para conhecer em profundidade a zona e os arredores da cidade.

Reservar uma visita guiada a Toronto

6. Assistir ao Festival das Luzes de Toronto no Distillery District

Festival das Luzes de Toronto|©Ji Wang
Festival das Luzes de Toronto|©Ji Wang

O Distillery District é uma zona local famosa onde se realiza o Festival das Luzes todos os Invernos. Especificamente, tem lugar de janeiro a março e é inspirado no Festival das Luzes de Amesterdão. É considerado o maior festival de arte da região, uma vez que os dias são mais curtos e mais escuros durante esta estação e as luzes brilhantes dão cor às ruas da cidade.

À chegada, encontrará uma galeria ao ar livre com exposições culturais, entretenimento ao vivo e actividades ideais se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto com crianças. Por outro lado, muitas pessoas vêm para ver o grande dragão cuspidor de fogo, uma escultura de metal que tem sons, luzes e efeitos especiais.

Além disso, o Distillery District é uma área animada onde se pode fazer uma visita guiada para apreciar a arquitetura vitoriana e aprender mais sobre aquela que já foi a maior destilaria do mundo. E se está à procura de coisas para fazer em dezembro em Toronto, vai querer aproveitar o mercado de Natal montado nas suas pequenas ruas pitorescas.

Reserve uma excursão ao Distillery District

7. Visite os mercados de Natal de Toronto

Mercado de Natal de Toronto.|©Gillian Floyd
Mercado de Natal de Toronto.|©Gillian Floyd

O Natal ganha vida em Toronto durante o inverno, o que lhe confere um toque mágico. É por isso que não pode perder os mercados de Natal que dão cor, sabor e alegria à cidade. Pode saborear vinho quente, comprar castanhas assadas ou simplesmente fazer compras de Natal. Prepare-se para conhecer as tradições locais, como as luzes, os cânticos de Natal, as refeições multiculturais e muito mais.

É definitivamente o melhor plano se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto no Natal. Aqui estão algumas opções de mercados de pulgas que pode visitar nesta altura do ano:

  • One of a Kind: um bazar ao ar livre que se tornou uma tradição para os canadianos. Encontrará uma variedade de produtos artesanais, bem como demonstrações de arte ao vivo. Existe até um programa familiar com actividades para crianças.
  • Kensington Market: um mercado onde pode provar produtos e frutas da época, bem como assistir a peças de Natal ao ar livre.
  • Distillery District Christmas Market: um mercado que ganha vida após a iluminação de Natal de Toronto. Encontrará entretenimento ao vivo, provas de comida e cabanas de vinho quente.

Reserve uma excursão gastronómica ao Kensington Market

8. Divirta-se no Festival de inverno de Hamilton

Festival de inverno de Hamilton 2014|©Hamilton ArtsEvents
Festival de inverno de Hamilton 2014|©Hamilton ArtsEvents

Em Ontário há muitas opções de entretenimento de inverno, por isso recomendo ir até Hamilton, uma cidade localizada a quarenta minutos de Toronto de carro. É uma mini cidade portuária, onde se realiza o Hamilton's Winterfest. É a oportunidade perfeita para desfrutar de mais de 50 actividades de inverno, incluindo passeios pela cidade e pelos seus principais parques. É um evento urbano, ideal para desfrutar de uma pausa na cidade e conhecer os arredores.

Além disso, os canadianos organizam provas de cerveja e degustações de comida para se aquecerem. Os espectáculos de música ao vivo são muito aguardados, pois estão a cargo de artistas nacionais e internacionais. Neste evento, recomendo que aproveite as aulas de dança e de culinária, bem como as bancas de artesanato, as noites de comédia, a festa do Dia dos Namorados e as pequenas galerias ao ar livre.

9. Brincar na neve antes que o inverno acabe

casal a brincar na neve|©Viktorya Sergeeva 🫂
casal a brincar na neve|©Viktorya Sergeeva 🫂

A neve é a estrela do inverno canadiano, com a queda de neve a chegar normalmente entre janeiro e fevereiro. Algumas pessoas preferem ficar abrigadas e procurar planos dentro de casa. No entanto, os espíritos aventureiros vão certamente querer sair e dar uma vista de olhos à cidade caiada de branco, digna de um postal. Algumas pessoas optam por desfrutar de guerras de neve, desenhar anjos no chão ou fazer bonecos de neve.

As melhores áreas para desfrutar destes planos são os trilhos exteriores circundantes, os parques públicos, as aldeias de inverno e os campos de inverno.

Por exemplo, o Bluffers Park é um parque na zona oeste de Toronto onde muitas pessoas vêm em família para esquiar ou brincar na neve. O Centennial Park é outro parque que fica coberto de neve durante o inverno e oferece actividades recreativas para todas as idades. É claro que o High Park é imperdível, pois oferece uma atmosfera vibrante e pode alugar raquetes de neve e esquis para desfrutar da queda de neve.

10. Parta em busca do melhor chocolate quente da cidade

Biscoito CocoaLatte|©Terri Tu
Biscoito CocoaLatte|©Terri Tu

O inverno em Toronto é lindo, mas alguns dias podem ser extremamente frios. Para se manter quente, convido-o a explorar a cidade em busca do melhor chocolate quente da região. Esta bebida tradicional vai ajudá-lo a relaxar depois de desfrutar das actividades de inverno. Clair West, dirija-se ao Cocoalatte, um café com uma variedade de opções, como cidra quente, chocolate fumegante e Chai Latte.

Além disso, se estiver à procura de coisas para fazer na cidade em março, pode desfrutar do Festival de Chocolate Colombiano de Missaugua. Trata-se de um evento onde são servidas amostras preparadas com cacau forte e amargo, o que dá um toque especial à bebida. Realiza-se na Casa Cultural Colombiana, onde se aprende a beber chocolate quente com pão e queijo.

Pode também participar em alguns dos melhores tours gastronómicos de Toronto e mergulhar num percurso de chocolate pelas pitorescas ruas locais.

Dicas para visitar Toronto no inverno

pessoas a sair do autocarro|©Andre Furtado
pessoas a sair do autocarro|©Andre Furtado
  • Não se esqueça de levar roupa quente e agasalhos.
  • Nos dias muito frios, não se esqueça de utilizar o metro da cidade, para se deslocar confortavelmente.
  • Os transportes na cidade são muitas vezes caros, mas pode poupar dinheiro utilizando passes diários ou semanais, que são ideais se planear estar em Toronto durante pelo menos 3 dias.
  • Tenha cuidado por onde anda, pois há zonas escorregadias e formações de gelo que não solidificam completamente.