10 coisas para ver e fazer em Toronto em dezembro
Em dezembro, a cidade de Toronto veste-se a rigor com mercados de Natal, festivais de inverno, pistas de patinagem, acender de luzes e muito mais.
dezembro é um mês animado, por isso planeie a sua viagem a Toronto durante esta época especial. As celebrações de Natal são o centro das atenções, além de haver uma variedade de festivais que oferecem exibições de luzes, espectáculos de fogo de artifício, pistas de pat inagem e muito mais. Recomendo que vá preparado, pois este é o início das coisas para fazer na cidade no inverno, com temperaturas médias que variam entre os 3° e os -3°.
Se planeia estar em Toronto durante pelo menos 3 dias, sugiro que aproveite a época do hóquei e assista a um jogo. Também pode escapar para o Festival de Luzes de inverno das Cataratas do Niágara, apreciar a peça clássica do Quebra-Nozes, visitar os principais mercados de Natal e até celebrar a Passagem de Ano. Trago-lhe uma lista completa de actividades para fazer na principal província do Ontário durante o mês de dezembro!
1. Visitar o Mercado de Natal da Destilaria Winter Village
Em dezembro a cidade é eclipsada pelo ambiente natalício, por isso não pode perder o The Distillery Winter Village Christmas Market. Anteriormente conhecido como o Mercado de Natal de Toronto, é uma paragem tradicional e alegre durante este mês. Está localizado no Distillery District, onde encontrará edifícios do século XIX, bem como casas coloniais e ruas decoradas com luzes e elementos sazonais.
Ao passear pelo mercado, deparar-se-á com uma enorme árvore de Natal situada na Trinity Square. Há também barracas de comida, onde pode provar pratos e receitas tradicionais de todo o mundo, tais como pastelaria venezuelana, polpette italiana, churros mexicanos, pastéis portugueses e muito mais. No entanto, a principal atração são os bares modernos e as bancas ao ar livre, situadas por cima do que foi outrora a maior destilaria do mundo.
Durante o passeio, recomendo que se a queça com uma bebida quente. Na zona, encontrará cafés que oferecem chocolate quente, café ou pode até optar por um vinho quente. É um ótimo plano se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto no inverno. A maioria dos locais tem degustações sazonais, bem como fogueiras, decks de karaoke e pátios aquecidos.
2. Celebrar o Ano Novo em Toronto
dezembro é o último mês do ano e se está a planear despedir-se em Toronto, pode aproveitar as celebrações do Ano Novo. Existem muitos planos de entretenimento disponíveis, tais como dirigir-se à Baixa para uma festa multicultural gratuita com música ao vivo, pista de patinagem, espectáculos de rua e diferentes coisas para fazer com as crianças em Toronto, bem como uma contagem decrescente de fogo de artifício.
Outra coisa a fazer é ir até à zona ribeirinha do Lago Ontário, onde se realizam espectáculos de fogo de artifício no final da noite. Também pode conduzir meia hora até Brampton para concertos ao ar livre, pistas de patinagem e jantar nos melhores restaurantes da zona.
Também pode sobrevoar a cidade na véspera de Ano Novo, aproveitando as melhores excursões de helicóptero de Toronto. Naturalmente, o plano mais popular é a maior festa de Ano Novo gratuita em Nathan Phillips Square, com entretenimento cultural, DJs e fogo de artifício.
3. Dê um passeio pela cidade e aprecie as luzes de Natal
Em dezembro, há luzes por todo o lado, que decoram e embelezam as ruas da cidade. Recomendo que faça um passeio por Toronto e passe pelo Yorkville Park, onde mais de 100 árvores decoradas dão um toque mágico à zona. Entre novembro e dezembro, costumam realizar-se eventos especiais, como concertos ao ar livre e inaugurações de luzes.
Se quiser continuar o seu passeio pelas luzes de Natal, pode ir ao anual Markham Festival of Lights. Realiza-se entre novembro e dezembro e conta com a visita do Pai Natal, espectáculos de luzes coloridas, cantores de canções de Natal e uma enorme árvore de Natal no meio da Main Street Markham.
O Esplanade Park também acolhe espectáculos de luzes apelativos e situa-se a quinze minutos do centro da cidade. Este é o local do evento Winter Lights, que oferece coisas para fazer em Toronto com crianças, música ao vivo, bancas de comida de rua, teatro ao ar livre e muito mais. Note-se que decorre de sexta-feira a domingo durante os meses de novembro e dezembro, com entrada gratuita.
4. Experimente os pratos sazonais canadianos
Em dezembro, vale a pena planear uma excursão gastronómica para provar os pratos mais populares da época festiva. O Canadá é um país multicultural, pelo que encontrará uma cozinha variada, especialmente neste mês, com influências francesas, indianas e inglesas, bem como ofertas das comunidades imigrantes. Pode dirigir-se aos mercados de Natal, que são movimentados mas com uma variedade de ofertas para provar.
Outra opção é inscrever-se numa experiência guiada nas melhores excursões gastronómicas de Toronto e descobrir locais emblemáticos para comer na cidade. Além disso, uma excursão de cerveja em Toronto é uma óptima maneira de se manter quente em dezembro. Os pratos imperdíveis incluem peru com batatas, salada e vinho, bem como tarte de carne picada, bagels, biscoitos de cacau e muito mais.
5. Visite o Festival de Luzes de inverno das Cataratas do Niágara
O Canadá oferece uma variedade de entretenimento e belezas naturais, como as Cataratas do Niágara: uma maravilha que está dividida entre Ontário e Nova Iorque. Fica a cerca de uma hora de carro do centro de Toronto, mas vale totalmente a pena. Não perca o Winter Festival of Lights, um evento que se realiza de novembro a janeiro e que dá as boas-vindas ao inverno e às primeiras luzes de Natal da região.
É um evento gratuito que inclui exposições de arte, sons e luzes. Uma experiência interactiva que decorre durante toda a noite, com espectáculos de fogo de artifício todas as sextas-feiras. Pode fazer uma viagem até às Cataratas do Niágara a partir de Toronto para experimentar este divertido festival. Outra opção para ter um gostinho das Cataratas do Niágara é comprar ingressos para o Little Canada na cidade, onde você pode ver exposições em miniatura das cataratas.
6. Assista a uma apresentação de O Quebra-Nozes em Toronto
Todos os anos, o Ballet Nacional do Canadá apresenta O Quebra-Nozes, oferecendo vários espectáculos para encantar a época festiva. É um plano ideal se estiver a planear coisas para fazer em Toronto com crianças. Este espetáculo vale completamente a pena, uma vez que as decorações e os figurinos são de cortar a respiração. É uma experiência mágica que custa a partir de 50 euros por pessoa.
A peça é a representação perfeita do Natal, pois gira em torno da história de dois irmãos russos no século XIX que viajam em sonhos para viver a noite de Natal perfeita. Este evento tem normalmente lugar no Four Seasons Centre, embora outras companhias de ballet também realizem as suas próprias actuações no Toronto International Ballet Theater.
7. Assistir a um jogo de hóquei
O desporto é uma coisa importante no Canadá, por isso é um ponto obrigatório no seu itinerário se quiser sentir-se um verdadeiro canadiano. Especificamente, em dezembro, a época de hóquei está no seu auge e há jogos quase todos os dias. Em geral, os jogos abrangem o outono, o inverno e a primavera, uma vez que se realizam de outubro a abril. Esta experiência permitir-lhe-á desfrutar dos Toronto Maple Leafs, a equipa local que se tornou conhecida como a melhor da liga mundial de hóquei.
Note-se que em dezembro é mais fácil obter bilhetes, uma vez que a maioria das pessoas se concentra nas actividades de férias. Além disso, há mais jogos na arena da casa, ou seja, o Air Canada Centre.
Além disso, nas instalações pode fazer visitas guiadas, comprar recordações e camisolas, desfrutar de noites de jogos para crianças e a possibilidade de entrar na arena de gelo. O preço dos bilhetes começa em 100 euros por pessoa, embora possa variar consoante a época e a antecedência com que os compra.
8. Não perca o Festival das Maravilhas de inverno!
Para sair do comum, recomendo um plano de diversão ideal para toda a família. Trata-se do Canada's Wonderland Winter Wonderland Festival que se realiza no parque temático Canada's Wonderland situado em Vaughan, uma mini cidade do Ontário a quarenta minutos do centro da cidade. É, sobretudo, uma excelente opção se estiver à procura de actividades para fazer em Toronto com crianças.
É uma experiência única e divertida de férias de inverno com árvores de Natal, espectáculos de luz, pistas de patinagem no gelo no Lago SnowFlake, bancas de comida de todos os tipos e muito mais. Recomendo que reserve os bilhetes com antecedência, uma vez que as multidões são normalmente elevadas. Os bilhetes custam a partir de 24 euros por pessoa, embora também estejam disponíveis passes para grupos.
9. Experimente a magia do Natal na Casa Loma
Em dezembro, é obrigatório fazer a visita de Natal à Casa Loma de Toronto, que oferece um Natal no Castelo. É uma experiência mágica e única que tem lugar durante a época natalícia e está disponível até ao início de janeiro. Os jardins são decorados com luzes coloridas, é montada uma enorme árvore no Grande Salão e é instalada uma fábrica de brinquedos do Pai Natal. O espetáculo está disponível das 17h00 às 20h00.
Durante o mês de dezembro, realizam-se eventos de beneficência, bem como espectáculos de cânticos de Natal, espectáculos de magia e estações de chocolate quente. A Casa Loma é um castelo neo-gótico no topo de uma colina num prestigiado bairro canadiano. É uma das principais atracções turísticas a não perder se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto no Natal.
Este castelo pertenceu a Sir Henry Pellatt e Lady Pellatt, que organizavam as melhores festas da região por volta de 1914 e eram proprietários de grandes empresas de energia. Por isso, recomendo que planeie uma visita guiada aos terrenos do castelo e explore todos os pisos:
Primeiro andar
- Oterraço e os jardins: que se assemelham aos castelos Tudor e apresentam fontes de água, esculturas e outros elementos que são embelezados durante a época natalícia.
- A biblioteca: uma sala decorada de forma impressionante, conservada ao longo dos anos.
- O conservatório**: O conservatório** destaca-se pelo seu pavimento de mármore italiano, fundido com mármore produzido em Ontário. Antigamente, era utilizado como fonte de vapor para manter o castelo quente no inverno.
- OEstudo de Sir Henry: pode aproveitar as visitas guiadas de Toronto para entrar neste impressionante canto da cidade e descobrir passagens secretas.
- O Grande Salão: o teto destaca-se pelas suas figuras gravadas e é a parte mais bonita do castelo onde se realizam diferentes actividades de Natal.
Primeiro andar
- Suite de Lady Pellatt: vale a pena ver se gosta de história, arte e arquitetura.
- Suite dos convidados: uma sala elegante onde os visitantes eram recebidos.
- Suitede Sir Henry Pellatt: trata-se de um quarto com uma área secreta, que deve ser visitada.
Terceiro andar e estábulos
- Queen's Own Rifles Museum: provavelmente um dos melhores museus de Toronto em termos de história. Reúne colecções num pequeno corredor e vale a pena uma paragem.
- Shed: esta é a área utilizada para armazenar materiais de jardinagem.
- Estábulos: pode passear e aprender um pouco sobre a história, uma vez que antigamente eram a casa dos cavalos da família Pellett.
- Museu do Automóvel: é uma sala que alberga colecções de carros antigos, a maioria dos quais datados do início do século XXI.
10. Veja a árvore de Natal no Eaton Centre e o ambiente natalício na CN Tower
Este mês, não pode perder a árvore de Natal mais alta do Canadá, que está instalada no Eaton Centre e é uma atividade familiar gratuita. Tem cerca de 30 metros de altura, o que corresponde a cerca de três andares no centro comercial. Note-se que a iluminação da árvore é uma das melhores coisas para fazer em Toronto em novembro. Nalguns dias, os principais coros da cidade cantam canções de Natal, animando o ambiente das compras.
Outro ponto de visita obrigatório é a CN Tower, um marco icónico de Toronto. Em dezembro, está rodeada de pistas de patinagem e é o local perfeito para assistir a espectáculos de fogo de artifício e desfrutar das melhores vistas locais.
Tem também um restaurante giratório com vista para toda a cidade e só fecha a 25 de dezembro. Se gosta de um desafio, pode subir à plataforma EdgeWalk e passar alguns minutos a caminhar sobre as nuvens.
Outras coisas para ver e fazer em Toronto em dezembro
- Andar de tobogã em escorregas de neve insufláveis no Chicopee Tube Park em Kitchener, a uma hora da baixa de Toronto.
- Patine na Nathan Phillips Square e sinta-se como se estivesse nos ringues de patinagem de Nova Iorque, ou vá até ao Ice Skating Trail para patinar na floresta e apreciar a vida selvagem.
- Desfrute do musical de férias Elf em exibição nos principais teatros locais.
- Visite a Holiday Fair in the Square, um mercado que acontece em dezembro e é ideal para fazer compras, provar pratos locais ou se divertir com a família.
Dicas para visitar Toronto em dezembro
- Evite os ringues aos fins-de-semana, pois tendem a estar mais cheios.
- Se tenciona assistir a um jogo de hóquei, compre os bilhetes com antecedência, pois os bilhetes esgotam à medida que o jogo se aproxima.
- Use roupas quentes, pois normalmente é um mês frio.
- Cuidado com as manchas de gelo, que podem esconder buracos e se encontram sobretudo na periferia da cidade.
- Em caso de tempestade ou de frio extremo, sugiro que se desloque pelos corredores da Cidade Subterrânea (o PATH), que liga a baixa de Toronto.