10 coisas para ver e fazer em Toronto no verão
De junho a setembro, Toronto transforma-se num paraíso de actividades ao ar livre, festivais de verão e carnavais das Caraíbas - aqui estão as melhores coisas para fazer nesta época!
O verão toma conta de Toronto de junho a setembro, oferecendo planos de diversão para toda a família. É a altura perfeita para explorar a capital do Ontário e desfrutar de actividades ao ar livre. As temperaturas variam normalmente entre os 14° e os 27°, pelo que é uma boa ideia levar roupa confortável e fresca e protetor solar. Além disso, se estiver a planear actividades nocturnas na cidade, não se esqueça de levar roupa mais quente.
Em geral, durante o verão, pode aproveitar os cruzeiros em Toronto ou desfrutar dos festivais de verão que envolvem música, comida e celebrações das Caraíbas. Também se pode passear pela cidade, seja de bicicleta ou a pé. Por fim, recomendo provar a cerveja canadiana, caminhar numa plataforma aérea na CN Tower ou simplesmente saborear um gelado refrescante - eu conto-lhe tudo!
1. Desfrute de um cruzeiro turístico pelas ilhas de Toronto
Não há nada melhor do que começar o verão a bordo de um cruzeiro pelas ilhas de Toronto. É a maneira ideal de relaxar, enquanto desfruta de vistas panorâmicas da cidade. Poderá ver arranha-céus imponentes, como a CN Tower, a maior torre de comunicações do mundo, à distância, sem estar exposto às multidões sazonais.
Também pode vislumbrar o Estádio Rogers Centre ou o arranha-céus mais alto do Canadá, conhecido como First Canadian Place. O Lago Ontário faz parte dos Grandes Lagos do Canadá e está ligado aos Lagos Michigan, Superior, Huron e Erie. Estes lagos são de água doce e estão rodeados por portos deslumbrantes, onde nunca falta entretenimento. Pode jantar, pescar ou assistir à migração dos salmões.
Note-se que existem cerca de 15 pequenas ilhas, que estão ligadas entre si por pontes. Os cruzeiros em Toronto oferecem experiências inesquecíveis, uma vez que as ilhas têm áreas de lazer, zonas para caminhadas, miradouros, passeios de barco, cabanas para piqueniques e até um farol encantado. As ilhas mais importantes são:
- Center Island: ideal para piqueniques e churrascos em família, além de possuir um parque de diversões perfeito se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto com crianças.
- Hanlan's Point: até 1900 era uma ilha habitada pela família Hanlan e é uma área com uma variedade de instalações desportivas. É menos concorrida, pelo que é uma das melhores excursões a partir de Toronto para sair da rotina.
- Ward's Island: esta é a parte residencial das ilhas, onde se encontra um bairro à beira-mar muito pitoresco. Se preferir, pode aproveitar os melhores passeios de helicóptero em Toronto para sobrevoar a zona.
2. Dar um passeio de bicicleta pelos arredores de Toronto
Com a chegada do verão, a cidade transforma-se num sonho para os turistas. Os dias ensolarados, quentes e claros permitem-lhe apreciar as paisagens em pormenor, bem como absorver a história do Canadá. Um passeio de bicicleta é uma atividade natural de verão, uma vez que se pode aproveitar ao máximo os raios de sol. É também uma excelente forma de fugir ao trânsito e fazer paragens estratégicas em pontos de interesse locais. Pode passear por Chinatown, percorrer o impressionante Financial District e espreitar os principais mercados locais.
Pessoalmente, recomendo uma paragem na Nathan Phillips Square, onde encontrará restaurantes, inúmeras fontes para se ref rescar e edifícios icónicos como a Câmara Municipal.
As visitas a Toronto são certamente interessantes, mas lembre-se de se manter hidratado e usar protetor solar durante a estação quente. As experiências guiadas começam em 70 euros e a melhor altura para começar a pedalar é a partir das 16 horas ou antes das 10 horas.
3. Refresque-se com as melhores cervejas de Toronto
O verão é uma estação muito agradável, mas há dias em que as temperaturas tendem a subir um pouco demais. Uma cerveja é a melhor companhia para aliviar o calor, drenar o stress e partilhar com os amigos. A melhor zona para tomar uma bebida refrescante é a Old Town ou Old Toronto. Aqui, pode visitar os pubs clássicos, que desempenharam um papel indispensável na criação desta cerveja local.
Nesta zona, terá a oportunidade de visitar uma cervejaria popular, chamada Mill Street. Também pode fazer uma prova de cerveja e aprender sobre a história da cerveja na província.
Lembre-se de que a cerveja canadiana tem um sabor particular, que resulta da fusão de malte e frutos tropicais. O melhor é que existem opções para todos os paladares, bem como versões sem álcool. Pode complementá-la com os melhores passeios gastronómicos em Toronto e provar pratos deliciosos no Distillery District ou no St. Lawrence Market.
4. Sobrevoar Toronto de helicóptero
A melhor altura para sobrevoar a cidade de helicóptero é definitivamente o verão. As probabilidades de chuva são muito reduzidas, especialmente em agosto. É uma experiência que lhe permite estar a 600 metros de altura no ar e voar de uma ponta à outra da cidade. Poderá vislumbrar locais emblemáticos como a CN Tower e o Royal Ontario Museum, considerado um dos melhores museus de Toronto por ser tão completo.
Do ar, não pode deixar de vislumbrar o Fort York National Historic Site, um monumento histórico precioso onde se travou a Batalha de York em 1813. Também pode obter vistas panorâmicas do Lago Ontário e ver alguns dos navios de cruzeiro de Toronto. Não se esqueça que os raios de sol entram pelas janelas do helicóptero, por isso, no verão, é aconselhável vestir-se de forma confortável e fresca.
5. Fazer planos ao ar livre em Toronto
O verão é a altura ideal para passar tempo ao ar livre, especialmente se estiver em Toronto. É a melhor forma de desfrutar da vegetação, das praias locais e do ambiente das pequenas ruas pitorescas. Por exemplo, pode passear pelo Jardim Botânico, que é gratuito e tem um ambiente refrescante rodeado por cerca de 40.000 plantas. Outros planos ao ar livre a não perder incluem:
- Ver filmes ao ar livre: No verão, os parques de Toronto transformam-se em cinemas sob as estrelas. O melhor de tudo é que a maioria está aberta ao público.
- Explorar os trilhos e as rotas de ciclismo: Toronto é uma cidade rodeada pela natureza e existem rotas para caminhadas, jogging e ciclismo em toda a província. Pode até atravessar as pontes que interligam as ilhas, enquanto aproveita os dias cheios de vitamina D.
- Visitar uma aldeia histórica: Se quiser viajar no tempo até ao século XIX, dirija-se para norte de Toronto até Black Creek Pioneer Village. É uma aldeia conhecida pelos seus planos ao ar livre, ideal se estiver à procura de coisas para fazer na cidade com crianças. Oferece moinhos de água, edifícios antigos e áreas de artes e ofícios.
- Faça uma viagem às Cataratas do Niágara, uma das maravilhas do mundo, que fica a apenas uma hora de carro de Toronto. A cascata é de cortar a respiração e uma experiência imperdível, ideal para se refrescar no verão.
6. Não perca o Carnaval das Caraíbas de Toronto
Se está à procura de coisas para fazer em Toronto em agosto, não perca o Carnaval das Caraíbas ou Caribana. Trata-se de um dos maiores festivais de verão da região, com uma assistência estimada em cerca de um milhão de pessoas. É uma forma de homenagear a cultura das Caraíbas, com entretenimento ao vivo, espectáculos de música caribenha, pratos tradicionais, espectáculos de artes visuais, bem como fantasias e trajes de fantasia.
Trata-se de um evento anual que se realiza na cidade desde 1957. É claro que não pode perder o Desfile de Carnaval das Caraíbas, que apresenta carros alegóricos apelativos, canções regionais e fatos de todas as ilhas das Caraíbas - com penas, lantejoulas, texturas e muito mais. Poderá desfrutar de uma variedade de géneros musicais como o calipso, dancehall, reggae, soca, entre outros. É também uma experiência que lhe permitirá apreciar as actuações das bandas carnavalescas.
Outra tradição é a eleição do rei e da rainha, onde também são premiados os melhores trajes. Não perca também as famosas festas de Carnaval que se realizam por toda a cidade. São conhecidas como Fetes e têm lugar entre julho e agosto, caracterizando-se sobretudo por espectáculos culturais ao vivo. Além disso, se está à procura de coisas para fazer em Toronto com crianças, não perca o Caribana Kiddies Carnival, que é um desfile com um ambiente familiar.
7. Celebrar o Dia do Canadá
O Dia do Canadá é celebrado todos os anos a 1 de julho, com planos de entretenimento por todo o país. Toronto, em particular, acolhe espectáculos de fogo de artifício que podem ser vistos a partir de parques, praias e ilhas. O Downsview Park acolhe actividades recreativas para comemorar a independência do país, pelo que encontrará jogos para os mais pequenos se estiver à procura de coisas para fazer na cidade com crianças.
Muitas actividades que envolvem a cozinha canadiana também têm lugar neste dia. A experiência é como participar numa das melhores excursões gastronómicas de Toronto, pois pode provar xarope de ácer, poutine, cerveja artesanal e outras iguarias locais. Há também desfiles de rua, eventos de pesca, concertos gratuitos, bem como uma variedade de actividades em Fort York, Nathan Phillips Square e muito mais.
8. Tire partido dos festivais de verão de Toronto
O verão não pode estar completo sem festivais de música, comida e cultura. Entre junho e setembro, há centenas de eventos a não perder. São óptimos para conhecer novas pessoas, aproveitar o bom tempo e desfrutar de actividades ao ar livre. Os festivais que recomendo que participe no verão incluem:
Festival do Dragão de Toronto
O Festival do Dragão de Toronto é um evento gratuito realizado na Nathan Phillips Square, onde se realizam desfiles sobre a água. Há também uma dança do dragão e são atribuídos prémios aos melhores trajes de leão e dragão. Pode desfrutar de comida de rua chinesa, bem como de espectáculos culturais. É sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Toronto em setembro.
Festival do Sul da Ásia
O Festival do Sul da Ásia é um evento organizado para honrar o património do continente asiático. No mês de julho, Toronto acolhe um festival de rua com mais de 150 espectáculos realizados em Little India. Este evento atrai um grande número de turistas, o que leva ao encerramento do trânsito durante o fim de semana, uma vez que a maior parte das actividades são ao ar livre. Poderá desfrutar de desfiles, provas de comida e espectáculos para toda a família.
Feira de Arte ao Ar Livre de Toronto
A Feira de Arte ao Ar Livre de Toronto é o local ideal para quem gosta de arte. Neste evento, pode apreciar várias formas de expressão numa exposição que tem lugar na Nathan Phillips Square. Terá a oportunidade de comprar pinturas, artesanato, esculturas em alto-relevo e muito mais.
Fazer o West Fest
Toronto é famosa pela sua vida de rua, especialmente no verão. Por exemplo, pode apreciar os músicos de rua em junho graças ao festival Do West Fest, que é um evento para todas as idades e gratuito.
9. Passeio no EdgeWalk da Torre CN em Toronto
Para levar o verão ao próximo nível, tem de arriscar a brisa contra a sua cara na torre mais alta do Canadá. É uma experiência cheia de adrenalina que irá recordar para sempre. Para começar a sua aventura, dirija-se à Torre CN, onde terá as melhores vistas da cidade. Terá também a oportunidade de caminhar sobre Toronto, a cerca de 356 metros do solo, na histórica atração canadiana: o Edge Walk.
Estará no topo dos arranha-céus mais intimidantes, numa experiência completamente segura. Será amarrado a um arnês que lhe permitirá permanecer confortavelmente no ar durante cerca de 30 minutos. Se a adrenalina não for a sua praia, pode explorar a torre e visitar o restaurante giratório ou ver Toronto a partir do chão de vidro de um dos pisos principais.
10. Visite as gelatarias de Toronto
Um gelado é uma obrigação no verão, pois é a melhor forma de se manter fresco. Há muitas opções, especialmente nesta estação, que é carateristicamente quente. Perto das praias de Toronto e por toda a cidade, encontrará uma variedade de gelatarias, incluindo:
- Brett's: é uma geladaria canadiana que no verão tem mais de 30 sabores, entre os quais se podem encontrar opções vegan e sem lacticínios. Recomendo especialmente o Blueberry Cheesecake ou o Cinnamon Bun, que são os mais populares entre junho e setembro.
- Nadege Patisserie: se quiser experimentar gelado francês, então deve dirigir-se a esta geladaria. Encontrará gelados tradicionais como o Sated Caramel, Marie Antoinette e Pur Noir.
- Ice Creamonology: é uma geladaria canadiana, onde os gelados são preparados com sabores sazonais. Está localizada no bairro de Harbourfront.
- Murphy's Ice Cream Parlour: é uma geladaria peculiar, que oferece entretenimento de verão. Assim, não só pode refrescar-se, como também pode tirar partido de actividades recreativas, como música ao vivo, eventos ao ar livre, workshops de fabrico de gelados e muito mais.
- T-Swirl Crepe: é uma geladaria onde os cones são feitos com crepes japoneses, podendo encontrar sabores como Matcha Azuki Bean. Há também opções doces e salgadas.