5 bairros de Dubai que você tem que conhecer

Entre as areias do deserto e a costa do Golfo Pérsico situa-se a cidade do Dubai. Um lugar mágico onde a história e a tradição islâmicas coexistem com a modernidade reflectida nos seus arranha-céus.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

5 bairros de Dubai que você tem que conhecer

Nascer do sol sobre a baixa do Dubai e o Burj Khalifa. | ©David Rodrigo

A cidade do Dubai é um dos destinos turísticos mais populares dos últimos anos, e com boas razões. No mesmo dia, é possível visitar um dos arranha-céus mais altos do mundo, o Burj Khalifa, fazer compras num dos seus souks tradicionais, nadar nas águas do Golfo Pérsico e escolher entre uma série de opções que a cidade tem para oferecer. Conhecer os seus bairros é uma das coisas essenciais para ver e fazer no Dubai. Continue a ler para conhecer os diferentes bairros e o que ver em cada um deles.

1. Bairro de Deira

O bairro de Deira no Dubai| ©Guilhem Vellut
O bairro de Deira no Dubai| ©Guilhem Vellut

Deira situa-se a norte do estuário que separa o Dubai, numa zona onde se encontram os bairros mais históricos e tradicionais. Cheio de gente e algo caótico, mas com grande carisma. Atualmente é um bairro operário, mas sempre foi o centro do comércio da cidade, pelo que há muito para ver e fazer em Deira.

Os novos bairros e centros comerciais foram-lhe retirando gradualmente esse "título", mas as suas ruas continuam a ser ladeadas pelos típicos souks que reúnem comerciantes locais e turistas. É, sem dúvida, o bairro mais multicultural da cidade e uma atração que vale a pena visitar. Eis uma lista de locais que vale a pena visitar em Deira:

Souks de Deira

Na cultura árabe, os mercados ao ar livre são chamados souks ou souqs, os souks tradicionais, por assim dizer. No bairro de Deira, o mais conhecido é o souk do ouro. Um aglomerado de lojas onde se pode comprar e vender jóias de todos os tipos a preços muito baixos. Um bom sítio para encontrar o presente perfeito.

Outra opção é o mercado das especiarias. Um mercado mais tradicional com os cheiros de Marrocos, do Norte de África e da Arábia. Recomendo que visite estes lugares cheios de tradição, mas prepare-se para regatear com os comerciantes locais.

O Creek

O estuário que divide Dubai é conhecido como o creek. A cidade nasceu em torno dele e hoje é uma grande atração turística. Pode desfrutar da Marina do Dubai de várias formas. Pode percorrê-la a bordo de pequenos barcos chamados Abras ou pode caminhar ao longo das suas margens. Existem também barcos maiores na água que funcionam como restaurantes onde pode saborear pratos locais com uma bela vista para o riacho.

Uma excelente opção é reservar um passeio de iate pela Marina do Dubai com pequeno-almoço ou almoço, se o fizer de manhã, ou com um churrasco ao pôr do sol, se preferir este plano para terminar o dia. Parece-me bem, não é?

Parque Al Mamzar

Se as multidões dos souks forem demais para si, pode sempre relaxar no Al Mamzar Park. É uma área de praias limpas e brancas com todas as comodidades necessárias para desfrutar de um bom mergulho.

Reservar um passeio de veleiro tradicional no Dubai

2. Bairro de Bur Dubai

Edifícios antigos de Al Fahidi| ©Rob Oo
Edifícios antigos de Al Fahidi| ©Rob Oo

Outro dos bairros históricos do Dubai que oferece uma viagem ao passado da cidade. Na área em torno da orla marítima, encontrará exemplos do Dubai mais antigo e, à medida que se afasta da costa, descobrirá parques, centros comerciais e edifícios mais recentes. Aqui estão as minhas recomendações sobre o que ver em Bur Dubai:

Al Fahidi

Esta zona conserva muitos dos edifícios mais antigos da cidade. É composta por cerca de 50 edifícios que albergam lojas de artesanato, salas de exposições, belos pátios onde se pode tomar um café, etc. As suas ruas labirínticas são um oásis de tranquilidade longe do trânsito e das multidões de outras zonas do Dubai. Eis uma amostra do que se pode ver e fazer em Al Fahidi.

Museu Al Fahidi

O Forte Al Fahidi, a estrutura mais antiga do Dubai, que remonta a 1800, alberga o museu da cidade. Um local muito interessante para descobrir como o Dubai deixou de ser uma aldeia piscatória para se tornar a grande cidade que é hoje.

Uma opção realmente interessante e abrangente é reservar uma visita guiada ao Dubai que o leva através de Al Fahidi e inclui uma visita ao museu e um passeio de barco no Dubai Creek. Não me digas que não soa bem.

Bazar Meena

As ruas que compõem o Meena Bazaar estão cheias de vida. É o lar de um souk especializado em têxteis e é uma das áreas mais recomendadas no Dubai para os apreciadores de comida. Existe uma escolha interminável de restaurantes de todos os tipos e para todos os orçamentos.

Parque Zabeel

Se se afastar da zona mais próxima da costa, encontrará o Zabeel Park. Um dos maiores espaços verdes da cidade e onde se encontra a Dubai Frame Tower. Um edifício de 150 metros de altura cuja forma pretende simular a de uma moldura e que possui uma plataforma de observação com uma espetacular vista panorâmica.

Visita guiada ao Dubai

3. Bairro de Jumeirah

Palmeira de Jumeirah| ©Zicarlo van Aalderen
Palmeira de Jumeirah| ©Zicarlo van Aalderen

Ao longo da bela praia de Jumeirah, entre o Museu Etihad e o Hotel Burj Al Arab, situa-se o bairro mais na moda do Dubai, Jumeirah. Essencialmente uma extensa área residencial repleta de lojas, restaurantes e excelentes praias de areia branca e águas azul-turquesa. Jumeirah é o lar de vários dos símbolos do Dubai mais reconhecidos em todo o mundo - quer saber quais? Falamos-lhe deles a seguir:

Museu Etihad

Este museu alberga exposições sobre a história contemporânea dos Emirados Árabes Unidos e a sua formação. Isto pode não chamar a sua atenção, mas posso garantir-lhe que o exterior do Museu Etihad vai, pelo menos, fazer com que tire a sua máquina fotográfica. O edifício está localizado no local onde foi assinada a constituição de 1971 que fundou os EAU e o seu design, para além de ser um símbolo do nascimento do país, irá deliciar os amantes da arquitetura ultra-moderna.

Mesquita de Jumeirah

A Mesquita de Jumeirah é a mesquita mais importante da cidade do Dubai, pois é a única mesquita da cidade que aceita visitantes não muçulmanos. De facto, faz jus ao lema do Dubai de "portas abertas, mentes abertas" e faz parte de um programa que visa levar o Islão a pessoas de todas as crenças e origens.

Oferece visitas guiadas por uma pequena taxa que vale definitivamente a pena pagar. Aqui estão mais informações sobre a Mesquita de Jumeirah e suas taxas de entrada.

Burj Al Arab

Juntamente com o Burj Khalifa, este hotel é, sem dúvida, o símbolo por excelência do Dubai. Construído numa ilha artificial, esta estrutura alberga o que se diz ser o hotel mais luxuoso do mundo. De facto, acredita-se que é o único hotel de 7 estrelas do mundo, embora a realidade seja que tem "apenas" 5 estrelas.

Mesmo assim, está muito acima dos restantes complexos hoteleiros e detém o recorde de ser o hotel mais caro do planeta para construir. Embora a maioria das pessoas não possa pagar uma noite nas suas luxuosas suites, vale certamente a pena a viagem para fotografar este marco de 321 metros de altura, em forma de vela de navio.

Palmeira Jumeirah

Outra das atracções mais famosas do Dubai. Esta ilha artificial tem o seu nome devido à sua forma peculiar e, apesar de ser a mais pequena das três existentes na zona, é a mais visitada. Uma zona residencial com uma grande variedade de hotéis, restaurantes e lojas que podem ser visitados e vistos a partir de um dos miradouros situados numa torre no tronco da palmeira.

No topo da ilha, encontra-se outro dos hotéis mais luxuosos do mundo, o Atlantis, que certamente lembra um filme.

Uma das atracções que o Dubai oferece para desfrutar da Jumeirah Palm é uma atividade de para-quedismo em tandem, uma opção adequada apenas para os mais ousados, mas que será, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

Reservar um passeio pelo Dubai antigo e moderno

4. Bairro da Baixa do Dubai

A Baixa do Dubai| ©Francisco Anzola
A Baixa do Dubai| ©Francisco Anzola

A zona mais emblemática do Dubai e, certamente, de todos os Emirados Árabes Unidos. O centro da cidade é um local de recordes, onde se pode encontrar o edifício mais alto do mundo até à data, a maior fonte do mundo e até o maior centro comercial do planeta.

É uma maravilha arquitetónica e um símbolo do poder e do progresso que caracteriza a cidade do Dubai, por isso, aqui estão todas as informações necessárias para chegar ao Burj Khalifa.

Burj Khalifa

Só pelas vistas já vale a pena comprar um bilhete para os 124º e 125º andares, que oferecem nada mais nada menos do que uma vista panorâmica da cidade a 452 metros de altura, mas o Burj Khalifa não é apenas apreciado das alturas. É o símbolo do Dubai por excelência:

  • Detém o recorde de ser a estrutura mais alta alguma vez criada pela humanidade, embora já existam outros projectos, um deles no próprio Dubai, que ameaçam o seu título.
  • Com 828 metros, faz história na engenharia.
  • Foi inaugurado em 2010, 6 anos após o início das obras que envolveram cerca de 13.000 trabalhadores.
  • Oferece as vistas mais espectaculares da cidade a partir dos seus dois miradouros nos 125º e 148º andares, este último com 555 metros de altura, o que faz dele o miradouro mais alto de um edifício no mundo.
  • Visitar o Burj Khalifa à noite é uma opção altamente recomendada.
  • Trata-se de um edifício residencial e de escritórios que também alberga hotéis, pelo que, se não ficar alojado, só poderá visitar os restaurantes e os miradouros.

O interior do Burj Khalifa oferece outras opções para desfrutar para além das vistas. Pode desfrutar de um almoço ou jantar a "grande altitude" num dos restaurantes. "O The Lounge, situado entre os pisos 152, 153 e 154, tem o privilégio de ser o restaurante-cafetaria mais alto do planeta.

Dubai Mall

Na base do Burj Khalifa encontra-se o maior centro comercial do mundo, o Dubai Mall. Como se pode ver, o Dubai faz tudo em grande. Podemos dizer que é o pai de todos os centros comerciais do mundo. Nos seus 111 hectares existem mais de 1.200 lojas, incluindo o seu próprio souk onde se vendem sobretudo jóias, mais de 150 estabelecimentos de restauração e inúmeras opções de lazer para toda a família, como um aquário, um esqueleto de dinossauro, parques temáticos, cinemas e uma pista de gelo olímpica.

Fonte do Dubai

Esta é a fonte mais espetacular do mundo. Também situada no sopé do Burj Khalifa e ao lado do Dubai Mall, esta fonte está situada num lago artificial de 12 hectares. Os seus jactos têm a capacidade de pulverizar 83.000 litros de água a 140 metros de altura de cada vez para encantar os visitantes com um dos melhores espectáculos de música, luz e água que alguma vez verá.

Todos os dias, a partir das 18 horas e de meia em meia hora, é possível assistir a este espetáculo. Há um passadiço para ver os jactos e há também barcos disponíveis para ver ainda mais de perto.

Reservar bilhetes para o Burj Khalifa

5. Bairro da Marina do Dubai

Bairro da Marina do Dubai| ©Enrico Strocchi
Bairro da Marina do Dubai| ©Enrico Strocchi

Esta parte relativamente moderna da cidade é essencialmente a marina do Dubai. A Marina do Dubai é um dos maiores portos artificiais do mundo, com os seus 3 km de canal rodeados por arranha-céus imponentes.

É um ótimo lugar para desfrutar de um passeio ao pôr do sol ao longo dos cais, observar os iates e barcos e divertir-se com as fontes dançantes. Também é possível fazer um cruzeiro à volta da marina. Quando o sol se põe, torna-se um local muito animado e um sítio ideal para tomar umas bebidas.

Praia da Marina do Dubai

A principal atração turística deste bairro moderno é a sua praia. Conhecida como "The Beach", a Dubai Marina Beach é uma das mais belas praias da cidade, mas também a mais frequentada. Para a visitar, tem várias opções:

  • Opção gratuita: Pode desfrutar de banhos gratuitos na área pública numa praia muito bem cuidada, mas com uma grande desvantagem: não permitem a utilização de guarda-sóis. Um incómodo considerável tendo em conta as altas temperaturas do Dubai.
  • Opção paga: As coisas mudam se passarmos pela caixa. Terá acesso a uma zona igualmente bem cuidada, mas terá à sua disposição espreguiçadeiras, guarda-sóis e até toalhas. Só não espere que seja barato.
  • Opção à beira-mar: reservar um passeio de iate pela Marina do Dubai é uma excelente forma de ver a Marina do Dubai de uma perspetiva diferente enquanto relaxa, apanha sol, tira fotografias fantásticas ou desfruta de uma boa refeição - tudo isto é possível no Dubai!

Estes são os principais bairros e atracções do belo Dubai. Uma cidade de contrastes onde tudo é feito em grande estilo e onde se pode divertir em grande estilo. Se quiser continuar a desfrutar da cidade, partilho consigo esta lista com os locais imperdíveis no Dubai e arredores e recomendo que os visite a partir do autocarro turístico do Dubai para não perder nenhum deles.

Reservar um passeio de iate na Marina do Dubai