7 coisas para ver e fazer no bairro Deira em Dubai
Longe dos arranha-céus, Deira é uma zona do Dubai cheia de história, carisma, cheiros e sabores. Junte-se a mim e descubra as melhores coisas para fazer neste bairro mágico.
Deira é uma das zonas mais antigas do Dubai. Desenvolveu-se em torno das margens do Creek. Historicamente, tem sido o centro comercial do Dubai, embora a ascensão de outras zonas lhe tenha retirado essa posição. No entanto, também cresceu graças ao desenvolvimento económico da cidade e hoje abriga a maioria da população da classe trabalhadora, principalmente imigrantes das zonas da Índia e do Paquistão.
As suas ruas são um pouco caóticas e poeirentas, mas este bairro tem um carisma único. Os habitantes locais e os turistas de todo o mundo reúnem-se em torno dos seus souks, o que faz dele a zona mais multicultural da cidade. Deira é um dos bairros essenciais a visitar. Aqui está uma lista de tudo o que pode ver.
1. Obter as melhores fotografias no Dubai Creek
O Dubai Creek é um riacho natural que divide a cidade e separa os dois bairros mais históricos da cidade, Deira e Bur Dubai. Em torno dos seus 10 quilómetros de comprimento, a cidade teve origem e estabeleceu-se como um importante posto de comércio.
No início do século XX, chegaram numerosos navios de África e da Índia, transportando especiarias, jóias e todo o tipo de mercadorias que ainda hoje são vendidas nos souks de Deira, e em meados do século passado o estuário sofreu uma grande transformação. Foi drenado e foram construídas novas docas para aumentar o tráfego marítimo.
Hoje em dia, as margens do estuário são uma das melhores zonas para um passeio sem pressas. Na minha opinião, a melhor forma de desfrutar desta zona é percorrer as águas a bordo dos Abras, barcos tradicionais de madeira que levam os passageiros de uma margem à outra. Atualmente, existem cerca de 150 ao longo do riacho.
Pode alugar um Abra para se deslocar no Dubai Creek e normalmente custam cerca de 30 euros por hora. Se optar por esta opção, aconselho-o a fazê-lo ao pôr do sol. Alguns dos Abras também oferecem jantar a bordo. Pode também reservar um cruzeiro tradicional à vela, um cruzeiro com jantar no Dubai ou um cruzeiro com jantar num mega iate no Dubai.
Atravessar o Dubai Creek
Existem duas linhas principais que atravessam o Creek de Deira para Bur Dubai e vice-versa:
- Estação Deira Old Souq (Deira) - Estação Bur Dubai (Bur Dubai).
- Estação Al Sabkha (Deira) - Estação Dubai Old Souq (Bur Dubai).
A linha de Deira para Bur Dubai funciona das 5h à meia-noite, enquanto a outra funciona 24 horas por dia. O preço é extremamente barato, uma vez que cada viagem custa 0,20 euros por trajeto e é paga ao barqueiro em dinheiro.
2. Conectar-se com a cultura local no Gold Souk
Deira é um dos bairros imperdíveis do Dubai. Os mais representativos são, sem dúvida, os seus souks. De facto , uma das actividades mais populares é a visita ** aos souks do Dubai** e, entre os vários souks, o chamado Gold Souk é o mais visitado e mais conhecido. Aí se encontram cerca de 300 joalharias onde o ouro é o material principal, mas também se trabalham diamantes e outras pedras preciosas.
Uma das suas lojas exibe o Najmat Taiba, um anel de ouro e diamantes que detém o recorde mundial do Guinness por ser o anel mais pesado do mundo. A joia que coroa este anel pesa 5,17 kg e o enorme aro de ouro do anel pesa quase 60 kg. Se quiser conhecer este souk em profundidade, não hesite em reservar uma visita aos souks do Dubai.
- Como chegar ao souk: Está situado na parte mais ocidental do bairro e é bastante fácil de lá chegar. O melhor é ir a pé e aproveitar o passeio para conhecer as ruas de Deira. Está muito bem sinalizado e é de fácil acesso. Se for a pé a partir da estação Abras del Creek, são apenas algumas centenas de metros seguindo as indicações. Outras opções são o autocarro (linhas 8, 10, X10, 91A e X23) ou o metro (paragem Al Ras na linha verde).
- Horário de funcionamento do Souk: Aberto sete dias por semana, exceto às sextas-feiras de manhã, que é o dia de descanso no Islão. As lojas estão abertas das 9h00 às 13h00 e das 16h00 às 22h00. O calor não é um problema, uma vez que o local é coberto. No entanto, é difícil evitar uma grande multidão. Se puder escolher, recomendo que vá às quartas ou quintas-feiras, pois tende a ser um pouco menos concorrido.
Dicas para os compradores
O Zoco del Oro é o local ideal para os amantes de jóias ou para aqueles que querem dar um presente que nunca esquecerão. Aqui ficam alguns conselhos para todos eles:
- Está altamente regulamentado e aí encontrará ecrãs que o informam do preço do ouro por grama, de acordo com o seu quilate. Preste atenção e tome nota dos dados para o caso de um comerciante lhe pedir uma quantia exorbitante.
- Como se trata de um mercado altamente regulamentado, é difícil ser enganado nas lojas. Mas o preço das jóias também depende do trabalho de ourivesaria que lhes foi feito e é aí que tentarão obter dinheiro extra de si. Negociar é uma obrigação e nunca deve confiar no primeiro preço que o vendedor lhe dá. Se for hábil nesta arte, conseguirá pechinchas bastante substanciais.
- Nãocompre na primeira loja que vir. Tem um número infinito de opções e, se dedicar algum tempo a estudá-las, encontrará certamente o que procura a um preço melhor.
- É quase impossível encontrar falsificações nas lojas, mas o mesmo não acontece fora delas. Entre as lojas, é provável que seja abordado por vendedores ambulantes cujos produtos são, muito provavelmente, contrafeitos.
- Pode pagar em dinheiro ou com cartão de crédito, mas se pagar em dinheiro, os lojistas farão mais facilmente um desconto.
3. Descubra o Souk das Especiarias
Muito perto do Souk do Ouro, praticamente ao lado, encontra-se o "Souk". Este é o nome dado aos souks de especiarias no Dubai. Se o souk do ouro é para ver, este é para cheirar e saborear.
À medida que se aproxima das lojas, o aroma invade-o e convida-o a entrar nas lojas. Aqui encontrará uma miríade de especiarias do Médio Oriente que vale a pena descobrir e provar. Os melhores chefes locais vêm aqui e, para além das especiarias, vendem arroz, frutos secos e produtos semelhantes que pode experimentar antes de comprar.
- Como chegar lá: Fica a apenas 200 metros do souk do ouro, pelo que as direcções são quase as mesmas. A paragem de metro mais próxima continua a ser Al Ras e os autocarros são as mesmas linhas que mencionei anteriormente para chegar ao souk do ouro. Note-se que, uma vez lá, pode reservar uma visita guiada aos souks do Dubai para conhecer a fundo este e outros souks.
- Horário de funcionamento: As lojas de especiarias têm o mesmo horário de funcionamento que as lojas do souk de ouro. Estão abertas das 9:00 às 13:00 e das 16:00 às 22:00 horas. Também estão fechadas às sextas-feiras de manhã pelo mesmo motivo. O souk das especiarias não é tão concorrido como o souk do ouro, mas também é aconselhável visitá-lo às quartas ou quintas-feiras.
4. Compre os melhores presentes no Souk do Perfume
Também muito perto dos souks do ouro e das especiarias está o Souk dos perfumes por excelência. Diz-se mesmo que se pode lá chegar apenas pelo cheiro. Mas lembre-se de que também pode reservar a excursão aos souks do Dubai mencionada acima.
Os perfumes fazem parte da tradição mais enraizada no mundo árabe e o Souk dos Perfumes é um bom exemplo disso. Neste mercado pode encontrar todo o tipo de fragrâncias. Óleos essenciais, incenso, aromas de diferentes madeiras e muito mais.
Os comerciantes oferecem a possibilidade de vender por grosso, mas também pode comprar perfumes feitos à medida com a sua escolha de misturas de fragrâncias em frascos de diferentes tamanhos. Há uma variedade de preços para todos os orçamentos, mas tenha em atenção que alguns dos perfumes podem custar tanto como algumas das jóias no souk de ouro.
- Como chegar lá: Está localizado a leste do Souk do Ouro, a algumas centenas de metros ao longo da rua 10. As paragens de metro e autocarro são as que mencionei acima e fica muito perto da estação Al Sabkha Abras, se chegar do outro lado do rio.
- Horário de funcionamento: As lojas de perfumes têm o mesmo horário de funcionamento, das 9h00 às 13h00 e das 16h00 às 22h00, e fecham à sexta-feira de manhã.
5. Prove a melhor comida no Deira Waterfront Market
Para aqueles que querem provar a gastronomia do Dubai, o mercado à beira-mar no distrito de Deira é uma visita obrigatória. Atualmente, o mercado está mais moderno e melhor equipado, mas mantém a essência clássica dos souks. A sua principal atração são as bancas de peixe, onde se encontram todos os tipos de produtos frescos vindos diretamente do Golfo Pérsico. Para além do peixe e do marisco, há bancas que vendem carne, fruta e legumes.
Todos os produtos frescos chegamlogo pela manhã, sendo esta a melhor altura para visitar o mercado. Pode também aproveitar para ver como o peixe é limpo e preparado. Se tenciona comprar, não se esqueça de regatear, pois o estilo clássico do souk ainda se mantém. O mercado também tem restaurantes que vendem produtos do complexo. E se estiver com fome, também pode reservar uma excursão de comida de rua no Dubai.
- Como chegar lá: O mercado está localizado na parte norte do bairro de Deira, ao longo da orla marítima. Fica um pouco afastado dos souks mais turísticos, pelo que a melhor forma de lá chegar é de táxi. Devido aos preços baixos e ao calor do Dubai, os táxis são sempre a melhor forma de se deslocar na cidade. Os autocarros 17 e C15 param nas proximidades, embora eu recomende que opte antes por um táxi.
- Horário de funcionamento: Aberto 24 horas por dia, todos os dias. No entanto, está fechado durante certas horas para limpeza: de sábado a quinta-feira, das 14:00 às 16:00, e às sextas-feiras, das 12:30 às 13:30. Recomendo que vá logo de manhã, pois é quando têm os produtos mais frescos. Caso contrário, pode ir à última hora, pois os restantes produtos costumam estar a preços mais baratos. Se puder evitar ir às sextas-feiras, é melhor, pois é o dia de folga do Islão e tende a estar mais cheio.
6. Sinta o sabor da cultura local na Heritage House
A Heritage House é um edifício histórico e tradicional do Dubai que foi convertido numa espécie de museu onde pode ver em primeira mão como era a vida tradicional numa casa. O edifício data do final do século XIX e foi propriedade de um dos comerciantes mais famosos do Dubai no século XX, que o converteu num palácio de 950 metros quadrados. O governo do Dubai comprou-o em 1994 e renovou-o para o tornar adequado ao turismo.
Durante a sua visita à Heritage House, percorrerá todas as divisões da casa, que servem de espelho à antiga vida dos seus hóspedes. No pátio da mansão, pode relaxar e desfrutar de uma chávena de chá servida no local. A visita é gratuita, muito agradável e, estando muito perto do souk do ouro, altamente recomendada.
- Como chegar lá: A casa fica praticamente ao lado do souk do ouro. Se apanhar o metro e sair na paragem Al Ras da linha verde, a Casa do Património fica mesmo ao lado. Também se pode lá chegar de Abra, saindo na paragem Deira Old Souq Marine. De autocarro, as linhas 8, 10, X10, 91A e X23 param nas proximidades. Também é possível reservar uma excursão nocturna de autocarro pelo Dubai.
- Horário de abertura: O horário de visita é de sábado a quinta-feira, das 8h00 às 19h30, e de sexta-feira, das 14h30 às 19h30. Não esquecer que a entrada é gratuita.
7. Relaxar no Al Mamzar Beach Park
O bairro de Deira situa-se a norte do estuário que separa a cidade, fazendo fronteira com a costa do Golfo Pérsico e com o Aeroporto Internacional do Dubai, e faz parte da lista de coisas para ver e fazer no Dubai. A norte deste bairro, longe da agitação dos souks e da rua adjacente, encontra-se o Mamzar Beach Park, um oásis onde se pode passar o dia a relaxar nas suas praias bem cuidadas, ideal se viajar para o Dubai em julho ou se viajar para o Dubai em agosto.
Inaugurado em 1994, encontrará zonas verdes, chuveiros, churrasqueiras, parques infantis, quiosques, piscinas, cabanas para alugar, etc. Tudo isto, juntamente com uma boa extensão de praias de areia branca muito limpas e bem conservadas, fazem desta uma das praias preferidas dos turistas.
Entradas
O acesso ao parque por um dia custa 5 dirhams, aproximadamente 1,20 euros à taxa de câmbio. Se também quiser aceder às piscinas do parque, o preço da entrada sobe para 2,40 euros. Se for de carro, o estacionamento tem um custo adicional de 7,20 euros.
É importante saber que às segundas e quartas-feiras só é permitida a entrada de mulheres e crianças, devido às tradições do país, e que também terá de respeitar o código de vestuário do Dubai.
- Horário de funcionamento: O parque está aberto de domingo a quarta-feira, das 8h às 22h, e de quinta-feira a sábado, das 8h às 23h.
- Como chegar lá: A desvantagem deste parque é o facto de estar localizado longe do centro da cidade. Mas não deixe que isso o impeça de desfrutar das praias. Como sempre no Dubai, o táxi é a melhor forma de lá chegar. Se optar pelo autocarro, a linha C28 pára à entrada do parque. Eis a minha lista de recomendações de sítios a visitar em Deira. Um bairro cheio de magia e tradição que não pode perder se viajar para o Dubai.
E se vai com crianças, recomendo que reserve também o seu bilhete para o parque aquático Aquaventure. Eles vão adorar!