10 coisas para fazer em Dubai em julho
Passar férias numa cidade no meio do deserto é maravilhoso. Se conseguir suportar o calor, prepare-se para piscinas intermináveis, praias de areia branca e águas cristalinas.
O Dubai, considerado a joia do mundo árabe, atinge temperaturas muito elevadas em julho, mas não se deixe levar pelo calor, pois ainda há muitas coisas para ver e fazer no Dubai apesar das altas temperaturas, como reservar uma visita guiada à cidade. Durante esta época do ano, pode refrescar-se e aproveitar os dias de sol, comprar bilhetes para o parque aquático Atlantis Aquaventure, o maior do mundo, e fazer muitas outras actividades.
A metrópole mais cosmopolita dos Emirados Árabes Unidos oferece algo para cada tipo de viajante: para o foodie, o aventureiro, o festivaleiro, o viajante cultural... Confira 10 coisas para fazer em julho nesta exótica cidade das mil e uma noites!
1. Divertir-se no parque temático Legoland Dubai!
Se viajar para o Dubai no verão, um dos planos mais originais que pode fazer, especialmente com a sua família, é reservar os seus bilhetes para o parque aquático Legoland Dubai, onde pode testar as suas habilidades com os clássicos tijolos de plástico, andar nas suas atracções ou refrescar-se na sua área aquática, concebida especificamente para crianças dos 2 aos 12 anos, acompanhadas pelos pais.
Uma das actividades de que mais gostei foi assistir ao espetáculo noturno na Miniland, uma grande cidade de lego com estradas, carros e cheia de arranha-céus impressionantes ao estilo da Big Apple, em que mais de 15.000 edifícios foram iluminados. Foi mágico!
Informações práticas sobre o parque
- Onde: A Legolândia está situada na Sheikh Zayed Road, entre o Dubai e Abu Dhabi.
- Preço médio do bilhete: A partir de 74 euros. Também tem a opção de admissão geral à Legolândia sem a zona aquática pelo mesmo preço.
- Recomendado se... quiser passar um dia divertido em família e refrescar-se com os mais pequenos no Legoland Water Park.
2. Passeio na Marina do Dubai
Assistir a um pôr do sol perfeito enquanto navega pelo canal principal da cidade a bordo de um barco é uma experiência inesquecível, por isso esta é uma das minhas principais escolhas para esta época do ano. Os cruzeiros na Marina do Dubai duram normalmente duas horas.
No entanto, dependendo do seu grau de aventura, pode fazê-lo a bordo de um pequeno barco, de uma lancha ou, se quiser sentir-se um grande homem de negócios por um dia, pode reservar uma excursão luxuosa num iate impressionante por uma pequena taxa.
Com esta última excursão, navegará ao longo da costa do Dubai enquanto aprecia os edifícios emblemáticos da cidade. Estas excursões incluem normalmente o pequeno-almoço de manhã, um churrasco à tarde ou um passeio ao luar à noite - romântico!
Eis algumas opções interessantes:
- Um cruzeiro com jantar no Dubai, que custa cerca de 41 euros, e para o qual pode reservar os seus bilhetes aqui.
- Um cruzeiro com jantar tradicional num veleiro a partir de cerca de 39 euros, para o qual pode comprar os seus bilhetes com antecedência.
- Em alternativa, pode reservar um cruzeiro com jantar num mega iate por cerca de 63 euros.
3. Descubra a ilha Bluewaters, construída pelo homem, e a sua impressionante roda gigante
Se quiser fugir à agitação da metrópole, pode visitar Bluewaters, uma ilha criada com muito cuidado para os turistas. O acesso é feito através da ponte que liga a ilha à Sheikh Zayed Road, a mais longa do país, e prepare-se para ver muito luxo!
Lá se encontra a maior roda-gigante do mundo, que com 250 metros de altura supera a London Eye, a Singapore Flyer e até a High Roller de Las Vegas. Vale bem a pena a subida pois, ao contrário de outras instalações onde a experiência dura um piscar de olhos, aqui uma volta completa demora cerca de 40 minutos, proporcionando-lhe uma das melhores vistas panorâmicas do Dubai! Quase tão boas como as vistas do Burj Khalifa. Pode tirar partido disto e reservar a sua visita guiada ao Dubai com bilhetes para o Burj Khalifa.
O primeiro museu de cera Madame Tussauds do Médio Oriente
Consegue imaginar encontrar-se com Justin Bieber ou Vin Diesel na Ilha Bluewaters? Bem, no icónico museu de cera Madame Tussauds, que abriu recentemente as suas portas no Médio Oriente, isso é possível. Os visitantes podem desfrutar de 60 personagens internacionais, incluindo várias caras famosas do Médio Oriente.
4. Desfrutar do Dubai Summer Surprises Festival
Um dos eventos mais esperados deste mês é o clássico festival Dubai Summer Surprises, no qual retalhistas e centros comerciais concordam em oferecer grandes saldos em lojas, hotéis, restaurantes e locais de entretenimento. O que mais gostei foi a forma como decoram e iluminam toda a cidade!
O evento, que dura cerca de dez semanas, começa normalmente a 1 de julho e termina em meados de setembro. Se viajar para o Dubai por esta altura, não perca o fogo de artifício de abertura, as projecções e os espectáculos no Burj Khalifa, a fonte The Palm e os eventos no Dubai Festival City Mall.
Provar os melhores restaurantes do Médio Oriente
Os apreciadores de comida vão gostar dos eventos gastronómicos que acompanham este festival, como a Summer Restaurant Week, quando os trinta melhores restaurantes para comer no Dubai oferecem menus coloridos e picantes para deliciar os visitantes. Também pode reservar uma excursão gastronómica pela cidade para descobrir a comida e os produtos locais.
5. Refresque-se nas praias paradisíacas do Dubai
Com 40 graus Celsius ao sol, pode não lhe apetecer fazer muito turismo - normal, eu compreendo perfeitamente. No entanto, o verão é a altura ideal para relaxar nas praias do Dubai, as Caraíbas do Médio Oriente. Pode deitar-se na areia branca ou mergulhar os pés nas águas cristalinas. A propósito, o mar é bastante quente! A maior parte das praias são privadas e pertencem aos grandes hotéis do Dubai, mas encontrará algumas praias públicas muito agradáveis.
Aqui está a minha lista das melhores praias públicas:
- Al Mamzar Beach Park: o parque foi inaugurado em 1994 e, desde então, milhares de turistas têm desfrutado das suas palmeiras e vegetação para os proteger do sol, das suas águas calmas e da sua areia imaculada. É, sem dúvida, a minha escolha preferida. O único senão é o facto de estar longe do centro. Facto importante: às segundas e quartas-feiras só são permitidas mulheres e crianças.
- Jumeirah Beach Park: se está à procura de um oásis perto da cidade, esta é a melhor opção. Esta praia está rodeada de agradáveis zonas verdes, churrasqueiras, bares e um passeio de madeira.
Também pode aproveitar o dia para mergulhar na cultura do país e visitar a Mesquita de Jumeirah, a única mesquita que permite a entrada a não muçulmanos e organiza palestras para aprender mais sobre o Islão e desfazer mitos.
- Praia de Umm Suqeim: recomendo vivamente este local de cartão postal para um dos melhores pores-do-sol do Dubai, com o impressionante hotel Burj Al Arab em forma de navio como pano de fundo, um ícone do design e da arquitetura modernos. Ao pôr do sol, a praia fica tingida de laranja e dourado e pode imortalizar este pôr do sol refletido nas águas calmas do Golfo Pérsico.
- Open Beach: Conhecida como a "praia russa" devido ao grande número de visitantes da Rússia, tem um quilómetro de comprimento e é ideal para passear, sem jardins ou vegetação para se refrescar em julho, ao contrário de Jumeirah e Al Mamzar.
E se gosta de actividades aquáticas, sugerimos-lhe Excursão de mergulho a Fujairah desde Dubai para fazer snorkelling e mergulho. É uma bela zona situada a cerca de 120 km do Dubai, que vale a pena descobrir pela sua natureza e vida marinha.
6. Patos na água!
A melhor maneira de vencer as altas temperaturas no Dubai em julho é refrescar-se no parque aquático Atlantis Aquaventure, o maior do mundo, que tem 79 escorregas para se divertir, uma praia privada de quilómetros de comprimento para relaxar e uma máquina de ondas para o fazer sentir como um verdadeiro surfista na cidade dos arranha-céus.
Mergulhar com golfinhos e peixes dourados
Pode também reservar o seu bilhete para o parque aquático Atlantis do Dubai e nadar com golfinhos! Poderá mergulhar na água com estes animais, nadar com eles e aprender tudo sobre a sua vida e rotinas.
Um plano perfeito para toda a família que nunca esquecerá. Esta atração é muito divertida, especialmente para as famílias, e além disso, terá acesso gratuito ao parque aquático Aquaventure no mesmo dia, eles vão ficar encantados!
7. Dar um passeio noturno pela cidade
Quando o sol se põe, a temperatura desce cerca de 10 graus Celsius no verão (pode ir de 40 graus Celsius a 29 graus Celsius). Esta é a melhor altura para explorar a cidade na companhia de um guia local que lhe mostrará todas as vistas e sons das ruas da cidade.
A visita guiada dura normalmente cerca de 4 horas e leva-o através de Madinat Jumeirah, uma versão moderna de uma aldeia árabe tradicional, com um souk e canais que fazem lembrar uma pequena Veneza. À noite, poderá ver o maravilhoso Burj Khalifa, o arranha-céus mais alto do mundo, e assistir ao famoso espetáculo da fonte do Dubai, iluminada com luzes coloridas, que, embora não seja a Fonte de Trevi, se tornou uma das fontes mais visitadas do planeta.
Se está a pensar qual é o melhor passeio para si no verão, aqui está um artigo com os melhores passeios e excursões do Dubai, veja-os e tome nota!
8. Refresque-se nos seus souks coloridos
Se quiser sentir-se como Scheherezade ou Aladino na sua lâmpada mágica num dos contos das "Mil e Uma Noites", aconselho-o a ir a qualquer um dos souks do Dubai, que será uma porta aberta para os mistérios, aromas e essência da cultura árabe. Existem três mercados importantes nesta metrópole : o Gold Souk, o Bur Dubai Souk e o Spice Souk.
- Gold Souk: é o principal mercado e o que recebe o maior número de visitantes. Entre os seus produtos, encontrará jóias feitas à mão a um preço muito interessante e isentas de impostos. Note-se que este local está fechado às sextas-feiras de manhã.
- Souk Bur Dubai: este local era originalmente dedicado apenas à venda de tecidos, mas hoje em dia é possível encontrar um grande número de lojas onde se pode comprar uma lembrança. Não se esqueça de regatear!
- Spice Souk: este é outro dos mercados mais populares e autênticos da cidade. É o mais antigo da cidade e é um festival de aromas, cores e sabores - uma viagem no tempo à cozinha tradicional dos Emirados!
9. Dançar num dos concertos
Embora no verão não haja tanta atividade cultural como no inverno, devido às temperaturas extremamente elevadas, também se realizam concertos de música ao vivo em julho, especialmente no Centro Internacional de Convenções e Exposições do Dubai.
Algumas grandes figuras vieram ao Dubai, como o cantor Julio Iglesias, que em 2018 protagonizou um espetáculo de duas horas no âmbito da sua digressão "50th Anniversary" que conseguiu encher mais de 2.000 lugares. Durante as suas férias, encontrará concertos de pop, rock, jazz... A oferta é interminável!
10. Mergulhar na cultura na Fiesta del Sacrificio (Festa do Sacrifício)
Se para os cristãos a Páscoa é uma das celebrações mais importantes e espirituais, nos países muçulmanos um dos eventos mais significativos do calendário islâmico é o Eid Al Adha, que se traduz como a Festa do Sacrifício e marca o fim da época de peregrinação a Meca.
Durante esta celebração, os habitantes locais reúnem-se para desfrutar de refeições tradicionais em família e o Dubai enfeita a cidade com decorações espectaculares. Não se preocupe, pois pode provar a comida típica da festa nos restaurantes, que muitas vezes têm um menu especial. Também pode apreciar os muitos espectáculos culturais espalhados pela cidade e o ambiente festivo nas ruas.
Qual é a temperatura em julho no Dubai?
O clima no Dubai é muito quente em julho. As temperaturas variam entre os 30º e os 40º Celsius. A boa notícia é que nunca chove durante este período, pelo que não é necessário levar na mala um guarda-chuva "só por precaução". Outra boa notícia é que o nascer do sol é normalmente às 05:40 e o pôr do sol é às 19:12. Terá mais de 13 horas de planeamento!
Para muitos, o sol pode ser abrasador. A maior parte das suas actividades de verão terão de ser refrescantes (praia, parques aquáticos e piscinas) e aproveitar as horas centrais do dia para explorar os seus deliciosos restaurantes com ar condicionado e, claro, os seus mágicos souks.
Números de turistas em julho
Como se pode imaginar, o verão é a estação menos turística no Dubai, pois não é a melhor altura para viajar para o Dubai devido ao calor. Pelo lado positivo, poderá apreciar a arquitetura e os principais pontos turísticos como um rei, praticamente sozinho, em comparação com os meses de inverno, mais movimentados e concorridos.
Além disso, pode dar-se ao luxo de passar a noite em bons hotéis, o que seria impossível noutras alturas do ano, uma vez que os preços baixam consideravelmente durante esta época. Poucas pessoas se atrevem a viajar em julho e agosto. Para os aventureiros mais ousados, já imaginou desfrutar das suas férias de sonho num alojamento com uma piscina infinita de onde se avistam os arranha-céus do Dubai a um preço excelente?
Dica de viagem da Nuria
Atenção: O consumo de álcool não é permitido no Dubai aos habitantes locais. Os turistas estão autorizados a consumir álcool em determinados locais, como hotéis, bares e alguns restaurantes.