Dubai em 3 dias: conselhos e itinerário para aproveitar ao máximo a sua visita

Tradição e modernidade, mar e deserto. O Dubai tem muito para oferecer. Eis um roteiro das melhores coisas para ver em 3 dias

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 10 minutos

Dubai em 3 dias: conselhos e itinerário para aproveitar ao máximo a sua visita

Passear no Dubai | © JESHOOTS.COM

O Dubai é uma cidade de contrastes. Percorrendo as suas ruas podemos ir do nível do mar ao arranha-céus mais alto do mundo, do charme do antigo e tradicional à modernidade mais luxuosa e extravagante.

Neste post, proponho-lhe uma visita guiada para que não perca nada.

Desfrute de um dia no antigo e histórico Dubai, um dia passeando pela cidade mais moderna do mundo e um terceiro dia de aventura no deserto. Dubai é uma experiência!

1. Dia tradicional no Dubai: Mesquitas, Souks e Torres de Vento

Vista externa da Mesquita| ©Alan & Flora Botting
Vista externa da Mesquita| ©Alan & Flora Botting

No seu primeiro dia na cidade , recomendo que visite os sítios antigos e tradicionais da capital.

Assim, poderá apreciar melhor a impressionante transformação que o Dubai sofreu nos últimos anos. Para os transportes, recomendo a utilização de um táxi ou do serviço Uber. Os transportes públicos são seguros e eficientes, mas demoram muito mais tempo.

Visitar a Mesquita de Jumeirah

Há muitas mesquitas que valem a pena visitar no Dubai, mas a Mesquita Jumeirah é a mesquita mais importante da cidade e a única que os não muçulmanos podem visitar. A única altura em que não se pode entrar é quando está a decorrer um serviço religioso.

No entanto, é obrigatório o uso de vestuário à altura dos joelhos e dos ombros. As mulheres também devem cobrir o cabelo. No entanto, do exterior, é possível ver a impressionante arquitetura, com as suas cúpulas cor de areia.

  • Preço: cerca de 2,50 euros.
  • Horário de abertura: De sábado a quinta-feira, às 10h00, há uma visita guiada que dura cerca de uma hora e meia. Não é necessário reservar, mas deve chegar à mesquita com 15 minutos de antecedência.

Reservar uma visita guiada ao Dubai antigo e moderno

Desfrutar dos souks

Visitar o Souk do Dubai| ©Jaime Ortola Crespo
Visitar o Souk do Dubai| ©Jaime Ortola Crespo

Existem quatro souks principais no Dubai. Três deles situam-se no bairro de Deira: o souk das especiarias, o souk do ouro e o souk dos perfumes. O quarto, o souk dos têxteis, fica do outro lado do estuário, no bairro de Al Fahidi.

  • O souk do ouro situa-se em Deira e nos seus corredores poderá encontrar todo o tipo de jóias. Não entre em pânico se parecer caro, os preços podem ser regateados!
  • Perto fica o Souk das Especiarias, um local obrigatório para os gourmets. Ou simplesmente para quem gosta de apreciar boa comida com sabores interessantes. Pode comprar açafrão, tâmaras e, claro, quaisquer outras especiarias.
  • O souk dos perfumes situa-se ao lado do souk das especiarias, na rua Sikkat Al Khali. Aqui encontrará óleos essenciais, perfumes e paus de incenso.
  • O souk dos têxteis fica do outro lado do estuário, na zona ribeirinha de Bur Dubai (57 Ali Bin Talib St.). Pode atravessá-lo com um abra, os barcos tradicionais. Aí, pode escolher os tecidos da sua preferência e visitar um dos alfaiates locais para fazer o seu próprio fato ou sari e levar para casa uma recordação muito especial do Dubai.

Reservar uma excursão de comida de rua no Dubai

Passear pelo histórico bairro de Al Bastakiya

Enquanto estiver por perto, recomendo um passeio por um bairro antigo e restaurado, que é lindo para passear. As casas de aspeto tradicional, cor de areia, criam uma atmosfera única.

Aqui podem ver as famosas torres de vento, construídas para manter as casas frescas - um contraste com a cidade moderna! Como curiosidade, venham ver o que resta da antiga muralha da cidade. Conseguem adivinhar de que era feita?

De areia, coral e conchas. Não se vá embora, este bairro está cheio de tesouros para descobrir. E está na hora de fazer uma pausa ecomer qualquer coisa nos melhores sítios do Dubai! Aqui estão duas opções:

  • Arabian Tea House Restaurant & Café: um clássico, dentro e fora do bairro. Recomendo o halloumi e as chamuças.
  • XVA Art Café: é um hotel (muito bom, por sinal) que tem uma galeria de arte no interior e um café no pátio central.

Reserve uma visita guiada ao Dubai antigo e moderno

Passeio no Dubai Creek

Nas margens do Dubai Creek está a origem da cidade. Foi aqui que se estabeleceram os primeiros habitantes, comerciantes de pérolas e peixe do Golfo Pérsico.

Pode desfrutar deste sabor antigo e das vistas sobre a água a pé ou , se preferir que lhe mostrem a zona, há excursões que visitam a zona.

Duram cerca de três horas e custam cerca de 40 euros. Pode consultar todos os pormenores sobre oscruzeiros no Dubai. Também lhe vou mostrar todas as opções que tem para navegar nestas águas:

  • Pode utilizar um Abra, os barcos tradicionais do Dubai. Custam cerca de 37 euros por hora, independentemente do número de pessoas que o partilham. Pode reservá-los aqui.
  • Também pode apanhar um ferry e apreciar a vista da cidade a partir das suas janelas: a antiga e a nova.
  • Como já é tarde da noite, recomendo esta terceira opção: reservar um cruzeiro no Dubai com jantar e espetáculo no Dubai Creek. Há várias opções, mas a maioria custa cerca de 46 euros. A melhor maneira de terminar um dia histórico.

Reservar um cruzeiro na Marina do Dubai

2. Dia do Dubai supermoderno: Arranha-céus, centros comerciais e fontes

Vista exterior do Dubai Frame| ©Ashwin Kumar
Vista exterior do Dubai Frame| ©Ashwin Kumar

No segundo dia, recomendo-lhe que descubra o outro lado do Dubai, aquele que lhe vem à cabeça quando pensa na cidade. A capital dos Emirados é o símbolo da supermodernidade, e não é à toa.

Proponho-lhe um itinerário desde o Dubai Frame até ao maior centro comercial do mundo, ao edifício mais alto do mundo e à maior fonte do mundo.

Comece o dia com uma boa vista: o Dubai Frame

Areserva de bilhetes para o Dubai Frame é obrigatória. Trata-se de um edifício no centro do Dubai com a forma, efetivamente, de uma grande moldura a partir da qual se pode observar a cidade. Está construído e orientado de forma a que se possa ver a evolução do Dubai, desde as partes mais antigas e tradicionais até à atualidade, com a sua famosa linha do horizonte.

É uma boa ideia ir de manhã, porque está menos cheio e pode desfrutar da visita guiada, que dura cerca de 2 horas.

  • Horário de abertura: O Dubai Frame está aberto todos os dias do ano entre as 9h00 e as 21h00, embora o horário de abertura possa variar durante o Ramadão.
  • Preço: A entrada custa cerca de 12 euros e há descontos para crianças.
  • Onde: A moldura da cidade está construída num parque, o Zabeel Park. Se tiver tempo antes da visita, pode dar um passeio pela sua vasta extensão (tem o tamanho de cerca de 45 campos de futebol).

Reservar bilhetes para o Dubai Frame

Visita ao Dubai Mall

Os centros comerciais do Dubai não são apenas um local para fazer compras. São também centros de actividades de lazer e cultura. O Dubai Mall é o mais famoso deles, e não é de surpreender, pois é o maior centro comercial do mundo. No seu interior, pode escolher como quer passar o seu dia:

  • Na pista de gelo, o Dubai Ice Rink? Pode aprender a patinar ou apenas observar a atividade na pista. É necessário efetuar reserva: A sessão de duas horas custa cerca de 22 euros. O aluguer do equipamento está incluído no preço.
  • Uma das atracções mais populares do Dubai Mall é o aquário. O Zoo Subaquático do Dubai é o lar de 300 espécies de animais, incluindo raias e tubarões. Está aberto de domingo a quarta-feira e pode reservar o seu bilhete para o Dubai Aquarium a partir de 38 euros.
  • No interior deste centro comercial, pode visitar um fóssil de diplodocus com 7 metros de altura e 24 metros de comprimento. Sim, exatamente como os dos filmes. Ou nos museus, claro.
  • Se gosta de voar, não perca o simulador de voo. Nesta atração, pode sentar-se no lugar do piloto de um avião A380. É necessário reservar e adquirir o bilhete com antecedência. A sessão dura meia hora e custa cerca de 85 euros.
  • Se fores com crianças, não percas a casa assombrada ou o parque temático infantil (KidZania). Um verdadeiro parque de diversões para os mais pequenos. Não se esqueça de reservar com antecedência. A entrada na KidZania custa cerca de 50 euros por pessoa.
  • Existe também uma impressionante cascata interior. Não seria de esperar, dentro de um centro comercial. É impressionante ver as figuras humanas em posição de salto.

Claro que também há lojas: mais de 1.200 lojas de todo o mundo. Pode visitar o Bloomigsdale ou as Galeries Lafayette Haussmann a poucos minutos um do outro. E, claro, também encontrará todo o tipo de restaurantes.

Reserve o seu bilhete para o Aquário do Dubai

Subir ao Burj Khalifa

Burj Khalifa à noite| ©Anthony Espinosa
Burj Khalifa à noite| ©Anthony Espinosa

Provavelmente já ouviu falar do Burj Khalifa, porque é o arranha-céus mais alto do mundo e um dos marcos mais famosos do Dubai. É muito fácil de encontrar: tem 828 metros de altura e está construído no coração da Baixa do Dubai.

Não pense que vai demorar todo o dia a subir, o arranha-céus tem elevadores de alta velocidade. Os decks de observação nos 124º e 125º andares oferecem umavista de 360º. Pode ver-se tudo: a cidade, o mar e o deserto. É muito popular subir ao nascer ou ao pôr do sol: nessas alturas, a impressão é ainda mais intensa. Ou até recomendo subir ao Burj Khalifa à noite . Existe um miradouro ainda mais alto, no 148º andar, com um café no interior que é o mais alto do mundo: The Lounge Burj Khalifa.

A visita inclui também uma projeção sobre a história da cidade e a forma como o Burj Khalifa foi construído. Confira todos os detalhes sobre os ingressos para o Burj Khalifa, você tem duas opções:

Reservar bilhetes para o topo do Burj Khalifa

Apreciar a maior fonte do mundo

Muito perto do Burj Khalifa, há um espetáculo de água gratuito. A partir das 18h00 e a cada 30 minutos, os jactos de água atingem uma altura de 150 metros no lago Burj.

É incrível e, se tiver oportunidade, não deixe de reservar um passeio de barco tradicional no Dubai para assistir ao espetáculo das fontes e experimentar o topo de gama.

Reservar bilhetes para o espetáculo das fontes

Termine o dia na Marina do Dubai

A Marina do Dubai é um bairro imperdível para se ter um vislumbre do novo Dubai. Também à noite, o cenário do mar e da cidade iluminada é uma experiência em si.

A marina oferece uma vista deslumbrante do Dubai moderno, com os seus altos arranha-céus e hotéis de luxo. Além disso, existe uma vasta gama de outras actividades em oferta:

Descubra todos os detalhes sobre a Marina do Dubai no seguinte post.

Reservar um cruzeiro na Marina do Dubai

Dia 3: Aventura no Deserto

Dois passeios de camelo| ©Jose Gill
Dois passeios de camelo| ©Jose Gill

No terceiro dia, aconselho-o a não perder uma visita ao deserto da Arábia que rodeia a cidade. Lembre-se de que é proibido ir por conta própria, e que obterá muito mais com uma excursão organizada.

Eu conto-lhe tudo o que precisa para ter a melhor aventura.

Aventura no deserto

Se passar três dias no Dubai, não pode perder uma excursão ao deserto árabe que rodeia a cidade. Para visitar o deserto do Dubai, é necessário reservar uma excursão ou um passeio organizado pelo deserto do Dubai. Eis algumas opções:

Fazer uma excursão organizada ao deserto do Dubai é uma experiência única, mas pode ser perigosa: não é fácil conduzir na areia ou orientar-se se não estiver habituado. Por conseguinte, é proibido entrar no deserto sozinho. É preferível ter ajuda e orientação profissional.

Existem várias formas de chegar ao deserto. As excursões organizadas incluem a recolha no hotel na cidade e o transporte. O meio de transporte é um veículo 4x4, para que possa ter uma boa ideia do que o espera. Uma vez no deserto, a aventura começa. Passeios de camelo, moto-quatro na areia... Adrenalina!

Reservar uma viagem ao deserto do Dubai

O que esperar de uma excursão ao deserto

Existem inúmeros planos para o deserto que incluem algumas ou todas as seguintes opções:

  • Passeios de camelo- atenção, esta é a atividade mais típica e, por vezes, pode encontrar uma fila de espera. Se não lhe apetecer passar o seu dia no deserto à espera, pode ir à última hora.
  • Espectáculos de falcoaria: Descubra a arte de treinar aves no deserto.
  • Conduzir um buggy pelo deserto do Dubai ou uma moto-quatro pelo deserto do Dubai na areia.
  • Degustação de petiscos típicos locais, acompanhados de chá ou café. Um deleite para os sentidos
  • Jantar: Churrasco num acampamento no meio do deserto.
  • Espectáculos de fogo e de dança.
  • E se ainda tiver tempo, dormir no deserto do Dubai, sob as estrelas, é uma experiência que não vai esquecer.

Resumo do itinerário

Para o ajudar a organizar-se, elaborei esta tabela para que possa ver todas as informações de que necessita num relance. Faça uma boa viagem!

  • Dia 1
  • Mesquita de Jumeirah
  • Souks
  • Bairro Al Bastakiya
  • Dubai Creek
  • Dia 2
  • Dubai Frame
  • Dubai Mall
  • Burj Khalifa
  • Dubai Marina
  • Dia 3
  • Excursão ao deserto
  • Dormir no deserto
  • Sandboard nas dunas
  • Quadriciclo

No final desta excursão, terá a experiência completa do Dubai: desde os primórdios da cidade à volta do Dubai Creek, com os seus edifícios tradicionais, até à vista do arranha-céus mais alto do mundo, na Baixa do Dubai, e, claro, um dia inesquecível no deserto. E, claro, um dia inesquecível no deserto - divirta-se!