10 coisas para ver e fazer em Barcelona em novembro
Se está a planear a sua viagem a Barcelona em novembro, não se esqueça de ler todos os planos que lhe sugiro, pois vão tornar a sua viagem ainda mais especial e completa!
novembro é talvez um dos melhores meses para visitar Barcelona. Embora haja sempre muito para ver e fazer em Barcelona, por vezes o calor ou as grandes multidões de turistas impedem-no de se divertir plenamente. Isso não acontece durante este mês, o que não significa que a oferta cultural se reduza ao mesmo ritmo que as temperaturas.
1. Descubra a arte sustentável na Drap-Art
A arte pode ser sustentável e o Festival Drap-Art prova-o. Este festival realiza-se todos os anos em novembro, a meio do mês, em Barcelona, sobretudo em galerias e espaços culturais do Bairro Gótico. A entrada é gratuita e é uma oportunidade para se aproximar da arte que defende a reciclagem.
Com um estilo urbano e contemporâneo, os artistas que participam na Drap-Art utilizam materiais sustentáveis e reciclados para criar as suas obras. Pode parecer estranho, mas garanto-lhe que é muito interessante ver como eles usam as exposições para sensibilizar e criar beleza ao mesmo tempo.
Como os locais estão espalhados por toda a cidade, pode aproveitar a oportunidade para fazer um passeio pelo Bairro Gótico de Barcelona. Ao mesmo tempo que descobre as propostas da Drap-Art, pode ficar a conhecer esta zona e os muitos locais históricos que aqui se encontram, como a Plaça del Rei ou a Plaça de Sant Jaume.
Factos interessantes
- Quando: desde o final de outubro até ao início de dezembro.
- Onde: em diferentes locais do Bairro Gótico
- Preço: gratuito
- Recomendado se: estiver interessado em saber como a sustentabilidade, a arte e a história se conjugam em Barcelona.
2. Venha às últimas Noites Mágicas na Casa Batlló
Os primeiros dias de novembro são a última oportunidade que terá para assistir às Noites Mágicas na Casa Batlló, vai perdê-la?
Estes eventos consistem numa visita muito especial e completa ao interior deste edifício desenhado por Gaudí. Ao cair da noite, sobe-se ao terraço onde, para além de vistas incríveis, se realiza um concerto. O preço é de aproximadamente 30 euros e inclui o acesso e duas bebidas durante o espetáculo final.
Mas se a sua estadia não coincidir exatamente com os dias em que se realizam estas Noites Mágicas especiais, recomendo que compre os seus bilhetes para a Casa Batlló para conhecer esta casa, que parece saída de um conto de fadas, e ver de perto a mente artística do arquiteto.
Informações úteis
- Quando: início de novembro
- Onde: Casa Batlló
- Preço: aproximadamente 30€.
- Recomendado se: está a planear uma visita à Casa Batlló
3. Volte a ser uma criança a brincar no Dau Barcelona
Há muitas actividades e planos para fazer com crianças em Barcelona, mas se for em novembro, recomendo o Festival Dau. Não conhece? É um festival inteiramente dedicado ao jogo, especialmente ao jogo tradicional.
Se gosta de passar uma tarde a descobrir (e a experimentar) jogos antigos e novos , terá a oportunidade de o fazer no Festival Dau. Jogos de tabuleiro, jogos de representação, jogos de perícia, jogos de história... Não vai ter tempo para se aborrecer! E não pense que é só para crianças, porque os organizadores pensaram em pessoas de todas as idades para se divertirem.
Dado que o Dau Barcelona se realiza em diferentes pontos da cidade, recomendo que poupe nos custos de transporte adquirindo o Barcelona Card Express que, entre muitas outras vantagens, lhe dará acesso gratuito aos transportes públicos durante a sua estadia na cidade.
Informações úteis
- Quando: final de novembro
- Onde: diferentes centros cívicos de Barcelona
- Preço: gratuito
- Recomendado se: estiver a viajar para Barcelona com crianças e quiser passar uma tarde divertida.
4. Visitar o Mercado de Todos Esses Alimentos
És um amante da boa comida e consideras-te um foodie? Então não pode perder o All Those Food Market, que se realiza todos os anos em novembro e maio no Teatre Nacional de Catalunya.
Este evento, que decorre durante um fim de semana, pretende aproximar os barceloneses e os visitantes de Barcelona dos projectos mais originais e atractivos da cena gastronómica, através de propostas gastronómicas originais e inovadoras, workshops criativos, cervejas artesanais, música ao vivo e actividades para os mais pequenos em casa.
Mas se não estiver em Barcelona durante este festival gastronómico, não se preocupe, porque tenho outro plano fantástico para si: ao reservar um gastro tour pelos mercados de Barcelona, irá explorar os mercados locais modernos e tradicionais de Barcelona, enquanto descobre os sabores autênticos da cozinha catalã. Não ficará desapontado!
Informações úteis
- Quando: Um fim de semana de novembro
- Onde: Teatre Nacional de Catalunya
- Preço: 5 euros. A entrada para crianças com menos de 12 anos é gratuita
- Recomendado se: gosta de gastronomia e inovação na cozinha
5. Celebrar o cinema independente no L'Alternativa em Barcelona em novembro
Barcelona é uma cidade moderna e jovem, com muitos artistas independentes. Um dos melhores exemplos disso é o L'Alternativa, o Festival de Cinema Independente de Barcelona.
Este evento, que tem lugar nas duas últimas semanas de novembro no CCCB, celebra a criatividade, a diversidade e a independência dos artistas.
A grande vantagem deste Festival de Cinema Independente é que os filmes exibidos têm temas diferentes, pelo que atingem um público muito vasto. Além disso, são também organizadas outras actividades, como palestras e masterclasses, destinadas a aproximar o público em geral (incluindo as crianças) do mundo do audiovisual.
Informações úteis
- Quando: últimas duas semanas de novembro
- Onde: CCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona)
- Preço: cerca de 15 euros.
- Recomendado se: procura um plano cultural e gosta de ver filmes independentes.
6. Aqueça-se e seja tradicional com a Castanyada a 1 de novembro
No início de novembro, as castanhas assadas chegam a Barcelona. A tradição de comer castanhas assadas remonta a muitos anos. Para fazer face às missas nocturnas da véspera de Todos os Santos, era necessário comer algo quente. Embora atualmente as vigílias se realizem apenas nas aldeias, manteve-se a tradição de assar e comer castanhas, e a Castanyada é um acontecimento muito importante e tradicional na cultura catalã.
Para além das castanhas, são consumidos outros produtos assados, como a batata-doce, e alguns doces que também fazem parte da tradição catalã: os panellets. Estes são feitos com massa de amêndoa e cobertos com pinhões. São geralmente acompanhados de frutas cristalizadas e de um copo de Moscatel, um vinho doce.
Gostaria de provar mais especialidades gastronómicas catalãs? Então, não hesite em reservar uma visita gastronómica privada a Barcelona, onde irá provar uma dúzia de iguarias, com opções vegetarianas ou dietéticas, se necessário. Delicioso!
Factos interessantes
- Quando: 1 de novembro e o resto do mês
- Onde: por toda a cidade
- Preço: cerca de 10 euros.
- Recomendado se: precisa de se aquecer ou apenas sentir o sabor da tradição catalã.
7. Aproveite os descontos da Black Friday para actividades culturais
Consegue resistir às compras em Barcelona na Black Friday? No final do mês, mais precisamente na quarta sexta-feira, é a data em que as lojas da cidade se enchem de descontos. O melhor é que esta celebração anglo-saxónica não chega apenas às grandes cadeias de lojas, mas também ao pequeno comércio e até às atracções turísticas.
A nível turístico, pode dar uma vista de olhos às ofertas (até 20% de desconto). Por exemplo, o Palau de la Música e o Auditori de Barcelona oferecem frequentemente bilhetes a preços reduzidos, tal como locais como a Casa Milà de Gaudí, por isso aproveite para comprar os seus bilhetes para La Pedrera em Barcelona.
Ao longo dos anos, cada vez mais lojas de Barcelona aderiram aos descontos da Black Friday. Especialmente na cidade velha (no Bairro Gótico e no El Born), há muitas lojas de designers locais que oferecem descontos para dar visibilidade às suas criações.
Factos interessantes
- Quando: Quarta sexta-feira de novembro
- Onde: diferentes lojas e atracções turísticas de Barcelona
- Preço: ofertas em atracções turísticas e lojas de cerca de 20%.
- Recomendado se: quiser poupar algum dinheiro em compras ou visitas turísticas
8. Comece o Natal em Barcelona durante o acender das luzes em novembro
Embora ainda faltem alguns dias para o início do Natal em Barcelona, em novembro o espírito festivo começa a instalar-se, especialmente quando as luzes são acesas no final do mês.
Não se pense que é apenas um evento, pois a Câmara Municipal organiza um evento na Plaça Catalunya, que é gratuito e aberto ao público, onde normalmente há surpresas, como música ao vivo e um espetáculo de circo ou audiovisual.
Se gosta de luzes e de passear pela cidade iluminada, não perca outra experiência cheia de luz e cor: reservar uma experiência nocturna em La Pedrera irá deslumbrá-lo com as suas luzes e projecções audiovisuais no telhado desta maravilhosa casa, enquanto contempla a cidade iluminada de Barcelona. Absolutamente mágico!
Factos interessantes
- Quando: fim de novembro
- Onde: Plaça Catalunya
- Preço: entrada livre
- Recomendado se: o seu espírito natalício, tal como o de Barcelona, começa em novembro.
9. Fazer uma viagem à Costa Brava e visitar Girona durante a Subida à Catedral
Se está a pensar em fazer uma viagem a Girona e à Costa Brava a partir de Barcelona, o início de novembro, especialmente o dia 1 de novembro, pode ser uma das melhores alturas.
A razão é que Girona acolhe a "Pujada de Castellers a la Catedral"; verá como uma torre feita de pessoas (um casteller) sobe as escadas da catedral a uma velocidade vertiginosa. A entrada é gratuita, embora seja necessário reservar um lugar.
Embora se possa ir por conta própria e utilizar os transportes públicos, por cerca de 100 euros é possível reservar uma excursão organizada, que é muito mais conveniente, pois inclui todos os percursos num autocarro privado e um guia especializado que explicará o valor cultural e histórico de tudo o que se vai ver.
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de novembro
- Onde: Costa Brava
- Preço: cerca de 100 euros.
- Recomendado se: quiser fazer uma excursão a partir de Barcelona e não se preocupar com transportes e itinerários.
10. Visite a Sagrada Família com menos pessoas em novembro
Embora seja um pouco mais frio em Barcelona em novembro, se há uma coisa boa é que há muito menos pessoas na cidade. Isto significa que os principais monumentos da cidade não recebem tantos turistas e podem ser visitados com mais calma, por isso não perca a oportunidade e compre os seus bilhetes para a Sagrada Família. Custam cerca de 35 euros e incluem acesso ao museu e uma aplicação descarregável com áudio-guia para que não perca nenhum pormenor.
A Sagrada Família é a grande catedral de Barcelona, embora ainda não esteja terminada. As suas torres podem ser vistas de praticamente toda a cidade, por isso é certo que vais querer ir vê-la de perto. A primeira coisa que farás no início da tua visita será contemplar as suas fachadas e o simbolismo de cada uma delas.
Embora já seja imponente por fora, há muito para ver no interior da Sagrada Família. Gaudí inspirou-se na natureza e desenhou uma espécie de floresta de pedra. Claro que tudo tem um significado religioso, por isso ouve com atenção as explicações do teu guia para te certificares de que não perdes nada.
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de novembro
- Onde: Sagrada Família
- Preço: aproximadamente 34€.
- Recomendado se: preferir visitar a Sagrada Família com menos pessoas.
Temperaturas em Barcelona em novembro
novembro traz temperaturas baixas a Barcelona (entre 11ºC e 17ºC), especialmente durante os últimos dias, quando o termómetro se aproxima dos 0ºC.
Em todo o caso, um bom casaco e sapatos fechados (e confortáveis) são suficientes para desfrutar da cidade sem passar frio. A chuva também não deve ser motivo de preocupação (as probabilidades de precipitação não são muito elevadas), embora um mackintosh ou um guarda-chuva possam ser úteis para o caso de chover.
A chegada iminente do inverno é mais visível nas horas de luz do dia. Durante o mês de novembro, escurece às 18h, por isso, se quiser fazer uma visita que exija luz natural, é melhor ir de manhã.
Preços em Barcelona em novembro
novembro é talvez um dos meses mais baratos para visitar Barcelona. Não é época alta e o bom tempo já passou, o que reduz o número de turistas e, consequentemente, os preços. Isto significa que o seu bilhete de avião e o seu hotel podem ser mais baratos.
No entanto, no final do mês, quando começa a época natalícia, os preços podem subir, especialmente no alojamento.
Está pronto para ir a Barcelona em novembro? Aproveite todos os planos culturais que lhe sugeri e diga-me qual deles lhe agrada mais.