10 coisas para fazer em Barcelona no Natal

Descubra o lado natalício de Barcelona. Há milhares de actividades para todos

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Barcelona no Natal

©Miquel González Page

Embora a maioria dos turistas visite Barcelona na primavera ou no verão, isso não significa que dezembro seja menos atrativo. Com temperaturas bem abaixo de zero e pouca chuva, não faltam razões para ficar em casa!

No último mês do ano, há dezenas de coisas para ver e fazer em Barcelona e este artigo mostra-lhe o nosso top 10. Comecemos por um clássico de Natal: os presépios!

1. Rota dos presépios

Presépios em Barcelona| ©Núria
Presépios em Barcelona| ©Núria

No último mês do ano, os presépios aparecem em vários pontos da cidade. A tradição convive com experiências vanguardistas para formar um panorama natalício muito completo. Se está a pensar onde encontrar os presépios mais bonitos, consulte a nossa lista:

  • Museu Frederic Marès: Um presépio tradicional é montado no pátio, cujo tema muda todos os anos. Em 2021, por exemplo, o cenário recriou a Barcelona da época romana.
  • Poble Espanyol: Todos os anos, em dezembro, o local que reúne a arquitetura mais importante do nosso país acolhe um presépio vivo. Para apreciar o espetáculo tem de pagar 5 euros.
  • Plaça Sant Jaume: O coração do bairro gótico acolhe um ou mais presépios que muitas vezes dividem a opinião pública.
  • Real Monasterio de Santa María de Pedralbes: As suas figuras de gesso e a sua decoração recriam a atmosfera da Catalunha rural. Normalmente, pode ser visitado todos os dias das 10:00 às 14:00 (de segunda a sexta-feira) ou das 10:00 às 17:00 (fins-de-semana e feriados). A entrada custa cerca de 5 euros.

Estes são apenas alguns dos presépios tradicionais de Barcelona. Pode encontrar mais presépios na Basílica de Santa Maria del Mar, no porto antigo, no Museu da Música ou no claustro da Catedral de Barcelona, só para citar alguns.

Reservar uma visita guiada a Barcelona

2. Passear pelos mercados de Natal

Mercado de Natal de Barcelona| ©helena
Mercado de Natal de Barcelona| ©helena

Que Natal seria este sem um passeio pelos mercados? Barcelona tem algumas opções recomendáveis que incluem tanto as opções tradicionais como as novidades mais originais:

  • Fira de Santa Lucia, omercado de Natal tradicional de Barcelona, cujas bancas estão instaladas debaixo da catedral desde o século XVIII! É o local ideal para comprar alguns acessórios para o seu presépio, talvez o popular caganer, uma figura muito ousada do Natal catalão.
  • Mercado de Natal da Sagrada Família. Situa-se na praça com o mesmo nome, mesmo ao pé da obra-prima de Gaudí. Normalmente divide-se em quatro áreas: doces e guloseimas, plantas e flores, objectos para presépios e decorações para a casa.
  • Sant Jordi de Nadal, a versão de dezembro do Dia de Sant Jordi, que tem lugar a 23 de abril. Nesta data, os namorados oferecem um livro acompanhado de uma rosa vermelha. O Sant Jordi de Nadal realiza-se em vários locais da cidade a meio do mês e inclui também sessões com os autores dos livros.
  • Fira dels Reis, o evento de Natal na Gran Via. Situa-se entre a Carrer Viladomat e a Carrer Comte d'Urgell e reúne mais de 100 vendedores. Normalmente está aberto das 10:00 às 22:00 (de segunda a sexta-feira) e das 10:00 às 24:00 (sábados, domingos e feriados).
  • Mercado de Natal de Palo Alto, a opção mais urbana da capital catalã. É possível comprar roupas de grandes marcas ou de estilistas locais num ambiente pós-industrial. De facto, o mercado está instalado numa antiga fábrica da Vila Olímpica. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial

Reservar uma visita guiada a Barcelona

3. Encontrar uma lembrança na Käthe Wohlfahrt

Käthe Wohlfahrt| ©aotomidori
Käthe Wohlfahrt| ©aotomidori

Conhece a loja alemã Käthe Wohlfahrt? Se gosta do Natal e adora decorar a sua casa como nos filmes, recomendo-lhe que visite a loja na Carrer dels Banys Nous 15. Käthe Wohlfahrt é um mundo encantado cheio de bonecas, quebra-nozes, grinaldas, casas de madeira, árvores e muito mais.

A empresa tem filiais na Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, mas esta loja, que não deixará de visitar se fizer um passeio pelo Bairro Gótico, é a única em Espanha. Todos os objectos são feitos à mão na oficina de Rothenburg e são tão bonitos que é impossível sair da loja de mãos vazias.

A Käthe Wohlfahrt está aberta todo o ano, das 16:00 às 20:00 horas (de segunda a sexta-feira) e das 10:00 às 20:00 horas (ao sábado). Embora se possa ir às compras mesmo durante o verão, dezembro é ainda melhor, pois cada loja recria uma típica aldeia de Natal da Baviera.

Reservar uma visita guiada ao Bairro Gótico

4. Ficar de boca aberta no Hospital de Sant Pau

Hospital de Sant Pau| ©Javierito92
Hospital de Sant Pau| ©Javierito92

A quarta etapa leva-nos ao local modernista de Sant Pau, um antigo hospital transformado em centro de investigação e de conhecimento. Até há pouco tempo, os doentes eram tratados numa joia de Arte Nova que nada tem a invejar à mais famosa Sagrada Família de Gaudí.

Desde o final de novembro até ao início de janeiro, a obra-prima do arquiteto Lluís Domènech i Montaner enche-se de luz. Se comprar os seus bilhetes com antecedência, desfrutará de um passeio encantado que o fará esquecer a azáfama da cidade velha. É fácil chegar lá na linha 5 do metro, basta sair na paragem Sant Pau/Dos de Maig.

Reserve o seu bilhete para Sant Pau

5. Patinar no gelo

Clube de Patinagem de Barcelona| ©Julio Posada
Clube de Patinagem de Barcelona| ©Julio Posada

Tal como outras cidades europeias, a capital catalã também tem espaços dedicados à patinagem. Geralmente, as pistas de gelo abrem se viajar para Barcelona já em novembro e fecham no início de janeiro. Encontrá-las-á nos seguintes locais da cidade:

  • Westfield La Maquinista, o maior centro comercial da Catalunha. Inspirado na discoteca de patins dos EUA, tem uma pista de gelo sintético e sustentável na Plaza del Reloj (no interior da estrutura). Aberto de segunda a sexta-feira, das 16:30 às 20:30, recebe frequentemente o Pai Natal, ideal se viajar para Barcelona com os seus filhos! Está situado no bairro de San Andrés de Palomar, a uma curta distância da paragem de metro "Torras i Bages" (Carrer Potosí 2).
  • L'Illa Diagonal, o primeiro centro comercial da cidade. A superfície gelada está situada nos Jardins de Sant Joan de Déu e tem uma capacidade para 100 pessoas. Pode patinar durante 25 minutos por cerca de 5 euros. Não é mau, pois não? Isto inclui o aluguer de patins, mas terá de trazer as suas próprias luvas. O horário de funcionamento é mais longo em comparação com La Maquinista: das 11:00 às 21:00 (Avinguda Diagonal 557).
  • Nou Barris, uma opção que se afasta das rotas turísticas tradicionais. Mais concretamente, está instalado nos Jardines de can Xiringoi, um espaço verde de 7000 metros quadrados no bairro de Torre Llobeta. A pista tem normalmente 24 metros de comprimento e 6 metros de largura, e o preço de uma sessão de 20 minutos ronda os 6 euros. Está normalmente aberta das 17:00 às 20:30 de segunda a sexta-feira e das 11:00 às 13:30 e das 17:00 às 20:30 aos fins-de-semana.

6. Faça o seu pequeno feliz na Ciutat dels Somnis

Cidade dos Sonhos| ©TomasD
Cidade dos Sonhos| ©TomasD

No final de dezembro, a Fira de Barcelona acolhe La Ciutat dels Somnis, um festival dedicado às crianças entre os 4 e os 12 anos de idade. A boa notícia é que é gratuito e facilmente acessível a partir de qualquer ponto da cidade. Normalmente, abre às 10:00 e fecha às 18:00.

Quanto às actividades, há de tudo um pouco. Os mais desportivos podem jogar basquetebol ou ténis, andar de skate ou desafiar-se na pista de hover-kart.

As crianças mais criativas terão todo o prazer em participar no palco com teatro de fantoches ou desenhar com stencils. Se estiver interessado noutros planos com crianças em Barcelona, recomendo-lhe que leia o nosso artigo dedicado.

7. Participar na Cursa dels Nassos

Cursa dels Nassos| ©Joan López
Cursa dels Nassos| ©Joan López

Se visitar Barcelona em dezembro e ficar até ao dia 31, pode participar na São Silvestre catalã: a Cursa dels Nassos (corrida dos narizes). Trata-se de uma homenagem ao home dels nassos (homem do nariz), uma figura do folclore local cuja dupla face - uma representando um homem velho e a outra com traços infantis - remete para o ano que está a chegar ao fim.

Os participantes correm o percurso de 10 km com narizes vermelhos, perucas e outros disfarces. Como é habitual, a corrida começa à tarde - por volta das 16:00 ou 17:00 - na Plaça Ramon Calsina (estação de metro de Selva de Mar). O percurso passa pelo bairro de Poble Nou, chega à Estació de França em Barceloneta e regressa à praça ao longo da linha costeira.

Quanto ao preço, terás de pagar cerca de 15 euros para participar. Recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência no site oficial. Se vieres à corrida de carro, podes deixar o teu carro no parque de estacionamento BSM Garcia Fària.

8. Natal em PortAventura

Excursão a PortAventura| ©COLEGIO DOMUS
Excursão a PortAventura| ©COLEGIO DOMUS

Desde meados de novembro até ao início de janeiro, o parque temático transforma-se na maior aldeia de Natal da Catalunha. Os espectáculos são maravilhosos e divertidos.

Misturam danças e acrobacias para o prazer de crianças e adultos. Além disso, os mais pequenos poderão ver o Pai Natal de perto e escolher uma lembrança nas lojas Tianguis (México) e Records (Mediterrània).

Nesta altura do ano, os restaurantes oferecem menus de Natal e o pinguim Chilly Willy faz uma visita ao parque. Pode encontrar todos os bilhetes disponíveis no sítio Web oficial. Chegar ao PortAventura a partir de Barcelona é muito fácil graças à linha local RT2. A estação de Salou - Port Aventura fica a dez minutos a pé da entrada.

Reservar uma excursão ao Port Aventura a partir de Barcelona

9. Provar os doces típicos

Nougat de Agramunt| ©calafellvalo
Nougat de Agramunt| ©calafellvalo

A gastronomia catalã é uma das melhores do nosso país. Graças à sua posição privilegiada entre o Mediterrâneo e os Pirinéus, dispõe de ingredientes de qualidade que são utilizados para preparar pratos simples e criações elaboradas. A sobremesa mais típica é o mel i mató, um queijo fresco acompanhado de mel e nozes.

No entanto, durante a época natalícia é obrigatório provar estas iguarias:

  • Turrón de Agramunt, uma iguaria fabricada na região de Urgell. Distingue-se dos outros pela sua forma típica de disco ou de tablete retangular. O mais tradicional utiliza avelãs, embora existam versões com amêndoas ou banhadas em cacau. No mercado da Boqueria há uma banca com todas as versões disponíveis.
  • Catànies, uma iguaria para os amantes dos frutos secos. Trata-se de uma pequena bola feita com uma pasta de avelãs, amêndoas, leite, cacau e açúcar. Esta massa é envolvida em amêndoas marconas tostadas e caramelizadas.
  • Tortell de Reis, a versão catalã do bolo do rei. Ao contrário do seu primo, tem um recheio de maçapão. Em Barcelona, recomendo que o prove em Mauri (Rambla de Catalunya 102), L'Atelier (Carrer Viladomat 140) ou La Colmena (Plaça de l'Àngel 12).

10. Fugir para Mura

Mura| ©Enric Rubio Ros
Mura| ©Enric Rubio Ros

Para chegar a este destino terá de usar o seu carro ou alugar um nas agências de Barcelona e garanto-lhe que vale a pena. Mura é uma das aldeias mais pitorescas da Catalunha. É uma aldeia medieval salpicada de ruelas de pedra, casas que se misturam com as montanhas, uma igreja românica e as ruínas de um castelo.

Durante a época natalícia, acolhe a Festa del Tió, uma celebração dedicada à clássica figura natalícia catalã. Se não sabe o que é, o tió de Nadal é um tronco adornado com um chapéu vermelho e uma cara sorridente que leva presentes às crianças.

Esta festa começa normalmente no início de dezembro e termina em janeiro. Ao longo destas semanas, dezenas de tios escondem-se nas ruas de Mura e durante o fim de semana organizam-se caças ao tesouro para encontrar todos os que se escondem na aldeia. Há também workshops para criar o seu próprio tio de Nadal a preços muito acessíveis (cerca de 3 euros).

Reservar uma viagem às aldeias medievais de Barcelona

O que fazer em Barcelona se nevar?

Neve em Barcelona| ©William Murphy
Neve em Barcelona| ©William Murphy

dezembro não é normalmente o mês mais frio em Barcelona e as quedas de neve não são muito comuns. De facto, a temperatura média ronda os 13º. É muito mais provável que estas precipitações ocorram nos Pirinéus ou nos relevos mais próximos da cidade.

Em caso de neve, pode desfrutar de uma bela imagem branca fazendo uma viagem ao Mosteiro de Montserrat ou indo a Girona.

Reserve a sua excursão a Montserrat a partir de Barcelona