11 coisas para ver e fazer em Barcelona em outubro
Há muita coisa a acontecer em Barcelona em outubro, desde celebrações de terror a festivais de comida - não vai querer perder nada!
A sua lista de coisas para ver e fazer em Barcelona está certamente cheia, mas há ainda mais para fazer quando descobrir tudo o que outubro tem para oferecer. Durante este mês, a cidade recupera uma atmosfera mais local graças a algumas grandes festas e festivais com muita história, mas também outros um pouco assustadores.
Se quer conhecer Barcelona, escolheu um ótimo mês para ir. O bom tempo continua a ser propício para desfrutar do ar livre em eventos como a Viu Montjuic, mas também terá a oportunidade de ver o interior de edifícios de grande valor arquitetónico e descobrir a gastronomia catalã. Se quiser saber em pormenor do que estou a falar, continue a ler!
1. Prove Barcelona graças ao Tast a la Rambla
Está a pensar em fazer um passeio gastronómico por Barcelona? Sem dúvida, a comida é a melhor maneira de conhecer uma cidade. Se estiver por lá no primeiro fim de semana de outubro, pode aproveitar o Tast a la Rambla (Prove a Rambla), um grande evento em que os melhores restaurantes da zona oferecem os seus pratos em forma de tapas aos visitantes da famosa rua de Barcelona.
Com esta celebração gastronómica, a cidade pretende mostrar a sua oferta culinária. As bancas de comida estão espalhadas por toda a Rambla, embora se concentrem principalmente na zona mais próxima do Monumento a Colombo. No total, participam mais de 20 restaurantes.
El Tast de la Rambla é um evento gastronómico, mas em torno dele decorrem muitas outras actividades gastronómicas, como workshops e combinações de comida e vinho. Naturalmente, há espectáculos musicais para animar o ambiente. É o local perfeito para almoçar ou jantar durante a sua estadia em Barcelona.
Factos interessantes
- Quando: no primeiro fim de semana de outubro. As bancas estão abertas aproximadamente do meio-dia à meia-noite.
- Onde: na Rambla (especialmente perto do Monumento a Colombo).
- Preço: entrada livre e bebidas por cerca de 4 euros.
- Recomendado se: gostar de comer e do bom ambiente gerado em torno da gastronomia.
2. Junte-se aos habitantes locais na maior festa de La Rambla
Também conhecida como Festas del Roser, a principal festa de La Rambla tem lugar a 7 de outubro, embora haja coisas para ver e fazer durante os dias anteriores e posteriores, quando esta rua turística adquire um carácter mais local.
Junte-se e participe nas visitas guiadas, workshops, espectáculos de música e outras actividades programadas (a maioria das quais são gratuitas). Uma das melhores coisas deste festival é que coincide com o início da época dos cogumelos, pelo que há muitas degustações (especialmente no Mercado da Boqueria).
Seja qual for a tua idade, vais gostar do maior festival de La Rambla, embora se viajares para Barcelona com crianças, recomendo que vás ainda mais. Há muitas actividades pensadas para elas.
Informações úteis
- Quando: dias antes e depois de 7 de outubro.
- Onde: La Rambla.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: viaja para Barcelona com crianças e procura planos para toda a família.
3. Visite os grandes edifícios de Barcelona por dentro no Open House 48h
Barcelona é uma das cidades com a arquitetura mais impressionante, pelo que passear pelas suas ruas e ver as fachadas de fora é um luxo. Mas é ainda melhor ver estes locais por dentro, algo que se estiver na cidade no último fim de semana de outubro poderá fazer gratuitamente graças ao Festival de Arquitetura de Barcelona.
Durante 48 horas, os interiores de várias casas e edifícios estarão abertos ao público, com arquitectos e voluntários a fazerem visitas guiadas. Nesta atividade, descobrirá tesouros escondidos do modernismo catalão e outros emblemas da cidade, como o Arco do Triunfo ou a antiga prisão de La Modelo. Infelizmente, a Sagrada Família e a Casa Batlló não fazem parte do Festival, pelo que, se quiser vê-las em profundidade, terá de reservar uma visita guiada.
Em geral, não é necessário inscrever-se antecipadamente, embora aconselhe a consultar o programa com antecedência para saber os horários de funcionamento e como chegar a cada local. O melhor é aprender os segredos e as maravilhas da arquitetura catalã com especialistas, pelo que também é uma boa opção entrar em cada edifício enquanto aproveita a oportunidade de visitar Barcelona.
Factos interessantes
- Quando: último fim de semana de outubro.
- Onde: diferentes locais em Barcelona.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: quiser saber mais sobre a arquitetura de Barcelona através de especialistas.
4. Celebrar a gastronomia e o comércio local no Mercat de Mercats
Todos os bairros de Barcelona têm um mercado; de facto, alguns deles são muito famosos e podem ser considerados uma atração turística, como é o caso do Mercado de Sant Antoni. Para demonstrar o seu valor cultural, todos os anos, em meados de outubro, é organizada a feira gastronómica Mercat de Mercats, cuja entrada é gratuita. No entanto, terá de pagar se quiser levar para casa uma lembrança culinária das muitas bancas instaladas em redor da Catedral de Barcelona.
Em Barcelona, os mercados são muito mais do que simples locais de compra e venda. São pontos de encontro da população local e a Câmara Municipal tenta sempre promovê-los e encorajar as pessoas a comprar neles, promovendo assim os produtos frescos e locais.
Para além da venda, os comerciantes também organizam outras actividades, como workshops de cozinha e cocktails e até provas de vinhos. Para isso, contam com a ajuda de chefes de cozinha da cidade, que preparam pratos que podem ser consumidos no local.
Informações úteis
- Quando: meados de outubro.
- Onde: Catedral de Barcelona e arredores.
- Preço: entrada livre.
- Recomendado se: quiser provar produtos frescos da Catalunha e sentir-se como um local.
5. Conhecer Montjuic, a sua cultura e arte
Durante o mês de outubro em Barcelona, mais concretamente a meio do mês, realiza-se a Viu Montjuic, uma oportunidade para conhecer esta montanha e os seus arredores. Todo o recinto, que inclui vários edifícios e locais dedicados ao lazer (como jardins, museus e teatros), é utilizado para organizar uma série de actividades de lazer. No total, há 22 instalações que estão abertas ao público durante dois dias em outubro para oferecer uma série de workshops, conferências e espectáculos musicais e teatrais.
Por exemplo, aqui encontrará alguns dos melhores museus de Barcelona, como o Museu de Arqueologia, o Museu Nacional de Arte da Catalunha ou o Caixaforum, mas também edifícios históricos como o Estádio Olímpico.
Este evento é também uma óptima oportunidade para entrar em locais que de outra forma estariam fechados ao público, como o Espai Bombers, ou para descobrir locais de grande beleza e interesse cultural, como o Jardim Botânico ou o Teatre Lliure. Em todos eles são organizadas exposições e visitas guiadas.
Informações úteis
- Quando: meados de outubro.
- Onde: Montjuic.
- Preço: entrada gratuita, embora por vezes seja necessário registar-se com antecedência no sítio Web oficial do evento.
- Recomendado se: estiver interessado em cultura e quiser entrar gratuitamente em alguns museus.
6. Percorrer Barcelona na Corrida dos Bombeiros
Uma das corridas mais emblemáticas de Barcelona é a Cursa de Bombers (Corrida dos Bombeiros ), que se realiza num domingo no final de outubro. Tem 10 quilómetros de extensão e o terreno é bastante plano e irregular, pelo que, de certa forma, é mais acessível e popular, reunindo sempre milhares de pessoas.
Naturalmente, os bombeiros participam nesta corrida, vestidos com os seus trajes regulamentares, mas também atletas amadores e profissionais. No seu sítio Web, definem este percurso como um festival de corrida, algo que verá quando lá for (seja para correr ou apenas para assistir). Na partida é montado um palco com um ecrã para que ninguém perca nada e também há música para animar os corredores e o público.
Se gosta de viajar com os seus ténis de corrida, recomendo que se inscreva na Cursa de Bombers. Não é necessário ser um profissional (de facto, a partida é dividida entre atletas de elite). É também uma óptima maneira de conhecer Barcelona, uma vez que passará pela Plaça Catalunya, Via Layetana, La Rambla e Parc de la Ciutadella.
Informações úteis
- Quando: um domingo no final de outubro.
- Onde: centro da cidade de Barcelona.
- Preço: inscrição como corredor por cerca de 17 euros (o acesso dos espectadores é gratuito).
- Recomendado se: para si, viajar e conhecer cidades significa correr através delas.
7. Festival de Cinema Fantástico de Sitges
Sitges fica muito perto de Barcelona, a cerca de uma hora de transportes públicos. Esta cidade costeira é um bom local para uma escapadela. Na primeira quinzena de outubro, realiza-se também o Festival de Cinema de Sitges. Se gosta de filmes de terror e fantasia, tem de ir a uma das sessões, pois são apresentados os melhores filmes internacionais.
Além dos filmes, são organizadas outras actividades que enchem a cidade de zombies. Isto acontece sobretudo durante o Sitges Zombie Walk, um desfile de pessoas muito bem caracterizadas, um pouco assustadoras, que percorre uma grande parte da cidade.
O Festival de Cinema de Terror e Fantasia de Sitges é organizado desde 1968. Ao longo dos anos, tornou-se um evento de renome mundial e atrai muitos cinéfilos e estrelas, por isso, porque não fazer uma viagem a partir de Barcelona para o ver?
Factos interessantes
- Quando: primeira quinzena de outubro.
- Onde: Sitges.
- Preço: cerca de 10 a 15 euros.
- Recomendado se: gosta de filmes de fantasia e terror.
8. Celebrar um Halloween aterrador em Port Aventura
Está a pensar em ir a Port Aventura a partir de Barcelona? É sempre uma boa altura para fazer uma viagem de um dia e desfrutar deste parque temático, que fica apenas a uma hora de distância da capital, mas em outubro é ainda melhor. Porquê? Porque todo o parque se prepara para festejar o Halloween.
Casas de terror, atracções decoradas e enfeitadas para serem ainda mais assustadoras, concertos e espectáculos... É assim que é o Port Aventura durante todo o mês de outubro, embora obviamente o grande dia seja o 31. Claro que é o evento do ano do parque, por isso costuma estar muito cheio; se quiser ir, compre os seus bilhetes com bastante antecedência.
Prefere não sair de Barcelona mas divertir-se na noite de Halloween? Todos os clubes noturnos da cidade organizam festas temáticas (para as quais recomendo que se vista a rigor). Além disso, o Poble Espanyol ( um museu ao ar livre que representa uma aldeia em tamanho real) também está decorado e enfeitado para a ocasião.
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de outubro (especialmente na noite de Halloween).
- Onde: Port Aventura.
- Preço: cerca de 50 euros.
- Recomendado se: quiser passar um Halloween diferente e muito completo.
9. Experimente a emoção de ver o Barça jogar no Camp Nou
Se o seu coração é blaugrana ou se simplesmente adora futebol e não quer perder a experiência de ver uma das maiores equipas do mundo jogar no seu próprio estádio, o Camp Nou, outubro é um bom mês para o fazer.
Em outubro, a La Liga está mais ou menos a meio da época, pelo que a emoção é palpável no ar. As equipas da primeira divisão espanhola não só disputam o título (o Barça, aliás, já ganhou 27 títulos da liga), como também as melhores equipas ganham um lugar nas competições europeias do ano seguinte.
O meu conselho é que, se viajar para Barcelona em outubro e sonhar em ver a equipa que adora jogar, reserve os seus bilhetes com a maior antecedência possível e sempre nos sítios Web oficiais, porque os bilhetes voam e as fraudes são galopantes. Ah, e se quiser poupar algum dinheiro, escolha um rival menos importante (por exemplo, os bilhetes para o Clásico são muito mais caros) e procure as zonas mais baratas.
Factos interessantes
- Quando: Em outubro, a La Liga está a meio da época.
- Onde: Camp Nou.
- Preço: a partir de 70 euros.
- Recomendado se: o seu coração é blaugrana e é apaixonado por futebol.
10. Dance ao ritmo do jazz no Festival de Jazz Voll-Damm
Gostas de jazz? Então está com sorte, porque em outubro abre em Barcelona o Festival de Jazz Voll-Damm, um festival que conta com a presença de alguns dos artistas mais importantes e de referência neste estilo.
Este evento, que dura várias semanas, reúne os melhores músicos internacionais, que actuam nas principais salas e teatros da cidade. O preço dos bilhetes varia, mas geralmente custam cerca de 20 euros. É claro que tendem a esgotar, por isso esteja atento.
A maioria dos palcos situa-se normalmente em Barcelona e são, de facto, locais importantes da cultura artística da cidade (como a Sala Apolo, a Sala BARTS ou mesmo o Palau de la Música). No entanto, também se utiliza o teatro de Sant Cugat, uma cidade próxima à qual se chega em menos de uma hora.
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de outubro.
- Onde: diferentes locais e palcos em Barcelona.
- Preço: aproximadamente 20 euros.
- Recomendado se: é um amante do jazz e da música ao vivo.
11. Viva a festa de Barcelona durante a Oktoberfest
É isso mesmo, a festa da cerveja também está a chegar a Barcelona. A Oktoberfest de Barcelona é uma das grandes celebrações do mês de outubro. Durante duas semanas, o centro de exposições de Montjuic enche-se de litros e litros de cerveja, mesas compridas, cozinha bávara e música alemã.
A entrada é gratuita, embora o preço de um litro de cerveja seja de aproximadamente 10 euros. Cuidado, apesar de ser um espaço muito grande (cerca de 5000 metros quadrados) tende a encher, por isso recomendo que reserves uma mesa online.
Como se isto não bastasse, há também atracções para adultos e crianças, o que significa que a diversão nunca pára.
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de outubro.
- Onde: Centro de exposições de Montjuic.
- Preço: entrada livre (bebidas por cerca de 10 euros).
- Recomendado se: gosta de cerveja e do ambiente dos grandes festivais.
Temperaturas em Barcelona em outubro
Há quem diga que Barcelona tem sempre bom tempo, e em parte têm razão. Em outubro, as temperaturas continuam a atingir os 20ºC (ou mais) durante o dia, embora à noite arrefeça (cerca de 15ºC) e seja necessário um casaco. Em todo o caso, o tempo é bom para estar ao ar livre.
No entanto, a estação das chuvas está a começar e é mais do que provável que tenha de usar um guarda-chuva ou um mackintosh durante a sua viagem.
Quanto às horas de luz do dia, terá aproximadamente 10 horas por dia; tenha em conta que no final do mês a hora muda e, portanto, estas serão reduzidas para cerca de 8.
Multidões de turistas em Barcelona durante o mês de outubro
Embora o tempo ainda esteja bastante bom em outubro, pode dizer-se que a época de verão terminou em Barcelona, pelo que a cidade está mais calma e há menos turismo. Isto significa que poderás aproveitar ofertas e preços mais baixos em hotéis e voos.
Apesar de haver menos pessoas nas ruas de Barcelona, esta continua a ser uma cidade muito visitada, pelo que não é aconselhável deixar as reservas para o último minuto (nem para atracções turísticas muito importantes, como o Parque Güell ou a Sagrada Família).
Que planos vais fazer durante a tua viagem a Barcelona em outubro? Espero ter-vos dado algumas ideias.