Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Museu Moco de Barcelona
Em 2021, o museu Moco abriu as suas portas e juntou-se à longa lista dos melhores museus de Barcelona. Este museu de arte moderna e contemporânea, daí a sua sigla, pertence a Kim e Lionel Logchies, um casal holandês de coleccionadores que já abriu uma filial do Moco em Amesterdão. O museu está instalado num antigo palácio gótico do século XVIII e alberga todo o tipo de obras dos séculos XX e XXI. Uma mistura muito interessante de história e modernidade.
A sua coleção inclui obras de artistas de renome como Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Banksy e Salvador Dalí. Se é um amante de arte moderna, é uma visita obrigatória e uma das melhores coisas para fazer em Barcelona. Neste post partilho contigo tudo o que precisas de saber para adquirir os teus bilhetes e toda a informação necessária para conheceres o Museu Moco em Barcelona como ele merece.
Quanto custam os bilhetes para o Museu Moco de Barcelona?
O preço dos bilhetes para o Museu Moco de Barcelona pode variar consoante as datas e a faixa horária. Mas estes são os preços básicos para o museu:
- Entrada para adultos (maiores de 17 anos): A partir de 14,50 euros.
- Admissãopara estudantes (com cartão de estudante): A partir de 9,50€
- Entrada parajovens (entre 10 e 17 anos): A partir de 9,50 euros.
- Entrada paracrianças (dos 0 aos 9 anos): Gratuita.
Estes preços estão sujeitos a alterações, uma vez que existem diferenças entre estas tarifas, consoante a compra seja efectuada online ou na bilheteira. Também variam consoante a época do ano, a procura e até a hora do dia.
A minha recomendação é comprá-los sempre online e com antecedência para encontrar melhores preços.
Existem visitas guiadas ao museu Moco em Barcelona e valem a pena?
O próprio museu oferece visitas guiadas, mas usando guias de áudio. Para responder à pergunta sobre se vale a pena, sim.
A arte moderna é por vezes difícil de compreender, mas com as explicações do audioguia não terá esse problema. Estão disponíveis em espanhol, catalão, holandês, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol e estão incluídos no preço do bilhete.
Existem também visitas guiadas para grupos grandes. Os descontos estão disponíveis para grupos de 16 ou mais pessoas. Para reservar este tipo de visita, contactar o museu por correio eletrónico: barcelona@mocomuseum.com.
Como obter bilhetes para o museu Moco em Barcelona
Há duas maneiras de comprar bilhetes para o museu Moco em Barcelona: online ou na bilheteira do museu. Neste caso, é melhor, em quase todos os casos, comprá-los online.
Principalmente porque os ingressos online do site do museu sempre vêm com um desconto e garantem que você não tenha que fazer fila e estejam disponíveis nos horários que você escolher.
Na bilheteira, os preços dos bilhetes têm normalmente uma sobretaxa de cerca de 2 euros.
Deve acrescentar-se que o museu Moco não está atualmente incluído no passe dos museus de Barcelona, mas o museu Picasso, na mesma rua, está.
Como chegar ao museu Moco em Barcelona
O Museu Moco está localizado na Carrer de Montcada 25, no centro de Barcelona. Se já fez um passeio pelo Bairro Gótico, quase de certeza que já viu a sua fachada.
Para referência, fica na mesma rua que o Museu Picasso e a menos de 10 minutos a pé de pontos de interesse como a Basílica de Santa Maria del Mar e a Catedral de Barcelona.
Utilizando as melhores formas de se deslocar em Barcelona, pode chegar ao Moco das seguintes maneiras:
- De metro: a paragem mais próxima é Jaume I, a dez minutos a pé do museu.
- De autocarro: as linhas V15 e H16 param na Plaça Catalunya. A partir deste ponto, são pouco mais de 10 minutos a pé.
- Se estiver no centro da cidade, é sempre melhor ir a pé, pois fica perto de alguns dos centros nevrálgicos da cidade, como Las Ramblas e a Plaça Catalunya.
- De carro é difícil, pois não há muito estacionamento nas proximidades. Existem parques de estacionamento pagos perto da estação de comboios de França e o museu fica a menos de 10 minutos a pé.
É aconselhável ir ao museu Moco em Barcelona com crianças?
Claroque sim. De facto, o museu está muito orientado para os jovens, especialmente para os adolescentes.
É um lugar muito focado nas redes sociais e os jovens tendem a vir para partilhar a experiência em redes como o instagram. Esta é uma parte importante do seu público.
Quanto aos visitantes mais jovens, o museu é muito visual e fácil de ver, pelo que a visita é normalmente muito agradável para eles. Neste sentido, pode ser uma das melhores actividades para fazer com crianças em Barcelona.
Os preços também ajudam, uma vez que as crianças com menos de 9 anos não pagam entrada e entre os 10 e os 17 anos há sempre um desconto.
Principais obras a não perder no museu Moco em Barcelona
A coleção do Museu Moco não é muito extensa, mas tem obras de grande valor e muito estruturadas.
No total são cerca de 40 peças divididas em cinco blocos mais as exposições temporárias. Os destaques que podem ser vistos no Museu Moco em Barcelona são:
- No bloco do Moco Master- Moderno encontramos obras de autores pioneiros e muito reconhecidos como Jean-Michel Basquiat ou Damien Hirst.
- Outro bloco é o Moco Master - Contemporâneo. Aqui encontramos as criações dos artistas mais modernos e contemporâneos como Kaws, David LaChapelle ou Yago Hortal de Barcelona.
- O artista anónimo Bansky tem o seu próprio espaço. Este espaço dedicado ao artista tem, para além de algumas obras, uma recriação do seu atelier e áreas explicativas de algumas das suas obras mais famosas como a Rapariga com um Balão.
- Existe um outro espaço dedicado à arte imersiva. Trata-se de obras digitais em grandes espaços em que o espetador está imerso na própria obra. A Matriz de Diamantes é a mais famosa destas obras e a mais popular nas redes.
- A última área do museu é dedicada a exposições temporárias, pelo que, dependendo das datas de visita, pode encontrar exposições diferentes. Exposições sobre a NFT ou obras do artista Kaws foram aqui apresentadas.
Quanto tempo é necessário para visitar o museu Moco em Barcelona?
O museu Moco é pequeno em comparação com a maioria dos museus de Barcelona. No entanto, embora não tenha mais de 50 obras, está muito bem organizado e a visita é muito agradável. Se formos depressa, podemos ver toda a coleção em meia hora.
Se parar e prestar mais atenção às obras e às suas explicações, a visita demora cerca de 60 minutos. Isto depende da rapidez com que quer fazer a visita, mas a minha recomendação é que passe pelo menos 1 hora.
Horário de abertura do Museu Moco em Barcelona
O museu está aberto todos os dias do ano, exceto nos feriados públicos. Pode visitar todos os dias da semana nos seguintes horários:
- De segunda a sexta-feira: das 9:00 às 20:00 horas.
- Sábado e domingo: das 9:00 às 22:00.
Lembre-se de que as visitas são por faixa horária e que terá de marcar uma visita a uma hora específica, com uma margem de 15 minutos para chegar a partir da hora acordada. Se chegar depois desta hora, não há garantia de que possa entrar no museu. Lembre-se que os bilhetes são vendidos na bilheteira até uma hora antes da hora de encerramento.
Dicas para visitar o museu Moco em Barcelona
Uma vez que o museu Moco funciona de forma um pouco diferente de outros museus em Barcelona, aqui estão algumas dicas para ter em mente se você visitá-lo:
- A entrada é por faixa horária, geralmente 1 hora da abertura ao fecho.
- Se quiser ver o museu o mais calmamente possível, a melhor altura é de manhã cedo e, se puder, durante a semana.
- É preferível comprar os bilhetes online, pois têm um pequeno desconto.
- É permitido tirar fotografias, desde que não obstrua a passagem das pessoas.
- Quer traga sacos grandes ou carrinhos, o museu dispõe de um serviço de bengaleiro.
- O Museu Moco tem uma comunidade para os amantes da arte moderna e, se aderir, obtém descontos nos bilhetes e na loja do museu.
Esta é a loja do museu Moco em Barcelona
O Museu Moco tem uma loja física e uma loja online. Têm o seu próprio merchandising, que inclui uma linha de roupa com o seu próprio slogan "In art we Trust" (Na arte confiamos) e uma multiplicidade de acessórios, como capas para telemóveis, mochilas, cadernos, etc. Também vendem postais e cartazes das obras do museu, bem como livros sobre arte.
No museu de Barcelona, a loja está situada no pátio interior que dá acesso à coleção do museu, ao lado da primeira obra exposta. Uma estátua gigante de madeira do escultor Kaws.
Onde comer perto do Museu Moco em Barcelona
Felizmente, o museu fica numa zona repleta de bares e restaurantes para completar um dia de arte com um passeio gastronómico por Barcelona. Na própria Carrer del Moco há vários restaurantes e bares que servem tapas, comida basca, catalã e muitas outras.
Perto está também o Passeig del Born, onde se encontram muitos outros sítios para comer. Na zona existem tabernas típicas e bares de cocktails para depois do jantar.
A pouco mais de 5 minutos de distância encontra-se o mercado de Santa Caterina, onde existem vários locais onde pode experimentar alguns dos melhores produtos. Como se pode ver, não faltam opções nos arredores do museu Moco, e o bairro gótico onde se situa é um pólo gastronómico para todos os gostos e orçamentos.
Também pode interessar-lhe
Se gostou da parte de Banksy no Museu Moco em Barcelona, agora tem uma exposição permanente no Espaço Trafalgar, situado na Carrer de Trafalgar 34. Trata-se de um espaço dedicado ao artista de rua onde pode encontrar mais de 100 réplicas das obras de arte pintadas nas paredes de todo o mundo.
Com os bilhetes para esta exposição imersiva, que foi um grande sucesso em Paris, pode descobrir o mestre do graffiti que não deixa ninguém indiferente. Com as suas sátiras e críticas à sociedade atual e sempre a partir do anonimato, as obras de Banksy conquistaram as paredes de meio mundo e os seus trabalhos foram mesmo leiloados por preços exorbitantes.