O que ver e fazer em Montjuïc
No topo de Barcelona, com uma vista panorâmica invejável, Montjuic é um dos principais locais a visitar na cidade. Aqui estão as melhores coisas para fazer lá.
Com vários locais de interesse no topo deste lugar, Montjuic oferece uma riqueza de actividades para todos os gostos. Também poderá ver lugares incríveis que fazem deste um lugar verdadeiramente especial.
Lugares como o Castelo de Montjuic, o Poble Espanyol ou a Fonte Mágica de Montjuic são alguns dos lugares que não deve perder se subir a Montjuic. Vou falar-te de alguns lugares incríveis que certamente serão incluídos na lista das melhores coisas para ver e fazer em Barcelona.
1. Apreciar as vistas panorâmicas do Castelo de Montjuic
O Castelo de Montjuic é um monumento histórico localizado no topo da colina com o mesmo nome e de onde se pode tirar belas fotos das vistas panorâmicas da cidade. Mas o Castelo de Mont juic é muito mais do que apenas uma vista panorâmica, também se pode aprender sobre a história do lugar, que foi construído em 1640 para ser usado como uma fortaleza militar. Mais tarde, serviu de prisão durante muitos anos.
Os painéis informativos e as exposições no interior do castelo contam a história do monumento arquitetónico. Também se pode ver o Museu Militar no interior, que conta a história militar da Catalunha desde os tempos romanos até aos dias de hoje. Os jardins que rodeiam o castelo são ideais para relaxar e fazer piqueniques. Para chegar ao castelo, pode apanhar o funicular ou o teleférico, ou pode subir de autocarro ou de carro particular.
Se não quiser perder nada, pode fazer uma visita guiada, que está disponível em várias línguas. Para entrar no castelo, terá de pagar cerca de 10 euros para adultos e cerca de 5 euros para crianças. Recomendo que se inscreva numa visita guiada a Barcelona para conhecer este sítio, que está aberto todos os dias do ano entre as 10:00 e as 18:00 ou 20:00, dependendo da época.
2. Passear pelos jardins do Parque de Montjuic
Outra das actividades obrigatórias na cidade é um passeio pelo Parque Montjuic, que é um dos maiores espaços verdes da cidade. É um desses lugares que eu recomendo incluir em um passeio de bicicleta em Barcelona. Vais adorar ver os seus jardins e descansar junto à fonte.
O parque alberga o Castell de Montjuic, por isso, quando quiseres visitar o castelo, podes dar um passeio pelo parque. O parque é também o lar de outros pontos turísticos imperdíveis da cidade, incluindo o Poble Espanyol, o Estádio Olímpico Lluís Companys e o Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Recomendo que uses roupas confortáveis e sapatos de caminhada, porque terás de subir colinas e escadas dentro do parque. Podes visitar o Parque Montjuic em diferentes alturas, que variam de acordo com a estação do ano. É preciso saber que algumas atracções dentro do parque têm horários de funcionamento específicos, por isso recomendo que consulte o site oficial antes de ir.
É definitivamente um bom lugar para incluir na sua lista de coisas para fazer em Barcelona com crianças, porque há diferentes parques infantis e até mesmo um aquário. Também pode encontrar dentro do recinto diferentes lojas e restaurantes para comer. Tem a possibilidade de fazer visitas guiadas se quiser saber mais sobre a história do parque.
3. Reviver a história no museu ao ar livre Poble Espanyol
O Poble Espanyol é um museu ao ar livre que é, sem dúvida, um dos melhores museus de Barcelona. A sua história começou em 1929, quando foi inaugurado para a Exposição Internacional de Barcelona, com o objetivo de representar uma típica aldeia espanhola com edifícios e arquitetura de diferentes regiões de Espanha, cuja premissa se mantém até aos dias de hoje.
Está localizado na encosta de Montjuïc e rodeado de jardins, a partir dos quais poderá apreciar uma das melhores vistas da cidade. Terá de percorrer um longo caminho dentro do museu para o ver na sua totalidade, e quanto ao horário de visita, deve saber que abre entre as 9:00 e a meia-noite no verão e das 9:00 às 20:00 no inverno.
Terá de pagar entre 8 e 14 euros pelos bilhetes de adulto e entre 6 e 10 euros pelos bilhetes de criança. Pode conhecer o local através de uma visita guiada ou de audi oguias que pode solicitar na bilheteira. Se for com crianças, elas podem participar em oficinas criativas e actividades de entretenimento dentro do museu.
4. Descubra a arte catalã na Fundação Joan Miró
A Fundação Joan Miró é um museu de arte moderna fundado em 1975 para apresentar ao público o trabalho do artista catalão Joan Miró e promover o estudo e a divulgação da arte contemporânea em Espanha. É um bom lugar para visitar porque no seu interior pode ver mais de 14.000 obras do artista, bem como exposições temporárias de outros artistas e colecções.
Pode fazer uma visita gratuita ou guiada à Fundação Joan Mir ó e se for com crianças, elas podem participar em actividades e workshops. Para entrar na Fundação Joan Miró, terá de pagar cerca de 10 euros por pessoa, embora também haja entradas reduzidas para estudantes, idosos e residentes em Barcelona, enquanto as crianças com menos de 14 anos têm entrada gratuita.
Uma boa maneira de conhecer este lugar é inscrever-se num dos melhores passeios de segway em Barcelona, que o levam a alguns dos lugares mais interessantes da cidade, incluindo a própria Fundação Joan Miró.
5. Visitar o Museu Nacional de Arte da Catalunha
Se gosta de arte contemporânea, recomendo-lhe que visite o Museu Nacional de Arte da Catalunha, fundado em 1990 e que exibe uma grande variedade de arte catalã de todas as épocas e períodos, desde o românico ao moderno e contemporâneo. Alberga uma coleção única que inclui pinturas, esculturas, objectos decorativos e até jóias antigas.
Não importa se decide ir a Barcelona no outono ou em qualquer altura do ano, porque no interior do museu pode encontrar exposições temporárias durante todo o ano. Este lugar é realmente importante para a cidade graças à sua contribuição cultural e artística. Se ficar mais tempo em Barcelona, pode encontrar oportunidades educativas únicas para aprender sobre a arte catalã e a sua história.
Para chegar ao museu, pode viajar de transportes públicos, táxi ou carro, ou pode mesmo apanhar o autocarro turístico de Barcelona, que o deixará nas proximidades. O horário de visita varia consoante a época do ano, embora normalmente esteja aberto entre as 10:00 e as 18:00, de segunda a sexta-feira. Os bilhetes custam cerca de 12 euros para adultos, enquanto os bilhetes são gratuitos para crianças com menos de 16 anos e para pessoas com mais de 65 anos.
6. Assistir a um espetáculo ao ar livre no Teatre Grec
Um lugar divertido para ver e desfrutar de um espetáculo é o Teatre Grec, um teatro ao ar livre onde se pode desfrutar de diferentes tipos de espectáculos, desde música, dança e teatro a espectáculos de circo e magia. De facto, neste teatro podem assistir-se a alguns dos melhores espectáculos de flamenco de Barcelona.
Esta amplitude no repertório do Teatro Grec torna-o num dos teatros mais importantes da cidade, caracterizado pela sua estrutura única e impressionante que vai querer fotografar. De facto, recomendo que o visitem durante o dia para poderem apreciar toda a arte da sua estrutura e tirar fotografias, e depois à noite para assistirem a um dos seus espectáculos.
Estes últimos são, sem dúvida, a principal atração do local, graças ao facto de apresentarem desde obras clássicas a produções musicais modernas ou teatro contemporâneo. Se quiser desconectar um pouco, mas ao mesmo tempo desfrutar da vida nocturna, esta é uma das melhores coisas para fazer em Barcelona à noite, graças ao seu ambiente descontraído e artístico.
7. Explorar as plantas e flores do Jardim Botânico
Para limpar a mente e entrar em contacto com a natureza, recomendo uma visita ao Jardim Botânico, que é um recinto que alberga uma grande variedade de espécies vegetais e flores de todos os tamanhos e cores. Mas para além das flores, também pode encontrar e apreciar uma vasta coleção de árvores e arbustos, bem como ervas aromáticas, cactos e plantas aquáticas.
Também pode encontrar plantas venenosas e medicinais e aprender sobre as suas características. Não precisa de se preocupar em não saber quais as plantas com que não deve entrar em contacto, pois cada espaço está claramente sinalizado e o pessoal especializado está sempre atento para o informar sobre as mesmas.
Recomendo que visite o parque com roupa e calçado confortáveis, tendo em conta que é um espaço com muitas zonas para passear e explorar. Também recomendo que leve protetor solar e um chapéu se for a Barcelona no verão, quando as temperaturas são mais elevadas. O melhor deste parque é que é permitido trazer comida, por isso é o local perfeito para um piquenique.
Também pode fazer uma visita guiada ao parque e conhecer todos os seus recantos. Ao longo das zonas verdes do parque, encontrará painéis informativos e folhetos sobre a história e a flora do parque. As crianças também vão gostar deste lugar graças aos seus caminhos e espaços de lazer para elas.
8. Visite a antiga residência real: o Palácio de Montjuic
Situado na montanha de Montjuic, o Palácio com o mesmo nome é um belo edifício construído em 1929 e que teve várias utilizações ao longo dos anos. Atualmente, é utilizado para acolher eventos culturais e exposições. No seu interior encontra-se o Museu Nacional de Arte da Catalunha, que foi renovado e modernizado ao longo do tempo, mantendo a sua beleza e encanto histórico.
Vai adorar visitar o Palácio de Montjuïc porque é um lugar importante em Barcelona que atrai milhares de turistas todos os anos graças à sua importância histórica. Durante todo o ano, é possível desfrutar de visitas guiadas para conhecer não só o interior do palácio, mas também a sua história e a importância que este palácio teve para o desenvolvimento de Barcelona.
Ao longo de todas as estações do ano, pode desfrutar de diferentes eventos e exposições especiais que são organizadas no interior. Também recomendo que leve as crianças consigo, porque no interior pode encontrar actividades interessantes para que elas também aprendam sobre o Palácio.
9. Fotografar a água colorida da Fonte Mágica de Montjuic
Uma vez em Montjuic, não pode perder o espetáculo de luzes e cores da Fonte Mágica de Montjuic, que está localizada na Praça de Espanha em Barcelona, muito perto do Palácio Nacional de Montjuic. O espetáculo é muito mais do que apenas luzes, pois também se pode ver e desfrutar da banda sonora que está sincronizada com a música.
O acesso à fonte é gratuito e para lá chegar pode utilizar os transportes públicos, ou caminhar a partir de locais turísticos próximos, como o Palácio de Montjuic. A fonte só funciona em determinados horários, por isso, antes de ir ver o espetáculo, recomendo que consulte o site oficial para verificar o horário de funcionamento, embora seja geralmente das 20:00 às 23:00 de sexta-feira a sábado.
Deve saber que estes horários variam consideravelmente de acordo com a época do ano, e podem também ser afectados quando há eventos especiais no local. Se for a qualquer outra altura, também pode parar junto à fonte e tirar algumas fotografias do local.
10. Desfrutar das vistas panorâmicas a partir do Mirador del Alcalde
O Mirador del Alcalde oferece uma das mais belas vistas panorâmicas de Montjuic, de onde se pode ver claramente toda a cidade de Barcelona. Está localizado no bairro de Gracia, onde também se encontra o Paseo de Gracia, e pode ser acedido a pé ou de transportes públicos.
Recomendo que tire muitas fotografias do Mirador del Alcalde, antes de continuar a conhecer toda a cidade de Montjuic, onde pode encontrar muitas atracções, como museus, jardins e teatros. É definitivamente um local a visitar se planear ficar em Barcelona durante 4 dias ou mais, para que possa dedicar um único dia a explorar o local.
De facto, garanto-lhe que esta é uma das melhores actividades que pode fazer em Barcelona à noite, graças à incrível vista que pode apreciar daqui, e ver o sol a pôr-se atrás da cidade é uma das paisagens mais bonitas.