Mais sobre: Bilhetes e visitas aos Jameos del Agua em Lanzarote
Lanzarote caracteriza-se pelo seu clima subtropical e pelos numerosos vulcões que moldaram a paisagem. Os Jameos del Agua são o fruto deste último. Este nome define uma secção de um túnel vulcânico com uma abertura causada pelo colapso parcial do telhado.
Os Jameos del Agua são constituídos por três salas - o "Jameo chico" (a entrada da galeria), o "Jameo Grande" e o "Jameo de la Cazuela" - e são uma das atracções obrigatórias de Lanzarote no seu itinerário.
1. Excursão organizada aos Jameos del Agua
Se vai ficar menos de uma semana na ilha - digamos quatro dias em Lanzarote - e quer aproveitar ao máximo, esta é a opção ideal.
As visitas guiadas não se limitam aos Jameos del Agua: incluem-nos em rotas mais extensas que o manterão ocupado durante um dia inteiro. Aqui estão os principais.
O Golfo, Timanfaya e os Jameos del Agua
Uma rota que combina paisagens vulcânicas com a tranquilidade dos Jameos del Agua. O itinerário abrange os seguintes pontos:
- El Golfo, aldeia piscatória conhecida pela praia vizinha de Charco de los Clicos. Este pequeno troço de costa caracteriza-se por um lago verde profundo a poucos metros do oceano. Deve o seu nome aos pequenos moluscos que viviam na lagoa e que estão atualmente extintos.
- Parque Nacional de Timanfaya, 51 quilómetros quadrados que abrangem 25 vulcões. O percurso de autocarro parte do Centro de Visitantes e passa por campos de lava, crateras e montanhas que parecem saídas de Marte. O símbolo deste lugar, o Diabo de Timanfaya, foi desenhado por César Manrique.
- Jameos del Agua
- Duração: cerca de 10 horas
- Preço: cerca de 60 euros.
Rota César Manrique
César Manrique foi o artista canário mais importante de todos os tempos. Nasceu em Arrecife, formou-se na Academia de San Fernando (Madrid) e viveu alguns anos em Nova Iorque.
No entanto, nunca perdeu o apego à sua ilha, de tal forma que regressou definitivamente a Lanzarote nos anos setenta. Aqui realizou obras muito originais e este percurso aborda as principais:
- Monumento al Campesino, uma escultura construída a partir de uma série de tanques de água de navios. É simultaneamente uma homenagem e um aviso sobre a importância da água, um bem tão precioso como escasso em Lanzarote.
- Jameos del Agua
- Jardim dos Cactos, a última obra de Manrique na ilha. Antes da sua intervenção, este era o local de uma pedreira utilizada para a extração de cinzas vulcânicas.
- Mirador del Río, ummiradouro panorâmico sobre o canal que separa Lanzarote de La Graciosa, a ilha habitada mais pequena do arquipélago. Se quiserem visitá-lo, recomendo-vos que leiam o artigo sobre excursões de um dia a La Graciosa a partir de Lanzarote.
- Fundação César Manrique, a antiga casa do artista convertida em museu. César Manrique instalou-se aqui depois da sua passagem pela Big Apple. Se conhece alguma das suas obras, é porque foi realizada por Joan Miró, Pedro González ou Pablo Picasso.
- Duração: cerca de 8 horas
- Preço: cerca de 60 euros.
Lagomar, Jameos del Agua e Fazenda de Aloe Vera
A excursão que percorre o norte de Lanzarote. Reúne alguns atractivos naturais muito interessantes:
- La Geria, a zona vitivinícola situada no centro-sul da ilha, não muito longe do Parque Nacional de Timanfaya. As vinhas crescem em pequenos buracos no solo vulcânico. É uma paisagem lunar que vos surpreenderá. Se tiverem vontade de voltar, recomendo que consultem o sítio Web da Bodega Geria.
- Monumento ao Camponês,
- Lagomar, a casa-caverna que pertenceu a Omar Sharif. O ator que interpretou Lawrence da Arábia apaixonou-se pela residência e decidiu comprá-la. Pouco tempo depois, perdeu-a num jogo de bridge. É um lugar único que se integra perfeitamente na natureza.
- Jameos del Agua,
- Quinta de Aloé Vera. O cultivo desta planta é uma importante fonte de rendimento para a economia da ilha. Conhecida e utilizada desde a época pré-hispânica, atualmente é cultivada com os métodos mais modernos. Nesta etapa, ficará a saber quais são e terá a oportunidade de comprar produtos elaborados com o aloé de Lanzarote.
- Mirador de los Helechos, um dos melhoresmiradouros da ilha.
- Fundação César Manrique, o retiro do artista. Normalmente opcionais, recomendo que leia atentamente os pormenores.
- Duração: cerca de 10 horas
- Preço: cerca de 40 euros.
2. Alugar um carro
Quer esteja alojado no sul de Lanzarote ou perto de Arrecife, pode chegar aos Jameos del Agua seguindo as estradas principais da ilha (LZ-2 e LZ-1) em direção a norte (Arrecife se partir de Playa Blanca, Órzola da capital).
Depois de passar a localidade de Punta Mujeres, terá de sair da autoestrada e tomar o desvio para a estrada LZ-204.
Alugar um carro é uma boa forma de visitar o "Havai da Europa". É mais fácil chegar aos melhores trilhos para caminhadas e às praias isoladas de Lanzarote. Não estará dependente dos horários dos transportes públicos e o preço reduzido da gasolina é outro incentivo.
3. Aluguer de scooters
Esta é uma boa forma de se deslocar na ilha. O estacionamento é mais fácil e o consumo de gasolina também (em todo o caso, é mais barato do que no continente). Eis algumas opções para obter o seu meio de transporte:
- La Esquina de la Moto (Avenida de las Playas 57 - Puerto del Carmen)
- Moto & Bike Lanzarote (Avenida Archipiélago 7, local 4, Centro Comercial Lanzarote Park - Playa Blanca)
- Aluguer de m otos (vários locais, pode encontrar todas as informações no sítio Web oficial)
- Scootoff (Calle Almirante Boado 10 - Arrecife)
4. Autocarro
Não é a opção mais confortável, mas depende da sua localização. Alguns destinos turísticos populares estão bastante próximos dos Jameos de Agua e uma curta guagua (como se chama o autocarro nas Ilhas Canárias) é suficiente.
- Se estiver alojado em Arrecife, Tahiche, Guatiza, Órzola, Arrieta ou Punta Mujeres, pode chegar à gruta vulcânica com o autocarro 9. Tenha em atenção que a viagem pode ser um pouco longa, especialmente se o seu ponto de partida for Arrecife. Neste caso, a viagem demora cerca de 50 minutos.
- Se tiver optado por um hotel, casa ou pensão em Yé, Máguez ou Haría (no interior da zona norte), também tem esta opção. Terá de apanhar duas linhas de autocarro: a 26 para Arrieta e depois a 9 para Jameos del Agua.
- Se a sua residência de verão for em Playa Blanca (na costa sul), pode chegar ao seu destino mudando de linha. Em primeiro lugar, terá de apanhar o 60 da Estación Sur (Avenida de las Canarias 5). Depois de sair em Arrecife (Andenes Estación de Guaguas), basta apanhar a linha 9 já mencionada. Mais uma vez, o percurso é muito longo: pouco menos de 3 horas. O autocarro passa por muitas cidades e aldeias (La Hoya, Yaiza, Tías, Playa Honda, etc.).
Em qualquer caso, pode encontrar informações mais detalhadas em Intercity Bus, a empresa de transportes de Lanzarote. Os bilhetes podem ser pagos a bordo, mas só é aceite dinheiro ou um vale de transporte.
Como reservar uma excursão aos Jameos de Agua
É muito simples: tudo é feito online. Não precisa de esperar até estar em Lanzarote, pode reservar com antecedência para garantir o seu lugar.
Em caso de erros e imprevistos, tem à sua disposição a equipa de apoio ao cliente para o ajudar a resolver qualquer problema.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar os Jameos de Agua por conta própria?
Em primeiro lugar, se vai ficar apenas 3 dias em Lanzarote e não lhe apetece alugar um carro, não é obrigado a desistir desta excursão. Uma excursão de autocarro é barata e, antes de chegar aos Jameos de Agua, passa pelas principais zonas turísticas: Costa Teguise, Puerto del Carmen, Playa Blanca, etc.
Se isso não for suficiente, existem pacotes combinados que incluem degustação de vinhos, bilhetes hop-on hop-off e muito mais. Em suma, só terá de pagar o almoço e todas as actividades que não estejam expressamente indicadas no programa de cada excursão.
Existem restaurantes perto dos Jameos del Agua?
Dentro da própria atração existe um restaurante num ambiente espetacular: uma gruta "a céu aberto" decorada com suculentas e outras plantas.
O menu é variado e inclui opções vegetarianas, receitas típicas das Canárias, um menu infantil e uma boa lista de vinhos.
Se viajar por conta própria, pode ir de carro até Punta Mujeres ou Arrieta. A viagem dura no máximo 10 minutos. Nestes dois locais, recomendo os seguintes restaurantes:
- El Pisquito, um bar simples com vista para o mar (Calle la Noria 6 - Arrieta).
- Restaurante Tahoyo, barato, saboroso e com um agradável terraço (Calle Pared del Agua 14 - Punta Mujeres)
- El Amanecer, onde o peixe fresco é rei (Calle la Garita, 46 - Arrieta)
- El Charcón, situado numa casa emblemática de tijolos vermelhos em frente ao mar. É especializado em comida canária (Calle el Charcón 13 - Arrieta).
Porque é que é aconselhável fazer uma viagem a Jameos de Agua?
A resposta é simples: porque é uma verdadeira maravilha da natureza. Simplificando, um "jameo" é um tubo criado por uma erupção vulcânica e que perdeu o seu teto (ou pelo menos parte dele). São lugares mágicos que recolhem água subterrânea, criando um ambiente único.
Ao mesmo tempo, os Jameos de Agua em Lanzarote merecem ser vistos porque demonstram que a natureza pode ser perfeitamente integrada com as construções humanas. É seguro dizer que este é o principal legado do artista de Lanzarote.
Quais são as aldeias que não devo perder em Lanzarote?
As casas caiadas de branco e as palmeiras são uma constante na paisagem da ilha. No entanto, algumas aldeias destacam-se da média:
- Yaiza, uma das aldeias mais bem conservadas de todo o arquipélago. Pode ser o ponto de partida ideal para o Parque Nacional de Timanfaya. Se é um motociclista, ficará satisfeito por saber que o Rally Sprint de Yaiza se realiza em agosto. Encontre todas as informações no sítio Web da Câmara Municipal.
- Tinajo, na costa leste da ilha. As suas casas caiadas de branco destacam-se entre a paisagem vulcânica, criando um contraste muito sugestivo. A partir daqui, é possível iniciar a subida ao Volcán del Cuervo. Se gostam de surfar, encontrarão boas ondas na praia vizinha de La Santa.
- San Bartolomé, onde se encontra o Monumento ao Camponês. Uma das suas atracções é o Museu Tanit (Calle Constitución 1), que conserva o património etnográfico de Lanzarote. O bilhete custa cerca de 5 euros.
- Femés, no sopé do maciço de Ajaches. No século XV, foi a primeira capital do arquipélago.
- Teguise, uma das primeiras cidades das Ilhas Canárias. Se procuram artesanato como lembrança, podem adquiri-lo no seu mercado de rua. Realiza-se todos os domingos das 9:00 às 14:00. A poucos quilómetros do centro da cidade encontra-se o parque aquático de Lanzarote (Avenida del Golf s/n).
- Arrecife, a capital de Lanzarote. Infelizmente, muitos turistas não a incluem nos seus itinerários e, na minha opinião, isso é um erro. O seu ponto mais emblemático é o Charco de San Ginés, uma piscina ligada ao mar alto. É o local de atracação de barcos de pesca e pequenos barcos a remo. Nas alturas, o Castillo de San José merece uma visita.
Existem outras atracções nas proximidades?
Sim, a poucos minutos dos Jameos de Agua encontram-se outros pontos de referência de Lanzarote:
- ACueva de los Verdes, o tubo de lava do vulcão La Corona. No passado, os habitantes locais refugiavam-se aqui para escapar aos ataques de piratas. É possível visitá-la comprando bilhetes no sítio Web oficial.
- Playa de los Caletones, uma série de enseadas salpicadas de rochas negras. Esta paisagem vulcânica caracteriza-se por águas pouco profundas. Tem um parque de estacionamento nas proximidades e pode, portanto, ser facilmente alcançada de carro. Para mais ideias, recomendo a leitura do post sobre as melhores praias de Lanzarote.
- Cueva de los Siete Lagos, um destino favorito dos espeleólogos. Só pode ser visitada com um guia especializado. As excursões não são muito frequentes, mas podes perguntar quando estiveres na ilha.
- O troço de costa perto de Los Jameos del Agua é perfeito para a prática de windsurf. Os ventos alísios garantem ondas regulares.
Conselhos para uma excursão a Los Jameos de Agua
Em qualquer altura do ano, e especialmente no verão, recomendo o uso de um chapéu e óculos de sol para se proteger da claridade e do calor. Para além disso, aqui ficam alguns outros conselhos úteis:
- Embora estejamos a falar de uma lagoa ou de uma pequena piscina, não se pode tomar banho nos Jameos del Agua.
- Trata-se de um ambiente natural muito delicado e, por isso, não se deve atirar moedas para as lagoas, piscinas, etc.
- Infelizmente, não é acessível a carrinhos de bebé. No entanto, as crianças com menos de 7 anos de idade têm acesso gratuito.
- O estacionamento é gratuito
- Usar sapatos confortáveis, pois o solo é vulcânico e irregular.
- Se quiser visitar o local sozinho, deve saber que abre às 10:00 e fecha às 17:00 (todos os dias). Durante o verão, o horário de abertura é mais alargado: também está aberto das 19:00 às 23:00.
- Existe uma ligação Wi-Fi gratuita no interior das instalações.