Mais sobre: Tours de observação de golfinhos em Lanzarote
As Ilhas Canárias são sinónimo de mar. Concretamente, há muitas coisas para ver e fazer em Lanzarote, uma ilha do arquipélago de beleza invejável. Mas, embora a ilha seja realmente bonita, há muita coisa que se pode fazer diretamente no mar... como ver golfinhos. Muitos deles vivem nos arredores de Lanzarote, pelo que é possível vê-los numa excursão.
É por isso que recomendo que, quando estiver na ilha, não perca a oportunidade de conhecer os golfinhos a nadar no seu habitat. As Ilhas Canárias são líderes no turismo de observação de baleias e quando vires os golfinhos, vais perceber que não é uma surpresa. Há muitas maneiras de o fazer e variam consoante o tipo de barco ou a excursão que tiver planeado. Continue a ler para saber como e onde ver os golfinhos mais bonitos de Lanzarote.
Mini cruzeiro de uma hora e meia
Vamos observar os golfinhos! Mas o melhor é que o façam com o máximo conforto num período de tempo razoável que vos permita fazer outras coisas durante o dia. Além disso, se quiser ver golfinhos, vai querer tirar fotografias e, para isso, é melhor estar num barco estável como um mini-cruzeiro. Garanto-vos que este é um dos melhores passeios de barco que podem fazer em Lanzarote, porque é seguro, curto e muito rentável.
Este mini-cruzeiro pode partir de Puerto del Carmen, de Playa Blanca, que é uma das melhores praias de Lanzarote, ou de diferentes locais no sudeste da ilha. Como se trata de um barco bastante pequeno, não necessita de um grande cais e pode parar em quase qualquer ponto da costa. Durante o trajeto de uma hora e meia, terá a oportunidade de ver os golfinhos à medida que se avança no mar e de receber o comentário de um guia especializado em cetáceos que lhe explicará as características dos animais que vê.
Além disso, este é o melhor passeio para tirar fotografias. Nesta viagem, os capitães dos mini-cruzeiros costumam parar ou abrandar nos avistamentos de golfinhos e, como se trata de um barco onde se pode estar de pé ou sentado sem grandes movimentos, terá a oportunidade perfeita para obter o melhor enquadramento para as suas fotografias de golfinhos.
Informações práticas
- Localização: parte geralmente de Puerto del Carmen ou de Playa Blanca e não se afasta muito da costa. A chegada é no mesmo ponto de partida.
- Preço: cerca de 30 euros.
- Horário e duração: geralmente é feito no meio da manhã ou no meio da tarde e dura apenas uma hora e meia.
Passeio ao pôr do sol
Em todo o arquipélago das Canárias, o pôr do sol é verdadeiramente belo, a forma como o mar se mistura com o sol. Imagine assistir a um pôr do sol de cortar a respiração enquanto os golfinhos nadam e come um delicioso aperitivo. Tudo isto pode ser proporcionado por esta opção de cruzeiro com jantar ao pôr do sol, enquanto navega por toda a ilha de Lanzarote ao lado dos golfinhos.
Esta viagem começa normalmente na cidade de Puerto del Carmen, de onde se embarca no cruzeiro por volta das 16h00 da tarde, se for inverno, ou das 18h00, se for verão. A ideia é embarcar durante o dia e, ao sentar-se para um delicioso jantar, o sol se põe. Geralmente, as mesas estão dispostas muito perto da borda do barco para que possa ver os golfinhos a passar à sua volta.
É uma viagem bastante contemplativa, porque tudo está pensado para ver o pôr do sol e os golfinhos, além de poder identificar diferentes pontos da costa de Lanzarote, porque geralmente dá a volta à ilha. Depois de cerca de três horas, o cruzeiro voltará a atracar em Puerto del Carmen, onde poderá regressar ao seu hotel.
Informações práticas
- Localização: parte de Puerto del Carmen e circunda a ilha de Lanzarote.
- Preço: cerca de 50 euros.
- Horário e duração: a partir das 16h00 ou 18h00, consoante a época. A duração habitual é de cerca de três horas
Snorkelling e golfinhos num só plano
Já alguma vez pensaste se é possível ver golfinhos enquanto fazes snorkelling? A ilha de Lanzarote está aqui para lhe mostrar que sim, porque aqui pode desfrutar de snorkelling , mergulho e caiaque em abundância. Este é um plano misto onde pode entrar num pequeno barco onde será levado para algum lugar para fazer snorkel e, com sorte, ver alguns golfinhos enquanto estiver na água. Depois, pode ficar no barco e ver os golfinhos a saltar nas águas de Lanzarote.
Esta excursão começa muitas vezes depois do almoço e continua até ao fim das luzes. É importante que haja luz porque será necessária para que possa fazer as suas actividades de snorkelling e desfrutar ao máximo da vida marinha. Se for paciente, poderá mesmo ver alguns golfinhos a nadar na zona. Poderá também ter um guia para lhe explicar os possíveis movimentos dos golfinhos, tanto no mar como no barco.
Uma vez terminado o snorkeling, secar-se-á no barco e aguardará para ver os mais belos golfinhos da ilha. O passeio não demora muito tempo e em menos de duas horas estará de volta a terra para continuar as suas actividades. É importante verificar o itinerário, pois estas excursões podem começar e terminar em locais diferentes, mas concentram-se sempre na costa nordeste e sudeste da ilha.
Informações práticas
- Localização: partem frequentemente de praias do sul, como a Playa Blanca, mas também podem começar e terminar nos arredores de Arrecife.
- Preço: cerca de 20 euros
- Horário e duração: não mais de duas horas. Realizam-se geralmente à tarde, a partir das 13 horas.
De lancha rápida a partir de Puerto del Carmen
Quer ver os golfinhos enquanto se desloca quase à mesma velocidade que eles? Então esta é a sua oportunidade. Há muitas excursões marítimas a partir de Puerto del Carmen, mas vai adorar esta em particular se quiser ver a velocidade dos golfinhos. Trata-se de uma lancha com lâminas como o aliscafo, na qual se vai arrepiar durante todo o percurso, enquanto vê os golfinhos a saltar.
Se te perguntas porque é que esta excursão será do teu agrado, eu diria que é porque é a mais dinâmica de todas. Nas outras excursões a rotina é mais de contemplação e de tirar fotografias, enquanto que aqui é só levantar e divertir-se, enquanto que com todo este movimento é possível ver alguns golfinhos. Além disso, estes barcos estão na moda e são do mesmo estilo que os hidroaviões que estão a voltar a ser populares no arquipélago das Canárias.
Tenha em conta que este não é o melhor plano para tirar fotografias e que se vai molhar muito, muito. Mas garanto-te que vais ficar fascinado e vais rir como nunca, enquanto observas os golfinhos a meia distância. Como o barco vai a alta velocidade, deixa um rasto que pode afugentar os golfinhos, por isso não os vais ter tão perto. Em todo o caso, é uma experiência fantástica e pode passar um bom bocado num curto espaço de tempo, uma vez que estes passeios não costumam durar mais de uma hora.
Informações práticas
- Localização: sai de Puerto del Carmen e regressa também.
- Preço: cerca de 30 euros.
- Horário e duração: o passeio costuma demorar cerca de uma hora devido à velocidade a que se realiza, embora possa demorar mais tempo se não houver avistamento de golfinhos.
Conheça leões marinhos e golfinhos no Rancho Texas Park
Nem tudo tem de ser feito no mar e num barco: também é possível conhecer de perto golfinhos e outros animais, como os leões-marinhos, e até tocar-lhes. Em Lanzarote existe um grande parque aquático chamado Rancho Texas Lanzarote Park, situado no sudeste da ilha. Trata-se de um parque de contacto, onde se pode tocar nos paredões e noutras espécies enquanto se aprende sobre o seu habitat e as suas diferentes necessidades.
O melhor plano é ir interagir com os leões-marinhos de manhã, que são animais muito bonitos que vale a pena conhecer de perto, e à tarde fazer o mesmo com os golfinhos. Em ambos os casos é necessário reservar com antecedência, porque é um lugar onde apenas algumas pessoas podem interagir com os animais, por isso pode ter a certeza de que não será um evento massivo.
Neste caso, é uma das actividades ideais para fazer com crianças em Lanzarote, porque as crianças a partir dos oito anos de idade acompanhadas pelo seu representante podem participar e interagir com os animais. O Rancho Texas Lanzarote oferece transporte gratuito de ida e volta para o local e também lhe fornece um fato de mergulho para que se sinta confortável na água enquanto conhece os animais. Lembre-se de estar sempre atento às instruções dos tratadores sobre o comportamento dos animais e a forma de os manusear.
Informações práticas
- Localização: nos arredores de Puerto del Carmen, no sudeste da ilha. Há transporte gratuito de e para Puerto del Carmen, Costa Teguise e Playa Blanca.
- Preço: cerca de 50 euros por nadar com os animais, pelo que tanto os leões como os golfinhos custariam cerca de 100 euros.
- Horário e duração: cerca de meia hora por cada contacto com os animais. Normalmente, é efectuado em dois turnos distintos. O parque abre entre as 9.30h e as 17.30h.
Dica de viajante
Se for com crianças, é importante que elas saibam nadar. Embora sejam aceites crianças a partir dos 8 anos de idade na companhia do seu representante, lembre-se de que está com animais e precisa de ter alguma destreza para nadar com eles.
Uma excursão de um dia ao Ilhéu de Lobos
Embora as Canárias tenham sete ilhas principais, existem alguns ilhéus nos arredores que merecem ser visitados, ainda mais se a desculpa for ver golfinhos. O ilhéu de Lobos é uma área natural protegida que se estende ao longo dos seus seis quilómetros quadrados de terreno praticamente deserto. Se procuram uma excursãode Lanzarote a Fuerteventura, então talvez gostem desta, porque o ilhéu de Lobos fica mesmo ao lado de Fuerteventura e é aí que poderão ver os golfinhos no seu melhor.
No percurso entre Lanzarote e o parque natural do ilhéu de Lobos, verão uma espécie de rota onde os golfinhos saem constantemente para respirar e vão adorar tirar fotografias quando o fazem. Mas também é uma excursão muito bonita, porque conhecerá o mar das Canárias, além de ter um guia especializado em cetáceos e fauna marinha em geral, que poderá responder a todas as perguntas que possa ter ao longo do percurso.
Tendo em conta a viagem de ida e volta, é uma excursão longa que demora mais de cinco horas. Se tiveres sorte, para além dos golfinhos, poderás ver algumas baleias a passear pela zona. Uma vez no ilhéu dos Lobos, pode fazer uma excursão de meia hora e tomar um lanche que está incluído no pacote da excursão. Este ilhéu é ótimo para observar a melhor fauna marinha com os seus binóculos ou máquina fotográfica.
Informações práticas
- Local: partida de Puerto del Carmen, em Lanzarote, para o ilhéu de Lobos.
- Preço: cerca de 50 euros por pessoa
- Horário e duração: o passeio dura cerca de cinco horas no total. O tempo de permanência no ilhéu de Lobos varia entre meia hora e 45 minutos. É preferível começar esta excursão a meio da manhã ou logo após o almoço, de modo a poder efetuar todo o percurso durante o dia.
Que tipos de golfinhos e cetáceos podem ser vistos em Lanzarote?
Os cetáceos são realmente fenomenais e ao largo da costa de Lanzarote é possível observar uma grande variedade deles. Especificamente no que respeita aos golfinhos, os que mais circulam nestas águas são o golfinho comum e o golfinho comum. O que mais se destaca é o roaz-corvineiro, que é considerado uma espécie residente, porque circula na mesma zona durante toda a sua vida. É um golfinho de grande porte, de cor cinzenta e com o bico bastante separado do resto do corpo.
O outro golfinho é o golfinho comum, de menor porte, mas que costuma ser visto mais próximo da costa da ilha. Para além destes, há a presença ocasional de outros golfinhos, como o golfinho-de-dentes-rugosos ou o golfinho-riscado, que aparecem ocasionalmente e dependendo da época do ano.
Mas no mundo dos cetáceos há muita variedade, pois ao largo da costa de Lanzarote é frequente a observação do cachalote e da baleia-piloto-de-aleta-curta. O cachalote é verdadeiramente impressionante, porque é uma espécie protegida que pode atingir os 20 metros de comprimento e é um importante predador de peixes.
A baleia-piloto é uma pequena baleia, também conhecida como baleia-piloto, que está ameaçada pela pesca ilegal. Devido à sua cor negra, é certo que as verá nas suas excursões de observação de baleias.
O que é necessário para ver golfinhos em Lanzarote?
Para ser honesto, a primeira coisa que precisa é de gostar de golfinhos. Se realmente gosta deste animal, então prepare-se para desfrutar de uma das melhores experiências da sua vida. Mas tenha em mente que precisa de se proteger do sol com um bom protetor solar. Para além disso, é necessário saber nadar um pouco e é sempre aconselhável estar acompanhado por um guia especializado em cetáceos. Em todos estes casos, é necessário contratar uma excursão que o leve passo a passo e que pode ser uma das melhores excursões de um dia a partir de Lanzarote.
Se vai nadar com golfinhos, deve saber nadar bem e cumprir todas as ordens que lhe sejam dadas pelo tratador de golfinhos. Para fazer snorkelling, aconselho-o sempre a ir num grupo com um especialista, especialmente se não estiver habituado a respirar. Se quiser ver os golfinhos, também precisa de ter alguma paciência, porque eles nem sempre são os primeiros a chegar. Também é de notar que a maioria das excursões aos golfinhos começa em Puerto del Carmen, por isso pode procurar lá se quiser uma excursão.
Além disso, dependendo da estação do ano, por vezes vai precisar de um fato de mergulho para o proteger do frio e de outros animais que o podem magoar quando estiver no mar. Pode ser opcional, mas aconselho-o a usá-lo se as temperaturas forem baixas. Por último, não se esqueça da sua máquina fotográfica, mas certifique-se de que é à prova de água ou que tem um protetor de máquina.
O que é que precisa de saber se é a primeira vez que vai ver golfinhos em Lanzarote?
Nunca nadou com golfinhos antes? Não há problema, porque há muitos golfinhos como tu todos os dias em Lanzarote. Não é necessária qualquer formação prévia para ver golfinhos e não é preciso ser um especialista para nadar com eles. Para começar, a primeira coisa que deve saber é que os golfinhos são animais cetáceos que nadam e vêm à superfície constantemente, por isso pode vê-los enquanto fazem esse processo, mas será difícil para si vê-los de outra perspetiva.
Em Lanzarote pode nadar e interagir com golfinhos e outras espécies de fauna marinha no Parque Rancho Texas, por isso, se quiser uma experiência mais próxima na sua primeira vez a ver golfinhos, recomendo que vá para esse. Mas lembrem-se que se os virem no mar, os golfinhos andam muito depressa, por isso devem estar muito atentos, especialmente se quiserem tirar boas fotografias.
Além disso, é importante saber que em toda a área circundante das ilhas de Lanzarote e Fuerteventura há uma presença significativa de golfinhos. Se estiver nesta zona para ver golfinhos pela primeira vez, irá reparar que várias das excursões têm em conta toda a costa da ilha, fazendo fronteira com ela, pelo que poderá identificar os melhores locais para os melhores percursos pedestres em Lanzarote e até ir um pouco mais fundo para fazer avistamentos mais eficazes.