Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Marbella
Se pensarmos numa cidade de praia em Espanha que seja agradável, bonita e muito segura, então Marbella será sempre a primeira escolha na mente dos turistas. Esta cidade da Costa del Sol, situada no sul da Andaluzia, tornou-se o principal ponto de referência para o turismo de praia em todo o país.
Isto deve-se à beleza dos 27 km de praias de areia branca que a tornam um destino ideal para aqueles que procuram desfrutar das condições climatéricas favoráveis que definem esta região andaluza durante todo o ano.
Assim, nesta publicação agrupei algumas das melhores coisas para fazer em Marbella durante todo o ano. Isto para que tenha uma ideia mais completa e equilibrada do tipo de actividades que poderá desfrutar se viajar para este destino turístico num futuro próximo.
1. Um passeio pelo centro histórico de Marbella
Marbella é um destino bastante interessante devido ao facto de ser uma cidade que foi fundada durante a ocupação islâmica da península, mas que desde a sua retirada se transformou numa comunidade com fortes laços com o mundo hispânico. Tudo isto se reflecte na arquitetura do seu centro histórico e a verdade é que este é um local que merece ser visitado e desfrutado durante a sua estadia na cidade. Tem verdadeiros tesouros como a Plaza de Los Naranjos ou a famosa Calle Ancha.
Desta secção da cidade posso destacar vários locais como a Plaza de los Olivos, o mercado municipal de Marbella, o Castelo de Marbella que é na verdade as ruínas de um antigo edifício islâmico que mais tarde se tornou um forte católico, ou também os restos que delimitam toda a área, conhecidos como a muralha urbana de Marbella. Não se esqueça que esta é uma zona caracterizada por ruas calcetadas e padrões de arquitetura andaluza, com as suas varandas de madeira e pitorescas paredes brancas.
A igreja de Nuestra Señora de Encarnación é também um local bastante interessante para visitar, uma vez que é uma igreja católica que foi outrora uma mesquita. A capela de San Juan de Dios é outro dos pitorescos edifícios religiosos da cidade. Os arredores do centro histórico de Marbella também merecem uma visita, pois o Parque da Alameda, com a sua vegetação tropical, e a conhecida Avenida del Mar, com o seu museu ao ar livre com várias esculturas de Salvador Dalí, são locais emblemáticos da cidade. Ambos ficam a menos de 200 m do centro histórico.
Destaco o facto de toda a zona poder ser percorrida por conta própria, se assim o desejar, mas também é aconselhável optar pelas melhores excursões de Marbella. Sabendo que pode percorrer a zona de uma forma mais divertida e interessante com o acompanhamento de um guia especializado na sua história que lhe falará da importância de cada um dos lugares e recantos que verá ao longo do seu passeio.
2. Fazer um passeio de bicicleta pelo passeio marítimo
Ao longo da Costa del Sol, entre a urbanização de Puerto Banús e a marina de Marbella, estende-se uma das avenidas mais importantes de toda a região. Trata-se do passeio marítimo e é basicamente uma avenida pedonal que se estende ao longo de um troço de cerca de 7 km. Isto significa que atravessa a maioria das praias da região e permite aos visitantes desfrutar de uma perspetiva completa do que são os bairros mais próximos do belo areal que caracteriza estas comunidades andaluzas.
Há muitas formas de percorrer este espaço público de bicicleta e muitas pessoas optam por um simples passeio a pé, onde se tem a oportunidade de parar e desfrutar de algumas das lojas, bares e restaurantes que se encontram ao longo do passeio e que servem todos os orçamentos e todos os tipos de interesses. No entanto, um passeio de bicicleta é também uma excelente forma de apreciar a beleza do passeio marítimo de Marbella, uma vez que reduz o tempo necessário para ir de uma ponta à outra e depois voltar ao ponto de partida.
Ao andar de bicicleta ou mesmo a pé ao longo desta área pode apreciar marcos importantes para a comunidade de Marbella, como o farol da cidade, a própria marina e o famoso hotel Puente Romano. Num dia claro, é possível apreciar as vistas sobre o Estreito de Gibraltar e a costa de África num plano muito mais distante.
É preciso ter em conta que percorrer o passeio marítimo pode demorar cerca de três horas, dependendo da decisão de parar ou não numa das lojas ao longo do percurso. É por isso que um passeio de bicicleta é a melhor alternativa quando se tem uma viagem relativamente curta, como as visitas de três dias a Marbella, em que cada minuto conta para desfrutar ao máximo da cidade.
3. Desfrutar das praias com um pouco de paddle surf
As praias de Marbella são, sem dúvida, uma das grandes atracções turísticas da cidade. Poucos lugares no mundo têm uma extensão tão grande de costa de areia branca rodeada de tantos empreendimentos de luxo como aqui. Ao mesmo tempo, as características das ondas são outra das grandes características distintivas da experiência de visitar as praias de Marbella. Durante a maior parte do ano, esta é uma zona da Andaluzia onde praticamente não há ondas, o que a torna um local ideal para a prática de paddle surf.
Se não sabe o que é, só tem de perceber que consiste em ficar de pé numa prancha de surf alongada e remar como se estivesse num caiaque, mantendo-se na vertical. Por esta razão, é extremamente necessário que seja feito num corpo de água sem muito movimento, tal como acontece na costa de Marbella.
Existem centenas de praias onde se pode desfrutar desta atividade sem qualquer inconveniente, mas posso destacar especialmente a Praia de Pinillo, a Praia de Monteros e a famosa Playa Real de Zaragoza, todas elas adequadas para a prática de paddle surf ao fim da tarde. Também tem as praias centrais que estão perto do passeio marítimo, como a Playa del Faro ou a Playa de la Bajadilla.
Nestas duas últimas opções, também terá a oportunidade de desfrutar de outras actividades marítimas, como alugar um jet ski para viajar a alta velocidade pela zona ou também desfrutar de uma boa refeição em alguns dos restaurantes que oferecem o serviço aos visitantes destas estâncias. Tenha em conta que, independentemente da forma como o decidir fazer, visitar as praias da zona será sempre uma das melhores coisas para fazer em Marbella durante todo o ano.
4. Não hesite em fazer um passeio de barco ao longo da costa
Por outro lado, se quiser desfrutar da Costa do Sol de uma forma mais luxuosa, segura e tranquila, pode optar por passeios de barco que partem da marina de Marbella ou de uma das marinas próximas, como Puerto Banus ou a famosa marina de Estepona.
Estes tipos de passeios de barco, que vão desde barcos à vela a catamarãs e iates, são uma das melhores coisas para ver ou fazer em Marbella. Sabendo que lhe oferecem uma perspetiva direta da beleza da região. Também se pode entreter dando um mergulho em mar aberto ou seguindo os trilhos dos golfinhos desta parte do Mediterrâneo.
Tenha em mente que os passeios de barco são oferecidos em todos os tipos de modalidades para todos os tipos de turistas com todos os tipos de orçamentos e horários. Há alguns que o levam até Gibraltar ou até oferecem uma viagem de um dia inteiro à costa africana, enquanto há outros que apenas querem passear pelos arredores de Marbella durante cerca de duas ou três horas. Posso aconselhá-lo a optar por aqueles que se concentram em oferecer um passeio ao pôr do sol, uma vez que é uma experiência muito bonita durante todo o ano.
Os passeios de barco em Marbella podem ser uma atividade para toda a família ou há também alguns itinerários que se destinam a grupos de duas pessoas. Há alguns que incluem o acompanhamento de bebidas alcoólicas, como vinhos espumantes, e jantares com ingredientes locais típicos da gastronomia andaluza. Portanto, a escolha do tipo de passeio é algo que depende do seu bolso e dos seus interesses, mas tenha em mente que é uma das melhores actividades para fazer na cidade, de acordo com todos os especialistas em turismo em Marbella.
5. Divertir-se à noite
Marbella é um destino que também é conhecido internacionalmente pela qualidade da sua vida nocturna e pela abordagem luxuosa que é mantida em algumas das suas áreas para tudo o que tem a ver com festas, bares e discotecas. Com isto em mente, é imperativo que aproveite a sua visita à cidade para desfrutar de uma boa festa ao melhor estilo da Costa del Sol. Nesta zona existem diferentes lugares para organizar uma noite inesquecível e, sem dúvida, a Avenida del Mar é a melhor opção se não quiser sair do centro de Marbella.
Isto deve-se ao facto de que em ambos os extremos desta famosa avenida existem restaurantes ou bares onde se pode tomar uma bebida, como La Notte. Depois, pode ir a algumas das famosas discotecas que também se encontram nesta zona, como Key Boite ou Funky Buddha.
Por outro lado, se não se importar de sair do centro histórico de Marbella, pode optar por outro tipo de restaurantes ou bares e discotecas, como o Nikki Beach. Este é um lendário bar de praia situado a alguns quilómetros a oeste do centro de Marbella que costuma prolongar as suas noites até às primeiras horas da manhã. Isto é para que os visitantes possam desfrutar ao máximo de uma experiência de festa na praia durante as épocas mais turísticas do ano.
Se continuo a falar de lugares para desfrutar e fazer planos em Marbella à noite, então Puerto Banús e especificamente a Calle Ribera não podem ser deixados de fora. Esta é uma secção muito famosa de Marbella que tem vários bares e restaurantes orientados para o turismo de luxo, estando localizada mesmo em frente à marina desta comunidade exclusiva.
6. Visite o luxo e a exclusividade de Puerto Banús
De facto, Puerto Banús é um destino obrigatório na zona de Marbella, por muito pouco tempo que tenha para visitar a cidade de praia mais famosa de todo o sul de Espanha. Lembre-se de que esta é uma urbanização que foi criada com o objetivo de atrair os turistas mais ricos e abastados de toda a Europa. De facto, hoje em dia é um destino que representa o luxo e a exclusividade que muitas pessoas associam a Marbella.
A Calle Ribera, que durante a noite é o epicentro da festa nesta urbanização, tem várias lojas de luxo como a Louis Vuitton Hermes e é, portanto, um importante destino de compras na cidade. A praia do Duque, o Ocean club de Marbella, a praia de Nueva Andalucia e a Avenida de Lola Flores junto à Avenida de Jose Banus são apenas alguns dos locais que deve visitar quando estiver nesta bela zona da Costa del Sol.
El Mirador del Muelle de Honor é outro local que vale a pena visitar e o Centro Comercial Costa Marbella pode ser um local de entretenimento para si se estiver à procura de fazer algumas compras de artigos de luxo a um preço um pouco mais favorável do que o que se consegue nas boutiques. Gostaria de salientar o facto de Puerto Banús ser um local tão importante para a região que é realmente um local a não perder, mesmo que estejamos a falar de uma viagem de um dia a Marbella, onde apenas ficará uma noite num alojamento na Costa del Sol.
7. Faça um passeio gastronómico pela região
Marbella é um destino que também tem muito a oferecer no que diz respeito à boa gastronomia e a uma identidade culinária suficientemente interessante para manter todos os turistas entretidos. É por isso que optar por uma visita gastronómica guiada ou auto-guiada é uma das melhores coisas a fazer na cidade durante todo o ano.
Isto aplica-se especialmente às coisas para fazer no inverno em Marbella, uma vez que é uma altura em que os restaurantes mais famosos da cidade ou também os mais desconhecidos estarão um pouco mais vazios do que durante o verão. Isto deve-se à elevada afluência turística que define esta época.
Algo que não pode perder em Marbella é a paella andaluza, que se diferencia um pouco da típica paella valenciana pela incorporação de marisco como ingrediente principal. A minha recomendação é ir a todos os estabelecimentos que se encontram no centro histórico, pois são os que se mantêm afastados dos preços exorbitantes dos estabelecimentos mais famosos da cidade. Ao mesmo tempo, são os que oferecem as propostas gastronómicas mais interessantes no que diz respeito à comida andaluza.
El Patio de Mariscal, na Calle Virgen de los Dolores, é um muito recomendável, juntamente com o restaurante El Cortijo, localizado na Calle Remedios. As tapas espanholas são algo que também deve ser experiment ado se quiser explorar a identidade gastronómica de Marbella. No caso de decidir fazê-lo, aconselho-o especialmente a provar tudo o que inclua azeitonas cultivadas na região da Andaluzia, bem como todas as sandes de presunto ibérico neste tipo de bares e tabernas.
8. Faça uma excursão aos arredores da cidade
Os arredores de Marbella são tão turísticos e bonitos que uma viagem até eles é definitivamente uma obrigação quando se visita a cidade por tempo suficiente para não perturbar a logística da viagem.
Ronda, uma cidade situada no cimo de uma montanha na Serra Branca, é um dos destinos mais importantes para este tipo de excursões. É uma comunidade muito antiga com uma praça de touros com mais de 250 anos e uma famosa ponte de pedra que atravessa o abismo de um desfiladeiro conhecido localmente como El Tajo.
El Caminito del Rey com o seu percurso pedestre que também atravessa um terreno montanhoso com os seus próprios desfiladeiros e pontes suspensas é outro dos destinos mais importantes das excursões de um dia que partem de Marbella. A cidade de Estepona, situada a cerca de 30 km de Marbella, é também outro destino popular para as excursões de um dia a partir de Marbella que visam permitir aos participantes explorar todas as facetas turísticas da Costa del Sol.
9. Passeio pelos parques urbanos da zona com os seus filhos
Durante uma viagem à Costa del Sol também é importante saber quais são as melhores coisas para fazer em Marbella com crianças e, curiosamente, esta é uma cidade com muitos parques urbanos. Estes apresentam-se como o entretenimento perfeito para uma família que procura que os seus filhos corram livremente durante algumas horas do dia e depois se concentrem em visitar as atracções turísticas da cidade.
Posso destacar com especial ênfase o Parque de la Constitución pelo facto de ser o maior de toda a cidade e pelo facto de estar bastante perto das praias que também podem entreter toda a família durante o resto do dia. Para além disso, existe o conhecido Parque de la Represa que, ano após ano, é nomeado como o melhor espaço público da Costa del Sol.
Este segundo local é caracterizado por um lago com patos e um museu de bonsai. Existem também vários caminhos para os seus filhos correrem e brincarem. Existe mesmo um centro de ginástica rítmica no interior do parque, onde os habitantes locais participam em actividades de animação desportiva.
10. Aproveite a oportunidade para fazer compras em alguns dos famosos mercados de rua de Marbella
Marbella, como tantos outros destinos mediterrânicos espanhóis, caracteriza-se por vários mercados de rua que estão abertos durante os fins-de-semana ou todos os dias durante a época turística. Isto é para que os artesãos locais possam vender os seus produtos às centenas de milhares de turistas que vêm a estas comunidades para desfrutar das suas praias e beleza arquitetónica.
Assim, os mercados de artesanato são montados por toda a cidade e nos arredores. No entanto, um dos mais famosos é o de Nueva Andalucía, que se realiza todos os sábados do ano, das oito da manhã até cerca das três da tarde. O mercado de artesanato de Puerto Banús é também uma boa alternativa, embora um pouco mais caro e um pouco mais luxuoso, e situa-se mesmo à saída da Plaza Antonio Banderas.
Na Golden Mile há também outra feira da ladra que tem muito sucesso durante os meses mais quentes do ano e é, portanto, uma das melhores coisas para fazer em Marbella durante o verão. É conhecida localmente como o "Mercadillo del Patio" ou o "Mercado da Milha Dourada". Se estas opções não forem suficientes, deve saber que existe uma feira da ladra ecológica que se realiza todos os meses, no terceiro sábado, na comunidade de La Campana, a cerca de 10 km de distância, no centro histórico de Marbella.