10 coisas para ver e fazer em Marbella no inverno

O inverno em Marbella esconde muitas actividades de entretenimento que vai adorar. Experimente a época mais fria do ano na zona mais fresca da Costa del Sol.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Marbella no inverno

Óculo de Marbella | Juanjo

Entre as melhores coisas para fazer em Marbella estão as actividades de inverno. Nem tudo é praia, sol e areia nesta bela cidade. Há outras coisas de que se pode desfrutar quando se visita Marbella.

Entre elas estão as actividades de interior, por isso recomendo que façapasseios gastronómicos e assista a espectáculos privados. Outras actividades ao ar livre incluem caminhadas e passeios de bicicleta. Durante as celebrações tradicionais, como o Natal ou o Carnaval, também pode sair e divertir-se com os habitantes locais, mesmo que seja inverno. Está preparado para isso?

1. Caminhar ou andar de bicicleta ao longo do Paseo Marítimo em Marbella

Passeio marítimo de Marbella| ©Javier Vinals
Passeio marítimo de Marbella| ©Javier Vinals

Os melhores passeios que se podem fazer em Marbella são a pé ou de bicicleta. Durante o inverno, não é muito aconselhável nadar nas praias de Marbella.

As temperaturas podem ser muito altas em alguns dias, por isso a minha recomendação é um passeio ao longo do Paseo Marítimo de Marbella. Se gosta de caminhadas, convido-o a vestir a sua roupa desportiva e os seus sapatos mais confortáveis. Desta forma, poderá percorrer os15 quilómetros que compõem o Paseo Marítimo. Aí poderão respirar o cheiro do mar e apreciar a bela vista.

Prepare-se para receber a brisa no rosto e relaxar de manhã ou à tarde. Outra forma de percorrer o Paseo Marítimo éalugar uma bicicleta em Marbella. Não é preciso ser um ciclista experiente para pedalar, o importante é desfrutar da paisagem e do ambiente.

Além disso, com uma bicicleta pode fazer o passeio um pouco mais rápido e depois continuar a explorar Marbella. No caso de não saber andar de bicicleta, também pode alugaruma e-bike e até scooters eléctricas. Há muitas opções à escolha para passar um bom bocado com actividades tão simples como um passeio pelo Paseo Marítimo.

Detalhes interessantes

  • Preço: o aluguer de uma bicicleta custa em média 15 euros.
  • Duração: pode alugar uma bicicleta por 1 hora ou mais.
  • Meio de transporte: este tipo de empresas oferece bicicletas, e-bikes e trotinetes eléctricas.

Alugar uma bicicleta em Marbella

2. Assistir a um espetáculo de flamenco se o tempo estiver demasiado frio

Bailarina de flamenco| ©Kazuo ota
Bailarina de flamenco| ©Kazuo ota

Os eventos privados em recintos fechados são também uma boa opção durante o inverno.

Embora não seja muito comum, pode chover um dia durante a visita a Marbella nos meses de inverno. O flamenco é uma tradição musical muito apreciada na Andaluzia, especialmente nos seus portos. Quando estiver em Marbella, convido-o a assistir a umespetáculo de flamenco antes de partir.

Além disso, se estiveres à procura decoisas para fazer em Marbella à noite, estes eventos são a melhor opção. Embora os artistas planeiem as suas actuações, muitas vezes dão-se permissão para improvisar. É por isso que se diz que todos os espectáculos são únicos e irrepetíveis.

Se já decidiu ir a um destes espectáculos, lembre-se de que há muitos locais na cidade que pode visitar. Um deles é The Farm, onde pode entrar e passar uma noite fantástica a beber a sua bebida favorita e a assistir a um espetáculo de flamenco gratuito. Outra opção popular é a Taberna El Bordón Marbella.

3. Faça um tour privado de vinho e tapas em Ronda a partir de Marbella

Vinho e tapas| ©Racool_studio
Vinho e tapas| ©Racool_studio

Se estiver interessado em provar a gastronomia de Marbella, recomendo reservar uma aventura de tapas em Marbella. Este tipo de passeio é um passeio a pé pela cidade velha.

É ideal quando as temperaturas são mais frescas, uma vez que todas as paragens são feitas em quatro bares ou restaurantes fechados. Com um passeio de tapas em Marbella irá apreciar as ruas de pedra e o seu guia irá contar-lhe a história e factos curiosos sobre esta cidade. Além disso, pode fazer parte de uma tradição de Marbella. Tapas éum aperitivo tradicional espanhol servido com uma bebida.

Este passeio pode ser feito com um grupo de no máximo 10 pessoas e acompanhado por um guia local. Se o fizer, não terá de pesquisar quais os bares a que deve ir, uma vez que o seu guia o levará diretamente aos melhores locais.

No entanto, se quiser fazer o passeio por conta própria, recomendo que faça alguma pesquisa antes de partir. A minha recomendação é que se dirija ao beco entre a Plaza de la Victoria e a Calle Fortaleza. Aí encontrará autênticos bares de tapas, como oBar el Estrecho e a Taberna Tierraranda. Também pode ir até à Calle Pantaleón e entrar no bar que lhe chamar a atenção.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita guiada de tapas tem um custo médio de 80 €.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.

Reservar uma aventura de tapas em Marbella

4. Festejar o Natal em Marbella

Luzes de Natal em Marbella| ©Hernán Piñera
Luzes de Natal em Marbella| ©Hernán Piñera

Entre as coisas que se podem fazer com as crianças em Marbella, especialmente em dezembro, está a celebração do Natal. Em Marbella há muitas actividades e uma delas é apreciar o canto de canções de Natal na Cidade Velha.

Por vezes, há um concurso organizado pela Associação de Comerciantes e Profissionais da Cidade Velha de Marbella. Também recomendo que passeie por esta zona da cidade paraver as luzes de Natal. De toda a Andaluzia, esta zona de Marbella é normalmente a mais bem decorada.

Além disso, graças ao facto de as temperaturas aqui não serem extremas, pode usar uma roupa descontraída sem casacos pesados. Outro plano que deve incluir é um jantar de Natal num dos hotéis ou restaurantes de Marbella. Aí poderásaborear pratos típicos da Andaluzia para esta época do ano. Entre eles, camarões grelhados, ovos recheados, amêijoas, vichyssoise e o incomparável peru recheado.

5. Festejar a passagem de ano em Marbella

Fachada da Câmara Municipal| ©Ayuntamiento de Marbella
Fachada da Câmara Municipal| ©Ayuntamiento de Marbella

Tal como se pode celebrar o Natal em Marbella, também se pode celebrar a passagem de ano e dar as boas-vindas ao novo ano. Como a cidade é muito pequena, será fácil fazer parte da celebração dos habitantes locais. Se gostar da ideia, recomendo-lhe que vá à Plaza de los Naranjos, no centro da cidade.

Este é um ponto de encontro onde os habitantes locais se reúnem tradicionalmente nesta data. Recomendo que vá pelo menos uma hora antes com a sua garrafa de cava ou um cacho de 12 uvas. Desta forma, poderá participar num costume local e fazer os seus desejos de Ano Novo.

Será acompanhado por música ao vivo e por habitantes locais que, tal como você, observam ansiosamente o relógio da Câmara Municipal. Antes desta atividade, pode jantar num dosrestaurantes próximos deste ponto de encontro. Para além de um jantar delicioso, pode experimentar chocolate quente e churros para um lanche.

Se preferir um plano mais íntimo e descontraído, recomendo-lhe que jante num restaurante ou clube de luxo.Olivia Valere é um clube de praia onde pode passar uma noite inesquecível. Os seus jantares clássicos de Ano Novo incluem normalmente pratos como trufas, carpaccio e borrego. Outra opção é ficar num hotel de luxo, como o Marbella Club. Normalmente, durante esta época, oferecem promoções que incluem uma festa e um jantar de Natal.

6. Celebrar o Dia de Reis

Cavalgada dos Reis Magos| ©David Álvarez López
Cavalgada dos Reis Magos| ©David Álvarez López

No dia 6 de janeiro, tal como no resto de Espanha e noutros países, celebra-se o Dia dos Reis Magos. Se estiveres em Marbella, convido-te a participar nesta celebração. A atividade principal é a procissão dos Reis Magos pelas ruas da cidade.

Estas pessoas fantasiadas atiram doces aos espectadores e distribuem bênçãos. Esta atividade é mais conhecida como o Desfile dos Reis Magos. Este evento é organizado pela Câmara Municipal e pode mudar todos os anos. Por vezes, os reis andam à volta da cidade, como já referi.

No entanto, noutras edições, é preparada uma exposição estática. Nesses casos, recomendo quese desloque ao local do evento. Aí poderá ver os carros alegóricos decorados e os Reis Magos. Estas actividades começam normalmente às 11 horas e prolongam-se até às 21 horas. Para ver estas decorações, é necessário fazer uma marcação prévia.

7. Desfrutar do carnaval em Marbella

Carnaval| ©Hush Naidoo Jade Photography
Carnaval| ©Hush Naidoo Jade Photography

O Carnaval é uma celebração que tem lugar no final de fevereiro, embora a data varie ligeiramente de ano para ano. Em Marbella, esta data significa também a despedida do inverno. Se quiser fazer parte desta celebração, saiba que verá muitos habitantes locais e turistas nas ruas.

As actividades em que se pode participar são organizadas pela Câmara Municipal de Marbella. As celebrações estendem-se por vários dias. Entre as coisas que se podem ver estão a apresentação do Dios Momo e a atuação de diferentes comparsas.

Estes e outros eventos são realizados no Teatro Ciudad de Marbella e é necessário comprar o bilhete na bilheteira para entrar. Além disso, em algumas praças há castelos insufláveis e diferentes barracas de comida, cortesia da Asociación Cultural Carnavalesca. Isto é ideal para as crianças e os seus pais se divertirem e comerem algo delicioso. Outro evento que vai adorar é oCarrossel de Carnaval.

Trata-se de um conjunto de carros alegóricos que percorrem toda a cidade e que, sem dúvida, é uma festa cheia dealegria e de decorações divertidas. Quando fores a Marbella não te esqueças de levar a tua máquina fotográfica para tirares as melhores fotografias. Não se arrependerá de participar em todos os eventos e actividades que se realizam em Marbella.

8. Visitar museus em Marbella

Museu Ralli de Marbella| ©Museo Ralli Marbella
Museu Ralli de Marbella| ©Museo Ralli Marbella

Embora se possa passear por Marbella durante o inverno, nos dias mais frios ou chuvosos é melhor ir a um museu para se abrigar do frio. Felizmente, esta cidade tem várias opções de que pode desfrutar.

É por isso que eu recomendo que você faça uma lista dos museus que você mais gosta para visitar enquanto estiver nesta cidade. Minha primeira recomendação é oMuseu Ralli Marbella. Este é o único dos cinco museus Ralli que está localizado na Europa. Aqui encontrarás peças valiosas de arte latino-americana.

Também pode visitar o Museo del Grabado Español Contemporáneo, onde descobrirá belas exposições de arte espanhola contemporânea. OMuseu Fred Friedrich é outra opção interessante na cidade, onde verá obras de arte de vanguarda. Se quiser explorar para além de Marbella, a menos de meia hora da cidade, encontrará o Museo del Molino. Neste museu, poderá conhecer a produção de aguardente no município de Ojén, onde se situa o museu. Apetece-lhe descobri-los?

9. Visitar os clubes noturnos de Marbella

Baile de discoteca| ©Dustin Tramel
Baile de discoteca| ©Dustin Tramel

Como disse no início, as actividades de interior são ideais durante o inverno. É por isso que não pode perder uma visita às discotecas de Marbella. A vida nocturna desta cidade é mundialmente famosa e no inverno também. Embora durante estes meses a afluência de turistas seja muito menor, não deixa de ser uma atividade que pode incluir na sua visita.

Alguns dos clubes noturnos de Marbella oferecem festas de luxo onde se podem ver até celebridades e famosos. Pode ir a discotecas como a Pangea, onde não só desfrutará da música e da dança, mas também da bela vista para o mar. Se quiser divertir-se com um bom DJ, recomendo-lhe que visite o Aqwa Mist.

Pensa bem no tipo de festa que gostarias de frequentar, pois alguns locais também oferecem uma área VIP. Encontrará discotecas que até têm banheiras de hidromassagem. A lista de sítios a que pode ir é extensa. Alguns deles são Seven Puerto Banus, La Clave Discoteca Latina e La Suite Marbella.

10. Uma noite de karaoke em Marbella

Karaoke| ©Abstral Official
Karaoke| ©Abstral Official

Se passar a noite numa discoteca não é a sua praia e não quer apanhar frio, recomendo-lhe que passe uma noite de karaoke em Marbella. Esta é uma atividade ideal, especialmente se for com amigos e quiser passar um momento diferente. Um dos locais mais famosos para esta atividade é o Crystal's Karaoke, situado em Puerto Banus.

Aqui podes passar a noite inteira a cantar até às 4 da manhã, muito perto do mar. No entanto, recomendo que tenhas em conta que tens de reservar uma mesa com antecedência.

Outras opções igualmente boas são o Rolling bar Karaoke e o Azabache Karaoke Bar. Nestes locais, para além de cantar, também é possível beber um bom vinho e uma cerveja, acompanhados de deliciosas tapas. É um plano simples, mas divertido, que certamente irá adorar.

Como é a afluência de turistas a Marbella no inverno e como são os preços?

Centro Histórico de Marbella| ©Lynn Vdbr
Centro Histórico de Marbella| ©Lynn Vdbr

A época mais baixa em Marbella é precisamente durante os meses de inverno. De dezembro até ao início de março, os habitantes locais e as ruas estão menos movimentadas.

A principal razão para isso é que a água nas praias é muito mais fria durante estes meses. Por conseguinte, actividades como desportos aquáticos, festas na praia ou passeios de barco não são normalmente realizadas, especialmente durante os meses mais frios.

No entanto, Marbella continua a ser um bom destino turístico, pelo que recomendo que visite esta cidade porque, como as multidões são menores,os preços baixam, precisamente para atrair mais turistas. Ficar num hotel ou mesmo apanhar um voo para Marbella é muito mais barato do que noutros meses do ano. É por isso que recomendo que visite esta cidade nesta altura do ano.

Como é que está o tempo em Marbella no inverno?

inverno na praia| ©Dan_Park
inverno na praia| ©Dan_Park

Durante os meses de inverno, as temperaturas em Marbella variam entre os 11 °C e os 17 °C. Esta é a altura mais fria do ano, mas ainda assim é muito quente.

De facto, muitos espanhóis preferem passar o inverno nesta cidade para se protegerem do frio. Apesar de ser uminverno quente, pode haver chuvas diferentes, por isso é melhor estar preparado para isso. Nestes meses, pode caminhar e andar normalmente sem ter de se agasalhar. No entanto, não recomendo nadar nas praias, uma vez que a água é muito mais fria, mas nada o impede de desfrutar da brisa, embora esta o possa fazer sentir mais frio do que pensa.