11 coisas para fazer em Menorca em março

Surf, praias virgens, tesouros gastronómicos e muita natureza. Poderá desfrutar de tudo isto e muito mais se viajar para Menorca em março.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 8 minutos

11 coisas para fazer em Menorca em março

Menorca | ©Kaj Schmidt

Nesta altura do ano, Menorca tem as condições ideais para que possa desfrutar ao máximo da sua estadia na ilha, porque ainda não está demasiado calor e não há um grande número de turistas. Além disso, viajar para Menorca em março dar-lhe-á a oportunidade de fazer planos que não poderia fazer em qualquer outra altura do ano. Está pronto para descobrir tudo o que Menorca tem para oferecer em março? Aqui vamos nós!

1. Aproveite as marés de fim de inverno e faça surf!

O surf em Menorca| ©Víctor Bautista
O surf em Menorca| ©Víctor Bautista

O inverno é sinónimo de marés mais fortes, o que significa uma ondulação muito mais agressiva nas costas de todas as praias europeias, do Báltico ao Mediterrâneo.

No entanto, esta situação pode ser muito favorável para quem gosta de surfar, já que as praias do norte e do sul de Menorca permitem desfrutar de condições que só existem nesta época do ano. Além disso, em março a temperatura da água ésuficientemente quente para que não se sinta o frio do inverno ao surfar, mas ainda há a ondulação necessária para um dia de desporto único.

Desfrutar de outras actividades aquáticas

Menorca é um paraíso para as actividades aquáticas e março, como ainda não é época alta, pode ser a altura ideal para as praticar:

Reservar um passeio de barco em Menorca

2. Aproveite o facto de haver menos turistas para fazer um passeio pelas suas cidades

Porto de Ciutadella| ©Jaume Escofet
Porto de Ciutadella| ©Jaume Escofet

A cidade velha da cidadela de Menorca é um dos lugares que não pode faltar no seu itinerário de coisas para fazer em Menorca em março. Situa-se na costa ocidental e o seu belo porto costuma ser o protagonista da maioria dos postais vendidos aos turistas desta ilha balear.

Recomendo que passeiem pelas suas ruas para conhecerem a verdadeira essência do lugar. Ao mesmo tempo, isso não será uma dor de cabeça, pois o facto de ter escolhido março para a sua viagem significa que estará praticamente sozinho com os habitantes locais, que são internacionalmente conhecidos pela sua calorosa hospitalidade.

A capital da ilha, Mahon, é outra parte imperdível da sua viagem de março a Menorca, pois é o segundo maior porto natural do planeta. A arquitetura do local é de sonho e, se fores um apaixonado pela história, irás reparar em pormenores que ficaram da época em que foi o segundo estaleiro britânico construído para além das suas fronteiras geográficas.

Recomendo que reserve uma visita guiada a Mahon para não perder nada.

Reservar uma visita guiada a Mahon

3. Descobrir o maior número possível de praias virgens

Praia de Menorca| ©Nicolas Vigier
Praia de Menorca| ©Nicolas Vigier

Se tenciona passar o mês de março em Menorca, tem de incluir nos seus planos uma visita a algumas das praias virgens que abundam por toda a ilha. Como a ilha é uma Reserva da Biosfera protegida, pode encontrar locais paradisíacos tanto no norte como no sul da ilha.

É provável que a maioria das praias **esteja vazia ou quase vazia,**uma vez que esta é a época baixa para os turistas. Isto é ideal para as desfrutar ao seu próprio ritmo.

Se quiser visitar o maior número possível de enseadas, recomendo dois planos:

Reservar um passeio de barco pelas enseadas do norte

4. Provar os produtos das quintas tradicionais da ilha

Queijo de Mahón| ©manuel m. v.
Queijo de Mahón| ©manuel m. v.

Tal como a carne da Vedella Vermella é um protagonista gastronómico da ilha, também os queijos o são. Mais concretamente, o queijo de Mahón é conhecido em todo o país pela sua qualidade, bem como pela sua textura e sabor peculiares.

Felizmente para si, março em Menorca é também sinónimo de poder aproveitar a libertação direta destes queijos das caves de maturação nas quintas locais, uma vez que estes locais estiveram ocupados durante todo o inverno com os queijos curados e semi-curados. E se gosta não só de ver, mas também de fazer e aprender,reservar um workshop de queijo de Mahón pode ser uma experiência altamente recomendada para si.

Reservar um workshop de queijo de Mahón

5. Percorrer o Camí de Cavals a pé ou de 4x4

Ao longo do Camí de Cavalls| ©Damià Vinent Olives
Ao longo do Camí de Cavalls| ©Damià Vinent Olives

Em março é possível dar a volta à ilha a pé, graças ao Camí de Cavalls,um percurso de 185 km que percorre toda a costa, passando por zonas agrícolas, praias, enseadas, zonas húmidas e ravinas. É aconselhável levar água e alimentos.

Além disso, uma toalha será muito útil, pois é muito provável que esteja interessado em tomar banho numa das praias cativantes ao longo do percurso. A ausência de turistas e oequilíbrio entre sol e temperaturas moderadas também tornarão a experiência de caminhar pelo Camí de Cavals inesquecível. Acima de tudo, o conforto que sentirá ao longo do percurso influenciará a sua capacidade de continuar a caminhar e descobrir muitas mais paisagens num só dia.

Percorrer os trilhos num jipe

Esta fantástica rota de Menorca também pode ser feita num jeep safari. A adrenalina é garantida ao percorrer as estradas rurais desta zona e desfrutar de alguns dos melhores pores-do-sol da ilha. Atreve-se?

6. Celebrar o Dia das Baleares

Dia das Ilhas Baleares| ©ZoeD
Dia das Ilhas Baleares| ©ZoeD

Se começar o mês de março em Menorca, terá a oportunidade de celebrar o Dia das Baleares em qualquer ponto da ilha.

Com início no dia 1 de março e prolongando-se por pelo menos mais uma semana, esta é uma data que comemora a criação do estatuto de autonomia destas ilhas mediterrânicas sob jurisdição espanhola. As actividades disponíveis vão desde eventos culturais nas praças e museus das diferentes vilas e cidades minhotas, atéoutras celebrações privadas em restaurantes e hotéis.

É uma excelente oportunidade para festejar e para fazer um bom percurso gastronómico pela oferta menorquina.

7. Provar a carne de Vedella Vermella, um tesouro gastronómico

Carne de Vedella Vermella| ©jgargallo
Carne de Vedella Vermella| ©jgargallo

A variedade gastronómica é um dos aspectos distintivos da cultura de Menorca, e a carne de Vedella Vermella é uma parte fundamental do universo culinário deste canto das Ilhas Baleares. Planear uma visita a Menorca em março é uma excelente oportunidade para provar pratos que incluem esta carne de vitela em diferentes variações e cortes. Durante este mês,é organizado um festival gastronómico no qual participam diferentes restaurantes da ilha. Além disso, em geral, é um tema que está na boca de toda a gente quando se trata de decidir o que comer durante este mês do ano.

8. Ir ao Mirador del Toro

Foto de Monte Toro| ©Heather Cowper
Foto de Monte Toro| ©Heather Cowper

Outro ponto obrigatório para a sua visita de março a Menorca é tentar chegar ao miradouro Mirador del Toro, situado no ponto mais alto da ilha, a 358 metros acima do nível do mar.

Este local oferece vistas panorâmicas de Menorca e, mesmo que o céu esteja limpo, poderá ver a ilha vizinha de Maiorca. Uma vez terminada a sua visita, pode apanhar o carro para ir até Binibèquer Vell,uma aldeia muito autêntica que se destaca pela arquitetura dos seus edifícios baseados nas casas tradicionais dos pescadores de Menorca. Todas as paredes são brancas, e o alojamento e a gastronomia abundam nesta zona da ilha.

O melhor de tudo é que, ao escolher o mês de março em Menorca como data de viagem , não terá de fazer fila para almoçar e não terá de se preocupar em fazer reservas com muita antecedência nos hotéis da zona.

9. Organizar uma visita à Cova d'en Xoroi

Pôr do sol em Menorca| ©Chris Combe
Pôr do sol em Menorca| ©Chris Combe

Em Cala de Porter, situada no sul da ilha, encontra-se a Cova d'en Xoroi, uma gruta natural formada no interior de um penhasco que recebeu o nome de um pirata que nela se refugiou durante décadas. É um lugar bastante turístico, pelo que chegar lá de carro não será um problema, poishá muita sinalização. A gruta é também uma das discotecas mais emblemáticas de Menorca, e em março terá um pouco mais de liberdade para a desfrutar ao máximo com todos os seus companheiros de viagem.

Faz bastante frio, especialmente durante as noites de janeiro a março, porque o vento sopra diretamente da falésia, por isso é melhor prevenir qualquer desconforto trazendo um casaco de reserva.

10. Conhecer as origens históricas da civilização de Menorca na Naveta des Tudons

Naveta des Tudons| ©Sole Perez
Naveta des Tudons| ©Sole Perez

É um pouco insólito, mas se gosta de sair da rotina e conhecer esses cantos não convencionais de um lugar, então a Naveta de Tudons é o lugar perfeito para si.

Ao mesmo tempo, o mês de março faz com que seja um lugar ideal para o seu itinerário de viagem, já que as temperaturas moderadas não causarão os picos de calor que os turistas costumam sentir neste canto da ilha. Consiste num monumento funerário e, por mais estranho que possa parecer, éum dos sítios pré-cristãos mais importantes deste canto da Europa.

Na verdade, este local é tão valioso que, ao estar lá em março em Menorca, visitando as ruínas, estará a apoiar um local que está a ser avaliado como Património Mundial.

11. Acompanhe as procissões da Semana Santa que abundam nas aldeias da ilha

Semana Santa em Menorca| ©Stuart Moss
Semana Santa em Menorca| ©Stuart Moss

Se estamos a falar de probabilidades, é um pouco mais provável que a Semana Santa caia no final de março em Menorca.

Isto significa que as irmandades católicas presentes na ilha realizarão as suas respectivas procissões na maioria das aldeias da zona, de norte a sul e de este a oeste, pelo que, se for do seu interesse, poderá assistir a estas tradições deorigem medieval e que são uma perspetiva bastante justa do que significa esta semana de catolicismo para a população local.

Porque é que março é a altura ideal para visitar Menorca?

Tarde em Menorca| ©lhourahane
Tarde em Menorca| ©lhourahane

Por outro lado, todas as recomendações desta lista são viáveis e convenientes para si devido às condições que se apresentam durante este mês para o turismo em Menorca. E, como tudo nesta vida, há alturas mais apropriadas do que outras para tomar decisões. Assim, março em Menorcadestaca-se como a sua melhor opção entre outras épocas do ano devido aos seguintes factores:

  • O clima na altura: provavelmente está a pensar que, como ainda é inverno, é uma má ideia. Mas a realidade é que a água nessa zona do Mediterrâneo já aqueceu o suficiente para ser bastante agradável, e o sol persistente das Baleares mantê-lo-á confortável sem ter de sofrer as temperaturas extremamente elevadas do verão.
  • O número de visitantes: talvez este seja o ponto decisivo, pois março em Menorca é sinónimo de poder desfrutar de todas as actividades que a ilha oferece sem ter de suportar os grandes grupos de turistas que inundam as ruas e as praias no pico do verão.
  • Reduz o seu orçamento: os preços das passagens aéreas e das reservas de hotel são mais baratos na época baixa. Assim, ao programar a sua viagem para março em Menorca, terá à mão poupanças significativas em comparação com o planeamento de uma viagem idêntica em julho ou agosto.