10 coisas para fazer em Menorca em abril
Embora esta encantadora ilha das Baleares seja um local de eleição para milhares de turistas nos meses de verão, a visita durante a primavera oferece actividades únicas para desfrutar.
O mês de abril marca o início da primavera na ilha mais oriental deste arquipélago mediterrânico. Durante este período, as esplanadas dos restaurantes e cafés começam a renascer em todo o seu esplendor graças à subida das temperaturas e a um clima muito mais ameno do que as baixas temperaturas do inverno ou o calor sufocante do verão.
Este clima agradável e a vantagem de ter menos turistas durante esta época do ano do que no verão tornam este mês do ano particularmente atrativo. Para além de todas as actividades habituais para ver e fazer em Menorca, existem algumas actividades que são particularmente recomendáveis durante este mês. Gostaria de as descobrir?
1. Passear à volta da ilha pelo Camí de Cavalls (Caminho dos Cavalos)
Embora esta atividade possa ser realizada durante todo o ano, a minha recomendação é que , se viajar para Menorca em abril, aproveite para reservar um passeio a cavalo pelo Camí de Cavalls, pois é a melhor altura para o conhecer. Trata-se de um antigo trilho de 185 quilómetros que circunda toda a ilha de Menorca e que atualmente é umpercurso com 20 troços de entre 5 e 13 quilómetros, com diferentes graus de dificuldade e que pode ser percorrido a cavalo, de bicicleta de montanha ou simplesmente a pé. O que o torna especial em abril? Principalmente o seu clima agradável. Durante este mês, podemosencontrar temperaturas óptimas que nos permitirão fazer todo o percurso em cinco ou sete dias. Além disso, em abril também se pode ver a floração dos bosques e prados ao longo do percurso.
O que ver no Camí de Cavalls?
- As suas mais de 50 enseadas.
- As florestas da Albufera des Compte.
- Antigas fortalezas, como a torre de Alcalfar.
- Faróis como o de Punta Nati.
- A entrada para as encantadoras localidades de Maó e Ciutadella.
A sua origem não é totalmente clara, mas diz-se que foi construído durante o século XIV como um sistema de defesa em que os soldados a cavalo podiam proteger todo o perímetro da ilha.
2. Descobrir belas paisagens a partir do mar em caiaque
Com temperaturas talvez não suficientemente quentes para dar um mergulho, mas suficientemente toleráveis para reservar um passeio de caiaque, andar de caiaque nesta altura do ano tem também a vantagem de não haver tantas pessoas no mar.
Aprática de caiaque em Menorca é, sem dúvida, uma experiência inesquecível, razão pela qual existem tantas actividades de caiaque e snorkel na ilha.As****suas águas cristalinas e pouco profundas e a diversidade paisagística que a costa oferece, com grutas, pequenas baías, falésias e lugares pouco tocados pelo homem, fazem do caiaque uma atividade ideal para admirar a natureza respeitando o meio ambiente.
As excursões de caiaque mais recomendadas em Menorca
- As grutas da enseada de Porter, em Alaior.
- A enseada de Sa Torreta no Parque Natural de S'albufera des Grau.
- A baía de Fornells.
- A praia arenosa de Mongofre.
3. Conheça todas as praias possíveis
Embora nesta altura do ano a temperatura da água não seja a mais agradável para nadar, se estiver num dia solarengo de primavera ou se for um desses corajosos nadadores de águas frias, esta será a altura ideal para mergulhar numa das mais de 100 praias da ilha ou para reservar um passeio de barco pelas enseadas de Menorca.
Estas belas praias, a maioria das quais é considerada uma das mais bem conservadas do Mediterrâneo, oferecem uma grande diversidade de paisagens. No norte, encontram-se as praias de areia vermelha, mais difíceis de aceder e, por conseguinte, mais bem conservadas.
No sul, as areias brancas e as águas cristalinas, preferidas pelos turistas durante os meses de verão. Também podepassear por uma destas praias sem ter de dar um mergulho para contemplar as melhores enseadas de Menorca, ou ficar até ao pôr do sol num ambiente tranquilo e sem turismo de massas.
4. Tomar um banho de música no Festival de Jazz de Menorca
Todos os anos, na primavera, diferentes fóruns em Ciutadella, Maó e noutras cidades da ilha acolhem uma variedade de artistas de jazz locais e internacionais.
Concertos, bailes, masterclasses, conferências, workshops e projecções de filmes e documentários são apenas algumas das variadas actividades oferecidas por este festival.
Informações práticas
- Onde: em vários teatros e locais em toda a ilha, tanto no interior como no exterior.
- Preço: depende do espetáculo, mas normalmente são muito baratos.
5. Inscrever-se para os espectáculos no teatro Maó
Só uma visita a este belo teatro, uma joia arquitetónica do século XIX, já é por si só um espetáculo.
O Teatro Principal de Maó é conhecido por ser a casa de ópera mais antiga de Espanha.
De desenho clássico italiano e com a sua caraterística forma de ferradura, acolhe a temporada de teatro da primavera entre março e maio. Para além de ser um dos principais locais do festival de jazz, a temporada de primavera do teatro apresenta todos os anos uma oferta variada deópera, dança, teatro, música e, para os mais novos, o tradicional festival de teatro infantil.
Informações práticas
- Onde: Costa Deià, 40.
- Preço: depende do espetáculo.
- Há visitas guiadas? Sim, e são oferecidas pelo próprio teatro para que se possa conhecer a sua história e arquitetura.
- Para mais informações... Visite o sítio Web oficial do teatro.
6. Viva as tradições da Semana Santa
Se reservou uma viagem durante esta época do ano, é provável que possa testemunhar como se vive a Semana Santa em Menorca (embora alguns anos seja celebrada em março).
Nestas datas, poderá ver procissões nas ruas das principais povoações da ilha, acompanhadas por uma série de tradições locais que dão vida a esta importante comemoração do mundo cristão. Além disso, vir assistir a esta festa é a desculpa perfeita para visitar todas as atracções deCiutadella, uma cidade que vale bem a pena visitar.
Tradições mais importantes da Páscoa em Menorca
- A procissão do Santo Enterro em Mahón: realiza-se todas as sextas-feiras e nela é possível ver os diferentes grupos religiosos e percorrer os pontos mais emblemáticos da cidade acompanhados de música e cânticos religiosos.
- Matances des Bujots: é uma tradição pagã que se celebra em Ciutadella. Consiste em pendurar bonecos de figuras públicas, geralmente da classe política, nas ruas para que sejam alvo de tiros simbólicos como castigo pelas suas más práticas.
7. Percorrer as aldeias de Menorca de carro
Esta época do ano, em que a ilha está mais calma devido ao menor número de visitantes, é a altura ideal para experimentar o ritmo de vida tranquilo ou a vida lenta que se respira nas diferentes aldeias de Menorca.
Em apenas um dia é possível percorrer esta pequena ilha e conhecer a maior parte das suas pitorescas povoações, uma vez que a distância entre os pontos mais extremos não ultrapassa os 60 quilómetros. Mergulhe nos encantos que cada povoação tem para oferecer, interaja com as gentes locais,visite os centros históricos, museus, lojas, cafés e os típicos mercados de rua que costumam ser montados todas as semanas no centro de cada povoação, onde pode comprar artesanato e produtos gastronómicos caraterísticos da ilha.
8. Participar na prova de corrida e no duatlo
Com a sua orografia, bom clima e grande ambiente, o desporto tornou-se uma atração em Menorca.
Atletas e entusiastas locais e estrangeiros participam em algumas das provas que se realizam em abril. Se gosta de correr 5 ou 10 quilómetros, meia maratona oucombinar corrida com ciclismo, pode encontrar três provas interessantes durante o mês de abril. Também pode simplesmente vir e experimentar a atmosfera especial que as rodeia.
- A corrida Corre Mô: uma corrida popular de cinco e dez quilómetros organizada pela Câmara Municipal de Maó.
- A Meia Maratona de Fornells: para os corredores mais avançados. Há também uma corrida de dez quilómetros para os atletas menos exigentes.
- O duatlo da cidade de Alaior: também para os atletas mais experientes. Esta competição tem diferentes categorias consoante as distâncias.
9. Conheça a gastronomia de Menorca na Feira de Arrels
No final de cada mês de abril, realiza-se em Maó a Maó Arrels, a feira dos produtos locais e da gastronomia de Menorca.
Reúne os mais reconhecidos chefes locais e internacionais, assim como expoentes da produção artesanal, para mostrar ao mundo a riqueza da cozinha menorquina. Pode encontrar:
- Agricultores que cultivam variedades ancestrais de frutas e legumes.
- Produtos como o azeite, os melhores queijos da ilha, vinhos locais de carácter mediterrânico e outros tesouros gastronómicos da ilha.
- Sessões de cozinha ao vivo.
- Degustações.
- Ateliers de cozinha para crianças.
Informações práticas
- Onde: Parque de feiras de Maó-Menorca.
- Quando: Último fim de semana de abril.
- Horário: sábado das 10 às 21 horas e domingo das 10 às 19 horas.
- Duração: dois dias.
- Para continuar a desfrutar... Descubra os melhores restaurantes de Menorca.
10. Aprecie a riqueza gastronómica da ilha
Em Menorca, em abril, os restaurantes mais próximos da costa começam a preparar-se para a época de verão , abrindo as suas esplanadas com vista para o mar.
A gastronomia da ilha é variada, de origem rural e com fortes influências de várias culturas. Combina a cozinha pastoril, agrícola e piscatória, resultando numa variedade de pratos de peixe, enchidos, carne e marisco. A não perder:
- A caldereta de langosta.
- Oliagua, uma sopa de legumes, azeite e ervas aromáticas.
- Perdiz guisada com couve.
- O famoso queijo de Mahón, reconhecido mundialmente pela sua denominação de origem.
- Os doces típicos da Páscoa e a tradicional Formatjada, uma tarte típica da região recheada com diferentes ingredientes.
O tempo em Menorca durante o mês de abril
De um modo geral, o tempo em abril é bastante agradável, com temperaturas a rondar os 18 graus Celsius durante o dia.
No entanto, é importante ter em conta que o tempo é bastante instável durante esta altura, por isso prepare-se para alguns dias frios ou para uma chuva ocasional. Por isso, não te esqueças de levar um casaco ou um mackintosh na tua mala.
Preços em Menorca durante o mês de abril
O mês de abril ainda é considerado época baixa, principalmente devido ao facto de o afluxo de turistas ser consideravelmente menor do que no verão.
Isto tem a vantagem de poder conseguir preços muito mais baratos em alojamento, bilhetes de avião, aluguer de automóveis e talvez uma excursão oferecida pelos operadores turísticos locais. Mais uma razão para considerar visitar esta ilha encantadora nesta altura do ano.