Melhores aldeias de Sevilha
Embora Sevilha seja uma cidade onde nunca se fica sem planos, um passeio pelas aldeias circundantes é uma óptima maneira de completar a visita.
Sevilha é uma cidade com grande atração turística e uma das mais belas de Espanha. Mas a província da Andaluzia esconde muitos tesouros de grande beleza e interesse cultural que merecem ser visitados.
Se tiver uns dias extra na cidade de Sevilha ou se estiver a pensar em fazer um itinerário diferente, aqui fica uma lista de 10 aldeias perto de Sevilha que não pode perder durante as suas férias. Acompanha-me?
1. Carmona
Carmona é a aldeia mais popular nos arredores da cidade de Sevilha devido ao seu património artístico e cultural. De facto, o seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural graças às suas inúmeras igrejas, muralhas e palácios antigos.
Carmona fica apenas a meia hora da cidade de Sevilha e parece ter tudo. Está situada no cimo de uma colina, o que lhe conferiu uma grande importância estratégica na antiguidade. Como resultado, a história desta cidade sevilhana é marcada por várias civilizações, que deixaram a sua marca e criaram um estilo urbano completamente único. Basta passear pelas suas ruas para identificar casas de estilo mudéjar, renascentista e barroco e encontrar ruínas da época romana.
Há muito para ver e fazer em Carmona durante a sua visita, mas não pode perder o Alcázar del Rey Don Pedro, uma imponente fortaleza de origem árabe, a Necrópole Romana e o antigo bairro judeu da cidade.
Carmona é uma cidade encantadora com ruas estreitas, típicas da arquitetura andaluza, mas com séculos de história para descobrir em cada canto.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 35 quilómetros.
- Como lá chegar:
De autocarro: as empresas Monbus e Socibus fazem viagens em 30 minutos e o preço do bilhete começa em 3 euros por trajeto. De carro: demora apenas 30 minutos.
- Vai gostar...: Tem uma grande mistura de culturas e uma arquitetura incomparável.
2. Marchena
Marchena é outra maravilhosa cidade de Sevilha que não deve perder na sua visita à Andaluzia. Está situada a apenas 60 quilómetros de Sevilha e nela se encontram ruínas antigas e património religioso que merecem uma visita.
A particularidade da vila de Marchena é que o seu centro histórico está situado entre muralhas conservadas desde a época medieval, pelas quais se pode entrar por duas grandes portas que nos farão recuar no tempo: a Puerta de Sevilla, também chamada Arco de la Rosa, e a Puerta del Morón.
Além disso, as ruas de Marchena são um museu ao ar livre. Não perca as fachadas, varandas e portas das suas casas e mansões do século XVIII. As suas praças e fontes são obras de arte, por isso aproveitem para tirar fotografias originais.
Marchena é bela em cada canto, mas a joia indiscutível desta cidade é a sacristia da igreja de San Juan Bautista, que contém uma galeria com pinturas de Zurbarán. Os quadros deste famoso pintor espanhol foram expostos em Nova Iorque, Amesterdão e Paris, pelo que se pode imaginar a qualidade e o nível artístico da sua obra.
Para terminar a sua visita a Marchena, não se esqueça de subir ao miradouro da torre da Puerta de Carmona. As vistas são muito bonitas e poderá assistir a um pôr do sol como nenhum outro.
Informações úteis
- Distância de Sevilha: 62 quilómetros.
- Como chegar:
De comboio: pode chegar a Marchena de comboio, a partir da estação de Sevilha San Bernardo. O preço do bilhete começa em 8 euros por secção e a viagem demora cerca de **50 minutos.**De autocarro: o serviço de autocarro Monbus vai de Sevilha a Marchena em cerca de 1 hora e o preço do bilhete começa em **4 euros por secção.**De carro: a viagem demora cerca de 45 minutos.
- Vai gostar...: das suas muralhas bem conservadas e do seu património artístico.
3. Santiponce
A zona de Sevilha e os seus arredores foram uma importante região de povoamento do Império Romano. Se é um apaixonado pela história, recomendo-lhe que não deixe de ver tudo o que Santiponce tem para lhe oferecer.
Situada a apenas 13 quilómetros da cidade de Sevilha, esta localidade atrai milhares de turistas todos os anos, já que nela se encontram as famosas ruínas de Itálica, uma antiga cidade fundada em 200 a.C.
Chegar a Itálica a partir de Sevilha é muito fácil e permitir-lhe-á descobrir esta cidade antiga incrivelmente preservada, que inclui um anfiteatro, muralhas e várias habitações de época. Também é possível reservar uma visita guiada, a melhor maneira de descobrir este sítio único na região da Andaluzia.
O centro histórico de Santiponce é bastante pitoresco. De facto, alguns capítulos da série Game of Thrones foram filmados aqui. Também se pode visitar o mosteiro de San Isidoro del Campo, fundado no século XIII e com uma arquitetura completamente imponente.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 13 quilómetros.
- Como chegar:
De autocarro: a Damas autobuses faz este percurso em apenas 15 minutos e o preço do bilhete começa a partir de 2 euros por troço. De carro: demorará apenas 10 minutos a fazer este percurso. De visita guiada: definitivamente a melhor opção para visitar Santiponce e as ruínas de Itálica a partir de Sevilha. O preço de uma visita guiada de um dia começa em 30 euros.
- Vai gostar...: as suas grandes ruínas romanas.
4. Aznalcázar
Se está a pensar visitar Doñana a partir de Sevilha, provavelmente já ouviu falar da aldeia de Aznalcázar.
Nas margens do rio Guadiamar, esta pequena aldeia serve de ponto de partida para uma visita ao Parque Nacional de Doñana, uma das maiores reservas ecológicas da Europa. Este território é de grande importância, pois alberga muitas espécies em vias de extinção e é um ambiente fundamental para o movimento migratório de muitas aves. Recomendo-lhe que faça um passeio guiado de 4x4 por esta zona única da Andaluzia, onde conhecerá outro lado selvagem das aldeias de Sevilha.
Para além de poder desfrutar da tranquilidade, a aldeia também tem edifícios históricos como a Igreja de San Pablo e até os restos de uma antiga ponte romana. Se és fã da natureza e da arqueologia, não hesites em incluir Aznalcázar na tua visita a Sevilha.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 33 quilómetros.
- Como chegar:
De autocarro: a Damas autobuses faz este percurso em 40 minutos e o preço do bilhete é de 3 euros por troço. De carro: demorará apenas 30 minutos a fazer este percurso. De visita guiada: definitivamente a melhor opção para visitar Doñana durante o dia. O preço de uma visita guiada começa em 70 euros.
- Você vai gostar...: se você gosta de natureza e arqueologia.
5. Osuna
Osuna é considerada por muitos como uma das aldeias sevilhanas por excelência. Esta cidade está localizada a 80 quilómetros de Sev ilha e a 100 quilómetros de Málaga, o que a torna uma paragem perfeita num passeio de carro pela Andaluzia. Osuna é uma cidade com uma longa história, que se destaca principalmente por estar repleta de imponentes palácios barrocos e casas senhoriais, que recomendo que visite no seu percurso pela cidade.
Embora seja sempre um destino recomendado pela sua riqueza cultural e arquitetónica, nos últimos anos ganhou grande popularidade devido à sua aparição na série Game of Thrones.
Esta cidade está dividida em duas partes muito diferentes: a parte baixa, onde se podem visitar algumas praças, ruas espectaculares como a de San Pedro e fachadas muito bonitas; e a parte alta, onde se encontram monumentos muito importantes como o Convento de la Encarnación ea Colegiata.
Osuna também esconde um destino secreto muito especial: o Coto de las Canteras. Este sítio é também chamado de "Petra da Andaluzia", pois poderá contemplar uma majestosa fachada de pedra esculpida com um detalhe incrível.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 88 quilómetros.
- Como lá chegar:
De comboio: pode chegar a Osuna de comboio, a partir da estação de Sevilha San Bernardo. O preço do bilhete começa em 10 euros por secção e a viagem demora cerca de **uma hora e 15 minutos.**De autocarro: Monbus faz esta viagem em 1 hora e 15 minutos e o preço do bilhete começa em 6 euros por secção. De carro: demora uma hora.
- Você vai gostar...: se você gosta de ruínas antigas e arquitetura.
6. Estepe
Estepa éa aldeia sevilhana que cheira a canela. E provavelmente perguntar-se-á porquê. A fama da vila de Estepa deve-se principalmente à sua indústria de confeitaria de mantecados e polvorones. De facto, esta cidade é a primeira produtora espanhola deste tipo de doces de Natal e muitos turistas visitam a cidade todos os anos para visitar fábricas como La Colchona ou La Estepeña.
Mas para além da sua gastronomia, Estepa também tem muita história para descobrir e monumentos para visitar. Os seus 3.000 anos de história deixaram um legado muito valioso, como a sua antiga fortaleza e a torre Victoria, um dos maiores símbolos de Estepa e de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade e da zona rural de Sevilha.
Outros edifícios interessantes que merecem ser visitados são a Igreja de San Sebastián, a Igreja de Santa María e o Convento de Santa Clara, declarados Conjunto Histórico-Artístico em 1965.
Mas o maior prémio vai, sem dúvida, para o famoso Balcón de Andalucía, um miradouro situado no topo do Cerro de San Cristóbal que o deixará sem palavras.
Estepa fica a 110 quilómetros da capital da Andaluzia e é um dos lugares que deve incluir no seu próximo itinerário pelas aldeias de Sevilha.
Informações úteis
- Distância de Sevilha: 110 quilómetros.
- Como chegar:
De comboio: pode chegar a Osuna de comboio, a partir da estação de Sevilha Santa Justa. O preço do bilhete começa em 25 euros por secção e a viagem demora cerca de **uma hora e 30 minutos.**De autocarro: Monbus faz esta viagem em 1 hora e 45 minutos e o preço do bilhete começa em 8 euros por secção. De carro: demora uma hora.
- Vai gostar...: se lhe apetecer uma boa vista e a gastronomia local.
7. Ecija
Ecija é uma vila sevilhana a 85 quilómetros da capital andaluza, conhecida pela perfeita conservação da sua arquitetura de estilo barroco. A chamada "Cidade das Torres" está situada nas margens do rio Genil e é um lugar maravilhoso para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o passado romano e fenício da região.
Passear pelas ruas de Ecija significa deleitar os olhos com igrejas antigas com fachadas incríveis, visitar conventos e praças que são relíquias históricas. Não perca uma visita ao Convento de los Descalzos, à Iglesia Mayor de Santa Cruz ou à Casa Palacio de Palma.
Além disso, o Palácio Benamejí contém mosaicos perfeitamente conservados e a famosa estátua da Amazónia Ferida. Uma visita a não perder para os curiosos ou amantes da arte.
As tradições sevilhanas estão muito presentes em Ecija, o que a torna uma paragem ideal se desejar desfrutar de um espetáculo de flamenco ou testemunhar as antigas coudelarias, o património equestre da região andaluza.
Informações úteis
- Distância de Sevilha: 85 quilómetros.
- Como chegar:
De autocarro: a Damas autobuses faz este percurso em uma hora e o preço do bilhete começa em 5 euros por troço. De carro: demorará apenas 50 minutos a fazer este percurso.
- Vai gostar...: se quiser saber mais sobre o flamenco e os cavalos sevilhanos.
8. Utrera
Utrera é uma localidade que não pode deixar de visitar se quiser voltar às verdadeiras origens do flamenco andaluz. A apenas 30 quilómetros da cidade de Sevilha, encontra-se esta localidade de 50.000 habitantes onde se pode aprofundar ainda mais os costumes e tradições desta região espanhola.
A localidade de Utrera é também famosa pela criação do touro bravo e dos cavalos da região andaluza. É um lugar de total referência para os aficionados por estes temas.
Mas, para além disso, visitar Utrera é uma experiência que vale a pena apenas para desfrutar da beleza do seu centro histórico, também declarado Bem de Interesse Cultural, e das suas características ruas brancas.
Se passear por Utrera, não deixe de ver a Plaza del Altozano, o espaço urbano mais movimentado e ponto de encontro de todos os seus habitantes. Aqui se pode ver um pouco da vida local da vila, que também alberga vestígios dos séculos XVII e XVIII.
Mas a estrela de Utrera é, sem dúvida, o seu castelo, herança do seu passado de influência mourisca que ainda conserva algumas curiosas fortalezas para visitar.
Claro que Utrera também tem igrejas históricas, como a igreja de Santiago, e palácios para todos os gostos, como Vistahermosa ou a casa Surga.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 33 quilómetros.
- Como chegar:
De comboio: pode chegar-se a Marchena de comboio, a partir da estação de Sevilha San Bernardo. O preço do bilhete começa em 5 euros por troço e a viagem demora cerca de **20 minutos.**De autocarro: a Autocares Casal faz esta viagem em 50 minutos e o preço do bilhete começa em 2 euros por troço. De carro: só demorará 20 minutos a fazer esta viagem.
- Vai gostar...: se quiser conhecer uma das Aldeias Brancas de Sevilha e os seus monumentos.
9. Constantina
As aldeias de Sevilha também oferecem uma dose de natureza e tranquilidade. É o caso da vila de Constantina, um destino favorito dos sevilhanos para escapar e desconectar-se da cidade.
Constantina está localizada na Serra Norte de Sevilha, e suas ruas brancas são facilmente distinguidas entre a vegetação circundante. No centro da localidade encontra-se o Castelo, situado no meio de uma colina que se projecta no horizonte e que é um verdadeiro espetáculo.
Num passeio normal pelas suas ruas, encontrar-nos-emos rodeados de antigas casas senhoriais e mansões senhoriais. É por isso que o seu bairro histórico foi declarado Conjunto Histórico-Artístico. Recomendo uma visita ao Barrio de la Moreríaquando passares por Constantina, pois aqui poderás mergulhar no passado muçulmano que cria um contraste tão grande com a cultura espanhola.
Constantina é um paraíso para aqueles que desejam fazer caminhadas no campo. A zona de Castañar oferece muitas opções para diferentes níveis, tal como o Cerro del Hierro.
Finalmente, não perca uma visita à igreja de Nuestra Señora de la Encarnación, que se destaca pela sua torre de 55 metros de altura.
Por tudo isto e muito mais, não hesitem em visitar Constantina no vosso percurso pela cidade de Sevilha e pelas suas encantadoras aldeias.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 85 quilómetros.
- Como chegar:
De comboio: pode-se chegar a Marchena de comboio, a partir da estação de Sevilha San Bernardo. O preço do bilhete começa em 6 euros por troço e a viagem demora cerca de **20 minutos.**De autocarro: a Autocares Casal faz este percurso em 45 minutos e o preço do bilhete começa em 3 euros por troço. De carro: só demorará 20 minutos a fazer este percurso.
- Vai gostar...: se gosta de natureza, de caminhadas e de arqueologia.
10. Lebrija
No último lugar desta lista das melhores aldeias de Sevilha, encontramos Lebrija. Esta pequena localidade está situada no sul da província, fazendo fronteira com a cidade de Cádis, o que a torna numa localidade com um ambiente especial.
Muitos turistas visitam Lebrija apenas pelas ruínas do seu castelo mouro do século XI, mas só o facto de respirar o ambiente local e a sua cultura enraizada já vale por si só uma visita.
O seu bairro histórico distingue-se pelas suas belas casas senhoriais e todo o tipo de edifícios religiosos. Mas dentro das suas muralhas encontra-se a ermida de Santa María del Castillo, de estilo mudéjar perfeitamente conservado, já que praticamente não foi renovada desde a sua criação. Lebrija é famosa por ser a casa da irmã da famosa Giralda de Sevilha: La Giraldilla, que se destaca entre o relevo e as casas brancas, e foi construída no século XIII.
Os amantes do enoturismo certamente conhecerão esta cidade sevilhana pela popular adega González Palacios, cuja localização estratégica nas margens do rio Guadalquivir e a poucos quilómetros do mar a tornam perfeita para a produção do vinho branco da região. De facto, foi premiada como um dos 1.000 melhores vinhos do mundo.
Factos interessantes
- Distância de Sevilha: 66 quilómetros.
- Como chegar:
De comboio: pode chegar-se a Marchena de comboio, a partir da estação de Sevilha San Bernardo. Os bilhetes custam a partir de 8 euros por troço e a viagem dura cerca de **45 minutos.**De carro: o trajeto demora apenas 45 minutos.
- Vai gostar...: se é adepto do enoturismo.