10 coisas para fazer em Sevilha em abril
abril é a melhor altura para visitar a capital da Andaluzia. Em plena primavera, Sevilha veste-se a rigor para o início da sua impressionante Semana Santa e de tudo o que se lhe segue.
Sevilha explode literalmente com a chegada de abril. Se perguntarmos a qualquer sevilhano qual é a altura do ano que nunca perderia, é esta.
Todos os anos, no início de abril, a cidade de Sevilha começa a preparar-se para uma das mais importantes festas religiosas do planeta, a Semana Santa. Há poucos lugares no mundo onde se possa assistir a uma manifestação tão emotiva em todos os sentidos.
Os sevilhanos dedicam-se de corpo e alma a cada uma das actividades organizadas pela cidade. Podemos assegurar-lhe que se tiver a sorte de estar em Sevilha durante estes dias, levará consigo uma recordação indelével que ficará para o resto da sua vida.
1. Desfrutar de La Feria de abril
A Feira de abril de** Sevilha** realiza-secerca de duas semanas depois da Páscoa.
Tal como acontece com as festividades religiosas da Páscoa, muitas cidades andaluzas celebram a sua própria Feira de abril, que até se estendeu a outras capitais espanholas, como Barcelona, Madrid e Valência. No entanto, a Feria de abril de Sevilha continua a ser reconhecida por todos como a feira por excelência.
"A feira das feiras", há quem lhe chame, e a verdade é que têm razão. É difícil encontrar outro lugar onde se possa encontrar tanta arte, cor e alegria por metro quadrado
Sevilha e a sua Feira de abril seduzem até o mais "pintao", basta entrar no recinto Real, na zona de Remedios, e deixar-se levar pelo fluxo da "multidão", para perceber o ambiente único de festa que se respira.
Música, folclore e gastronomia por todo o lado. Tudo o que é necessário para passar um bom momento, é "La Feria".
Clique aqui e descubra todas as actividades que se realizam durante a Feria de abril em Sevilha
Provar o peixe frito em "La Noche del Pescaito Frito"
Não há dúvida de que o peixe frito é a estrela gastronómica da Feria de abril. Esta iguaria da cultura andaluza é tão importante para os sevilhanos que até tem a sua própria noite, e não é uma noite qualquer.
La Noche del Pescaito Frito (Noite do Peixe Frito) dá início à Feria de abril em Sevilha. Este jantar, que antecede o grande momento de "El Alumbrao", tem lugar no bairro de Los Remedios, enquanto se espera pela meia-noite, quando milhares e milhares de lâmpadas iluminam a fachada do recinto da feira, onde terá lugar a tão esperada feira.
Passeio pela Calle del Infierno (Rua do Inferno)
As bancas situadas entre Los Remedios e La Tablada começam a preparar a cidade para tudo o que se seguirá.
Vários dias antes do início da Feira de abril, a tradicionalmente conhecida como Calle del Infierno (devido ao barulho infernal produzido pelos carrosséis que a ladeiam) começa a sua atividade frenética.
O encanto icónico dos seus carrosséis é a principal atração para os jovens e menos jovens. Não são as grandes infra-estruturas de última geração que encontramos nos parques temáticos, não. São os divertidos "bumper rides". São os hilariantes "cacharritos", essas atracções para toda a vida que certamente recordarão; o barco viking, o comboio das bruxas, os pequenos touros, a roda gigante, o rato e muitos outros.
Normalmente, todos os anos, o circo também se encontra nesta zona, por isso, se tiverem oportunidade, não percam a oportunidade de reviver a ilusão oferecida por este espetáculo memorável.
2. Visitar a praça de touros de La Real Maestranza
La Maestranza inicia a sua temporada de touradas em abril. Quer seja um grande aficionado das touradas ou apenas queira dar uma vista de olhos, esta é a melhor altura para assistir a um dos espectáculos mais controversos que se podem ver hoje em dia.
Nesta altura do ano, a praça de touros de Sevilha oferece a sua melhor e mais exclusiva oferta, mas também há lugar para touradas mais acessíveis para as quais não é difícil conseguir bilhetes.
A Real Maestranza é considerada uma das praças de touros mais importantes do planeta, e não é de admirar que qualquer estrela tauromáquica sonhe em estrear-se neste enclave, situado nas margens do Guadalquivir, que é a história viva de Espanha e do mundo.
Pode consultar a disponibilidade do seu bilhete aqui.
3. Assistir a uma das procissões das confrarias e grémios
Qualquer uma das procissões que se pode escolher para acompanhar, ou simplesmente ver passar, não deixa ninguém indiferente. A devoção com que as impressionantes imagens religiosas são transportadas pelas ruas é inigualável.
Independentemente do seu grau de religiosidade, comece a Semana Santa no mais puro estilo andaluz. Tente sentir-se parte de uma dessas experiências que o deixarão de cabelos em pé.
La Borriquita, Jesús Despojado, La Paz, La Cena, La Hiniesta, San Roque, La Estrella, La Amargura, El Amor, são algumas das irmandades e confrarias com que começam as famosas procissões da Semana Santa de Sevilha, mas a verdade é que ao longo da semana partem um sem-fim deste tipo de grupos religiosos, maiores ou menores, cada um com as suas particularidades; imagem religiosa, vestuário, música, passo ou marcha.
Clique aqui para saber quando e onde se realiza cada procissão
4. Não perca a oportunidade de assistir a um autêntico Tablao Flamenco
A cidade de Sevilha em abril não seria a mesma sem o flamenco. É a autêntica banda sonora que acompanha todas as festividades que descrevemos até agora.
O flamenco é a arte que dá a Sevilha e à Andaluzia em geral o seucarácter único, e durante a Semana Santa e a Feira de abril está no seu melhor.
Tal como acontece com as touradas, abril é a melhor altura para ver flamenco em Sevilha. Os melhores artistas que compõem esta arte milenar, cantores, músicos e bailarinos, reúnem-se numa cidade que transpira arte por todos os seus poros.
5. Assistir aos últimos dias do Festival de Música Antiga de Sevilha
O Festival de Música Antiga de Sevilha atinge oseu crepúsculo no início de abril, pouco antes da Páscoa. Para muitos é um prelúdio descontraído de tudo o que virá depois.
Este Festival é obrigatório para os amantes dos sons mais clássicos, mas se é daqueles que querem explorar e não se limitam apenas à música moderna, este pode ser o melhor sítio para começar a descobrir o mundo sonoro dos antigos.
O Espacio Turina, San Luis, Real Alcázar, Teatro Alameda ou o Teatro de la Maestranza são alguns dos locais habituais onde se realizam os diferentes concertos e actuações de um festival especialmente reconhecido pela sua qualidade e bom gosto.
Veja o programa do Festival de Música Antiga de Sevilha aqui
6. Vamos às compras no mercado da moda flamenca
Para além dos muitos mercados tradicionais que se podem encontrar em Sevilha, tais como o mercado de Triana, o da Lonja del Barranco, o da rua Feria, o de Encarnación ou o de
Arenal, no final de abril abre as suas portas um mercado exclusivamente dedicado à moda flamenca.
Situado na Plaza Nueva, este mercado, criado muito cedo, tornou-se desde o seu início o mercado de referência para a espetacular e carismática moda flamenca.
Um tipo de conceito estético tão peculiar para os forasteiros como profundamente enraizado para os locais, e que é precisamente no mês de abril que dá rédea solta à sua mais efusiva exuberância.
Consulte mais pormenores sobre o Mercado de Moda Flamenca de Sevilha aqui.
7. Divertir-se com toda a família na Isla Magica
Há mais de 25 anos que o parque temático Isla Magica, em Sevilha, abre as suas portas em abril.
Isla Magica inspira-se na época dos Descobrimentos e cada uma das suas áreas evoca a magia de um lugar específico: Puerto de Indias (Sevilha), Puerta de America (Cartagena de Indias), Amazonia (Cataratas do Iguaçu), La Guarida de los Piratas, La Fuente de la Juventud (A Fonte da Juventude) e El Dorado.
Para além de uma infinidade de atracções, neste parque pode encontrar tudo o que precisa para passar um dia em família, com todo o tipo de espectáculos, restaurantes, lojas e surpresas que farão com que os mais pequenos levem recordações inesquecíveis.
Adquira o seu bilhete aqui
8. Para o teatro!
Alguns dos ciclos de teatro mais importantes que pode encontrar em Sevilha têm lugar em abril.
O Ciclo de Teatro Infantil ou o Festival de Teatro Barroco da Casa de la Moneda são algumas das propostas, mas a verdade é que a cidade tem um vasto cartaz neste sentido.
Sevilha, como não podia deixar de ser, aposta fortemente no teatro.
Consulte a oferta de teatros e muitas outras propostas aqui
Ciclo de Dança Contemporânea Vertebración
No final de abril, como todos os anos em Sevilha, arranca o Ciclo de Dança Contemporânea Vertebración.
Organizado pela Associação de companhias e profissionais da dança, este pequeno festival é um acontecimento imperdível para os amantes da dança. Tem lugar num cenário único, o Teatro de la Maestranza, em Sevilha, e goza de uma saúde invejável em comparação com outros festivais do mesmo tema que se realizam na península. E em abril, em Sevilha, tudo funciona.
Saiba mais sobre este evento e outros eventos promovidos pela associação PAD aqui
9. Visite as exposições temporárias de abril
Sevilha aproveita a afluência de pessoas em abril para fazer coincidir algumas das exposições temporárias que se realizam na cidade com a Páscoa e a Feira de abril.
Por isso, abril é uma boa altura para aproveitar, você também, e não perder a oportunidade de ver as melhores exposições; pintura, escultura, moda, conferências e muito mais.
Pode consultar as datas de todas as exposições aqui
10. Reserve uma visita guiada a Sevilha em abril
Uma das melhores coisas que pode fazer assim que puser os pés em Sevilha é deixar-se acompanhar por uma das muitas visitas guiadas que a cidade oferece, especialmente durante o mês de abril.
Por mais bela que seja a cidade, nunca será a mesma coisa contemplá-la sem saber exatamente o que está a ver, do que contemplá-la deixando-se iluminar por um especialista na matéria.
Alguns dos pontos de visita obrigatória para qualquer visitante de Sevilha são El Alcázar, a Catedral e La Giralda,
Conclusões
Como podemos ver, Sevilha está ligada ao mês de abril. Sevilha e abril têm uma relação íntima, uma relação inquebrável, histórica e icónica.
Por isso, se Sevilha é a Andaluzia no seu estado mais puro, se Sevilha é arte, paixão e Semana Santa, se Sevilha é flamenco e festa, se é tourada, peixe frito, espetáculo e cor, tudo isso é abril, em Sevilha na primavera.