Monumentos de Sevilha

Se está a planear uma viagem à capital da Andaluzia, é importante saber quais os monumentos e locais que não podem faltar numa visita.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

Monumentos de Sevilha

Cogumelos de Sevilha | ©Javier Gonzalez

Uma das melhores coisas para ver e fazer em Sevilha é um passeio pelos monumentos da cidade. Pessoalmente, considero que esta é uma das melhores formas de fazer turismo em Sevilha e de se ligar ao seu passado e evolução cultural.

A seguir, conto-lhe tudo o que precisa de saber sobre os monumentos mais notáveis da cidade; de praças a palácios, de edifícios públicos a templos religiosos. Sevilha é uma cidade cheia de encanto, por isso aproveite-a!

1. Catedral de Sevilha e a Giralda

Catedral de Sevilha| ©Sevilla Congress & Convention Bureau
Catedral de Sevilha| ©Sevilla Congress & Convention Bureau

A Catedral de Sevilha é o edifício religioso mais importante da cidade e o maior monumento gótico do mundo. Construída sobre os restos de uma antiga mesquita, uma visita à Catedral é obrigatória em qualquer visita à capital andaluza.

Por seu lado, a Giralda é o monumento mais emblemático de Sevilha, presente nos postais e nas capas dos livros sobre a cidade. É um dos monumentos mais visitados pelos turistas, pois do alto do seu campanário é possível ter uma vista maravilhosa de todo o centro histórico.

Onde fica e como chegar

Situado na Avenida de la Constitución, no coração do centro histórico de Sevilha. Pode chegar lá utilizando o metro (linha 1) até à estação Puerta de Jeréz. Também pode apanhar o elétrico e sair na estação vizinha do Archivo de Indias.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 11h00 às 17h00; domingos até às 18h00 e segundas-feiras até às 15h30 Durante os meses de verão, em Sevilha, está aberto ao público com horário alargado.
  • Preço: A partir de 9 euros para um bilhete de adulto.

Marque a sua visita à Catedral

2. Real Alcazar de Sevilha

Alcázar de Sevilha| ©Anna & Michal
Alcázar de Sevilha| ©Anna & Michal

O palácio apresenta vestígios do estilo mudéjar, um estilo arquitetónico único na Andaluzia que mistura influências da arquitetura renascentista europeia com a singularidade, o carácter e a estética da arquitetura muçulmana.

Devido a estas características, não é surpreendente que o Alcázar de Sevilha seja uma das atracções mais visitadas da cidade.

É também um dos palácios mais antigos e melhor conservados do mundo e um ponto de passagem obrigatório em qualquer visita a Sevilha.

Onde fica e como chegar

O Palácio está situado no chamado Pátio de Banderas, no centro histórico de Sevilha.

Se quiser chegar a esta zona da cidade de metro, pode fazê-lo na linha 1, sendo a estação mais próxima a Puerta de Jerez ou, se preferir, apanhar o elétrico e sair no Archivo de Indias.

Informações úteis

  • Horário de abertura: O palácio está aberto ao público de segunda a domingo, entre outubro e março das 09:30h às 18:00h e de abril a setembro com horário alargado até às 20:00h.
  • Preço: O bilhete médio de adulto custa cerca de 15 euros.

Marque a sua visita ao Alcázar

3. Ponte de Triana

Ponte de Triana| ©Daniel GB
Ponte de Triana| ©Daniel GB

A ponte que liga a cidade velha de Sevilha ao popular e belo bairro de Triana foi declarada monumento histórico em 1976.

Uma visita ao bairro de Triana através da ponte é uma obrigação para todos os que visitam a cidade pela primeira vez e querem maravilhar-se com o seu encanto.

Onde fica e como lá chegar

Localizado entre a parte antiga de Sevilha e Triana, a maneira mais fácil de chegar a esta área da cidade é a pé ou apanhando o autocarro de Sevilha. Neste último caso, o meu conselho é sair na paragem mesmo em frente à Plaza de Toros e caminhar durante cerca de 5 minutos ao longo da margem do rio.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Sempre aberto.
  • Preço: Gratuito.

Reservar uma visita guiada a Triana

4. Torre Dourada

Torre de Ouro| ©D-Koala
Torre de Ouro| ©D-Koala

Esta antiga torre de pedra foi construída junto ao rio Guadalquivir como elemento de defesa contra as embarcações inimigas. O seu nome deve-se ao facto de antigamente ter sido coberta com pequenos azulejos que, à luz do sol, emitiam um reflexo dourado ao longe.

Este lugar oferece algumas das melhores vistas de Sevilha e também abriga o Museu Naval.

Onde fica e como chegar

Situado no Paseo de Cristóbal Colón, nas margens do rio Guadalquivir, pode-se chegar a esta zona da cidade utilizando o metro de Sevilha (linha 1) ou o serviço público de autocarros (linhas 3, 15, 31 e 21).

Informações úteis

  • Horário de abertura: A torre de observação e o museu estão abertos durante todo o ano. De segunda a sexta-feira das 09:30h às 18:45h e aos fins-de-semana das 10:30h às 18:45h.
  • Preço: Disponível a partir de 3 euros para um bilhete de adulto; a atração é gratuita para crianças com menos de 6 anos e gratuita para o público em geral apenas às segundas-feiras.

5. Casa de Pilatos

Casa de Pilatos| ©Enric Rubio Ros
Casa de Pilatos| ©Enric Rubio Ros

Exibindo uma clara mistura de arte mudéjar e estilo renascentista, a Casa de Pilatos e os seus pátios-jardins são o protótipo perfeito do palácio andaluz, uma prova clara de como a mistura de estilos arquitectónicos faz parte da marca da cidade.

A obra está muito bem conservada, por isso, se tiver dois ou três dias para visitar Sevilha, esta é uma atração histórica que não vai querer perder.

Onde fica e como chegar

Situada na Plaza de Pilatos, a forma mais rápida de chegar a esta zona da cidade é simplesmente a pé, embora também se possa utilizar o serviço de autocarros de Sevilha (linhas 1, 21 e 24).

Informações úteis

  • Horários: Existem dois horários consoante a época do ano. De novembro a março, das 09:00h às 18:00h; de abril a outubro, das 09:00h às 19:00h.
  • Preço: Para uma visita completa, um bilhete de adulto está disponível a partir de 12 euros.

6. Arquivo das Índias

Arquivo das Índias| ©Anual
Arquivo das Índias| ©Anual

Nas imediações da Catedral e do Alcázar encontra-se um belo edifício datado de 1785 e declarado Património Mundial pela UNESCO. O edifício foi construído para albergar a documentação relativa à conquista da América e das Filipinas.

A documentação é, no mínimo, impressionante, pois os arquivos são compostos por 43.000 pastas e cerca de 8.000 mapas.

Onde fica e como lá chegar

A visita é altamente recomendável, em primeiro lugar, devido à sua fácil localização e, em segundo lugar, devido à rapidez da visita. O Archivo de Indias está situado na Avenida de la Constitución, em pleno centro histórico de Ávila.

Se chegar de metro, a paragem mais próxima é a Puerta de Jerez, enquanto o elétrico da cidade tem uma paragem mesmo em frente.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras; de terça a sábado, das 09:30h às 16:45h; domingos e feriados, das 10:00h às 13:45h.
  • Preço: O monumento é gratuito para todos os visitantes.

7. Palácio de Las Dueñas

Palácio de Las Dueñas| ©Alonso de Mendoza
Palácio de Las Dueñas| ©Alonso de Mendoza

Um belo palácio andaluz pertencente à família Alba. Construído entre os séculos XV e XVI, merece uma visita para percorrer os interiores cuidadosamente preservados apesar da sua idade e também para admirar a fabulosa coleção de arte exposta nas diferentes salas.

Os pátios e jardins caracterizam-se por uma vegetação luxuriante e exuberante que não deixará de apreciar.

Onde fica e como chegar

O Palácio está situado na Calle Dueñas, no centro histórico da capital andaluza. O acesso pode ser feito através do serviço de autocarros públicos da cidade (linhas 1, 21, 32, C1 e C4), embora esta zona da cidade, caracterizada pelas suas ruas estreitas, seja ideal para se deslocar a pé.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: O horário de funcionamento desta atração varia ligeiramente em função da época do ano em que se decide visitá-la. De abril a setembro o horário de funcionamento é das 10h às 20h diariamente; de outubro a março o horário de fecho muda para as 18h.
  • Preço: Um bilhete de adulto custa cerca de 10 euros; a atração é gratuita às segundas-feiras a partir das 16 horas e durante todo o tempo para crianças com menos de 6 anos.

8. Mosteiro dos Cartuxos

Mosteiro dos Cartuxos| ©Germán Póo-Caamaño
Mosteiro dos Cartuxos| ©Germán Póo-Caamaño

Fundado no século XV pelo Arcebispo Gonzalo de Mena, o Mosteiro teve várias utilizações ao longo dos anos. Atualmente, vale a pena deslocar-se a esta zona da cidade para desfrutar da sua localização na ilha de La Cartuja pela sua relevância histórica, já que foi aqui que Colombo viveu quando planeou a sua viagem à América.

É também a atual sede do Centro Andaluz de Arte Contemporânea.

Onde fica e como chegar

Situado na Isla de la Cartuja, um bairro do lado esquerdo do rio onde se realizou a Expo 92.

A melhor forma de lá chegar é apanhar o autocarro C1 até à paragem Américo Vespucio, situada a apenas 4 minutos a pé da entrada do mosteiro.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Encerrado à segunda-feira; de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 10h às 15h30m.
  • Preço: Cerca de 2 euros de entrada para apreciar o monumento e as exposições temporárias.

9. Palácio da Condessa de Lebrija

Palácio da Condessa de Lebrija| ©barnyz
Palácio da Condessa de Lebrija| ©barnyz

Embora a fachada exterior do Palacio de la Condesa possa fazer com que confunda o edifício com o resto das típicas casas senhoriais de Sevilha, os seus impressionantes interiores são uma das jóias escondidas da capital andaluza.

Ao percorrê-lo, deparar-se-á com mosaicos romanos resgatados de conventos e palácios em ruínas, de incalculável valor histórico e cultural. O mais belo é, sem dúvida, o mosaico do Deus do Pão que compõe todo o pátio central principal do palácio - maravilhoso!

Onde encontrar e como lá chegar

O Palácio da Condessa de Lebrija está localizado na Calle Cuna 8; bairro antigo de Sevilha.

A forma de lá chegar é apanhar o autocarro da cidade até à paragem chamada Laraña, na Plaza de la Encarnación, a apenas 2 minutos de distância.

Informações úteis

  • Horário de abertura: De segunda a sexta-feira, o palácio está aberto ao público das 10:30h às 19:30h, exceto durante os meses de julho e agosto, quando funciona com horário reduzido até às 15h. Aos sábados das 10h às 14h e encerrado aos domingos.
  • Preço: Um bilhete de adulto para a visita completa está disponível a partir de 12 euros por pessoa; a entrada é gratuita apenas às sextas-feiras às 10 horas.

10. Praça de Espanha

Praça de Espanha| ©jordi Doria Vidal
Praça de Espanha| ©jordi Doria Vidal

Construída para a Exposição Ibero-Americana de 1929, a Plaza España é uma obra de proporções monumentais e um ícone de Sevilha que não pode deixar de ver durante a sua visita.

Tal como a Giralda, este é um local da cidade muito fotografado por viajantes e amadores que procuram captar a beleza de Sevilha, sem esquecer que este local serviu de cenário a grandes produções de Hollywood.

Para além da sua dimensão, a Praça de Espanha vai rapidamente captar a sua atenção por outras razões: 1ª, a sua localização nas margens de um canal com 500 metros de comprimento, e 2ª, a imponente arquitetura que a rodeia.

Onde fica e como lá chegar

A Plaza España está localizada dentro dos limites do Parque de María Luisa e a melhor maneira de chegar a esta parte da cidade é apanhar o metro de Sevilha até à estação Prado San Sebastián. Também pode apanhar o autocarro para a paragem Paseo Las Delicias, que fica apenas a 5 minutos a pé.

Informações úteis

  • Horário de abertura: Todos os dias, das 8h às 22h.
  • Preço: A entrada é gratuita.