10 coisas para fazer em Sevilha em agosto
Talvez já tenha ouvido dizer que visitar Sevilha em agosto é um crime devido às altas temperaturas que se fazem sentir. Mas e se, apesar disso, pudesses descobrir todas as maravilhas que esta cidade tem para oferecer?
Nem tudo são desvantagens quando se trata de visitar uma das mais belas cidades de Espanha no verão. De facto, se optar por passar as suas férias de agosto em Sevilha, poderá aproveitar a época baixa, menos concorrida, e alguns eventos culturais que só acontecem nesta altura do ano.
Se está finalmente a planear o que ver e fazer em Sevilha, não se esqueça de ter em conta tudo o que a cidade tem para oferecer em agosto. Basta munir-se de um bom protetor solar, muita água e, sobretudo, vontade de explorar a mágica cidade de Sevilha. Vamos lá!
1. Conhecer a cidade de Sevilha a partir da água
Se és daqueles que gostam de aventura durante as tuas férias, um plano que não podes perder em Sevilha é um passeio no rio Guadalquivir. Mas se também não for um amante de riscos, não se preocupe porque também pode descer este rio de uma forma confortável.
Há muitas opções disponíveis e em todas elas as vistas da Torre del Oro e da Ponte de Triana a partir da água vão deixar-te sem fôlego. Aqui estão as diferentes alternativas que a cidade oferece para navegar ao longo do Guadalquivir:
- Passeio deiate com jantar ou almoço: se quiser viver a experiência completa (e mais confortável), opte por esta atividade em que passará 2 horas a bordo de um iate enquanto descobre a cidade de outra perspetiva com música de fundo.
- Passeio de iate com degustação de comida típica: se preferir passar um pouco menos de tempo (1 hora e meia) e em vez de almoçar ou jantar pode fazer um pequeno lanche, recomendo esta opção.
- Passeio de barco: esta atividade é um pouco mais barata do que as anteriores e destina-se àqueles que só estão interessados nas vistas e preferem comer em terra.
- Passeio depaddle surf: se gosta de aventura, esta e as seguintes actividades são para si. Durante duas horas e em pequenos grupos de 15 pessoas, remará ao longo deste belo rio enquanto faz exercício.
- Passeio de caiaque se o paddle surf não for a sua praia ou se não se sentir à vontade, um caiaque também está à sua espera para explorar as águas num passeio com um guia especializado que o acompanhará durante toda a viagem.
- Aluguer de ca iaques e se lhe apetecer andar de caiaque mas quiser seguir o seu próprio caminho, tem também a possibilidade de alugar simplesmente um caiaque e explorar a cidade ao seu próprio ritmo.
2. Fuga para a costa e arredores
Se quiser aproveitar os dias que passa em Sevilha em agosto para conhecer um pouco melhor os seus arredores, não há melhor plano do que ir a uma das praias mais próximas. Assim, para além de conhecer a cidade, poderá dar um mergulho nas águas frescas do mar e mudar de ares.
As praias mais próximas da cidade de Sevilha (a cerca de 100 km) são Matalascañas e Sanlúcar de Barrameda. Mas para além delas, também recomendo algumas destas excursões a partir de Sevilha para aproveitar ao máximo a sua estadia:
- Excursão a Gibraltar: pode passar meio dia a explorar as maravilhas naturais do rochedo, como as incríveis Grutas de San Miguel e toda a Reserva Natural. Sem dúvida, aproveitar a sua visita a Gibraltar é uma oportunidade a não perder.
- Excursão a Ronda e às aldeias brancas: neste caso, devemos reservar um dia do nosso itinerário. Tanto Ronda como as aldeias brancas são muito bonitas e, se tivermos um transfer de ida e volta, desfrutaremos ainda mais delas.
- Excursão a Cádis e Jerez: esta é também uma excursão de um dia a duas das cidades mais animadas da Andaluzia. No total, a experiência dura cerca de 10 horas e poderá ver os pontos mais emblemáticos da cidade e desfrutar de uma prova de vinhos, se assim o desejar.
3. Visite os monumentos mais importantes da cidade com menos pessoas
Sevilha é uma cidade que recebe uma média de 2,5 milhões de turistas todos os anos. Acontece que, embora esteja adaptada e tenha todos os serviços para os receber, os seus principais monumentos estão sempre cheios de gente. De facto, a coisa mais comum quando se chega a Sevilha é ver filas de turistas.
Uma das principais vantagens de visitar em agosto é que, ao contrário de outras cidades espanholas, Sevilha está em época baixa. Isto significa que as multidões são menores, há menos trânsito, o barulho e a azáfama não são tão avassaladores e, por isso, é possível visitar o lado mais calmo e tranquilo da cidade.
Os principais monumentos a visitar em Sevilha são:
- A Catedral de Sevilha e a Giralda: sendo o maior templo gótico de Espanha, é de visita obrigatória. Também se pode subir ao topo da sua torre sineira**(a Giralda**) e ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Prepare a sua máquina fotográfica!
- Real Alcázar de Sevilha: outra visita imprescindível onde se pode perder num cenário paradisíaco cheio de cultura, estilos e jardins cheios de água e vida.
- Torre del Oro: situada junto ao rio Guadalquivir, esta torre é, sem dúvida, um dos locais mais fotografados da cidade.
- Casa de Pilatos: um palácio com uma mistura de estilos mudéjar e renascentista e um belo pátio.
- Palácio de las Dueñas: datado do século XV, pertencente à Casa de Alba. A sua visita irá deliciar-te com os seus pátios, jardins e salas repletas de antiguidades e lembranças.
4. Ofereça a si mesmo uma noite de cinema de verão e um passeio noturno
Se a cidade de Sevilha já é bonita de dia, imagine juntar-lhe a magia das luzes nocturnas e o aroma a flor de laranjeira que banha as suas ruas.
Uma visita nocturna ao bairro judeu e ao centro histórico da cidade é um dos melhores planos, além de poder aproveitar o facto de o calor estar a abrandar. E, se estiver disposto a isso, não perca as vistas panorâmicas da cidade iluminada a partir do Metropol Parasol.
Por fim, para tornar o plano noturno ainda melhor, pode deliciar-se com um bom filme ao fim da tarde num dos muitos cinemas de verão.
Encontrará algo para todos, desde filmes actuais e filmes em cartaz, a filmes na versão original com legendas e até ciclos de documentários.
5. Viver a noite musical de Sevilha
Durante as noites de verão em Sevilha realizam-se numerosos concertos, alguns deles nos cenários mais mágicos e exclusivos que se possa imaginar. Um dos mais emblemáticos são as Noites nos Jardins do Alcázar.
Durante as noites de junho e até setembro é possível assistir a estes concertos nos jardins do Real Alcázar de Sevilha. Com uma variedade de estilos musicais como o flamenco, a música clássica e a world music, este cenário pitoresco oferece um espetáculo visual e acústico de primeira classe.
Se já visitou o Real Alc ázar durante o dia, ficará, sem dúvida, surpreendido com a mudança de sensação que terá ao vê-lo à noite.
Informações práticas
- Onde: o acesso público é feito através da Porta de Alcoba, situada no Paseo de Catalina de Ribera (Jardines de Murillo).
- Preço: cerca de 7 euros.
- Horário de abertura: a entrada deve ser efectuada entre as 20h30 e as 21h45m.
6. Praia em Sevilha? Sim, graças à Agua Mágica
Em Sevilha, encontra-se o parque de diversões Isla Mágica, com o tema dos piratas e da descoberta da América.
Este parque tem seis áreas temáticas diferentes, assim como Agua Mágica, o parque aquático que conseguiu trazer uma praia para a cidade de Sevilha.
Quer venha visitar a cidade com crianças ou não, passar um dia neste parque será um ótimo dia para todos os sentidos. Pode nadar na piscina de ondas, desfrutar das belas cascatas, rios lentos, tirolesas e zonas verdes onde pode relaxar e descontrair.
Informações práticas
- Onde: Rotunda da Isla Mágica (Isla de la Cartuja)
- Preço: 9 € para um dia inteiro
- Horário: das 11:30 às 20:00 horas.
7. Dê um mergulho e desfrute das melhores vistas
As férias de agosto são para descobrir novos lugares, descansar e, claro, apanhar sol para voltar bronzeado, não acha? Pois bem, se há um plano perfeito que combina tudo em Sevilha é desfrutar de um terraço com piscina. Desta forma, terás as melhores vistas da cidade e poderás refrescar-te nas horas de maior calor.
Há muitos terraços com piscina em Sevilha, mas as minhas recomendações pessoais são:
- Terraza Doña María: com uma piscina exclusiva para os hóspedes e vistas incríveis da Catedral e das cúpulas de El Salvador.
- El Quimera Food&Pool: também com uma piscina exclusiva para os hóspedes e vistas para a Praça de Espanha. Oferece jantares saudáveis muito saborosos.
8. Passe uma tarde de verão no Parque Alamillo.
O Parque Alamillo é um parque em Sevilha que cobre uma área de 85 hectares, localizado no final do leito do rio Guadalquivir e ao lado do Estádio Olímpico. Este parque é ideal para se aproximar da natureza e dar um passeio, sem ter de se afastar muito da cidade.
Além disso, tem lagos e muitas árvores, para que se possa refrescar e até fazer um piquenique seguido de uma boa sesta à sombra.
Durante o mês de agosto, este parque celebra os Veranillos del Alamillo, um ciclo de verão cheio de cultura e actividades para toda a família, tais como: projecções de filmes infantis e familiares, espectáculos de ilusão e magia, recitais de copla, workshops familiares e cinema flamenco, entre outros.
Informações práticas
- Onde: Parque Alamillo (Isla de la Cartuja)
- Preço: entrada livre até à lotação esgotada.
- Horários: consoante o evento
9. Aproveite os saldos de verão nas ruas principais
Durante os meses de verão, a maioria das lojas realiza saldos de verão e é possível encontrar verdadeiras pechinchas! Uma forma ideal de desfrutar de Sevilha em agosto é vencer as altas temperaturas passeando pelas ruas comerciais do centro da cidade.
Encontrará lonas para dar sombra nas ruas, muito menos gente do que noutras zonas comerciais e poderá aproveitar as melhores ofertas.
Se, por outro lado, preferir refugiar-se do calor com um bom ar condicionado, tem a opção de fazer compras no centro comercial Lagoh.
10. Dance a noite toda no Festival Nocturama
Nocturama é um festival de música com concertos de grupos nacionais e internacionais que se realiza na cidade de Sevilha desde 2005.
Desde 2016 que se realiza nos jardins do Casino de la Exposición, um lugar bonito e fresco para desfrutar deste festival de vanguarda cheio de boa energia.
É um festival muito variado onde todos os tipos de público são bem-vindos, desde crianças ou pessoas muito dançantes, a veteranos de festivais ou pessoas que preferem estar quietas e simplesmente dedicar-se a sentir a música.
Informações práticas
- Onde: Jardins do Casino de la Exposición de 1929. Acesso: Calle La Rábida na esquina com a Calle Palos de la Frontera.
- Preço: a partir de 20 euros
- Horário: normalmente começa às 21:00.
O tempo em Sevilha em agosto
Durante o mês de agosto, o calor é o principal protagonista na cidade de Sevilha. Estando no meio do Vale do Guadalquivir, as temperaturas na cidade podem ser extremas. Durante os meses de verão, é possível atingir uma máxima de 40 graus Celsius e uma mínima média de 25 graus Celsius.
Apesar de ser época baixa, para melhor combater as altas temperaturas na cidade, estas são as minhas recomendações:
- Realizar actividades e passeios durante as horas de menor calor, ou seja, durante o início da manhã e o final da tarde.
- No resto do tempo, aproveite para comer, descansar, visitar locais com ar condicionado ou dar um mergulho na piscina.
- Se optar por caminhar durante o dia, leve roupa leve e confortável, uma ou duas garrafas de água, um chapéu, óculos de sol e protetor solar.
- Aproveite para se refrescar e beber sempre que puder. Existem várias fontes públicas, como na Alameda de Hércules, na Puerta de Jerez ou nos Jardines de Cristina.
O que comer em Sevilha em agosto
A gastronomia de Sevilha é muito completa e encontrará todo o tipo de ofertas, mas gostaria de lhe dar algumas recomendações para refeições mais leves ou frescas para desfrutar durante os meses mais quentes da cidade:
- Papas aliñás
- Camarão vermelho
- Salmorejo
- Mojama, carnes salgadas ou curadas