Dicas para observar baleias em Tenerife
Não pode deixar Tenerife sem fazer um cruzeiro de observação de baleias - é fantástico! Não perca estas dicas para que seja um sucesso.
A observação de baleias no meio do oceano é fascinante e um sonho para muitos viajantes. Para tirar o máximo proveito da sua excursão de observação de baleias em Tenerife, recomendo que tome nota destas dicas para ajudá-lo a planear a sua experiência de observação de baleias em detalhe.
1. Reserve a sua excursão com bastante antecedência em relação à data da viagem
Os cruzeiros de observação de baleias em Tenerife são uma das actividades mais populares para desfrutar da natureza na ilha, especialmente entre as famílias e os turistas estrangeiros, pois é um dos melhores lugares para observar baleias e golfinhos selvagens em qualquer época do ano na Europa.
Para não perder um destes passeios de barco no Atlântico, recomendo que reserve o seu lugar online e com a maior antecedência possível em relação à data da sua viagem, especialmente se esta coincidir com a época alta do turismo em Tenerife (verão e inverno).
Reservar os seus bilhetes online para participar num cruzeiro de observação de baleias é uma boa ideia porque lhe permitirá comparar horários, disponibilidade de excursões, duração, tarifas e tipos de rotas, entre outras coisas.
Por exemplo, há actividades em que, além de observar baleias e golfinhos a bordo de um barco, também se pode ouvir os sons emitidos por estas criaturas, mergulhar nas águas das Canárias para fazer snorkel ou comer no barco.
Em Hellotickets tem muitas opções para escolher, mas antes de comprar os seus bilhetes recomendo que dê uma vista de olhos no post Observação de baleias e golfinhos em Tenerife para o ajudar a decidir qual a melhor excursão para si.
2. Veja qual é a melhor altura para ver baleias em Tenerife
Para ser mais preciso, o inverno e a primavera são as melhores alturas para ver baleias e golfinhos na ilha. No post Melhor época para ver baleias em Tenerife pode saber mais sobre isso e eu também lhe digo como é o clima na ilha nas diferentes estações.
É verdade que o seu comportamento depende de muitos factores, mas Tenerife tem a sorte de ser um dos melhores lugares da Europa para vê-los em estado selvagem em qualquer época do ano.
3. Máquina fotográfica ou telemóvel para fotografar baleias e golfinhos em Tenerife?
Não há dúvida de que neste tipo de excursão um item essencial para levar na mochila é uma boa câmara com a qual capturar os melhores momentos desta experiência para as suas memórias.
Os cetáceos são animais rápidos que estão sempre a mover-se de um lado para o outro, por isso não é fácil conseguir que eles "posem" para uma foto. Um truque para conseguir uma boa fotografia quando avistar um destes animais na água é concentrar-se em fotografá-lo sozinho, esquecendo as outras criaturas marinhas à sua volta.
Outra dica, se levar uma máquina fotográfica reflex, tente usar o modo de obturação rápida ao tirar a fotografia e se optar por um telemóvel, aconselho-o a escolher um à prova de água com uma capa impermeável se planear fazer snorkel durante a excursão para o proteger quando tirar fotografias na água.
4. Que mais devo levar?
Para a observação de baleias e golfinhos em Tenerife, além da máquina fotográfica, recomendo que leve um pequeno par de binóculos para ajudar a avistar estes animais à distância.
Por vezes, o mar provoca uma descida da temperatura do vento, pelo que é sempre boa ideia levar um casaco impermeável durante o cruzeiro, bem como um pouco de protetor solar, um boné e óculos de sol.
Se o cruzeiro de observação de baleias incluir uma paragem para fazer snorkelling, lembre-se de levar um fato de banho e uma toalha para se secar depois do cruzeiro. Verifique se a excursão que escolher tem equipamento de snorkelling incluído, caso contrário terá de o alugar. Não se preocupe, há muitas lojas na ilha!
Ah, e se tem tendência para enjoar nos barcos, não se esqueça de levar um medicamento para o enjoo, para que as náuseas não estraguem a experiência.
5. Veja alguns dos animais selvagens que irá ver durante a excursão para o ajudar a identificá-los melhor
Embora o comportamento dos animais selvagens não seja previsível, a vantagem de participar num cruzeiro de observação de baleias em Tenerife é que a época de observação de baleias dura todo o ano e praticamente todos os dias é possível ver uma delas a nadar tranquilamente no mar.
Para que não seja apanhado desprevenido no dia da excursão, aconselho-o a ler um pouco sobre os cetáceos que habitam as águas das Ilhas Canárias, para que os possa identificar facilmente e conhecê-los melhor. Especialmente se for com crianças e quiser contar-lhes o que vêem.
Em Tenerife existem populações residentes de golfinhos roazes e baleias-piloto, mas muitas outras espécies também migram para a ilha de tempos a tempos. No post Que tipos de cetáceos posso ver em Tenerife? encontrarás mais informações sobre as criaturas marinhas que podes ver durante um passeio de barco. Não percas!
6. É melhor um cruzeiro de observação de baleias de 2 ou 3 horas?
Depende do que pretende alcançar durante a atividade. Se quiser apenas estar entretido durante algum tempo a observar baleias e golfinhos, pode optar por um passeio de barco curto de cerca de 2 horas que lhe dará uma abordagem informativa a estes simpáticos animais, enquanto que se procura um plano no mar com um pouco mais de brilho, recomendo um cruzeiro de observação de baleias de tipo mais recreativo que inclui almoço a bordo e uma paragem para fazer snorkelling.
Demorará um pouco mais, cerca de 3 horas, mas é uma experiência mais completa e divertida, que certamente recordará para toda a vida.
De onde partem os cruzeiros?
Normalmente, a maioria dos cruzeiros de observação de baleias em Tenerife partem de Puerto Colón, Puerto de los Cristianos ou da Marina de Los Gigantes. Recomendo esta última opção, uma vez que, partindo de Los Gigantes, terá belas vistas das falésias ao longo do percurso e muito mais hipóteses de ver estas criaturas marinhas.
7. Aproveita ao máximo o passeio de barco se fores com crianças
Se viajar com a sua família para Tenerife e tiver oportunidade, recomendo vivamente que faça esta atividade com as crianças, porque elas vão divertir-se imenso a andar de barco e a ver os animais no seu próprio habitat. Será uma experiência que nunca mais vão esquecer!
No entanto, como em qualquer excursão com crianças, há certos aspectos a que deve prestar atenção para que tudo corra bem. Por exemplo, proteja-as bem do sol se fizer o cruzeiro no verão, com um chapéu, óculos de sol e protetor solar. Se o dia amanhecer mais fresco, faça o mesmo com o frio e leve agasalhos.
Por outro lado, as crianças são imprevisíveis e podem ficar com comichão a qualquer momento, por isso não se esqueça de levar na mochila água e comida para o caso de precisar.
Para mais dicas sobre como fazer este passeio em família, recomendo que dê uma vista de olhos no post Observação de baleias e golfinhos com crianças.