Por que vale a pena fazer um tour para observar cetáceos em Tenerife

As baleias têm a reputação de serem animais ferozes, mas vê-las na natureza é mágico - veja estas 5 razões pelas quais vale a pena observar baleias em Tenerife!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 5 minutos

Por que vale a pena fazer um tour para observar cetáceos em Tenerife

Navegar com os gigantes | ©Vasile Cotovanu

Gostaria de viver uma experiência única no Atlântico durante a sua viagem a Tenerife? Todas as pessoas que já tiveram a oportunidade de ver baleias e golfinhos no oceano dizem que é uma experiência incrível e inesquecível. Junte-se a um cruzeiro de observação de baleias em Tenerife e descubra por si mesmo!

1. Tenerife é o lar do primeiro santuário de baleias da Europa

Baleias a nadar em grupo| ©Malcolm Murdoch
Baleias a nadar em grupo| ©Malcolm Murdoch

A Aliança Mundial de Cetáceos estabeleceu em Tenerife o primeiro santuário marinho para baleias na Europa, onde estas gozam da maior proteção ambiental (o terceiro no planeta depois de The Bluff na África do Sul e Hervey Bay na Austrália).

As águas em torno de Tenerife são uma referência mundial para a observação de golfinhos e baleias migratórias, especialmente em determinadas alturas do ano, como a primavera e o inverno. Por esta razão, é relativamente fácil observá-los no seu ambiente e, em particular, no sul da ilha, na zona que separa La Gomera de Tenerife. Razões mais do que suficientes para fazer um cruzeiro de observação de baleias nesta ilha das Canárias.

Por isso, não pense duas vezes e se ver animais marinhos em estado selvagem sempre foi um dos seus sonhos, recomendo que leia o post Observação de baleias e golfinhos em Tenerife, onde encontrará várias ideias para torná-lo realidade. Será uma memória inesquecível!

Gostaria de fazer observação de baleias em Tenerife

2. Verá as baleias em estado selvagem e em liberdade

Golfinhos em estado selvagem| ©Danny UK
Golfinhos em estado selvagem| ©Danny UK

O que é fascinante nestes cruzeiros de observação de baleias em Tenerife é que, ao contrário dos aquários dos jardins zoológicos, neste tipo de excursão verá golfinhos e baleias selvagens a viver em total liberdade.

Não se trata do típico espetáculo organizado em que as baleias e os golfinhos saltam e fazem coisas engraçadas para que o público se divirta seguindo as instruções dos tratadores, mas a beleza e a autenticidade desta experiência é que irá partir num barco para os encontrar ao largo e vê-los no seu próprio habitat comportando-se como estas criaturas normalmente fazem no seu dia a dia.

Mesmo que não seja um grande fã de excursões para ver a vida selvagem local durante a sua escapadela, tenho a certeza de que esta excursão de observação de baleias em Tenerife, no Atlântico, combinada com as belas paisagens que encontrará ao longo do caminho, é suficientemente emocionante para a tornar numa das suas melhores recordações de viagem.

Gostaria de fazer observação de baleias em Tenerife

3. É uma experiência divertida e educativa

Uma experiência inesquecível| ©Simon Infanger
Uma experiência inesquecível| ©Simon Infanger

Este tipo de atividade promete proporcionar-lhe um momento sensacional e é também uma oportunidade única para desfazer velhos mitos sobre os cetáceos, por exemplo, que são animais ferozes e impiedosos. Esta é uma atividade educativa onde poderá ver vários exemplares de baleias e golfinhos selvagens como nunca antes.

Estará sempre acompanhado por um guia ou biólogos marinhos que lhe ensinarão tudo sobre o seu fascinante comportamento e estilo de vida e poderá até utilizar um hidrofone para os ouvir comunicar.

Todos ficarão maravilhados, mas tenho a certeza de que serão as crianças que ficarão mais maravilhadas com esta experiência. Aproveito para sugerir que, se vai fazer observação de cetáceos com as crianças, não perca o post Dicas para observar baleias e golfinhos com crianças em Tenerife

O que é que vai descobrir sobre os cetáceos?

Durante o cruzeiro de observação de baleias na natureza, aprenderá muitas coisas que talvez não saiba sobre estas impressionantes criaturas marinhas. Para aguçar o seu apetite para o que o espera durante a excursão, vou contar-lhe alguns factos surpreendentes:

  • Em Tenerife, existem populações residentes de baleias-piloto e golfinhos roazes, bem como outras espécies migratórias.

  • Depois da baleia azul, o tamanho da baleia-comum faz dela a segunda maior baleia do planeta.

  • Um dos cetáceos mais rápidos é o golfinho comum, que nada a quase 45 km/hora!

  • Os golfinhos de dentes rugosos saem frequentemente para respirar num grupo sincronizado.

  • As baleias-piloto são excelentes mergulhadoras e é fácil vê-las a descansar na água durante o dia.

  • Na Europa, a maior área de reprodução de golfinhos roazes situa-se a sudoeste de Tenerife.

E o fundo do mar de Tenerife?

Um cruzeiro de observação de baleias em Tenerife é também uma magnífica oportunidade para desfrutar das paisagens da ilha, apanhar sol no convés e fazer snorkel para descobrir os seus tesouros subaquáticos. Há muito para ver na água: tartarugas, raias manta, peixes... e muito mais!

Por isso, se tiveres um pouco mais de tempo livre, recomendo-te que o invistas numa destas excursões com uma vertente mais lúdica, porque vais divertir-te a dobrar e vale bem a pena.

Gostava de fazer observação de baleias em Tenerife

4. Verá belas paisagens terrestres e marítimas

Desfrutar das vistas| ©Danny UK
Desfrutar das vistas| ©Danny UK

Para ver baleias e golfinhos em estado selvagem em Tenerife, é preciso fazer um passeio de barco, que é uma oportunidade fantástica de sair para o Atlântico e ligar-se à natureza, vendo a bela paisagem marítima como se fosse apenas mais uma criatura no oceano. O silêncio, quebrado apenas pelas ondas, transmite uma sensação de calma que é difícil de descrever em palavras. O silêncio, quebrado apenas pelas ondas, transmite uma sensação de calma que é difícil de descrever em palavras - tem de a experimentar!

A maioria dos cruzeiros de observação de baleias em Tenerife partem do Porto de Los Cristianos, Puerto Colón ou da Marina de Los Gigantes, mas se, para além de observar a vida selvagem, quiser desfrutar de algumas belas vistas da ilha, aconselho-o a escolher um cruzeiro que parta de Los Gigantes, pois terá muito mais hipóteses de ver estas criaturas marinhas e uma vista deslumbrante das falésias a partir da água durante o percurso.

Uma das atracções turísticas mais populares de Tenerife, as falésias de Los Gigantes têm mais de 600 metros de altura em alguns pontos - uma joia natural que vale a pena ver!

Gostaria de fazer observação de baleias em Tenerife

5. Terá fotografias espectaculares

Tire as melhores fotografias| ©Gustavo A.
Tire as melhores fotografias| ©Gustavo A.

Se gosta de fotografia e da natureza, fazer um cruzeiro de observação de cetáceos na ilha é uma ideia fantástica para combinar ambas as paixões, passar um dia diferente e obter fotografias espectaculares, tanto da costa de Tenerife como da impressionante fauna que habita o Atlântico.

Os passeios de barco de observação de baleias e golfinhos navegam várias vezes durante o dia, por isso, qualquer que seja a hora a que embarque, terá as mesmas hipóteses de avistar estas criaturas marinhas. No entanto, se quiser obter uma boa reportagem da sua escapadela a Tenerife, para obter o melhor resultado, recomendo que aproveite a luz da manhã para tornar as fotografias mais nítidas.

E se optar por aproveitar a viagem para fazer também snorkelling, não se esqueça de usar uma capa impermeável no seu telemóvel para tirar fotografias subaquáticas fantásticas dos peixes, tartarugas ou raias manta que nadam à sua volta.

Gostaria de fazer observação de baleias em Tenerife