O que ver e fazer em Toledo em 1 dia

Vai ficar em Madrid e está a planear uma viagem de um dia a Toledo? Descubra quais são os sítios imperdíveis da cidade

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Toledo em 1 dia

Casas y calles de Toledo |©Jose D´Alessandro

Toledo é uma das cidades mais importantes de Espanha. Dado o seu valor ao longo dos séculos, várias civilizações passaram pela cidade, deixando a sua marca nos seus monumentos.

Se vai viajar para a Cidade das Três Culturas num dia e não sabe o que ver e fazer em Toledo, leia este roteiro de viagem que lhe proponho.

A Porta de Bisagra e as muralhas da cidade

Porta de Bisagra|©Yuri Rapoport
Porta de Bisagra|©Yuri Rapoport

Uma das entradas de Toledo é a Porta de Bisagra, uma torre medieval que em tempos foi construída como Arco do Triunfo. No seu centro, podemos ver o escudo imperial de Carlos V e, a um lado, os restos das muralhas da cidade. Relativamente à origem da Puerta de la Bisagra, não é claro se remonta à época mourisca ou mudéjar.

Foi reconstruída em meados do século XVI e as obras duraram mais de 30 anos. Como se pode ver, a porta tem duas secções, que estão unidas por dois muros. No meio deles, encontra-se um pátio com uma estátua de Carlos V.

Para além da porta de Bisagra, existem outras portas de entrada na cidade, como a porta de Alfonso VI, a porta de Cambrón e a porta de Alcántara. No entanto, a mais famosa de todas é a Porta de Bisagra. A minha recomendação é que, na sua viagem de um dia a Toledo, faça um passeio a pé pela cidade. Desta forma, poderá ver os principais pontos de interesse da capital de Toledo e conhecer as suas curiosidades e história.

Reservar um passeio a pé por Toledo

Praça Zocodover

Praça Zocodover|©Javier Álamo Rodríguez
Praça Zocodover|©Javier Álamo Rodríguez

A partir da Puerta de Toledo, começa a Calle Real de Arrabal. Se continuarmos por esta rua, chegaremos à Praça de Zocodover. O trajeto dura cerca de 10 minutos e, ao longo do percurso, poderá ver algumas das principais ruas do centro histórico de Toledo. A Praça Zocodover é a praça principal de Toledo.

É o centro nevrálgico dos habitantes da cidade e tem muito boas ligações de autocarros, bem como uma praça de táxis. É aqui que se realizam os principais eventos de Toledo, como o mercado de Natal, a Feira do Livro, os sinos de Ano Novo e os mercados de artesanato.

Na própria Plaza Zocodover, encontra-se o Arco de la Sangre, no início da rua Cervantes. A escultura de bronze em honra de Miguel de Cervantes encontra-se ao fundo das escadas do arco. O Arco de la Sangre tem séculos de história, pois a sua origem remonta ao século X, quando foi construído sob a ocupação árabe.

Originalmente, o arco fazia parte de uma muralha que rodeava toda a cidade. No entanto, até à data, não existem vestígios desta muralha. O seu nome provém da Cofradía de la Preciosa Sangre de Cristo (Irmandade do Precioso Sangue de Cristo).

Alcázar de Toledo

O Alcázar de Toledo iluminado|©JESÚS GÓMEZ-PORTILLO MONTORO
O Alcázar de Toledo iluminado|©JESÚS GÓMEZ-PORTILLO MONTORO

Se estiver na Plaza de Zocodover, só terá de andar cerca de 5 minutos para encontrar o Alcázar de Toledo. É um dos principais monumentos da cidade e pode ser visto de diferentes pontos da cidade, graças à sua magnitude. O Alcázar está situado numa das sete colinas de Toledo, no que se diz ser o ponto mais alto da cidade.

As suas origens remontam à época romana. Foi outrora um palácio que albergava as casernas do exército romano. Durante o período visigótico, sofreu algumas modificações. De novo, sob os reinados de Afonso VI e Afonso X, o Sábio, a fortaleza foi reconstruída para se tornar num Alcázar.

O Alcázar tornou-se finalmente no que é atualmente em 1525, durante o reinado de Carlos V. No entanto, desde a sua construção, o Alcázar sofreu três incêndios e teve de ser reconstruído em várias ocasiões. A última delas foi efectuada em 1961, na sequência de um episódio ocorrido no edifício durante a Guerra Civil de Espanha.

Atualmente, o Alcazar alberga o Museu do Exército Espanhol, que se encontra aqui instalado desde 2010. Durante as obras e a adaptação do espaço, foram descobertos vestígios romanos, árabes e visigodos, bem como um jardim suspenso do século XI. Se estiver interessado em visitar o museu, o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00.

Catedral Primaz de Toledo

Catedral Primada Santa María de Toledo|©Shashank Jain
Catedral Primada Santa María de Toledo|©Shashank Jain

Uma das catedrais mais importantes de Espanha é a Catedral de Santa María de Toledo. Trata-se de um conjunto arquitetónico de grande riqueza artística e histórica. A Catedral fica a pouco mais de 5 minutos a pé do Alcázar.

O monumento é de estilo claramente gótico e as suas origens remontam ao século XIII. Na mesma praça onde se situa, encontram-se também a Câmara Municipal de Toledo e o Palácio do Arcebispo. Há zonas que podem ser vistas gratuitamente, embora seja necessário pagar para aceder a todos os espaços que a compõem.

Dado o seu tamanho e o número de relíquias escondidas na Catedral, a minha recomendação é que faça uma visita guiada à Catedral, para que saiba o que ver na Catedral de Toledo. A construção deste complexo arquitetónico começou em 1227 e foi construído sobre os restos da catedral visigótica do século VI, que foi utilizada como mesquita durante a conquista árabe.

A construção foi concluída em 1493, sob o reinado de Isabel, a Católica. Em torno da catedral, convergem diferentes lendas, como a da Descida da Virgem. Possui também importantes túmulos de membros da realeza.

Reservar uma visita guiada à Catedral de Toledo

A Igreja de Santo Tomé

Igreja de Santo Tomé|©Andrey Sulitskiy
Igreja de Santo Tomé|©Andrey Sulitskiy

Depois de ter visto a Catedral Primada, chegou a altura de se dirigir à igreja de Santo Tomé. Esta igreja fica a pouco mais de 5 minutos a pé da Catedral. É uma das igrejas mais importantes da cidade, pois nela se encontra a obra de El Greco "O Enterro do Conde Orgaz". Para entrar na igreja, é necessário pagar uma taxa de entrada, embora seja bastante barata, cerca de 3 euros, e vale bem a pena.

As suas origens remontam ao século XII, mas foi reconstruída no final do século XIV a pedido do Senhor de Orgaz. Foi nessa altura que foi acrescentada a torre sineira cristã que se pode ver hoje. Esta torre sineira é um dos exemplos mais notáveis da arquitetura mudéjar de Toledo e a segunda grande atração da igreja de Santo Tomé.

Para além do quadro de El Greco e da torre mudéjar, a igreja esconde outras obras, como uma pia batismal de mármore do século XVI, várias telas de Luis Tristán e um belo retábulo do século XVI.

Almoçar num dos melhores restaurantes de Toledo

Bife fatiado|© Jason Leung
Bife fatiado|© Jason Leung

A partir da Igreja de Santo Tomé, se seguir em direção à Plaza del Conde e continuar pela Calle de Descalzos, chegará ao restaurante Víctor Sánchez-Beato, um dos melhores restaurantes de Toledo.

Este é o sítio que sugiro para almoçar durante a vossa visita à cidade. É um pequeno restaurante especializado em carnes, peixes e mariscos. Tem um menu de degustação com toques vanguardistas em que a comida é cozinhada à frente dos próprios clientes.

Como é um dos melhores restaurantes de Toledo, recomendo que façam uma reserva para não ficarem sem lugar. O menu de degustação é composto por 4 aperitivos, três entradas, um prato de peixe, um segundo prato de carne e uma sobremesa. Para além disso, também pode adicionar a opção de emparelhamento, que inclui 7 copos de vinho.

Sinagoga de Santa María la Blanca

Sinagoga de Santa María La Blanca Toledo|©José Dominguez
Sinagoga de Santa María La Blanca Toledo|©José Dominguez

A apenas 4 minutos a pé do restaurante Víctor Sánchez-Beato encontra-se a sinagoga de Santa María la Blanca.

Na sua época, esta foi a maior sinagoga de Toledo e atualmente é o expoente máximo da população judaica que viveu na cidade. A sinagoga está situada no bairro judeu e data do século XIII. Chama-se Santa María la Blanca devido a algo que se pode ver com os próprios olhos, pois é totalmente desta cor.

Este conjunto arquitetónico mudéjar é composto por cinco naves, todas separadas por arcadas, que são suportadas por colunas de tijolo e azulejo.

A sinagoga foi restaurada em 1250, depois de ter sofrido um incêndio. Embora seja um templo judeu, apresenta uma clara influência muçulmana. A sinagoga está aberta de segunda a domingo e o horário de funcionamento varia, mas é normalmente das 10h às 17h.

Desfrute de um pôr do sol único no Mirador del Valle

Miradouro do Vale|©Alphonso Mancuso
Miradouro do Vale|©Alphonso Mancuso

Depois de ver a sinagoga de Santa María la Blanca, dirigir-se-á a um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Toledo. Do miradouro do Vale do Mirador, sentir-se-á transportado para outra época, graças ao carácter medieval da cidade. Junto ao miradouro há um quiosque onde se pode comprar um aperitivo e uma ou duas bebidas, para aproveitar ao máximo o momento.

Além disso, junto ao miradouro encontra-se o Cerro del Bú. Este monte é famoso por ser o local onde se originou a cidade de Toledo durante a Idade do Bronze. É o lar de um dos sítios arqueológicos mais importantes de Toledo, e a entrada é gratuita. Por isso, se tiveres tempo, recomendo-te que visites este lugar.

Por outro lado, no miradouro El Valle também se encontra a ermida de Nuestra Señora del Valle, que é precisamente o que dá o nome ao miradouro. A peregrinação a esta ermida realiza-se todos os anos no dia 1 de maio, quando a Virgem é levada a passear pelos arredores.

Se for ao miradouro a partir da sinagoga de Santa María la Blanca, recomendo que o faça de carro. Também pode ir a pé, mas demorará cerca de 40 minutos. Por outro lado, se for de carro, chegará ao seu destino em menos de 10 minutos.

Descobrir o Mosteiro de San Juan de los Reyes

Mosteiro de San Juan de los Reyes IX|©Pedro
Mosteiro de San Juan de los Reyes IX|©Pedro

Para terminar a sua visita a Toledo, recomendo-lhe que vá ao Mosteiro de San Juan de los Reyes. Este edifício foi construído a pedido dos Reis Católicos em 1476. O templo tem uma única nave com uma cúpula em forma de estrela e a capela-mor.

Uma das zonas mais bonitas do mosteiro é o claustro, que foi concebido pelo arquiteto Enrique Egas. Do claustro acede-se ao belo pátio, onde se tem uma magnífica vista das janelas do mosteiro.

O local sofreu um incêndio durante a invasão francesa. Este acidente destruiu o retábulo original do mosteiro, bem como a biblioteca e o segundo claustro. O local só foi restaurado em 1977.

O percurso a pé até ao mosteiro, a partir do miradouro sobre o vale de Toledo, demora cerca de 30 minutos. Também pode utilizar os transportes públicos, pois o autocarro l71 deixa-o muito perto do mosteiro. Por fim, também é possível chegar de carro, caso em que a viagem não demorará mais de 10 minutos.

Jantar num bar típico de Toledo para terminar o dia em grande

Bar em Toledo|©Manuel Jose Labio
Bar em Toledo|©Manuel Jose Labio

Depois de um almoço num local exemplar e requintado da cidade, sugiro um jantar ao mais puro estilo toledano. Se quiser experimentar a gastronomia típica de Toledo, aconselho-o a ir à Taberna El Botero, um dos melhores bares tradicionais da cidade.

A Taberna El Botero está localizada na Calle Ciudad 5, a pouco mais de 10 minutos a pé do mosteiro de San Juan de los Reyes. Durante o jantar, pode apreciar as obras de arte que decoram as paredes do estabelecimento. Embora seja um lugar simples e despretensioso, a comida que oferece é de alta qualidade.

Recomendo que prove as suas carnes, como o tártaro de veado, a bochecha de vitela ou a costela de vaca. Se gosta mais de peixe, pode optar pelo salmão caramelizado, pela cococha carbonata de bacalhau e bacon crocante ou pelo tártaro de atum albacora. Termine o seu jantar em grande estilo com uma das sobremesas da taberna, como a torrija de horchata, a tartelete de limão ou o arroz doce de açafrão.

Como vê, são muitas as actividades que pode fazer num dia em Toledo. Não importa se vai a Toledo no verão ou se viaja para Toledo com crianças; encontrará sempre coisas boas para fazer na cidade.