10 coisas para ver e fazer em Toledo no inverno

Se vai a Toledo no inverno, leia esta proposta de planos na cidade. De uma sessão de teatro à Feira do Doce: Toledo no inverno é um paraíso.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Toledo no inverno

Toledo con vista desde el rio |©Estefanía Ávila

Toledo é uma das mais belas e impressionantes cidades de Espanha. Com séculos e séculos de história, a capital de La Mancha atrai numerosos turistas em qualquer altura do ano. Durante o inverno, oferece uma vasta e variada gama de actividades para todos os gostos.

Se vai à Cidade das Três Culturas no inverno e não sabe quais são as melhores coisas para fazer em Toledo, continue a ler. Aqui encontrará actividades divertidas e invernais para se abrigar da chuva ou esquecer o frio.

1. Desfrutar da Feira de Natal de Toledo

Feira de Natal de Toledo|©Cesar Pacheco
Feira de Natal de Toledo|©Cesar Pacheco

Desde o final de novembro até ao início de janeiro, a Praça da Câmara Municipal de Toledo está decorada com diferentes bancas para a Feira de Natal. Por isso, se a sua visita à Cidade das Três Culturas coincidir com estas datas, recomendo-lhe que venha ver este evento.

Encontrará bancas de comida com doces típicos de Natal e outros produtos locais, bem como presépios, bancas de artesanato com bijutaria e decorações, actividades divertidas para as famílias e ateliers infantis para os mais novos. Para além de tudo isto, a feira tem um carrossel onde se pode divertir com as crianças.

Pode fazer este plano como parte de uma excursão, para organizar melhor a sua viagem à cidade. São muitos os passeios ou rotas que se podem fazer em Toledo para conhecer a sua história e cultura, todos eles com o seu próprio encanto.

Reservar um passeio a pé pela cidade de Toledo

2. Patinagem no gelo

Rapariga de patins|©Yunus Tuğ
Rapariga de patins|©Yunus Tuğ

Aproveite o frio do inverno em Toledo para fazer um dos planos mais típicos do inverno: patinar no gelo. Todos os anos, a Câmara Municipal de Toledo instala uma pista de gelo para que os habitantes da cidade e os turistas possam divertir-se durante estes meses do ano. Dependendo do ano, a pista de gelo é colocada num local ou noutro.

Geralmente, a localização é no recinto da feira de La Peraleda, embora noutros anos tenha sido colocada na praça da Câmara Municipal. A pista dispõe de um sistema de som e de uma loja de aluguer de patins. Para além disso, existe um clube de patinagem que vigia os visitantes por razões de segurança.

Para além desta pista, existe também outra pista de gelo no famoso parque La Vega, situado entre a porta de Bisagra e o hospital de Tavera. Pode passear pelo parque e até visitar a famosa Casa del corcho, uma casa do século XIX desenhada pelo arquiteto Ramiro Amador de los Ríos.

3. Aquecer-se nos banhos e termas árabes de Toledo

Mulher reclinada num spa|©Pixabay
Mulher reclinada num spa|©Pixabay

Outra das melhores coisas para fazer no inverno em Toledo é visitar os banhos árabes e as termas da cidade. Desta forma, poderá aquecer-se e, ao mesmo tempo, desfrutar de um momento de relaxamento.

Os banhos árabes mais famosos de Toledo são os de Medina Mudéjar, que se encontram na Plaza de Santa Eulalia 1, junto à igreja dos jesuítas e ao convento de Santo Domingo el Antiguo. Trata-se de um banho árabe original, que conserva uma parede islâmica do século XII, bem como as cisternas e os azulejos autênticos do edifício.

O banho árabe mudéjar da Medina tem várias piscinas a diferentes temperaturas, bem como um serviço de massagens e um banho turco. Tem também um pátio onde se pode tomar chá. Sem dúvida, é uma magnífica maneira de escapar do frio e, ao mesmo tempo, de se teletransportar para a época da conquista árabe de Toledo.

Os melhores spas de Toledo

Por outro lado, também pode ir a um dos melhores spas da cidade, o Domus Aurea. Está localizado no Hotel Comendador, na Calle Serranillos. Aqui pode desfrutar de uma experiência de bem-estar, que pode ser completada com um circuito hidrotermal, massagens relaxantes ou tratamentos faciais.

Outro destaque é o spa Beatriz Toledo Auditorium, que pertence ao hotel com o mesmo nome. Este spa está localizado mais perto do centro da Cidade das Três Culturas, na Calle Concilios de Toledo.

4. Delicie o seu paladar na Feira de Doçaria de Toledo

Pessoa a fazer massa|©Felicity Tai
Pessoa a fazer massa|©Felicity Tai

Se vai a Toledo em dezembro, vai gostar de saber que terá a oportunidade de assistir à Feria del Dulce (Feira dos Doces). Este evento realiza-se desde 2017 e tem lugar no Centro Cultural de San Marcos. Este edifício foi construído no século XIII, embora a sua forma tenha evoluído até se tornar no que é atualmente.

Ao longo da sua história, passou de quartel de infantaria a diferentes edifícios municipais. No entanto, o Centro Cultural de San Marcos ficou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola e foi completamente esvaziado. Atualmente, é utilizado como local de exposições e eventos.

A Feria del Dulce é, sem dúvida, a desculpa perfeita para visitar este lugar. São 7 conventos e 10 padarias que participam na feira, oferecendo à venda doces típicos da região, especialmente para a época natalícia.

5. Lanche: chocolate com churros

Churros com chocolate|©K Zoltan
Churros com chocolate|©K Zoltan

Não há guloseima mais típica do inverno espanhol do que um lanche de churros com chocolate. Como se pode imaginar, há muitas lojas de churros na cidade. Em alguns dos melhores parques de Toledo, encontrará quiosques onde poderá comprar churros com chocolate enquanto passeia e desfruta da vegetação. Sem dúvida, este é um plano ideal para fazer com crianças pequenas em Toledo.

Para além destas bancas, Toledo tem uma churrería por excelência: o quiosque Catalino. Este estabelecimento está situado junto à Puerta de Bisagra, uma das principais atracções turísticas da Cidade das Três Culturas.

Figuras importantes da política espanhola visitaram o quiosque Catalino para provar os seus famosos churros com chocolate. O estabelecimento dispõe de uma esplanada com cadeiras e mesas onde se pode sentar e saborear o seu lanche.

6. Visitar o Mercado de inverno de Oropesa

Compras populares|©Christian Grantham
Compras populares|©Christian Grantham

Oropesa é uma das localidades mais famosas de Toledo. Situa-se a pouco mais de uma hora da cidade e destaca-se pelo seu carácter medieval, graças ao seu património histórico e arquitetónico. Um dos principais monumentos é o palácio do conde e o castelo de Oropesa, um conjunto arquitetónico que data dos séculos XIV e XVI.

É no castelo da cidade que se realiza o tradicional Mercado de inverno de Oropesa, que normalmente tem lugar em dezembro. O evento ocupa as diferentes salas do castelo, bem como a praça de armas do recinto medieval.

Ao longo deste espaço, encontrará diferentes bancas de artesanato onde poderá comprar peças de bijutaria, bem como artigos decorativos e produtos gastronómicos típicos de Castela-La Mancha.

7. Assistir a um espetáculo artístico no Teatro Rojas

Teatro Rojas|©Txemari. (Navarra).
Teatro Rojas|©Txemari. (Navarra).

Uma óptima maneira de escapar ao frio e ao mesmo tempo desfrutar de uma sessão de cultura é ir ao teatro. O grande teatro de Toledo é o Teatro de Rojas, que se situa no centro histórico da cidade, na Plaza Mayor. Tem uma capacidade de 464 lugares sentados e acolhe todo o tipo de peças, bem como ópera, dança e cinema.

Por outro lado, o famoso Teatro de Rojas também acolhe concertos e diferentes eventos de importância para a cidade. Durante os meses de inverno, realiza-se o Ciclo de Teatro Clássico, no qual se podem apreciar obras teatrais desta categoria.

Durante estes meses, também se realiza o Ciclo de Teatro y Danza en Familia, uma série de obras teatrais e musicais destinadas a todas as idades. Este é um ótimo plano para fazer com toda a família, onde as crianças podem divertir-se e aprender ao mesmo tempo.

8. Descubra os melhores museus de Toledo

Museu de Santa Cruz|©Miguel Angel Prieto Ciudad
Museu de Santa Cruz|©Miguel Angel Prieto Ciudad

Como já sabe, Toledo é uma cidade muito rica em termos artísticos e culturais. Muito do património neste sentido pode ser encontrado nos museus da Cidade das Três Culturas. Existem muitos museus em Toledo, pelo que pode planear vários dias da sua visita de inverno à cidade. Este tipo de planos é ideal para o inverno, pois pode enriquecer-se culturalmente, ao mesmo tempo que se protege do frio e da chuva.

Um dos mais famosos é o Museu de Santa Cruz, que se situa no que foi outrora o hospital de Santa Cruz. Este hospital foi construído no século XV e foi fundado pelo Cardeal Mendoza. Uma das características mais marcantes do conjunto arquitetónico é a sua bela escadaria renascentista.

Nos lados do museu podem ver-se os buracos de bala que sofreu durante a Guerra Civil Espanhola. Na altura, o hospital de Santa Cruz foi construído para albergar crianças órfãs que antes eram acolhidas pela própria catedral.

Hoje, neste belo edifício cheio de história, pode descobrir impressionantes obras de El Greco, bem como diferentes salas dedicadas à arqueologia. O museu está aberto de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, aproximadamente. Aos domingos, o museu está aberto apenas durante a manhã.

Outros museus de Toledo

Além do Museu de Santa Cruz, Toledo também possui outros importantes espaços culturais. Um deles é o Museu do Exército, que está localizado no Alcázar de Toledo, partilhando espaço com a Biblioteca Regional.

O Alcázar está situado na parte mais alta da cidade e tem as suas origens na época romana. Durante a época visigótica sofreu algumas modificações, bem como durante os reinados de Afonso VI e Afonso X, o Sábio, período em que a fortaleza foi transformada em Alcázar.

O museu ocupa o Alcázar e um edifício moderno, ligados pelos vestígios arqueológicos encontrados durante a construção. A zona do Alcázar está dividida em 13 salas temáticas para exposições permanentes. O outro edifício, por outro lado, exibe exposições temporárias. O Museu do Exército está aberto das 10 às 17 horas, praticamente todos os dias do ano.

Por outro lado, a igreja de San Román, um belo templo mudéjar do século XIII, alberga o Museu dos Conselhos e da Cultura Visigótica. Para além da própria igreja, que é um tesouro em si mesma, o museu contém uma reprodução do conhecido tesouro de Guarrazar, que foi encontrado no município de Guadamur. Se quiser descobrir esta e outras curiosidades, recomendo um passeio pela cidade com um guia local.

9. Delicie o seu paladar na Feira de Doçaria de Toledo

Feira do Doce|©Davo Rodríguez
Feira do Doce|©Davo Rodríguez

Se for a Toledo em dezembro, vai gostar de saber que vai ter a oportunidade de assistir à Feira do Doce de Toledo. Este evento realiza-se desde 2017 e tem lugar no Centro Cultural de San Marcos. Este edifício foi construído no século XIII, embora a sua forma tenha evoluído até se tornar no que é atualmente.

Ao longo da sua história, passou de quartel de infantaria a diferentes edifícios municipais. No entanto, o Centro Cultural de San Marcos ficou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola e foi completamente esvaziado. Atualmente, é utilizado como local de exposições e eventos.

A Feria del Dulce é, sem dúvida, a desculpa perfeita para visitar este lugar. São 7 conventos e 10 padarias que participam na feira, oferecendo à venda doces típicos da região, especialmente para a época natalícia.

10. Provar a gastronomia de inverno de Toledo

Sopa castelhana|©Ni mata ni engorda
Sopa castelhana|©Ni mata ni engorda

Não há melhor desculpa para se aquecer do que um bom prato quente. A gastronomia de Toledo é reconhecida a nível nacional pelos sabores requintados dos seus pratos. Por esta razão, recomendo que façam um passeio gastronómico pela cidade, onde poderão descobrir as receitas mais típicas de Toledo no inverno. De todos os pratos típicos desta época do ano, o mais destacado é a sopa castelhana, também conhecida como sopa de alho.

Este prato é composto por um caldo com ovos, pão, alho, colorau, louro e azeite. Pode ser provada nos bares e tabernas mais típicos da cidade. Também recomendo que provem o ensopado de borrego, uma receita muito popular em Castela-La Mancha, que costuma ser cozinhada em lume de lenha. Para terminar, experimenta a perdiz de escabeche. Nesta receita, a carne da perdiz é cozinhada em vinagre, o que lhe dá uma textura diferente e muito agradável.

11. Visite as aldeias mais bonitas de Toledo no inverno

Consuegra|©Tomás Vázquez
Consuegra|©Tomás Vázquez

Aproveite o inverno para entrar no carro com o aquecimento ligado e dirigir-se a algumas das aldeias mais bonitas da província. A verdade é que a província de Toledo tem inúmeras vilas e aldeias de grande beleza, pelo que não posso mencioná-las todas. No entanto, vou recomendar algumas das mais importantes.

A primeira delas é Consuegra, que se caracteriza pelos seus moinhos de vento de La Mancha e faz parte da rota dos Moinhos de Vento de Dom Quixote. Entre os monumentos que se destacam em Consuegra está o castelo de La Muela, que remonta à época muçulmana e foi posteriormente cedido à Ordem de San Juan.

Também é preciso dar um passeio pelo centro histórico, onde se encontram a Torre do Relógio, a Câmara Municipal e a Praça de Espanha.

Falando de moinhos de vento e de Dom Quixote, não posso deixar de referir El Toboso, um município nacionalmente conhecido por ser o local de nascimento da famosa Dulcineia. Nesta aldeia pode visitar-se a casa onde viveu Ana Martínez Zarco de Morales, a mulher que inspirou Miguel de Cervantes a dar vida à sua personagem.