Mais sobre: O que ver e fazer em Toledo com crianças
Toledo é uma cidade pensada para as famílias. A capital de Castilla la Mancha tem todo o tipo de planos para os mais pequenos, desde jardins zoológicos a passeios de barco. Se vai à Cidade das Três Culturas e não sabe o que fazer em Toledo com crianças, dê uma vista de olhos às sugestões que se seguem.
1. Mergulhe na Toledo medieval com um jogo de exploração
Fazer turismo com crianças é algo que tende a ser um pouco desafiador, especialmente se elas forem muito pequenas. No entanto, há sempre formas de garantir que os mais pequenos não se aborrecem e se interessam pelas atracções turísticas da cidade. Uma das melhores formas de o conseguir é esta experiência pela Toledo medieval, uma das melhores excursões em Toledo.
Através de um jogo que levarás no teu telemóvel, visitarás as principais atracções da cidade, enquanto descobres as suas lendas e história. As crianças em casa vão adorar o papel de cavaleiro que o jogo lhes dá, sentindo-se como os protagonistas de um filme. Ao mesmo tempo, vão fantasiar com as lendas que vão ouvir durante o passeio.
Ao longo da experiência, terá de resolver pistas, que o levarão ao local seguinte. Uma das grandes vantagens desta experiência é o facto de ser totalmente flexível, podendo escolher a hora do dia em que a quer fazer e fazer as pausas que quiser. Este último aspeto é sempre muito conveniente quando se viaja com crianças, uma vez que é muito difícil cumprir itinerários com elas.
Durante o percurso, passarão por lugares emblemáticos, como a Praça de Zocodover, onde terão de resolver um puzzle. Também visitará o Arco de la Sangre, a Mesquita do Cristo de la Luz, a Praça de Santo Domingo, a Sinagoga de Santa María la Blanca e o Museu El Greco, entre muitos outros.
2. Fazer uma visita guiada no autocarro turístico de Toledo
Passear com crianças costuma ser um pouco complicado, pois elas cansam-se mais cedo. Por isso, a minha recomendação é fazer uma excursão num autocarro turístico. Poderá subir e descer as vezes que quiser nas diferentes paragens do percurso, pelo que terá total flexibilidade e independência.
Um audioguia contará a história dos lugares que visitará e, do convés do autocarro, poderá desfrutar de vistas privilegiadas da cidade. No total, este autocarro turístico tem uma duração de cerca de 50 minutos. Durante 24 horas, pode utilizar o seu bilhete sempre que quiser.
Entre os lugares que verá ao longo do percurso estão a Porta de Bisagra, o bairro judeu e o miradouro de El Valle. Desça do autocarro para ver de perto os locais, entrar no seu interior e tirar fotografias. Depois, volte a subir para ir para a próxima paragem.
3. Fazer um passeio de barco no rio Tejo
Outra das melhores coisas para fazer com crianças em Toledo é um passeio de barco com um guia a bordo por Aranjuez. Este município faz parte da Comunidade de Madrid e os seus jardins foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO. O barco parte de Toledo a meio da manhã e a viagem dura entre 45 e 60 minutos.
Os mais pequenos em casa vão adorar subir a bordo do barco e jogar o jogo audiovisual de trivialidades incluído na experiência. Poderão também assinar o diário de bordo e tirar uma fotografia com o capitão do navio. As explicações do guia são didácticas e divertidas, perfeitas para todas as idades. Este plano é perfeito se estiver em Toledo no verão, por isso não o pode perder.
4. Ir ao parque temático Puy du Fou
Os parques temáticos são um paraíso para as crianças e para as famílias. Os membros mais novos da família costumam divertir-se muito em locais como estes. Em Toledo existe um parque temático que combina diversão e história, para que as crianças possam aprender e divertir-se ao mesmo tempo.
Trata-se do parque temático Puy du Fou, nos arredores de Toledo. Ocupa um espaço ao ar livre no qual são recriadas as diferentes civilizações que ocuparam a cidade, bem como os momentos-chave da sua história. Entre todos os espectáculos do parque, o preferido dos visitantes é El Sueño de Toledo (O Sonho de Toledo).
Trata-se de um espetáculo noturno em que, através de uma peça representada por 200 actores, se reconstituem os 1500 anos de história da cidade. A peça começa com o reinado de Recaredo, passando pela Descoberta da América e a chegada do caminho de ferro. Graças aos efeitos especiais e ao palco ao ar livre em mais de 5 hectares, a peça consegue mergulhar o público no enredo. Sem dúvida, é uma das melhores coisas para fazer em Toledo à noite.
5. Divertir-se nos parques de Toledo
Como se sabe, os parques são lugares ideais para famílias e crianças, onde os mais pequenos podem brincar em paz e sossego, sem que os pais tenham de se preocupar com o trânsito. Toledo tem muitas áreas verdes, todas elas perfeitamente equipadas para proporcionar diversão e tranquilidade.
O maior parque de Toledo é o Parque de las Tres Culturas, que é o pulmão verde da cidade. Este lugar tem campos desportivos, parques infantis e diferentes terraços onde se pode tomar uma bebida.
O outro grande parque é La Vega ou Paseo de Merchán. Está situado junto à Porta de Bisagra e ao Museu de Tavera.
Tem um quiosque que vende churros com chocolate, pelo que se pode petiscar com a família enquanto se passeia pelo parque. Este espaço verde tem vários campos desportivos, como o de voleibol de praia e o de basquetebol. Além disso, no inverno há uma pista de gelo onde se pode patinar com as crianças, uma das coisas favoritas para fazer em Toledo no Natal.
Outros parques para crianças em Toledo
Outro grande e muito curioso parque é o Circo Romano, que ocupou o espaço onde se situava o circo durante o império de Octávio Augusto. Atualmente, ainda existem restos arqueológicos dessa construção, pelo que se pode passear enquanto as crianças imaginam que são grandes guerreiros.
Finalmente, gostaria de recomendar o parque multi-aventura em Malpica de Tajo: Bernuy Aventuras. Este lugar tem todo o tipo de actividades para crianças com mais de 4 anos, como passeios a cavalo, fisgas, tiro com arco ou escalada.
6. Atravessar o rio na Barca del Pasaje (Barco da Passagem)
Desde a primavera até ao final do verão, terá a oportunidade de atravessar o Tejo de uma margem à outra graças à "Barca del Pasaje". Trata-se de um barco de madeira gratuito que, por meio de uma corda, atravessa o rio para o levar até à outra margem. Tem uma capacidade máxima de 12 pessoas e é um projeto que vai entusiasmar as crianças.
Quando chegar ao outro lado da cidade, pode desfrutar de vistas magníficas dos principais monumentos da cidade. Também é possível fazer um pequeno percurso pedestre pelas zonas verdes em redor do rio. Recomendo que faça esta experiência ao pôr do sol, para a tornar ainda mais mágica.
7. Saltar na mais longa tirolesa urbana da Europa
Se as crianças da casa não forem muito pequenas, esta pode ser uma das actividades favoritas para elas. Toledo tem a maior tirolesa urbana da Europa. Situa-se junto à ponte de San Martín e percorre as margens do rio Tejo. O peso mínimo permitido é de 20 kg e o máximo de 140 kg, algo que terá de ter em conta ao adicionar esta atividade ao seu itinerário.
I Love Fly Toledo é um plano muito atrevido com o qual se pode desfrutar de vistas únicas da cidade. No total, o passeio dura apenas 30 segundos, durante os quais percorrerá uma distância total de 180 metros. Antes de descolar na tirolesa, ser-lhe-á dado um curso básico sobre o seu funcionamento, para que se sinta sempre à vontade.
8. Dê asas à sua imaginação no Museu da Iluziona
Os museus não são geralmente um sítio muito agradável para as crianças visitarem. No entanto, é preciso lembrar que existem museus de vários tipos. Em Toledo, especificamente, há um que tenho a certeza absoluta que os mais pequenos lá de casa vão adorar: o Iluziona.
Está situado na Calle Cervantes 6, em pleno centro histórico da cidade, muito perto da Plaza Zocodover. Este museu é adequado para todas as idades, embora tenha sido concebido especificamente para crianças. O objetivo do museu é criar ilusões de ótica nas suas diferentes salas, que irão surpreender tanto crianças como adultos. Recomendo que não se esqueça da sua máquina fotográfica, para que possa imortalizar momentos únicos.
9. Ir ao Museu do Carro de Cinema
Outro dos melhores museus de Toledo para crianças é o Cinema Museu do Carro. Este espaço é um paraíso para os amantes de carros e de cinema. Está situado nos arredores da cidade, no município de Yuncos, a quase meia hora de carro de Toledo.
Este museu alberga mais de 100 veículos, que remetem para mais de 50 filmes. Trata-se de uma coleção privada, cujo proprietário se encontra nas instalações no momento da visita. Todos os carros têm histórias e anedotas que o pessoal do museu lhe contará.
Ao sair do museu, também se pode visitar a cidade de Yuncos, onde se encontra a igreja paroquial de San Juan Bautista, a Plaza de la Constitución de Borox e o Parque Arqueológico de Carranque.
10. Passar um dia rodeado de animais
Se vocês e os vossos filhos são grandes amantes dos animais, recomendo-vos que visitem o Jardim Zoológico de Koki. Trata-se de uma bela iniciativa sob o comando de três irmãos que, com poucos meios, lutam para resgatar animais e recuperar espécies ameaçadas de extinção. Este jardim zoológico tem como objetivo sensibilizar as crianças para a importância de cuidar dos animais e está situado na estrada de Toledo.
Está aberto de quinta-feira a domingo, das 10:30 às 18:00, e tem uma infinidade de actividades para as crianças.
O jardim zoológico tem uma infinidade de animais de quinta, que podem ser alimentados, bem como diferentes espécies de cavalos. Há também uma pantera negra, ouriços-cacheiros e um jaguar. A melhor altura para visitar o jardim zoológico é na primavera. Se fores no verão, recomendo-te que vás de manhã cedo.
11. Realiza os teus sonhos em El Pozo de los Deseos (Poço dos Desejos)
Se passar vários dias em Toledo, não perca a oportunidade de visitar o Pozo de los Deseos (Poço dos Desejos). Este curioso poço está localizado dentro de uma loja de presentes, especificamente na cave. Se for à loja para dar uma vista de olhos, os proprietários convidá-lo-ão a descer à cave para ver o poço.
Embora a origem do poço não seja clara, pensa-se que, há séculos, o poço se encontrava no pátio de uma casa. O poço está cheio de água cristalina, sempre com a mesma quantidade, seja qual for a altura do ano. É importante recordar que é proibido atirar moedas para o poço, uma vez que se trata de água potável. Este lugar está situado na rua Trinidad 5, no centro de Toledo.