Mais sobre: O que ver e fazer em Toledo no Natal
Toledo é uma cidade bonita em qualquer altura do dia ou do ano. No entanto, é verdade que, durante o Natal, a Cidade das Três Culturas é mais encantadora do que nunca.
Se vai à província no Natal e não sabe quais são as melhores coisas para fazer em Toledo, leia esta proposta de planos de Natal que lhe deixo abaixo.
1. Visitar os presépios de Toledo
Como em todas as cidades espanholas, Toledo veste-se de presépios durante a época natalícia. Em diferentes pontos da cidade, encontram-se diferentes presépios, que variam de ano para ano. Normalmente, a Câmara Municipal de Toledo organiza um concurso de presépios no qual participam diferentes instituições e empresas que decoram as suas fachadas com bonitos presépios.
Um dos mais típicos é o que se encontra nos jardins da sede da Caja Rural, situada na Avenida de la Reconquista. O curioso deste presépio e o que o torna tão especial é o facto de ter animais vivos.
Em geral, a própria Câmara Municipal de Toledo publica uma rota de presépios, que pode partir do presépio da Plaza de Zocodover, considerada a praça principal de Toledo e o centro nevrálgico dos toledanos. Noutros anos, foram organizados concertos e diversas actividades no mesmo local durante a época natalícia. Naturalmente, a própria Câmara Municipal também tem um presépio, que costuma ser um dos mais bonitos.
Do mesmo modo, os diferentes museus e centros culturais também participam nesta iniciativa. E, claro, os edifícios católicos também têm os seus próprios presépios. A minha recomendação é fazer um passeio privado a pé pela cidade.
2. Ver as luzes de Natal
Toledo é uma daquelas cidades que adquire uma magia especial durante a época natalícia, em grande parte graças à iluminação das suas ruas. Normalmente, a Câmara Municipal agenda a inauguração para o dia 26 de novembro, embora dependa do ano. Sem dúvida, é a ocasião ideal para passear pelas diferentes ruas da zona antiga da cidade durante a noite.
Nesta altura do ano, os principais monumentos de Toledo são iluminados com bonitas e coloridas luzes LED. A minha recomendação é fazer um passeio pelas luzes de Natal. Um bom ponto de partida é a Porta de Bisagra, que é uma das entradas mais importantes da cidade.
A partir daqui, pode caminhar até à Plaza de Zocodover, onde encontrará um arco iluminado. Continuar o percurso pela Calle Comercio, que costuma estar coberta por toldos com luzes LED. Depois, caminhe até à praça da Câmara Municipal, onde se encontra o mercado de Natal.
3. Ir ao mercado de Natal
É claro que não pode perder o mercado de Natal de Toledo. Este realiza-se na praça do Ay untamiento desde o final de novembro até ao início de janeiro. Durante estas datas, a praça está cheia de bancas de artesanato, onde se pode comprar tudo, desde bijutaria a vestuário e decorações para a casa.
O mercado de Natal de Toledo também tem bancas de comida onde se pode provar doces típicos e produtos locais. Naturalmente, há também várias actividades de entretenimento para as famílias, bem como oficinas para crianças.
Se está à procura de coisas para fazer com crianças em Toledo, este é um dos melhores, pois também tem um carrossel onde os mais pequenos se vão divertir muito.
Para além do mercado de Natal, na Praça da Câmara Municipal encontrará também o famoso "Coração de Natal", um carrossel clássico que decora sempre a praça nesta época do ano.
4. Patinagem no gelo
Se há uma atividade típica de Natal no inverno, é a patinagem no gelo. Todos os Invernos, a Câmara Municipal de Toledo cria uma pista de gelo para os habitantes locais e turistas. Normalmente, esta pista situa-se no recinto da feira de La Peraleda, embora em alguns anos tenha sido instalada na praça da Câmara Municipal, consoante o ano.
No rinque podem ser alugados patins se não tiverem os vossos. O estabelecimento dispõe igualmente de um clube de patinagem que garante a segurança dos visitantes.
Para além da pista de gelo da Câmara Municipal, outra das pistas de gelo mais típicas de Toledo é a do Parque La Vega. O Parque de La Vega é um dos dois grandes pulmões verdes da cidade, juntamente com o Parque das Três Culturas.
Este parque está situado entre a famosa Puerta de Bisagra e o Hospital de Tavera e é um oásis de tranquilidade. A pista de gelo está normalmente aberta das 11:00 às 14:30 e das 16:00 às 20:00 horas.
5. Festejar o Ano Novo na Praça Zocodover
A Praça de Zocodover é o ponto de encontro dos habitantes de Toledo. Se for passear em Toledo, irá cruzar-se com esta praça mais do que uma vez sem querer, pois é o local onde se cruzam muitas ruas importantes da cidade.
Concertos, mercados de rua, feiras de artesanato e outros eventos da Cidade das Três Culturas são realizados nesta praça. É precisamente na Praça de Zocodover que se celebra o Ano Novo.
Em geral, organiza-se uma verbena no dia 31 de dezembro para dar as boas-vindas ao Ano Novo. Normalmente, esta verbena conta com orquestras de grupos musicais típicos de Toledo, bem como com fogo de artifício que é lançado a partir do Alcázar.
6. Provar os maçapões de Toledo
Se há uma coisa que faz com que o Natal saiba realmente a Natal, são os doces de Natal. Para além dos clássicos mantecados e do requintado turrón, um dos doces de Natal mais típicos de Espanha é o maçapão.
Embora atualmente seja apreciado em praticamente todas as comunidades autónomas de Espanha, a verdade é que o maçapão teve origem em Toledo. Reza a lenda que foram as freiras do convento de San Clemente que, durante um período de fome sofrido pela população, conceberam um prato com os únicos ingredientes de que dispunham: açúcar e amêndoas.
Por isso, se fores a Toledo no Natal, tens de provar o maçapão da província. Há muitos sítios onde se pode encontrar este doce, embora, como em tudo, alguns sejam melhores do que outros. Em primeiro lugar, todos os conventos da cidade vendem maçapão nesta época do ano, como San Clemente, Comendadoras de Santiago e San Antonio de Padua.
Para além dos conventos, existem também na cidade pastelarias e padarias típicas famosas pelo seu maçapão. Entre elas, a pastelaria Santo Tomé, a pastelaria Mazapán San Telesforo e a Mazapanes Conde.
7. Divertir-se no desfile
Um dos planos mais divertidos para crianças e famílias é o desfile de Reis. Esta tradição é celebrada em todas as cidades de Espanha e tem as suas origens no século XIX, no bairro de Fargue, em Granada. Toledo, claro, também tem o seu próprio desfile de Reis Magos.
Tal como no resto das cidades, realiza-se no dia 5 de janeiro e começa à tarde. Todos os anos, os Reis Magos partem do Centro Cívico de Buenavista, que fica a poucos minutos a pé da igreja paroquial de Santa Teresa.
Daqui, os carros alegóricos partem pela Avenida de Portugal, seguindo pela Avenida de Barber. O percurso continua pela Avenida de la Reconquista, passando pela Puerta de Bisagra e terminando na Plaza de Zocodover.
Se for com crianças a Toledo no Natal, não pode perder o desfile. Não se esqueça de levar calçado apropriado para a ocasião e um saco para guardar os doces.
8. Provar as migas de Natal
As migas são um prato típico elaborado com pão velho, alho e diferentes carnes e verduras, como o toucinho e os pimentos. São típicas da Extremadura, Andaluzia, Castela-La Mancha e Aragão. De facto, diz-se que foi em Aragão que esta receita nasceu. Dependendo do local, o prato varia ligeiramente no acompanhamento com que é servido.
No caso de Toledo, as migas navideñas são muito típicas. Comem-se durante a manhã e a tarde dos dias 24 e 31 de dezembro. Durante estes dias, muitos dos bares do centro histórico e dos bairros de Toledo preparam a sua própria receita de migas, que os habitantes locais podem saborear na rua com os seus amigos.
Desta forma, as ruas de Toledo enchem-se de pessoas que se juntam para dar início ao Natal com este delicioso prato. Embora isto se faça em quase todas as zonas da cidade, uma das mais típicas é o bairro de Santa Teresa.
9. Assistir à Feira do Doce
Durante o mês de dezembro, Toledo organiza a **Feria del Dulce (**Feira dos Doces). Este evento saboroso e divertido é realizado na cidade desde 2017.
Tem lugar no Centro Cultural de San Marcos, um edifício do século XIII que, depois de ter sido destruído durante a Guerra Civil Espanhola, foi desocupado. Com o objetivo de lhe dar um novo uso, hoje é utilizado como espaço para exposições e eventos.
Um deles é a Feira dos Doces, onde se podem provar os doces mais típicos da cidade e da região de Castela-La Mancha. Durante a feira, o Centro Cultural San Marcos enche-se de bancas nas quais participam 7 conventos e 10 padarias de Toledo, que oferecem à venda doces de Natal de fabrico próprio.
10. Viva a São Silvestre Toledana
A corrida de São Silvestre é uma corrida atlética que se realiza na maioria das cidades do mundo no dia 31 de dezembro. O nome deste evento desportivo deve-se ao Papa Silvestre da Igreja Católica, que morreu a 31 de dezembro de 335.
Esta corrida teve origem em São Paulo, em 1925, e foi ideia do jornalista e diretor do jornal La Gaceta, Cásper Líbero. A primeira corrida tinha 6,2 quilómetros de extensão, embora atualmente a distância seja de 15 quilómetros. Esta corrida realiza-se na madrugada de 1 de janeiro e começa pouco antes da meia-noite.
Toledo também celebra a São Silvestre. Todos os anos, cerca de 5.000 habitantes da cidade partem da Calle Cardenal Talavera, em frente à Porta de Bisagra, para participar neste evento desportivo. A meta é no mesmo local, onde familiares, amigos e espectadores esperam para aplaudir os participantes.