Mais sobre: Os melhores museus de Valência
Os percursos dos museus são a melhor forma de mergulhar na essência e na história de uma cidade. Valência tem uma vasta gama de museus que valorizam obras de arte e experiências interactivas.
Muitos estão entre as melhores coisas para fazer em Valência, uma vez que pode descobrir o seu passado em locais como o Museu de História ou explorar descobertas científicas e astronómicas no Museu da Ciência. O centro histórico de Valência pode ser considerado odistrito dos museus e é o lar de jóias como o Museo de la Sed, onde pode aprender sobre a produção de têxteis locais. Nesta área, também pode visitar o Museu de Belas Artes, conhecido pela sua variedade de obras de artistas proeminentes. Ou dirigir-se ao Museu das Fallas, que se centra nas tradições e festas locais.
Aqui está uma lista dos museus mais notáveis de Valência.
1. Participe nas exposições interactivas do Museu da Ciência.
O Museu da Ciência de Valência é um excelente ponto de partida para um passeio pelos museus da cidade. Este edifício do século XXI alberga uma extensa coleção que promove a ciência e a tecnologia. Durante a sua visita, ficará imerso em descobertas científicas graças às suas exposições e actividades interactivas.
Cada corredor é uma agradável surpresa com desenhos, objectos de diferentes culturas e colecções de pedras de outras épocas. Observeas colónias de formigas a trabalhar, aproxime-se de esqueletos de dinossauros e assista a espectáculos científicos artísticos. Recomendo que passe pelo menos três horas a passear pelas exposições e a aproveitar ao máximo as actividades, bem como que compre os bilhetes para o Museu da Ciência de Valência com antecedência para evitar filas. Não se esqueça que a maioria das exposições são permanentes, mas também há algumas temporárias.
Exposições em destaque
- Up to Space: viajar para o espaço e conectar-se com os mistérios da astronomia.
- Teatro da Ciência: desfrute de espectáculos ao vivo que combinam arte, ciência e cultura.
- Science on Stage: descubra as salas de aula experimentais criadas para oferecer demonstrações científicas.
- Cientistas por um dia: se planeia visitar Valência com crianças, pode inscrevê-las nesta atividade em que são realizadas experiências e desafios de acordo com a sua idade.
- Espectáculos musicais: se não gostar das explicações teóricas, talvez possa divertir-se mais nos espectáculos do museu, onde aprenderá através de danças, canções e simulações.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 9 euros por pessoa, o custo para as crianças pode ser ligeiramente inferior.
Duração estimada: para apreciar todas as exposições e explorar as actividades, pode precisar de três a quatro horas.
- Horário de funcionamento: geralmente aberto de segunda a domingo entre as 10:00 e as 21:00. Também tem horários especiais nos feriados.
- Localização: Avenida del Professor López Piñero 7.
- Como chegar: pode optar pelas linhas de autocarro Herca e EMT, que têm horários e frequências diferentes.
2. Conhecer a produção valenciana de seda
O Museu da Seda é outra fantástica atração local. É um espaço dedicado à indústria têxtil e é bastante popular pela sua exposição sobre a Rota da Seda. Desfrute de uma viagem através da produção de têxteis em Valência desde o século XV até ao século XIX.
Aqui descobrirá o funcionamento do antigo canal de comércio entre a Ásia e a Europa e poderá examinar de perto uma vasta gama de arquivos, bem como descobrir gravuras, técnicas e materiais.Porque é tão importante em Valência? Antes de se tornar uma matéria-prima, a seda é uma fibra proteica que passa por várias fases. Um facto curioso é que provém de um verme chamado Bombyx Mori, que há anos atrás era importado exclusivamente pelos árabes. Mais tarde, promoveu-se a construção do Colégio de Arte da Seda e a cidade chegou a ter pelo menos 5000 teares.
Desta forma, tornou-se a sede de artesãos de diferentes partes da Europa, sendo uma parte indispensável da produção têxtil mundial. Não é de estranhar que neste museu se possam vertrajes relacionados com a realeza e a maquinaria que era utilizada para o seu fabrico. É uma das actividades ideais para os dias de chuva em Valência, já que o museu oferece um ambiente fechado com uma localização central.
Exposições de destaque
- A seda na corte: de vez em quando há exposições que mostram os trajes medievais da monarquia com brocados, sedas e veludos que encerram o rico artesanato do século XV. Por exemplo, há adereços da série Isabella, que homenageia a vida da Rainha Isabel I de Castela.
- História do museu: esta é uma das salas principais e nela encontrará quatro séculos de história. Também conhecerá o Colégio Mayor de la Seda, desde a sua fundação no século XV até ao seu desaparecimento no século XIX.
- Colecções de vestuário: poderá conhecer a qualidade da seda valenciana através de diferentes tipos de peças de vestuário confeccionadas com este tecido.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 11 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: pode visitá-lo de terça a sábado das 10:00 às 19:00 e aos domingos das 10:00 às 14:30. Por favor, note que normalmente está fechado às segundas-feiras.
- Duração estimada: tendo em conta o número de exposições e o conteúdo do museu, poderá necessitar de uma a duas horas para efetuar a visita.
- Localização: Calle Hospital 7, no coração do centro histórico de Valência.
- Como chegar: pode chegar-se a pé a partir das zonas turísticas, mas existem diferentes linhas de transportes públicos que fazem a ligação com a zona.
3. Mergulhe nas festividades das Fallas
Em março, realizam-se em Valência as festas das Fallas, em honra de São José. É uma tradição que combina música, danças, espectáculos de fogo e ofertas gastronómicas.
O Museu das Fallas é o local perfeito para conhecer este ritual com exposições interactivas que estão disponíveis durante todo o ano.
Este museu foi declarado Património Mundial por albergar peças históricas. É também um dos mais baratos da cidade e permite-lhe descobrir as razões pelas quais Valência fica em chamas durante estas festividades. No contexto, as "Fallas" eram originalmente tochas que serviam para iluminar as torres de vigia medievais. Mais tarde, transformaram-se em figuras e estátuas que são queimadas para dar as boas-vindas à primavera.
Exposições de destaque
- Coleção de Ninots Indultados: os ninots são as figuras das fallas e têm uma história particular, retratada em cada espaço do museu.
- Evolução das fallas: conheça a evolução desta tradição através de fotografias, material audiovisual e amostras da elaboração das esculturas queimadas todos os anos.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 2 euros por pessoa, com entrada gratuita aos domingos e feriados. Além disso, se planeia reservar o Cartão de Turismo de Valência, deve saber que está incluído.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10:00 às 19:00, domingos e feriados das 10:00 às 14:00.
- Duração prevista: a visita pode durar entre uma e duas horas.
- Localização: Praça Monteolivete 4.
- Como chegar: situado no centro, a pouca distância da Cidade das Artes e das Ciências, e facilmente acessível por transportes públicos.
4. Viajar no tempo no Museu de História
O Museu de História é o local ideal para conhecer a cidade ao longo dos tempos. Poderá descobrir achados artísticos, arqueológicos, científicos, arquitectónicos e históricos num edifício que oferece um contexto interativo e educativo.
É definitivamente um destino obrigatório para aqueles que querem aprender sobre as origens da cidade a um preço acessível. A própria história do museu é bastante interessante, uma vez que era originalmente o reservatório de água de Valência. Mais tarde, tornou-se um exemplo de arquitetura, uma vez que a borda da sua estrutura flui como um lençol de água em comemoração da função original do edifício.
Exposições de destaque
- História de Valência: em cada corredor encontrará arquivos, fotografias e testemunhos sobre a história local, com exposições divididas em oito períodos históricos.
- Máquina do Tempo: aproveite esta exposição interactiva que o transporta para diferentes contextos históricos, reflectindo as mudanças que a cidade sofreu.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 2 euros por pessoa, normalmente gratuito aos domingos e feriados.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10:00 às 19:00, domingos e feriados das 10:00 às 14:00. Fechado às segundas-feiras.
- Duração prevista: a visita pode durar cerca de uma hora.
- Localização: Calle Valencia 42.
- Como chegar: a estação de metro mais próxima é Nou d'Octubre (linhas 3 e 5).
5. Aprecie a cultura e a arte locais no CaixaForum Valencia
O CaixaForum é uma cadeia de museus pertencentes à Fundação La Caixa no coração de Valência. Aqui poderá descobrir exposições permanentes e temporárias num ambiente arquitetónico impressionante. De facto, dispõe de amplas salas concebidas para oferecer uma experiência visual de qualidade.
No interior, poderá deliciar-se com amostras de civilizações antigas, bem como com desenvolvimentos tecnológicos e compilações de arte contemporânea. Este local está situado em plena Cidade das Artes e das Ciências, pelo que é possível desfrutar de uma fusão cultural bastante completa. Há eventos, concertos, workshops eactividades para toda a família. O melhor a fazer é aproveitar as visitas guiadas em Valência que costumam fazer paragens para explorar este museu em pormenor. Desta forma, a visita será mais agradável, graças ao facto de oferecerem a companhia de um guia ou de um audioguia.
Exposições de destaque
- Exposições sobre Civilizações Antigas: mostra a história de várias culturas e o seu impacto no mundo moderno.
- Evolução tecnológica: descobre as mudanças que a humanidade sofreu, bem como as descobertas mais recentes.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 6 euros.
- Horário de abertura: diariamente das 10:00 às 20:00.
- Duração estimada: uma a duas horas para ver todas as exposições.
- Localização: na Cidade das Artes e das Ciências.
- Como chegar: as linhas de metro mais próximas são a L5, L6 e L7, com paragem na Alameda.
6. Descobrir as belas-artes em Valência
O Museu de Belas Artes é uma visita obrigatória, tendo em conta que é a segunda maior galeria de arte de Espanha. Alberga obras de grandes artistas como Goya, Velázquez ou Sorolla. A sua fachada transporta-nos para o século XVII com arte gótica, barroca e renascentista.
Em termos de organização, é uma das melhores de Valência, já que está dividida em salas temáticas por épocas e estilos, o que facilita a sua exploração. Durante a sua visita, recomendo que passe peloPátio do Embajador Vich, onde se sentirá como um verdadeiro monarca. Este espaço peculiar serve como um lugar para descansar e contemplar dentro do museu.
Exposições de destaque
- Salas Sorolla e Goya: descubra as carreiras de dois artistas emblemáticos, bem como as suas obras mais marcantes.
- Desenhos e gravuras: descobrir uma coleção de diferentes épocas.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: aberto de terça a domingo, das 10:00 às 20:00. Pode estar encerrado às segundas-feiras e feriados.
- Duração estimada: uma visita às instalações pode durar entre uma e três horas.
- Localização: no Colegio Seminario de San Pío V.
- Como chegar: facilmente acessível por transportes públicos. A paragem de metro mais próxima é a estação Alameda.
7. Descobrir o Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias
Se é apaixonado por arte e história, o Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias funde as duas correntes. Durante a sua visita, viajará até ao barroco valenciano através das passagens do antigo Palácio do Marquês de Dos Aguas.
O passeio é ideal para admirar a maior coleção criativa de Valência, que inclui obras importadas do estrangeiro. Mantenha os olhos bem abertos porque há algo para captar em cada canto: trabalhos em ouro e prata, mobiliário de outras épocas, cerâmica e têxteis. Há também uma coleção de obras feitas com metais preciosos e jóias. Fica muito perto de uma das paragensde autocarros turísticos de Valência e, se planear reservar o Valencia Tourist Card, pode obter bilhetes de entrada com desconto.
Exposições em destaque
- Salas Nobiliarias: Mergulhe no estilo de vida de uma família nobre do século XIX enquanto percorre os corredores e as salas mobiladas deste encantador palácio.
- Colecções de Arte: explore as colecções nacionais de cerâmica do século XVIII até à atualidade.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 3 euros para adultos. Gratuito para menores de 18 anos, maiores de 65 anos e idosos. A entrada também é gratuita aos sábados a partir das 16:00 e aos domingos.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00. Aos domingos e feriados, está aberto das 10:00 às 14:00. De notar que está encerrado à segunda-feira.
- Duração prevista: a visita às salas principais e às exposições pode durar cerca de duas horas.
- Localização: Calle Poeta Querol 2.
- Como chegar: fica a uma curta distância a pé da catedral e de outros monumentos do centro histórico, pelo que é acessível por transportes públicos.
8. Descobrir o passado arqueológico de Valência
O Centro Arqueológico de L'almoina leva-o numa viagem maravilhosa através de vestígios arqueológicos de diferentes períodos. Poderá ver estruturas do fórum romano e descobrir a evolução de Valência. Viaje desde a fundação da cidade no século II a.C. até à Idade Média. De vez em quando, são organizados workshops informativos, actividades lúdicas e eventos culturais que enriquecem a experiência.
Aqui pode ver recriações das fontes termais, populares na época romana. Se planeia passar pelo menos 2 dias em Valência, pode dedicar algum tempo a este museu. Pode reservar uma visita guiada à cidade, pois costuma ser uma das paragens incluídas neste tipo de atividade.
Exposições de destaque
- Vestígios arqueológicos: esta sala alberga um santuário de Asclepios dedicado ao deus grego da medicina. Além de outros achados arqueológicos de diferentes épocas.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 2 euros. Há uma tarifa reduzida para grupos, estudantes e pessoas com mais de 65 anos. Também é gratuito aos domingos e feriados.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 10:00 às 19:00, domingos e feriados das 10:00 às 14:00. Encerra às segundas-feiras e em alguns feriados, como o Natal e o Ano Novo.
- Duração prevista: a visita pode durar entre uma e duas horas.
- Localização: em L'Almoina, mais concretamente na Plaça Dècim Juni Brut.
- Como chegar: acessível a pé a partir do centro. A estação de autocarros mais próxima é a "Almoina" e fica a poucos passos do museu. Quanto ao metro, a estação mais próxima é a "Xàtiva", que fica a cerca de 10 minutos a pé do museu.