O que ver e fazer em Valência em 3 dias

Conheça a cidade das artes e das ciências. Um lugar cheio de contrastes onde se surpreenderá tanto com o seu rico património histórico como com a sua atmosfera moderna e inovadora.

Rocio Biagetti

Rocio Biagetti

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Valência em 3 dias

Valência | ©Pedro

Valência, uma cidade que combina uma grande riqueza cultural com um ambiente moderno e vanguardista, quilómetros de praias fantásticas e uma gastronomia requintada. Tudo isto faz dela uma das cidades mais completas e interessantes para visitar em Espanha.

Classificada como a terceira maior cidade de Espanha, Valência é também conhecida pela sua vida animada e, claro, pelo seu prato mais famoso: a paella. Neste itinerário, vou ajudá-lo a organizar uma viagem de três dias a este maravilhoso destino, para que saiba tudo o que há para ver e fazer em Valência e não perca nada.

1. Primeiro dia: percorrer o centro histórico de Valência e visitar um museu muito especial

Praça da Virgem| ©Valentina Londoño
Praça da Virgem| ©Valentina Londoño

Para começar o seu primeiro dia na cidade portuária de Valência, começará por conhecer o seu centro histórico e os maravilhosos edifícios monumentais que aí se encontram.

Depois de um passeio pelos seus edifícios mais emblemáticos, terá a oportunidade de visitar o seu famoso Mercado Central, onde provará alguns dos alimentos tradicionais da zona.

À tarde, depois de passear um pouco mais pelo centro desta bela cidade, entrará no seu museu mais especial: o Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias Gonzalo Martí. E para terminar este dia completo, irá ao bairro de Ruzafa, uma das zonas mais animadas onde poderá jantar e, se lhe apetecer, terminar a noite com uma bebida num dos seus muitos bares.

Comece o dia na Plaza de la Virgen

A primeira paragem do seu itinerário de hoje é a Plaza de la Virgen, localizada no centro da cidade. Esta praça monumental está situada no que foi o antigo fórum romano da cidade e no seu interior alberga a Basílica da Virgem dos Desamparados, o Palácio da Generalitat Valenciana e a Catedral de Valência.

Além disso, no centro da praça encontra-se uma magnífica fonte desenhada pelo escultor Manuel Silvestre Montesinos em 1976 e que representa uma alegoria do rio Turia. Devido à beleza deste lugar, recomendo que tome um café num dos seus bares para o contemplar com tranquilidade.

De seguida, fará a sua primeira visita do dia entrando na Catedral do Santo Cálice, cujo estilo predominante é o gótico valenciano.

A entrada inclui uma visita ao museu da catedral e, embora tenha de pagar uma entrada separada para subir à torre do sino Miguelete, encorajo-o a fazê-lo, pois a entrada é bastante barata e não se arrependerá quando vir as fantásticas vistas da cidade. Outra opção igualmente boa seria reservar um passeio pelo centro de Valência, que inclui a entrada na catedral e noutros monumentos importantes.

Reservar um passeio de bicicleta em Valência

Continuar o passeio com a Basílica da Virgem dos Desamparados

Depois de visitar a Catedral de Valência e subir à sua alta torre, a próxima paragem do percurso é a Basílica da Virgem dos Desamparados, que fica mesmo ao lado.

Este templo, cujo estilo se situa a meio caminho entre o renascimento e o barroco, é dedicado à Virgem dos Desamparados, a padroeira da cidade. De facto, no seu interior encontra-se um museu inteiramente dedicado a ela, que inclui desde pinturas a esculturas e cerâmicas. Uma das características mais notáveis da basílica é a sua enorme cúpula, que está coberta de frescos e é considerada a joia da igreja.

  • Onde: Plaza de la Virgen, 6.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7h30 às 14h e das 16h30 às 21h.
  • Preço: A entrada geral para entrar na basílica custa cerca de 4 euros, mas se der o bilhete de entrada para a catedral o preço é reduzido.

Seguir o caminho até à igreja de San Nicolás e à Bolsa da Seda

Continuando o percurso proposto, os dois próximos locais a visitar são a Igreja de San Nicolas e a Bolsa da Seda. Ambos se encontram a menos de 5 minutos a pé dos destinos anteriores.

A Igreja de San Nicolás de Bari e San Pedro Mártir tem a honra de ser chamada a Capela Sistina valenciana devido à impressionante obra pictórica que alberga no seu interior.

Quanto à Lonja de la Seda, trata-se de um imponente edifício gótico cuja beleza e importância cultural a levaram a fazer parte da lista de Património da Humanidade.

Se, por outro lado, preferir fazer o seu passeio por Valência com um guia especializado, pode consultar os melhores passeios em Valência e reservar um para garantir que não perde nenhum detalhe desta magnífica cidade.

Reservar um passeio de Segway em Valência

Aprecie a gastronomia valenciana no Mercado Central

Na zona mais central da cidade, junto à Lonja de la Seda, ergue-se o impressionante Mercado Central de Valência, um dos maiores mercados de produtos frescos da Europa.

Está instalado num edifício modernista, com uma estrutura formada por altas colunas de ferro das mais características e que cobre até 8.000 metros quadrados de superfície. Entre as suas 1.200 bancas pode encontrar carne, peixe, queijo, fruta, legumes e muito mais. Uma vez lá, aconselho-o a aproveitar a oportunidade para comer no Restaurante Supergourmet del Mercado, um requintado bar de tapas com uma excelente relação qualidade-preço. Claro que recomendo que faça a sua reserva com antecedência.

Outra opção fantástica para a hora do almoço seria reservar um passeio gastronómico por Valência, onde terá a oportunidade de provar até 10 pratos diferentes.

Reservar um passeio gastronómico por Valência

Continue o seu passeio até ao Museu Nacional de Cerâmica

Antes de chegar ao museu, fará um desvio para passear na Plaza Redonda e na Plaza del Ayuntamiento. Ambas se encontram a pouca distância do Mercado Central, pelo que o aconselho a ir até lá para conhecer dois dos lugares mais representativos da cidade de Valência.

Quando terminar o seu agradável passeio, dirija-se ao Museu Nacional de Cerâmica, que se encontra no bonito Palácio de Cerâmica. O Palácio do Marquês de Dos Aguas, situado no belo Palácio do Marquês de Dos Aguas. Este maravilhoso palácio de estilo rococó alberga uma impressionante coleção de cerâmica espanhola e estrangeira que não o deixará indiferente.

  • Onde: Carrer del Poeta Querol, 2.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00. Domingos das 10:00 às 14:00 h.
  • Preço: a entrada geral custa cerca de 3 euros.

Termine o dia no bairro mais alternativo de Valência

Para terminar o seu primeiro dia em Valência, vou pedir-lhe para ir ao seu bairro mais fixe, o distrito de Ruzafa. Esta zona da cidade foi outrora um bairro árabe, mas devido à gentrificação, tornou-se num local multicultural repleto de restaurantes de vanguarda, livrarias-cafés, galerias de arte e bares.

O coração deste bairro é, sem dúvida, o Mercado Ruzafa, um edifício colorido que esconde no seu interior um grande número de bancas e restaurantes. Uma vez lá, terás até a oportunidade de participar num workshop onde te ensinarão a preparar uma autêntica paella valenciana com produtos comprados no mercado.

Para jantar, recomendo que vá ao restaurante Maui Russafa, um bar de tapas de alta qualidade a um preço muito razoável. Depois, pode aproveitar para tomar uma bebida num dos bares das redondezas.

Reservar um workshop de paella valenciana

2. Segundo dia: conhecer o museu mais emblemático da cidade

Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti
Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti

Para o seu segundo dia, preparei uma manhã na famosa Cidade das Artes e das Ciências, um plano essencial se decidir passar as suas férias em Valência.

Depois de saborear uma deliciosa paella valenciana, passeará por uma das praias da cidade até chegar ao Porto de Valência. E para terminar o dia, poderás descobrir uma zona muito especial da cidade: o bairro do Cabanyal.

Conhecer a impressionante Cidade das Artes e das Ciências

A Cidade das Artes e das Ciências é um lugar ideal se estiver a visitar Valência com crianças. No entanto, não é necessário trazer os mais pequenos para desfrutar deste enorme complexo de divulgação científica e cultural.

Com mais de 350.000 metros de superfície, este lugar foi concebido como uma cidade independente dedicada ao lazer cultural e composta por seis áreas diferentes para diferentes fins:

  • O Palau de les Arts Reina Sofía, para as artes do espetáculo e a ópera.
  • OHemisférico, um planetário, laser e sala de projeção de cinema IMAX.
  • OUmbracle, um belo jardim para passear.
  • O Museu das Ciências Príncipe Felipe, um museu de ciências interativo.
  • OOceanográfico, o maior aquário da Europa.
  • OÁgora, um espaço dedicado à celebração de eventos.

Esta visita dura, pelo menos, toda a manhã e pode comprar bilhetes separados para os edifícios que mais lhe interessam, juntos para uma visita completa ou reservar uma visita guiada.

Provar uma verdadeira paella valenciana

Embora seja verdade que a maioria das visitas que vai fazer pode ser feita a pé, devido ao facto de esta parte da cidade estar mais afastada do centro, recomendo que apanhe um autocarro.

Para chegar ao restaurante onde pode provar a famosa paella de Valência, quando sair da Cidade das Artes e das Ciências só tem de apanhar a linha 99 e sair na paragem La Malva-rosa - Mendizàbal. Também pode consultar as informações sobre os autocarros no sítio Web dos transportes de Valência.

Situado perto da praia de Malvarrosa, o restaurante Casa Carmela é um espaço gastronómico centenário especializado em pratos de arroz. Aí, pode saborear uma fantástica paella valenciana cozinhada de forma tradicional. É aconselhável reservar com antecedência.

Passeio pela costa de Valência

Depois de uma refeição inesquecível num dos restaurantes mais típicos, recomendo que continue o seu passeio com uma caminhada pelo passeio marítimo da praia de Malvarrosa até chegar ao porto de Valência.

Se tiver sorte e viajar para Valência no verão, pode até aproveitar este passeio para dar um mergulho e refrescar-se na praia mais famosa da cidade. Ao chegar ao porto, pode ver todos os barcos que ali atracam, admirar o Edifício do Relógio ou sentar-se para tomar uma bebida com vista para o mar.

Feche o segundo dia com uma visita ao bairro do Cabanyal.

A pouco mais de 15 minutos a pé do porto, encontra-se o pitoresco bairro do Cabanyal. Esta zona da cidade é conhecida pelas suas bonitas casinhas coloridas com toques modernistas, cujas fachadas estão cobertas de azulejos.

Uma curiosidade sobre este bairro é que antigamente era um município autónomo chamado Pueblo Nuevo del Mar (Cidade Nova do Mar). Atualmente pertence à cidade de Valência, mas mantém o ambiente tradicional da aldeia piscatória que foi em tempos. Passear pelas suas ruas é um autêntico prazer, pelo que vos sugiro que as percorram sem pressas, admirando os seus belos edifícios.

Outra das características mais destacadas deste pequeno recanto valenciano é a sua maravilhosa oferta gastronómica. Por este motivo, recomendo-vos que aproveitem a oportunidade para jantar na zona. Dois dos restaurantes mais bem cotados são Taberna de Anyora, um bar de tapas tradicionais com ingredientes locais e vinho orgânico, e La Sastrería, um local exclusivo decorado num requintado estilo marinheiro e especializado em marisco.

3. Terceiro dia: despedir-se de Valência com uma visita ao animado Barrio del Carmen

Mercado de Colón| ©Lubbertus
Mercado de Colón| ©Lubbertus

Para o seu terceiro e último dia, preparei um passeio pelo centro da cidade, começando na estação de comboios Estación del Norte, atravessando o Jardín del Turia e terminando no conhecido Barrio del Carmen, passando por alguns dos monumentos da zona.

Comece o passeio com a Estación del Norte e o Mercado Colón

Para começar o último dia, visitará a Estación del Norte, uma estação ferroviária construída num belo edifício modernista, pertencente à tendência da "Sessão Vienense" e que é obra do arquiteto Demétrio Ribes. Este enorme edifício é de grande importância arquitetónica e é considerado um dos mais representativos da cidade.

Após esta primeira visita, caminhará cerca de 10 minutos até ao próximo ponto do percurso, El Mercado de Colón, outro imponente edifício modernista que foi declarado Monumento Nacional.

Composto por três grandes salões que formam um espaço aberto e luminoso, o mercado alberga um grande número de bares e restaurantes com uma espetacular oferta gastronómica e de bebidas.

Se a gastronomia é uma das suas paixões, talvez queira considerar a possibilidade de reservar um passeio gastronómico por Valência, onde poderá descobrir todos os segredos da cozinha e dos produtos locais.

Reservar um tour gastronómico em Valência

Passear pelo imenso Jardim Turia

Depois de visitar o impressionante Mercado de Colón, vou pedir-lhe que dê um pequeno passeio até à entrada mais próxima do Jardim Turia, um parque gigantesco onde pode relaxar na natureza. Este jardim estende-se até à Cidade das Artes e das Ciências e, para além de ter muitos espaços de recreio para as crianças, acolhe por vezes feiras e concertos.

À medida que a hora de almoço se aproxima, pode regressar ao centro da cidade para o fantástico restaurante Rincón 33. Aqui, na Carrer de la Corretgeria, pode comer vários tipos de arroz, rematados com o delicioso socarrat, típico da zona. No entanto, tenha em conta que se quiser provar a tradicional paella valenciana, terá de reservar com antecedência.

Uma opção rápida e divertida para continuar o seu passeio por Valência seria alugar uma scooter eléctrica com a qual poderá chegar a todos os cantos em muito menos tempo, além de se divertir muito.

Continue a sua viagem até às Torres de Serranos

Depois de uma boa refeição no Rincón 33, o seu próximo destino serão as Torres de Serranos. No entanto, antes terá de fazer um pequeno desvio, pois a apenas 3 minutos do restaurante encontrará a Horchatería Santa Catalina, porque não vai querer sair de Valência sem provar a sua bebida mais famosa.

Nesta horchatería, que tem mais de dois séculos de existência, pode escolher entre provar uma horchata caseira, uma água valenciana ou um bom gelado caseiro. Depois de se deliciar, é apenas uma caminhada de 10 minutos até às Torres de Serranos.

Estas duas torres medievais foram construídas para defender uma das entradas mais movimentadas da antiga cidade de Valência. Serviram também como arco triunfal e são atualmente consideradas um dos ícones mais emblemáticos da cidade.

Termine o seu último dia em Valência com um passeio pelo popular Barrio del Carmen

Este bairro de origem milenar deve o seu nome à Igreja e Convento de El Carmen.

Embora o Barrio del Carmen tenha sido outrora rodeado por uma muralha, atualmente apenas restam dois conjuntos de torres que comemoram essa época.

Para além de ter belas ruas ladeadas de casinhas pitorescas que são um prazer para passear, este bairro é um dos centros de lazer da cidade, tornando-se uma zona de festa à noite. Também pode encontrar mercados, restaurantes, esplanadas e até vários museus. Algumas das visitas que se podem fazer dentro deste bairro são:

  • El Portal de Valldigna
  • O Mercado Mossén Sorell
  • A Praça Tossal
  • Museu Valenciano de Arte Moderna
  • O Museu da Pré-História
  • As Torres de Quart

Finalmente, para jantar, recomendo qualquer um dos restaurantes de peixe e marisco do bairro. Aí encontrará uma cozinha requintada e uma relação qualidade-preço perfeita.