10 coisas para ver e fazer em Valência no verão
Valência é uma das cidades costeiras mais famosas de Espanha e é famosa pela arte e pela ciência, mas também tem belas praias e muitas actividades de verão.
Valência é uma das cidades mais importantes de Espanha e destaca-se pelas suas contribuições para a arte e a ciência, bem como pela sua arquitetura, maioritariamente concebida por Santiago Calatrava. É também um destino turístico de verão ideal graças às suas praias, parques aquáticos e piscinas naturais.
Entre as melhores coisas para ver e fazer em Valência, há várias coisas que pode desfrutar no verão, como a Grande Feira de julho, as Grutas de San José e os passeios gastronómicos pelas esplanadas da cidade.
1. Visitar as praias de Valência
Valência é famosa por ser uma cidade costeira e, como tal, tem algumas das melhores praias de Espanha continental banhadas pelo Mediterrâneo. A extensa costa de Valência é uma mistura de praias turísticas e praias selvagens ou menos exploradas, bem como as do Parque Natural Dehesa e as praias urbanas.
Se quiser visitar as praias mais próximas do centro de Valência, pode optar por El Cabanyal, situada no famoso bairro com o mesmo nome, La Malvarrosa e La Patacona, que se destaca especialmente pelas suas palmeiras. Estas são as praias mais completas, rodeadas de serviços e com areia dourada e águas cristalinas. Tenha em conta que durante o verão são os locais que atraem mais turistas.
Se preferir praias naturais, selvagens ou menos exploradas, pode escolher El Saler, La Garrofera, La Devesa, Pinedo ou Recati, todas elas rodeadas pelo Parque Natural de Albufera, e que oferecem um panorama mais agreste. Estas praias são frequentemente visitadas por passeios de bicicleta e amantes da natureza.
2. Assistir à Grande Feira de julho
A Grande Feira de julho é um dos pontos altos do verão valenciano e é considerada a festa que abre oficialmente a época estival na cidade. A feira abre todos os anos com um espetáculo musical com artistas locais e inclui fogo de artifício, luzes e sons.
As actividades da feira estão espalhadas por toda a cidade e incluem os Jardines del Palau, o Parque del Oeste, a Plaza Redonda e o Mercado da Tapinería.
A feira organiza também os concertos nos Jardines de Viveros, que costumam atrair artistas e personalidades internacionais de toda a Espanha e Europa.
As actividades da feira vão desde espectáculos musicais a campeonatos desportivos, workshops infantis, exposições de arte, festas de espuma e concursos gastronómicos.
A feira é muito popular em Valência e faz parte do património histórico da cidade desde a inauguração da primeira edição em 1871, com o objetivo de atrair turistas, celebrar o início do verão e promover os produtos locais.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira é gratuita.
- Localização... Em diferentes locais, incluindo os Jardines del Palau, o Parque del Oeste, a Plaza Redonda e o Mercado da Tapinería.
- Quando... Todos os anos, em julho.
3. Tomar banho na piscina natural do Gorgo de la Escalera
O Gorgo de la Escalera é uma zona balnear com várias piscinas naturais que brotam do afluente do Barranco de las Turmas e é um dos pontos verdes mais famosos dos arredores de Valência.
Aqui pode banhar-se nas piscinas cristalinas, limpas e frias, pelo que o verão é a estação ideal para visitar esta atração.
O Gorgo de la Escalera está localizado a poucas ruas da pequena aldeia de Anna, que também merece uma visita. Durante o ano, a entrada no Gorgo é gratuita, embora no verão a afluência de visitantes seja regulada e a entrada custe cerca de 2 euros por pessoa para aceder às piscinas e um custo aproximado de 3 euros para entrar também na Albufera de Anna.
El Gorgo de la Escalera é um espaço natural selvagem onde é proibido acampar, acender fogueiras ou realizar qualquer atividade que possa danificar a área, embora possa tirar algumas das melhores fotografias quando entrar, uma vez que para aceder às piscinas terá de descer umas escadas íngremes com corrimões de madeira.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada é gratuita durante todo o ano e durante o verão o custo aproximado é de 2 euros para o acesso às piscinas naturais e de 3 euros incluindo a Albufera de Anna.
- Localização... El Gorgo de la Escalera está situado a cinco ruas da entrada principal de Anna.
- Horário de funcionamento... Aberto 24 horas.
- Como chegar... De carro pela estrada A-7 e de autocarro pelas linhas C1 e C2 combinadas com a linha L1B.
4. Visitar os parques aquáticos da cidade
Se está a planear visitar Valência com crianças, visitar alguns dos parques aquáticos da cidade pode ser uma das melhores experiências.
Há nove no total espalhados pela Comunidade Valenciana e quatro que se destacam particularmente pelas suas atracções. A maioria deles oferece actividades para toda a família e tem tarifas diferentes para crianças e grupos familiares.
-
Aquópolis, em Cullera, é um dos mais visitados e tem três categorias de atracções, que incluem adrenalina, opções moderadas e jogos infantis para menores de 10 anos. Os bilhetes custam a partir de 18 euros por pessoa.
-
Aqualandia e Aquapark, ambos em Benidorm. Destacam-se sobretudo pelos escorregas, pelas piscinas tropicais aquecidas e pelos espectáculos dirigidos principalmente às crianças. A entrada geral para adultos em ambos os parques é de cerca de 39 euros, mas têm tarifas reduzidas para reservas antecipadas online.
-
O Parque Segobriga, em Castellón, é um complexo de jogos aquáticos de temática medieval, com muralhas, pontes e cavaleiros a ladear as entradas. Este parque tem também uma das vistas mais bonitas, porque está inserido na Serra Calderona, pelo que, para além das atracções de escorregas, cascatas e jacuzzis, tem uma das melhores vistas panorâmicas da Comunidade Valenciana.
5. Desfrute da gastronomia local nas esplanadas de Valência
Valência tem uma das melhores gastronomias de Espanha e a cidade está repleta de restaurantes, bares e bancas de rua que vendem paella, peixe salgado, marisco e cozinha valenciana.
Durante o verão, também é possível saborear os pratos mais saborosos no passeio marítimo e no centro da cidade, nos terraços dos restaurantes com vista para o mar ou para a cidade velha, dependendo da localização.
Os melhores passeios gastronómicos de Valência também incluem opções doces, como o arnadí, que é uma sobremesa de pão de ló e amêndoas, o turrón e os fartons com horchata.
Se está a planear uma estadia curta na cidade, recomendo que reserve algum tempo para descobrir a cozinha valenciana. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Valência em 2 dias.
6. Passear de bicicleta por Valência
Valência é uma das cidades espanholas mais aptas para o cicloturismo e uma das actividades que pode fazer no verão, quando o clima é ameno, é descobrir as suas atracções de bicicleta.
Desta forma, poderá pedalar enquanto o seu guia lhe mostra as Torres Serrano, a espetacular Cidade das Artes e das Ciências, a Catedral, a Plaza de Manises e o Mercado Colón.
Se optar por uma visita guiada de bicicleta, o seu guia fará paragens para que possa refrescar-se, comprar comida e descansar, se necessário. Em seguida, continuará para o Palau de la Música, a Puente de las Flores, o Muelle de la Aduana e a praia de Malvarrosa.
Se escolher as excursões da tarde, poderá ver o pôr do sol a partir da praia, que normalmente está incluído na parte final da excursão.
Se não quiser contratar uma excursão e preferir explorar a cidade por conta própria e ao seu ritmo, pode sempre alugar uma bicicleta e fazer um passeio livre.
7. Visitar as Grutas de San José
As Cuevas de San José, com quase 3 quilómetros de canais navegáveis, escondem o maior rio subterrâneo da Europa e também um mistério que os arqueólogos ainda não conseguiram resolver, pois não se sabe nem a origem do rio nem o fim da gruta.
Este mistério da natureza é, no entanto, uma das atracções naturais mais visitadas em Espanha.
A estação do ano nas Cuevas de San José mantém-se constante, com cerca de 20°, mas a melhor altura para visitar é durante o verão, quando se pode nadar e seguir o caminho do sol que atravessa as primeiras secções dos canais.
O rio subterrâneo está dividido em salas, incluindo Los Murciélagos, Lago de Diana, Galería de los Sifones, Zona Seca e La Catedral, assim chamada devido à abóbada de 12 metros que lhe dá forma e às estalactites que adornam as suas paredes e tectos.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada geral custa aproximadamente 14 euros por pessoa.
- Localização... Paratge de Sant Josep s/n, Castellón.
- Horário de abertura... Todos os dias das 10.00 às 17.00 horas.
- Como chegar... De carro pela estrada V-21 e de autocarro pelas linhas 71 e 81 combinadas com a linha L1.
8. Desfrutar do cinema de verão ao ar livre
O cinema de verão ao ar livre é um velho costume que Valência continua a manter na sua agenda de verão. Todos os anos, a partir do primeiro fim de semana de agosto e durante um mês, são instalados ecrãs gigantes nos jardins do Palau para que os visitantes possam assistir às estreias e aos filmes clássicos da época estival.
O cinema de verão ao ar livre é uma das actividades preferidas das famílias e também um legado cultural valenciano, que muitos dos turistas que visitam a cidade no verão costumam apreciar. Além disso, existem também outras propostas de cinema na rua, como as da Terraza Charly, na praia de Miramar ou nos bairros de Oliva e Catadau.
Os ciclos de cinema ao ar livre são gratuitos nos Jardins do Palau e nos locais privados custam entre 4 e 10 euros, consoante a função e o dia da semana.
9. Participar em La Tomatina de Buñol
Já alguma vez sonhou em participar numa batalha de tomates? Se sim, em Buñol pode torná-lo realidade, porque durante as festas do santo padroeiro desta cidade valenciana, na última quarta-feira de agosto, é tradição travar uma batalha com 150 toneladas de tomates impróprios para consumo.
Esta guerra particular, que se chama Tomatina, dura exatamente uma hora e, uma vez terminado o tempo , a cidade é limpa.
La Tomatina está na lista das actividades obrigatórias em Valência durante o verão e é uma das actividades mais impressionantes, já que se pode ver as ruas de Buñol banhadas por um rio de tomates esmagados.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes custam aproximadamente 12 euros por pessoa.
- Localização... Buñol, Valência.
- Quando... Na última quarta-feira de agosto de cada ano.
- Como chegar... De carro pela estrada A-3 e de autocarro pela linha C3.
10. Desfrute dos melhores entardeceres da Albufera valenciana
O Parque Nacional da Albufera é uma das reservas naturais mais famosas de Valência e também uma das mais visitadas pelos turistas. A área tem muitas atracções para descobrir, como a Dehesa de Saler e as pitorescas barracas, que são as construções típicas do aquífero.
Visitar a Albufera é um dos melhores passeios em Valência e, durante o verão, oferece um dos pores-do-sol dourados da costa espanhola, com céu limpo e tempo agradável ao pôr do sol.
Se é um amante da natureza ou apenas quer ver os céus valencianos, pode visitar esta reserva durante o verão.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes custam aproximadamente 5 euros por pessoa.
- Localização... Golfo de Valência, Comunidade Valenciana.
- Horário de abertura... De segunda a sábado, das 8.00 às 14.30 horas.
- Como chegar... De carro pela estrada CV-500 e de autocarro pelas linhas 10, 35 e 40 combinadas com a linha 24.
Temperaturas em Valência no verão
A temperatura média em Valência no verão é de 25°, com máximas de 33° e mínimas de 21°, o que significa que o clima na cidade é ameno e muitas vezes quente, mas não sufocante.
O mesmo acontece em Valência no inverno, em que as temperaturas descem substancialmente, mas permanecem estáveis e não descem abaixo dos 0°, o que faz da capital da Comunidade Valenciana uma cidade com um clima muito agradável durante todo o ano.
A afluência de turistas em Valência no verão
Entre junho e setembro é a época alta de Valência e a altura em que recebe mais visitantes, por isso, se está a planear viajar para a cidade durante o verão, deve ter em conta que esta terá uma grande afluência de turistas.
Para evitar atrasos e aumentos de preços de última hora nas excursões, recomendo que faça a sua reserva online com antecedência e que organize um itinerário de viagem tendo em conta as atracções mais visitadas.
Preços em Valência no verão
O verão é um dos pontos fortes de Valência e os meses em que os preços sobem consideravelmente, por isso, se procura uma altura barata para visitar a cidade, não será durante estas datas.
Tenha também em conta que, durante o verão, os preços aumentam porque os serviços estão esgotados, uma vez que Valência é uma cidade normalmente visitada em pequenas pausas de alguns dias ou excursões de fim de semana. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Valência em 3 dias.
O que levar na mala para visitar Valência no verão
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Sapatos confortáveis
- Casaco de verão
- Camisolas de verão
- Fatos de banho
- Calças de desporto
- T-shirts
- Casaco leve