10 coisas para ver e fazer em Valência em julho
julho é o mês do início formal do verão em Valência, das festas e dos dias mais quentes em que a cidade oferece uma grande variedade de excursões.
Valência, como cidade costeira e de praia, tem o seu pico de turistas durante o verão e entre os meses de verão, julho é um dos meses que recebe mais visitantes, pois ao turismo habitual junta-se o público que se reúne na capital da Comunidade Valenciana para acompanhar os eventos e festivais.
Para além das actividades para ver e fazer em Valência durante todo o ano, em julho pode desfrutar da centenária Gran Feria, visitar as Cuevas del Turche e as praias da cidade e participar num dos festivais, que incluem desde food trucks a concursos para o melhor gelado da costa espanhola.
1. Dar um mergulho nas Cuevas del Turche
Buñol, assim como La Tomatina, tem uma das mais belas atracções naturais da Comunidade Valenciana. As Cuevas del Truche destacam-se pela cascata de 60 metros e pelas piscinas naturais às quais se pode chegar depois de percorrer os trilhos e uma lagoa protegida.
O anfiteatro das Cuevas del Truche é um dos maiores fora de Valência, juntamente com o Gorgo de la Escalera. Só é superado em tamanho pelas Cuevas de San José, que contém o maior lago subterrâneo da Europa, com quase 3 quilómetros de canais navegáveis.
julho é o melhor mês para visitar as Cuevas del Truche porque é quando a cascata tem o maior caudal de água e quando as temperaturas são ideais para tomar banho nas piscinas naturais.
Visitar as Cuevas del Truche é uma das melhores excursões a fazer a partir de Valência no verão.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nas grutas custa aproximadamente 5 euros por pessoa.
- Localização... Buñol, Comunidade Valenciana.
- Horário de abertura... Todos os dias das 9.00 às 21.00 horas.
- Como chegar... De carro pela estrada A-3 e de autocarro pelas linhas 63 e 70 combinadas com autocarros da linha L265A.
2. Visitar a Grande Feira de julho em Valência
julho é um mês de tradições em Valência e uma das mais famosas da cidade é a celebração da Grande Feira de julho. É, sem dúvida, um dos principais eventos do verão valenciano e, de certa forma, representa o início da época estival na cidade.
A feira, que se realiza desde 1871, abre todos os anos com uma atuação musical de artistas locais e um espetáculo de fogo de artifício. Durante os dias seguintes, as actividades vão desde espectáculos musicais a campeonatos desportivos, workshops para crianças, exposições de arte, festas de espuma e concursos gastronómicos.
Todos estes eventos da feira não estão centralizados num único espaço, mas estão espalhados por toda a cidade. Alguns dos locais são os Jardines del Palau, o Parque del Oeste, a Plaza Redonda e o Mercado da Tapinería.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira é gratuita.
- Localização... Em diferentes locais, entre os quais os Jardines del Palau, o Parque del Oeste, a Plaza Redonda e o Mercado de Tapinería.
- Quando... Todos os anos em julho.
3. Participar no Festival do Gelado
O Festival do Gelato é apresentado como o evento mais gourmet do verão e propõe que cada visitante possa experimentar gratuitamente 5 cubas de sabores de gelado, apenas em troca de votar na que mais gostar. Com este pano de fundo , é difícil recusar a participação no evento que promete descobrir a rota do gelado na cidade e que costuma fazer parte dos melhores passeios gastronómicos de Valência no verão valenciano.
Este festival realiza-se durante o mês de julho de cada ano na praia de Malvarrosa. O bilhete, que custa cerca de 10 euros por pessoa, inclui um Cartão Gelato com entrada gratuita na Escola do Festival Gelato, para aprender a fazer cremes artesanais, e uma visita ao que é apresentado como o primeiro Laboratório Móvel do mundo dedicado à divulgação científica de receitas de gelados.
O Festival do Gelato faz parte da digressão internacional do autêntico gelado italiano que inclui paragens em Berlim, Amesterdão e Londres, entre outros locais da Europa. Durante o encerramento da edição de cada ano, os vencedores serão escolhidos entre os expositores, de acordo com a votação dos consumidores.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no festival custa cerca de 10 euros.
- Local... Praia de Malvarrosa, Valência.
- Quando... Todos os anos, em julho.
- Como chegar... Autocarros da linha 32 e Metro 5 de Valência combinado com autocarros da linha 93.
4. Visitar as praias de Valência
julho é um dos meses mais quentes do ano em Valência e visitar as suas praias é uma das melhores opções. Se quiser visitar as praias do centro de Valência, pode optar por El Cabanyal, situada no bairro com o mesmo nome, La Malvarrosa e La Patacona, famosa pela sua vegetação de palmeiras.
As praias mais próximas do centro de Valência têm areias douradas, águas cristalinas do Mar das Baleares e uma grande variedade de serviços em redor, como restaurantes e locais de entretenimento, mas também pode escolher outras praias menos visitadas por turistas e mais naturais e selvagens, como El Saler, La Garrofera, La Devesa, Pinedo ou Recati, todas elas praias rodeadas pelo Parque Natural de Albufera.
Visitar as praias em julho, seja num passeio a pé ou de bicicleta, irá garantir-lhe o melhor clima da cidade, águas quentes e também alguns dos pores-do-sol mais claros da costa espanhola.
5. Visite o Solmarket, o festival de música e de camiões de comida
Uma das melhores coisas para fazer em Valência no verão é visitar o Solmarket, o festival de food trucks, música e espectáculos ao vivo que se realiza todos os anos na praia de El Puig de Santa María. O Solmarket está focado em impulsionar o potencial turístico da costa valenciana, por isso fica a 18 quilómetros de Valência, algo que deve ter em conta durante a sua visita.
O Solmarket também se destaca em cada edição pela sua decoração, que consiste em relva artificial, palmeiras, flores valencianas e luzes de néon que transformam a praia num passeio durante os dias do festival. Nos food trucks poderá saborear a ampla oferta gastronómica da cozinha valenciana.
No Solmarket também se pode provar o que é considerado o melhor hambúrguer de Espanha, do restaurante Jenkins, e assistir a um dos melhores pores-do-sol de Valência a partir da praia.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no festival é gratuita.
- Localização... Praia de El Puig de Santa María, Valência.
- Quando... Todos os anos, em julho.
- Como chegar... De carro pela estrada V-21 e de autocarro pelas linhas C6, 71 e 81.
6. Visitar o mercado de verão na praia de Malvarrosa
Durante o mês de julho, depois da Gran Feria, que abre oficialmente o verão valenciano, realizam-se os mercados de rua da cidade, incluindo o do passeio marítimo da praia de Malvarrosa.
Aí se encontram bancas de venda de roupa, presentes, lembranças e actividades infantis, o que faz com que seja um dos melhores planos se visitar Valência com crianças
O mercado de rua da praia de Malvarrosa é um lugar de entretenimento, mas também se apresenta como um contributo para a cultura valenciana, um apoio aos artistas de rua e também um lugar para promover o cuidado ambiental, uma vez que promove a reciclagem, a separação de resíduos e a utilização de artigos compostáveis.
O mercado de rua da Praia da Malvarrosa permanece aberto até ao final do verão, coexistindo também com o mercado de rua do Cabanyal e os restantes mercados de rua da cidade. Uma atividade ideal para terminar uma viagem pela costa valenciana.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no mercado de rua é gratuita.
- Localização... Praia de Malvarrosa, Valência.
- Quando... Todos os anos, em julho.
- Como chegar... Autocarros C6, 19 e 32.
7. Divertir-se no parque de diversões do Jardim Turia
A Feira de Diversões do Jardim de Turia é o parque de diversões da Grande Feira de julho, mas devido ao seu sucesso tornou-se independente e tem agora o seu próprio calendário.
Todos os anos, esta feira tem passeios para toda a família, tômbola, barracas de comida, barracas de feira e entradas a preços acessíveis. Também há espectáculos ao vivo e visitas ao Jardim do Turia, que é um dos mais emblemáticos da cidade devido à sua importância cultural e localização geográfica.
A feira está localizada no antigo leito do rio Turia, entre a Ponte Peineta e a Ponte Las Flores, e entre as suas atracções mais destacadas estão a roda gigante a partir da qual é possível ver a cidade à noite, os carrinhos de choque para miúdos e graúdos, os jogos aquáticos e o túnel do terror. O destino ideal para quem visita Valência por um dia em julho.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no festival é gratuita. As atracções têm um custo inicial de aproximadamente 3 euros.
- Localização... Jardim de Turia, Valência.
- Quando... Todos os anos, em julho.
- Como chegar... Através das linhas de autocarro C2, 6, 95 e 115.
8. Apreciar o pôr do sol num passeio de barco no Mar das Baleares
Uma das atracções de Valência no verão é a possibilidade de praticar desportos aquáticos, fazer excursões de jet-ski, experiências de snorkelling e passeios de barco ao longo da costa valenciana.
Se optar por esta última opção, recomendo que escolha um passeio à tarde para ver alguns dos melhores pores-do-sol de Espanha a partir do Mar das Baleares.
Além disso, nestes passeios de barco pela baía poderá ver as melhores atracções da Comunidade Valenciana a partir do mar.
Tenha em atenção que durante os meses de verão e época alta as excursões podem esgotar ou aumentar de preço à última hora, pelo que é ideal reservar as excursões com antecedência, especialmente se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Valência em 3 dias.
9. Viver a vida nocturna no Oceanografic
OOceanográfico é o maior aquário da Europa e uma das razões pelas quais Valência é considerada a capital das artes e das ciências de Espanha. O seu interior alberga exemplares de 600 espécies diferentes, incluindo baleias beluga, leões-marinhos, pinguins, tubarões, golfinhos, raias, focas e crustáceos.
julho é também o mês ideal para visitas guiadas nocturnas, uma vez que as visitas aumentam significativamente durante agosto e setembro.
Durante estes passeios noturnos, os visitantes evitam o valor das horas de luz do dia e pode também optar por um passeio com menos turistas.
As visitas nocturnas podem incluir, com custo adicional, um jantar na zona da Albufera, na esplanada do restaurante Océanos com vista para o Lago Vivo, que é na realidade uma lagoa que recolhe a água salgada da praia da Malvarrosa.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada geral custa cerca de 34 euros para adultos. As crianças até aos 12 anos pagam uma tarifa reduzida de cerca de 25 euros.
- Localização... Carrer d'Eduardo Primo Yúfera 1B, Valência.
- Horário de funcionamento... De segunda a sexta-feira, das 10.00 às 18.00 horas.
- Como chegar... Autocarros das linhas 10, 19, 24, 25 e 35.
10. Assistir ao Festival Mar i Jazz de Valência
Mar i Jazz, o concerto de música nas margens do Mediterrâneo, é um dos festivais de jazz mais importantes da Europa e realiza-se todos os anos em julho, em Valência, no Parque Dr. Lluch, no bairro de Cabanyal.
Alguns dos melhores músicos de jazz do mundo participam no Mar i Jazz. Durante o festival, há também bancas que vendem comida, presentes e lembranças, e se estiver a planear visitar Valência com crianças, há uma Kinderland em cada edição , onde as crianças podem participar em workshops e actividades infantis.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes de temporada para todos os dias do festival têm um custo inicial de aproximadamente 49 euros.
- Localização... Parque Dr. Lluch, Valência.
- Quando... Durante um fim de semana de julho.
- Como chegar... Autocarros das linhas 31 e 92.
Temperaturas em Valência em julho
Em Valência, a temperatura no verão atinge uma máxima de 33° e uma mínima de 21°, e em média chega aos 25°, pelo que o clima é ameno, seco e quente, mas não sufocante, o que ajuda nos passeios pelo centro histórico da cidade e outras atracções.
O clima na cidade é geralmente agradável em todas as épocas do ano, uma vez que as temperaturas em Valência descem substancialmente durante o inverno, mas raramente descem abaixo dos 0°.
O número de visitantes de Valência em julho
A época alta de Valência decorre de junho a setembro, pelo que é no verão que a maioria dos turistas visita a cidade, o que terá de ter em conta ao organizar o seu itinerário.
Se planeia fazer excursões, aconselho-o a reservá-las com antecedência para evitar atrasos na reserva e aumentos de preços de última hora.
Preços em Valência em julho
O verão é a época mais movimentada do ano em Valência, pelo que é também a altura em que os preços são mais elevados.
No entanto, se planear o seu itinerário com antecedência, pode fazer a pré-reserva das excursões online e obter preços reduzidos.
O que levar na mala para uma visita a Valência em julho?
julho é o início do verão em Valência e os dias tornam-se quentes, pelo que recomendo que leve na sua mala os seguintes artigos:
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Sapatos confortáveis
- Camisolas ou casacos leves de verão
- Fatos de banho
- Camisolas ou casacos leves de verão
- T-shirts