Melhor época para visitar as Cataratas do Niágara
As maravilhosas Cataratas do Niágara podem ser visitadas em qualquer altura do ano. No entanto, dependendo da altura em que escolher viajar, a sua experiência será diferente.
Está a visitar Nova Iorque e na sua lista de coisas a fazer em Nova Iorque está provavelmente uma viagem às Cataratas do Niágara. Uma vista monumental, óptimas fotografias, o som relaxante da água a cair sobre os Grandes Lagos.... Sem dúvida, uma visita obrigatória.
Então, qual é a melhor altura para visitar? Embora o Parque Nacional das Cataratas esteja aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, algumas das suas principais atracções não estão. Por esta razão, o clima, a hora do dia ou o dia da semana podem ditar a sua escolha.
Aqui está um guia de tudo o que precisa de saber sobre o assunto:
Qual é a melhor altura para uma viagem às Cataratas do Niágara?
Definitivamente, a altura mais agradável para visitar as cataratas é durante o verão. Evita-se as chuvas e aproveita-se os dias mais longos durante este período. Além disso, nesta altura, todas as atracções estão abertas ao público. No entanto, esta é também a altura em que encontra mais pessoas. Afinal, como não aproveitar os dias de folga com uma bela viagem às Cataratas do Niágara?
Se quiser evitar as longas filas para entrar na Maid of the Mist, a atração que não pode mesmo perder, sugiro que faça o passeiono final de maio ou início de junho.
Outra boa opção é em setembro e outubro. Não é preciso levar casaco, apenas roupas confortáveis. E pode tirar fotografias e apreciar as vistas sem tanta gente à sua volta.
Escolha o passeio que melhor se adapta ao seu itinerário e desfrute desta maravilha natural.
O verão é a melhor altura para desfrutar de todas as atracções e do céu limpo
Embora o Parque Nacional das Cataratas do Niágara esteja aberto durante todo o ano, é durante o mês de junho que se pode aproveitar ao máximo este paraíso natural e as suas atracções.
A chegada do verão traz temperaturas agradáveis para o noroeste de Nova York. Estamos a falar de uma média de 21 a 25 °C durante o dia. Além disso, junho é o mês em que temos mais horas de sol, como pode ver neste sítio meteorológico. É a altura ideal para aproveitar a luz natural e captar a beleza destas cascatas com as suas fotografias.
Também é muito importante o horário de abertura de uma das principais atracções: o Maid of the Mist. Este barco navega tanto do lado americano como do lado canadiano para que possa ver as cataratas de perto. No entanto, os seus serviços só estão disponíveis de maio a novembro. Viaje com o mínimo de objectos e roupa possível nesta excursão. E, claro, não se esqueça de proteger o seu telemóvel e/ou máquina fotográfica, pois a humidade pode afetar o seu equipamento.
Demasiadas pessoas, pouco espaço: o lado negro do verão
Como já foi referido, como este é um mês em que as condições climatéricas são ideais, é provável que encontre grandes grupos de turistas com os mesmos objectivos que você. As atracções e os hotéis enchem-se muito rapidamente durante esta época, razão pela qual os preços tendem a subir.
Além disso, esta é a altura do ano em que muitas famílias escolhem visitar as Cataratas do Niágara. Isto porque muitos turistas planeiam as suas viagens em função dos horários escolares dos seus filhos.
Dicas para visitar as Cataratas do Niágara no verão
A principal coisa a fazer para tirar o máximo proveito da sua visita é evitar reservar os seus passeios em feriados ou fins-de-semana. Recomendo a primeira quinzena de junho como a altura ideal. Assim, poderá desfrutar do clima agradável do verão e escapar às grandes multidões que chegam com o início das férias escolares no final do mês.
O outono é a altura ideal para fugir às multidões.
Se é uma daquelas pessoas que não suporta multidões, o início do outono é a altura ideal para planear a sua visita às Cataratas do Niágara. Para além da temperatura, com uma máxima de 22°C e uma mínima de 8°C, os preços das atracções e as multidões começam a baixar com a mudança de estação. Um alívio para a sua carteira.
O que é bom, também, é que ainda tem até novembro para embarcar no Maid of Mist. Não tem de esperar em longas filas como no verão, pelo que pode apreciar ainda mais a paisagem e as cores que acompanham a mudança de estação.
Dicas para visitar as Cataratas no outono
Com a chegada do outono , os dias são cada vez mais curtos. Por isso, recomendamos-lhe que vá com calma. Escolha uma viagem de dois dias, por exemplo, e aprecie as cataratas em diferentes momentos do dia. Pode tirar fotografias que captem cada uma destas paisagens e aproveitar o tempo livre para saborear e descobrir as delícias que o outono traz à região. Diz-se que não há nada como experimentar o vinho ou a apanha da fruta durante o outono.
No entanto, é importante levar um casaco e uma jaqueta, pois as noites tendem a ser frias nesta época do ano.
Desfrute das maravilhas da natureza na primavera
Além de ser uma das principais fontes de energia e água doce do mundo, a região dos Grandes Lagos é o lar de uma grande variedade de espécies vegetais e animais que podem ser vistas na sua excursão ao Parque Nacional das Cataratas do Niágara.
Por exemplo, com o fim da última queda de neve em meados de abril, as espécies migratórias, como a borboleta mon arca, regressam à região. Além disso, a partir deste mês, os rios começam a descongelar. Uma óptima oportunidade para observar e fotografar os efeitos da natureza durante a mudança de estação. E se é fã de observação de aves, a sua visita na primavera será certamente ainda mais agradável. Esta é também a altura em que a maior parte das atracções regressam.
Mas atenção, embora as temperaturas tenham começado a subir, ainda se situam entre os 19 e os 8°C. Além disso, há uma grande probabilidade de chuva na primavera. Não se esqueça do seu mackintosh no hotel.
Dicas para visitar as Cataratas na primavera
Um evento interessante nesta altura do ano é o Niagara Folk Arts Festival, no lado canadiano. Durante a maior parte do mês de maio, tem a oportunidade de experimentar especialidades culinárias de todo o mundo e assistir a espectáculos gratuitos de música, dança, teatro, etc., como pode ver neste vídeo.
Cataratas do Niágara no inverno: para os amantes do frio
Infelizmente, a Maid of the Mist e outras atracções estão fechadas devido ao frio intenso que se faz sentir nesta altura do ano. Mas se é uma pessoa para quem as temperaturas frias não são um problema, pode ter sorte e ver as cataratas cobertas de neve. Pode ainda apreciar a paisagem a partir dos túneis panorâmicos.
Leve uns bons collants térmicos e um casaco grosso, porque as temperaturas podem chegar aos -7 °C. O bom é que, nesta altura do ano, não terá de se preocupar com grandes grupos de turistas.
Dicas para visitar as Cataratas no inverno
Se a sua viagem a Nova Iorque se resume a desfrutar das celebrações da passagem de ano e se adora cerimónias de luzes, esta pode ser a altura do ano perfeita para visitar as Cataratas do Niágara. Temos a certeza de que ficará deslumbrado com o encanto do Winter Festival of Lights.
Do lado canadiano, durante 101 dias, poderá desfrutar de uma iluminação especial ligada ao espírito natalício tão caraterístico da América do Norte. Uma óptima maneira de tornar os curtos dias de inverno mais suportáveis. Tem a oportunidade de tirar fotografias únicas para recordar, como as que pode ver aqui.
Como vê, cada época do ano tem o seu quê de especial. Agora é altura de pensar com calma e planear a sua visita na estação que melhor corresponda às suas expectativas.
- verão
- junho - agosto
- Clima: Quente
- Melhor: Céu limpo, atracções abertas
- Pior: Filas longas, multidões
- outono
- setembro - novembro
- Clima: ameno durante o dia, fresco à noite
- Melhor: Menos multidões, delícias de outono (vinho, fruta, etc.)
- Pior**:** Um pouco frio à noite,
- primavera
- março - maio
- Clima: Frio
- Melhor: Mudança de estação, natureza, festivais culturais
- Pior**:** Noites ainda frias, regresso das atracções em maio
- inverno
- dezembro - fevereiro
- Clima: Muito frio, geadas frequentes
- Melhor: espírito natalício, muito pouca gente, festival das luzes
- Pior: Temperaturas abaixo de zero, atracções fechadas