10 melhores coisas para fazer nas Cataratas do Niágara
Com uma queda de 52 metros, é uma das mais belas quedas do planeta e também uma das mais impressionantes. Aqui está o guia definitivo para tirar o máximo proveito dela.
As Cataratas do Niágara são um dos locais mais emblemáticos dos EUA e do Canadá e também uma das grandes maravilhas do planeta que a natureza nos ofereceu. Se a transformássemos num edifício, seria o equivalente a um apartamento de 15 andares, o que é quase nada!
A sua beleza fez com que se tornasse um cenário natural para a rodagem de filmes como "Piratas das Caraíbas" (2007), "Super-Homem II" (1980) e "Niágara" (1953), que fez de Marilyn Monroe uma estrela.
Se já tem o visto necessário e está convencido a visitar estas cascatas cinematográficas, faça a sua mochila, mackintosh e botas de caminhada e anote as 10 melhores coisas para ver e fazer nas Cataratas do Niágara.
1. Andar de barco e... sentir a água a cair
Se gosta de emoções fortes, prepare-se para experimentar um verdadeiro passeio emocionante.
Uma das atracções das Cataratas que mais me impressionou foi entrar a bordo do barco Maid of the Mist que navega pelo rio e vai o mais fundo possível na água espumosa que cai com muita força.
Este barco é perigoso?
Não se preocupe! Este barco elétrico, que está em serviço desde 1846, é muito seguro e o seu capitão é um profissional experiente. Não há nada a temer, uma vez que se estabeleceu como um dos mais antigos serviços turísticos em funcionamento no mundo. Como se lê!
Há 175 anos que a empresa oferece aos turistas um festival de som, água e natureza com muita adrenalina.
Percurso efectuado pelo barco
Niágara significa "trovão de água" na língua iroquesa e vale bem a pena o esforço de mergulhar no rugido interior das suas três famosas quedas de água.
A viagem de barco começa nas Cataratas Americanas, depois nas Cataratas Bridal Veil e, finalmente, na densa névoa das Cataratas Horseshoe, antes de regressar ao ponto de partida. Entre os visitantes****famosos contam-se a família real britânica (Lady Di e os seus dois filhos) e estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, Robert Redford, Denzel Washington e Al Pacino, entre outros. A lista de celebridades é interminável. Se eles se atreveram, você também pode. Se não se importar de dar um mergulho, o melhor sítio do navio é o primeiro andar, na proa e a estibordo.
Que excursão fazer?
Se estiver a passar o seu tempo em Nova Iorque, pode fazer uma viagem às cataratas a partir de lá, como? Fazendo um destes planos que eu sugiro:
- Excursãode 3 dias: pode reservar esta excursão que inclui uma visita às cataratas, bem como a Toronto e às 1000 ilhas, tanto do lado americano como do lado que faz fronteira com o Canadá.
- Circuito de2 dias: se preferir, pode reservar a opção de 2 dias e ver as Cataratas com 1 noite de alojamento em hotel, incluindo pequeno-almoço continental.
- Excursãode 1 dia: se tiver pouco tempo, pode optar por uma excursão de 1 dia, com um guia bilingue, se desejar.
Sabia que o primeiro Maid of the Mist era um ferry a vapor com funis duplos e era suficientemente grande para transportar pessoas, mercadorias e cavalos? Bem, algumas destas excursões incluem um passeio neste navio lendário - está dentro?
2. Aproveite a Gruta dos Ventos e o seu duche gratuito!
Se depois do passeio de barco você ainda estiver com fome de mais aventura, e for um intrépido como eu, você vai adorar a Caverna dos Ventos, onde, como o nome sugere, você terá uma experiência épica. Para chegar a este enclave, você caminhará ao longo de uma passarela de madeira que lhe permite chegar à base dasCataratas do Véu de Noiva, onde você desfrutará de uma das vistas mais impressionantes da força das quedas, que cairão diretamente em cima de você. E, claro, um duche grátis! Como podes ouvir. O meu conselho é que, mesmo que lhe ofereçam um mackintosh amarelo ao estilo do Capitão Pescanova, leve o seu próprio.
Evitará um bom banho de imersão e muitos aborrecimentos.
Excursão com um guia na Cueva de los Vientos (Gruta dos Ventos)
No meu caso, optei por fazer esta excursão com um guia para não ter de comprar o meu próprio bilhete e evitar as longas filas que se formam num dos locais mais movimentados do mundo.
O Niagara Falls State Park foi projetado pelo mesmo arquiteto paisagista que criou oCentral Park em Nova Iorque. Descobri esta e outras curiosidades na minha visita de uma hora ao parque com um guia profissional, que me explicou a história, os segredos e os salvamentos heróicos que aqui tiveram lugar.
Dica de viagem da Nuria Não perca o arco-íris que se forma durante todo o dia à volta das cataratas, um espetáculo para admirar e fotografar!
Mas cuidado com as máquinas fotográficas.
3. Subir à Torre Skylon, o miradouro mais alto do mundo
Se não tem medo das alturas e quer ver as cataratas de uma perspetiva de águia, deve subir à Skylon Tower, o miradouro mais alto da zona, com 160 metros.
É três vezes a altura da cascata, pelo que as vistas panorâmicas são de cortar a respiração. O mais engraçado é que em menos de 1 minuto estará no seutelhado de 360 graus. De facto, os elevadores exteriores de vidro transparente demoram apenas 52 segundos, pelo que nem sequer terá tempo para pestanejar!
Do topo, pode ver a região vinícola do Niágara e as silhuetas de Buffalo, Nova Iorque e Toronto no horizonte - uma experiência única! Se estiver a visitar as Cataratas em família, é o local perfeito para levar as crianças, porque há muitas actividades no interior para elas se divertirem.
Aqui estão algumas outras coisas que pode fazer com as crianças em Niagara- continue a ler!
Atracções da Torre Skylon
Descubra as principais actividades que pode fazer na Skylon Tower:
- Family Fun Center: uma área de jogo interactiva onde as crianças e os adolescentes se divertirão à grande.
- Battle of Titans: uma exposição de dinossauros com fósseis.
- Ver o filme "Legends of Niagara Falls" em 3D.
- Angelo Rossi Galleria & Studio: uma grande galeria com as obras de vidro do artista.
- Centro comercial Skylon Tower onde se pode comprar uma lembrança.
4. Jantar e brindar nas alturas com as cataratas ao fundo
Se estiver a visitar as Cataratas do Niágara no inverno, uma óptima maneira de apreciar as vistas sem passar frio é sentar-se na Torre Skylon para jantar ou almoçar com uma vista magnífica das Cataratas a partir de cima. Não se esqueça de brindar! A Torre Skylon ofereceduas excelentes opções de refeições para todos os orçamentos e paladares. Aqueles que desejam uma experiência exclusiva podem jantar no seu restaurante giratório de renome internacional e saborear a sua cozinha continental moderna.
Por outro lado, se quiser apreciar a paisagem a um bom preço, a sala de jantar Summit Suite Buffet oferece menus mais acessíveis para viajantes e famílias, ambos a uma altitude de 236 metros acima das cataratas!Horário de funcionamento do****restaurante:
-Almoço (11:30h - 15:00h) -Jantar (16:30h - 21:30h) E se depois da aventura do dia lhe faltar o apetite ou preferir outras opções, tome nota dosmelhores restaurantes perto das Cataratas do Niágara. Desfrute da sua refeição sobre a água!
Dica de viagem da Nuria Se jantar num dos restaurantes da Skylon Tower, não terá de pagar a entrada para subir ao miradouro - as vistas à noite são românticas!
5. Apanhar um teleférico para atravessar o Niagara.... inventado por um espanhol!
Uma das actividades mais emblemáticas que pode fazer em Niagara é andar no teleférico Whirlpool Aero Car, que abriu há mais de 100 anos nas cataratas. Sabia que a atração foi inventada por um génio espanhol? O engenheiro cantábrico Leonardo Torres Quevedo.
Parece que a fuga de cérebros já estava a acontecer nessa altura.Porque deve andar neste teleférico?
Porque vai viver um momento único em que, para além das belas vistas das cascatas, vai sentir a adrenalina de viajar sobre o rio. Vai ficar com os cabelos em pé!É seguro? Eu também me fiz esta pergunta. Mas não se preocupe, porque desde a sua inauguração em 1916, já transportou mais de dez milhões de turistas sem um único acidente. Não será o primeiro!
Além disso, os teleféricos de todo o mundo ainda hoje utilizam esta tecnologia centenária. Dica de viagem da Nuria Consulte o calendário dos fogos de artifício no site oficial das Cataratas do Niágara para coincidir com a sua viagem. Ver as cataratas em dezenas de cores não tem preço!
6. Voar num helicóptero sobre o horizonte de Niagara
Já imaginou cruzar o céu das Cataratas do Niágara num helicóptero? Bem, é possível. Se tem vertigens, talvez este plano não esteja na sua agenda de férias, mas contemplar a imensidão desta cascata a partir do ar é uma das experiências que deve ter pelo menos uma vez na vida.
Vai sentir-se como Jesús Calleja. É uma experiência altamente recomendada, sem dúvida, e uma das que mais gostei na minha viagem às cascatas. Se você quiser saber mais sobre os voos, dê uma olhada no artigo sobrevoar de helicóptero sobre as Cataratas do Niágara, onde você vai descobrir todos os detalhes para desfrutar desta atividade única em sua viagem.
7. Maravilhe-se com o espetáculo de luzes de inverno
Se tiver a sorte de visitar as Cataratas do Niágara no inverno, irá assistir a um dos espectáculos mais mágicos que alguma vez vi, comparável apenas ao musical do Rei Leão na Broadway! OOPG Winter Festival of Light é uma experiência única nas Cataratas do Niágara que não encontrará em mais lado nenhum. As decorações e as luzes transportam-no para um mundo de sonho.
É de cair oqueixo. O****que é que tem de tão especial? O evento transforma as Cataratas do Niágara num país das maravilhas, com milhões de luzes e exibições tanto no interior do parque como nas principais zonas turísticas da cidade.
Descubra aqui a melhor altura para visitar as cataratas, incluindo o Natal.
Viva o Natal nas Cataratas
Este festival realiza-se de novembro a fevereiro. Anote na sua agenda, tem 101 noites para ver a iluminação do festival. Uma tradição anual que, para muitos canadianos e turistas, é o refúgio perfeito para entrar no espírito natalício. No inverno, as cataratas geladas ficam ainda mais bonitas com esta iluminação nocturna - a beleza do local vale bem o frio extremo!
Dica de viagem da Nuria Visitar as Cataratas do Niágara no Natal é um plano ideal. Há espectáculos de música, contadores de histórias e mais de uma centena de árvores e renas iluminadas - será inesquecível!
8. Caminhada na Reserva Natural de Niagara Glen
As Cataratas do Niágara são uma atração turística a qualquer hora do dia, onde é uma visão constante ver pessoas com as suas mackintoshes por todo o lado.
É por isso que é sempre uma alegria descobrir pequenos tesouros como a Reserva Natural de Niagara Glen, que normalmente não consta nos guias de viagem. Estelugar deslumbrante está cheio de vegetação e tem uma grande variedade de flora e fauna. O meu conselho é dar um passeio matinal a pé ou de bicicleta para entrar em contacto com a natureza e fazer uma pausa das atracções turísticas - e é grátis!
9. Explore a colorida vila de Niagara-on-the-Lake
À volta das cataratas e do desfiladeiro do rio Niagara encontrará vistas incríveis, jardins luxuriantes, mais de 24 quilómetros de trilhos e locais históricos. Uma das minhas descobertas favoritas, a apenas 20 minutos das Cataratas, foi a pequena e simpática aldeia de Niagara-on-the-Lake, situada na esquina da foz do Rio Niagara e do Lago Ontário.
Esta cidade, famosa pelas suas vinhas e adegas, está repleta de casas de madeira coloridas e pitorescas do século XIX, lojas de bom gosto, jardins floridos e uma arquitetura cuidada. O melhor a fazer é passear pelas suas ruas repletas de património histórico e deixar-se surpreender por elas.
Nas proximidades, pode também encontrar um relógio feito de flores.
Não perca o Festival de Teatro Shaw
Além disso, se planear visitar as Cataratas entre abril e outubro e depois passear por Niagara-on-the-Lake, poderá desfrutar de um dos festivais de teatro mais importantes da América do Norte, o Festival Shaw, que se realiza há 60 anos.
Dica de viagem da Nuria Aos sábados de manhã, de maio a outubro, em Niagara-on-the-Lake, dirija-se ao Market At The Village, onde os agricultores e produtores locais se reúnem para vender os seus produtos artesanais.
10. Desfrute de uma boa prova de vinhos
É um amante de vinho?
Embora a França e a Itália (especialmente a região da Toscana) sejam alguns dos locais mais conhecidos do mundo pelas suas vinhas, Niagara é também um pequeno paraíso para esta bebida. A região alberga mais de 80 adegas! Gostaria de visitar uma delas e descobrir as combinações perfeitas? O meu conselho é que aproveite a sua visita à cidade de Niagara-on-the-Lake, odestino de vinho e comida número 1 do TripAdvisor no Canadá, e visite uma das 30 adegas da cidade. Mas não conduza depois.
Experimente um copo de vinho gelado
Especificamente, se estiver a visitar uma adega, recomendo que prove um copo de vinho de gelo, que é um vinho único e altamente original feito de uvas amadurecidas nos seus primeiros processos de congelamento, daí o nome.
Tem um sabor muito doce e é delicioso!
Um festival para os amantes do vinho
A zona é também famosa não só pelo seu espetáculo teatral, como já referi, mas também por acolher o Icewine Festival de 6 a 23 de janeiro de 2022, um evento anual de duas semanas onde se pode provar a bebida canadiana e apreciar a paisagem gelada da zona.
Outras informações úteis para a sua visita às Cataratas do Niágara
Já tem uma lista completa de coisas para ver e fazer que farão da sua visita às Cataratas do Niágara uma experiência, mas ainda tem alguns pormenores para resolver, não é? Preste atenção a estes pontos e complete a sua visita.
Como chegar de autocarro a partir da Big Apple
No meu caso, optei por ir de autocarro porque me pareceu a opção mais barata. Garanto que esta viagem não foi tão desconfortável como se poderia imaginar. No entanto, veja as melhores excursões de autocarro para as Cataratas do Niágara a partir de Nova Iorque.
Você vai gostar ainda mais desse passeio se estiver viajando da Big Apple e quiser fugir da agitação da 'cidade que nunca dorme'. Aqui está um guia sobre como chegar às Cataratas do Niágara a partir de Nova York. Veja também as melhores viagens de um ou dois dias da Big Apple para Niagara- vai valer a pena o esforço!
Dicas para sobreviver às Cataratas do Niágara
Se tiver tempo, não perca algumas das minhas dicas para visitar as Cataratas do Niágara a partir da Big Apple!
Por fim, se me permite mais uma dica, fique no lado canadiano, pois é onde estão as melhores vistas e poderá ver as três quedas: American Falls, Bridal Veil Falls no lado americano e Horseshoe Falls no lado canadiano.
No entanto, tenha em atenção as excursões no lado americano das cataratas. Ah! Também recomendo que passe a noite na estrada junto ao rio, numa das antigas casas senhoriais que foram convertidas em encantadores bed and breakfasts. Acordar com estas vistas no meio da natureza não tem preço.
E agora, bon voyage!