10 coisas para ver e fazer em Charleston em agosto

Este mês é o pico do verão e, ao mesmo tempo, representa as últimas semanas das férias escolares. Leia esta lista de 10 coisas para ver e fazer em Charleston em agosto, se estiver a planear uma viagem turística.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 12 minutos

10 coisas para ver e fazer em Charleston em agosto

Charleston | ©Edna_million

Ter uma lista de coisas para ver e fazer em Charleston pronta antes de pôr os pés na cidade é recomendável se não quiser perder tempo a tomar decisões sobre o que esta cidade tem para oferecer.

Convido-o a ler toda a informação que compilei para si se quiser ter uma ideia imediata sobre o que esta cidade tem para oferecer durante o mês mais solarengo e quente do ano.

1. Dançar nos Concertos de verão das Noites de Reggae

Artista nos Concertos de verão das Noites de Reggae| ©K Chanter
Artista nos Concertos de verão das Noites de Reggae| ©K Chanter

Se há um ritmo musical que está associado à atmosfera despreocupada e livre do verão, é o Reggae. Em Charleston, é isso que se pretende e, por isso, todos os anos há uma série de concertos com este tema caribenho.

Têm lugar num parque municipal, um dos maiores do condado de Charleston. Quanto ao concerto, as crianças com menos de 12 anos normalmente não pagam entrada, enquanto os adultos pagam quase sempre uma taxa de 10 dólares por pessoa.

Não costuma ser um evento ao nascer do sol, mas pode prolongar-se por várias horas. As portas abrem normalmente por volta das 19:30h, quando está a escurecer no verão, mas fecham normalmente às 22:30h. Lembre-se de que a música terminará às 23h30.

Há sempre muitas opções de comida de vendedores locais, bem como vestuário para o evento. Não se pode esquecer que é ao ar livre, numa clareira relvada, pelo que deve trazer uma cadeira de praia que poderá pedir emprestada ao seu alojamento ou, pelo menos, uma manta tipo piquenique.

É um ambiente bastante familiar, pelo que é uma das coisas a fazer ou ver em Charleston à noite, quando quiser que os seus filhos participem no plano.

Detalhes de interesse:

  • Preços: é um evento económico e os bilhetes para adultos não custam mais de 10 dólares, enquanto as crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Data: Começa no final de junho e decorre até meados de agosto, sendo os fins-de-semana os dias específicos em que se realizam.
  • Local: James Island County Park.

2. Desfrute de uma bebida no Charleston Wine Festival

Festival de Vinhos e Comida de Charleston| ©Leigh-Ann Beverley
Festival de Vinhos e Comida de Charleston| ©Leigh-Ann Beverley

A humidade do verão pode ser bastante sufocante para quem não está habituado ao clima quente e oceânico da costa da Carolina do Sul. É por isso que é uma boa ideia refrescar-se na versão de verão do Festival do Vinho de Charleston.

Normalmente, há mais de 50 tipos de vinho em oferta, com um grande repertório de fabricantes locais, complementado por uma boa variedade de cervejas e bebidas espirituosas fabricadas no Sul.

O local deste evento pode mudar de ano para ano, mas é quase certo que o Terminal de Cruzeiros da Baía de Charleston será o local de eleição. Isto deve-se ao facto de ser uma instalação com ar condicionado que consegue manter afastado o calor ambiente das tardes do sul.

Existem também pátios exteriores nos locais habitualmente escolhidos para este evento e outro aspeto que não pode esquecer é que se trata de um evento apenas para adultos. Ou seja, só é permitido o acesso a maiores de 21 anos, sabendo que esta é a idade mínima para o consumo de álcool em território norte-americano.

Se procura outras alternativas de entretenimento familiar para o mesmo dia deste evento com o intuito de equilibrar o itinerário, pode juntar-se ao autocarro turístico de Charleston. Que o levará a si e a toda a sua família a conhecer os locais mais emblemáticos do bairro histórico desta bela cidade.

Detalhes de interesse:

  • Preço: os preços dos bilhetes variam geralmente entre 40 e 60 dólares por pessoa, consoante o momento em que decide comprar o seu bilhete de entrada. Claramente, a taxa mais cara é para aqueles que pagam no dia do evento.
  • Data: A data muda de ano para ano, mas o mais comum é realizar-se no final do mês, numa sexta-feira ou num sábado de uma das duas últimas semanas de agosto.

Compre os seus bilhetes para o autocarro de turismo de Charleston

3. Faça um passeio noturno pelo Aquário da Carolina do Sul com a Beer from Here

No Beer from Here| ©SCaquarium
No Beer from Here| ©SCaquarium

Outro evento de entretenimento para adultos de que pode desfrutar quando visitar Charleston durante o mês de agosto é o Beer From Here realizado no Aquário da Carolina do Sul.

Basicamente, é uma noite que oferece todo o tipo de cervejas artesanais de empresas locais como a Holy City Brewing e a Low Tide Brewing a um grande grupo de participantes que procuram diversão num ambiente interessante como o belo aquário da cidade.

Normalmente, realiza-se no início de agosto, mas, de qualquer forma, uma visita diurna a este local é obrigatória se quiser impressionar os seus filhos com as maravilhas da vida selvagem aquática da Carolina do Sul.

Outro aspeto conveniente para planear uma visita a este local é o facto de se situar mesmo ao lado do cais de onde partem os passeios de barco pela orla marítima e pela baía de Charleston. Esta é outra atividade que pode ser familiar, pelo que não se sentirá tão culpado por optar por uma abordagem mais adulta à diversão na mesma noite.

4. Leve seus filhos ao Whirlin' Waters Adventure Waterpark.

Parque aquático Whirlin' Waters Adventure| ©adnan kouatli
Parque aquático Whirlin' Waters Adventure| ©adnan kouatli

Uma vez que as férias em família são para que todos se divirtam, faz sentido que inclua no seu itinerário uma atividade que tenha como principal objetivo o entretenimento das crianças.

Neste caso, a oportunidade em questão é o Whirlin' Waters Adventure Waterpark, um parque aquático situado em North Charleston que está aberto todos os dias durante a primeira quinzena de agosto.

Estende-se por 15 acres de terreno num parque de condado e apresenta todo o tipo de escorregas aquáticos. Alguns são bastante tradicionais, outros foram concebidos para competir com outros participantes, há uma praia de ondas artificial e há também um rio com uma corrente mecanizada que o pode relaxar quando estiver à procura de uma pequena pausa entre os passeios.

É definitivamente uma das melhores coisas para ver ou fazer em Charleston com crianças durante uma visita de verão. Mas não me interpretem mal, pois muitas das atracções são igualmente interessantes para um adulto que tenha ultrapassado a adrenalina da adolescência.

Tenha em atenção que não é permitido comer neste tipo de estabelecimentos e, por conseguinte, todo o consumo de alimentos deve ser feito dentro das ofertas comerciais do parque. No entanto, isso não é um problema, pois existem várias cafetarias que oferecem comida que até as crianças mais exigentes podem apreciar.

5. Desfrute do belo pôr do sol no Moonlight Mixers

Nos Moonlight Mixers| ©Holly
Nos Moonlight Mixers| ©Holly

Durante todo o verão, Charleston organiza algumas festas tradicionais à beira-mar com o pôr do sol como pano de fundo. Chamam-se Moonlight Mixers e são basicamente um encontro de habitantes locais no cais de pesca de Folly Beach.

Têm sempre uma mistura de DJ que sabe combinar música de praia e ambiente com algumas velharias dignas de uma boa dança. O Foggy, um estilo de dança típico do século passado no Sul dos Estados Unidos, é a principal atração para os adultos e os idosos que participam neste evento anual com a família e os amigos.

Os participantes são convidados a trazer as suas próprias cadeiras dobráveis, mas não podem trazer as suas próprias geleiras e muito menos as suas próprias bebidas. Isto deve-se ao facto de todas as noites dos Moonlight Mixers, durante o mês de agosto, terem os seus próprios bares para a compra de bebidas e cocktails. Além de refrigerantes e sumos embalados para os mais pequenos da casa.

Relativamente à duração do evento, deve saber que os participantes costumam chegar por volta das 18:30-7:00 horas e só saem do cais às 22:00 horas. Lembre-se de que o objetivo é apreciar o luar sobre a maré e o belo pôr do sol que o precede.

6. Desfrute de um dia de barco na Ilha de Sullivans

Pôr do sol e passeios de barco em Sullivans Island| ©Steve Hammer
Pôr do sol e passeios de barco em Sullivans Island| ©Steve Hammer

No extremo sul da área metropolitana de Charleston, de frente para o Oceano Atlântico e fora da vizinhança imediata da baía, fica a Ilha Sullivans. As suas longas praias de areia branca fazem dela um destino adequado para uma escapadela de fim de semana durante a sua visita à cidade em agosto.

Alugar um barco para o levar a alguns dos cais da ilha é uma boa ideia se quiser ter uma experiência semelhante aos bancos de areia e baías de Vizcaino Bay em Miami. Mas também pode lá chegar por estrada, através da ponte Ben Sawyer.

Existe um Sullivan's Island Nature Trail para uma caminhada através da vegetação e da vida selvagem. O Fort Sumter Historical Park é outro local agradável na ilha para levar as crianças para uma sessão de patinagem ou apenas para apreciar as vistas do mar de uma perspetiva diferente.

7. Também pode passar um dia na praia em Isle of Palms

Na Isle of Palms| ©april burkwhat
Na Isle of Palms| ©april burkwhat

Mesmo ao lado de Sullivans Island fica a Isle of Palms, que é muito semelhante no que diz respeito a encantos naturais.

Aí encontrará outras praias igualmente cativantes, mas também ficará surpreendido com a vasta gama de hotéis disponíveis se decidir passar uma noite fora de Charleston para uma atmosfera mais praiana.

O Wild Dunes Golf Course é um campo de dunas e relva que pode ser muito divertido se gostar deste desporto ou, pelo menos, se estiver interessado em ver como vivem os milionários da zona neste bairro privilegiado da cidade.

No regresso ao centro histórico da cidade, é também aconselhável reservar algumas das melhores visitas guiadas de Charleston. É que a beleza arquitetónica desta parte da cidade é o que define o interesse da maioria dos turistas que se apaixonam por esta pacata e acolhedora cidade sulista.

Reserve as melhores visitas guiadas de Charleston

8. Fuja do calor dentro do Museu de Charleston

O Museu de Charleston| ©CarolinaTravelCarl
O Museu de Charleston| ©CarolinaTravelCarl

O Museu da Cidade de Charleston representa o equilíbrio perfeito de uma instituição que procura educar os visitantes de forma abrangente sobre todos os aspectos culturais, naturais e históricos do local onde está localizado.

Acredita-se que seja o museu mais antigo de todo o país, uma vez que a sua fundação remonta a 1773, mesmo antes do início da Guerra da Independência, quando as colónias se transformaram numa união federal.

Há exposições que se debruçam sobre a história natural da Carolina do Sul, há outras que se debruçam sobre os pormenores da Guerra Civil e há ainda algumas salas dedicadas à diversão e ao divertimento educativo dos visitantes mais novos da casa.

Está aberto todos os dias da semana durante o mês de agosto, das 9h00 às 17h00 de segunda a sábado e ao meio-dia aos domingos. Durante este mês pode ser o seu melhor aliado para fugir ao calor sabendo que no interior existe ar condicionado.

Quanto ao preço dos bilhetes, são variáveis, mas o comum é que haja descontos para crianças. Assim, é provável que um adulto acabe por pagar cerca de 12 dólares, enquanto um adolescente pagaria cerca de 10 dólares e uma criança com menos de 13 anos pagaria cerca de 8 dólares.

Outra atividade de aprendizagem cultural e histórica que lhe pode interessar é agendar uma excursão às plantações da Carolina do Sul a partir de Charleston. Isto deve-se ao facto de os centros agrícolas da era da escravatura serem um dos principais marcos históricos do passado negro da região durante o século XIX.

9. Visitar o Angel Oak

No Angel Oak Park, em Johns Island| ©Irina Dimulescu
No Angel Oak Park, em Johns Island| ©Irina Dimulescu

Os carvalhos são, sem qualquer dúvida, as árvores de eleição quando se trata de alguma da vegetação icónica do sul dos Estados Unidos. Passear por um parque é uma experiência muito agradável se gostar do simples ato de as observar e admirar como a maravilha da natureza que são.

Assim, bem no centro geográfico de Johns Island, outra secção dos subúrbios de Charleston, ergue-se o Angel Oak, que é o carvalho mais antigo a leste do rio Mississipi.

A bela árvore tem cerca de 65 pés de altura. Além disso, a sua sombra pode atingir cerca de 20.000 pés quadrados em alguns dias do ano. Por isso, o verão, em agosto, é uma óptima altura para visitar, tendo em conta o sol do mês e o quão agradável seria estar à sombra de uma árvore tão magnífica. Em nenhuma outra altura do ano esta árvore oferece uma sombra tão impressionante sobre o panorama do parque como no mês de agosto.

É por isso que esta paragem é conveniente, uma vez que é uma oportunidade única de ver uma verdadeira maravilha natural e sem ter de pagar um único cêntimo para o fazer.

Está localizado dentro de um parque que foi criado exclusivamente para a conservação deste magnífico espécime. Como tal, só pode ser visitado das 9h às 17h todos os dias da semana, exceto aos domingos, em que o horário de abertura é alargado até às 13h.

10. Faça um passeio noturno pela prisão assombrada de Charleston

A prisão assombrada de Charleston| ©ProfReader
A prisão assombrada de Charleston| ©ProfReader

Os habitantes locais conhecem-na como a Cadeia da Cidade Velha. É um dos marcos arquitectónicos mais antigos da cidade.

Por sua vez, durante suas operações de 1803 a 1939, abrigou todos os tipos de criminosos, como piratas, oficiais do norte na Guerra Civil e vigaristas locais.

Acredita-se que tenha fantasmas de todos os tipos imagináveis e um casal de estalajadeiros que supostamente envenenou seus hóspedes nos anos 1800 é um exemplo perfeito das aparições que dizem girar em torno deste lugar assustador.

Não se esqueça que é uma atração perfeita para visitar em agosto, pois é mais provável que esteja acompanhado por outros turistas e isso reduz o medo que possa sentir por estar num local tão aterrador. Além disso, agosto é um mês em que esse tipo de museu costuma oferecer visitas guiadas até altas horas da madrugada.

Isto porque o céu escurece por volta das 9 da noite, o que torna toda a experiência um pouco mais especial, sabendo que a meia-noite é a hora em que a maioria dos eventos paranormais começam a desenrolar-se.

Por esta razão, é uma excelente ideia participar em algumas das melhores visitas guiadas de fantasmas em Charleston se sentir algum tipo de interesse na cultura do proibido e do espiritualismo. É preciso ter em mente que, nos Estados Unidos, esta é uma cidade que se destaca pelo facto de ser o lar de uma série de aparições de espíritos registadas como poucas outras.

Obter as melhores excursões de fantasmas em Charleston

Como é o clima em Charleston em agosto e o que levar na mala?

Charleston em agosto| ©edna_million
Charleston em agosto| ©edna_million

agosto é o mês mais quente do ano e Charleston, em particular, regista máximas de cerca de 33 graus Celsius, enquanto as mínimas rondam normalmente os 24 graus Celsius. Ao mesmo tempo, o sul dos Estados Unidos é caracterizado por verões muito húmidos, e ainda mais em cidades costeiras como esta.

Por isso, é aconselhável levar na bagagem roupa confortável e respirável, mas não se esqueça de um par de roupas formais, caso tenha de visitar um local um pouco mais elegante.

Chegadas de turistas a Charleston e preços em agosto

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

agosto é o mês mais movimentado do ano para os turistas em Charleston. Isto significa que é mais provável que encontre grupos de pessoas quando visitar as atracções do seu itinerário.

No entanto, uma coisa que faz a diferença neste tema é o facto de Charleston não ser um epicentro turístico demasiado grande na costa leste dos Estados Unidos. Como tal, nunca se deparará com as filas ou atrasos que cauterizam outras grandes metrópoles durante as férias de verão.

Os preços de Charleston em agosto não serão excessivos, mas também não é o mês mais barato do ano, apenas porque é época alta, em termos turísticos.

É aconselhável viajar para Charleston em agosto com crianças?

Conhecer Charleston| ©robynfreaks
Conhecer Charleston| ©robynfreaks

Charleston tem um ambiente bastante familiar, que se intensifica ainda mais em agosto pelo facto de as crianças andarem por aí a brincar e a divertir-se por causa das férias escolares. As férias escolares terminam no final de agosto, tal como em muitos outros locais do hemisfério norte.

Por isso, viajar com crianças para Charleston durante o mês de agosto é não só aconselhável, mas também preferível se for o tipo de pessoa que detesta filas. É também se for alguém que sabe que o seu filho gosta de desfrutar de um dia na praia ou de uma visita a um parque da cidade. Pois são duas coisas que abundam na oferta de entretenimento durante esta importante época do ano.