O que ver e fazer em Charleston em fevereiro

fevereiro em Charleston é mais quente do que parece, tanto em termos de temperatura como de actividades. Se estiver de visita durante este mês, há muitas actividades e eventos a não perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 13 minutos

O que ver e fazer em Charleston em fevereiro

Charleston | ©Pedro de Carvalho Ponchio

Vai para Charleston em fevereiro e receia que não haja muito para fazer? Bem, não há nada para se preocupar, porque há sempre muito para ver e fazer em Charleston e fevereiro é um ótimo mês para manter a sua agenda cheia. Embora haja temperaturas de inverno nesta cidade, em comparação, são muito mais quentes do que no resto dos Estados Unidos, pelo que poderá escapar ao frio e desfrutar da cultura, do desporto e da história durante a sua visita.

Haverá sempre algo para fazer neste mês de inverno se visitar Charleston. A cidade está muito menos cheia do que noutros meses e há eventos únicos e de renome mundial que não deve perder. Acompanha-me para os ver?

1. Conheça a fauna do sudeste dos Estados Unidos

Exposição da Vida Selvagem do Sudeste| ©scbiz news
Exposição da Vida Selvagem do Sudeste| ©scbiz news

Se visitar a bela cidade de Charleston em fevereiro, não perca a Southeastern Wildlife Exposition (SEWE), a Exposição da Vida Selvagem do Sudeste, que se realiza há quatro décadas e é uma instituição por direito próprio. Normalmente, decorre durante três dias em meados de fevereiro, por isso, se estiver por perto, pode aproveitá-la ao máximo.

Dentro da exposição encontrará algumas coisas maravilhosas. Recomendo que compre um bilhete de entrada geral, que custa cerca de 35 euros e pode ser usado num dos três dias do evento, embora os domingos sejam mais baratos. Também pode comprar um bilhete para os três dias por cerca de 70 euros, o que é particularmente bom se tiver tempo, porque em cada dia pode ver actividades e exposições diferentes numa das maiores exposições do género nos Estados Unidos.

Quando for, pode ver uma grande coleção de arte da vida selvagem, bem como demonstrações de animais nos seus habitats e exposições sobre animais do sudeste americano. Por todas estas razões, é uma oportunidade ideal para ir com crianças. Note-se também que este evento tem lugar em vários locais da cidade, pelo que recomendo que visite pelo menos dois num só dia. Os organizadores costumam oferecer serviços de transporte entre os locais.

Informações práticas

  • Local: Realiza-se em cinco locais diferentes, incluindo o Charleston Marriott, o Gaillard Center SEWE e o Charleston Place, onde se situa a galeria de arte.
  • Quando: em meados de fevereiro, durante três dias.
  • Preço: Os bilhetes para sexta-feira ou sábado custam cerca de 35 euros, mas os bilhetes para domingo custam cerca de 30 euros. Um pacote de bilhetes para os três dias custa cerca de 70 euros.
  • Horário de abertura: sexta-feira e sábado, das 10:00 às 18:00 horas; domingo, das 10:00 às 17:00 horas.

2. Faça um passeio de carruagem no Dia dos Namorados

Carruagem em Charleston| ©debbiepayne210
Carruagem em Charleston| ©debbiepayne210

Vai para Charleston em casal? Há muito o que fazer no Dia dos Namorados na cidade, então fevereiro é a época perfeita para fazer um passeio de carruagem no Dia dos Namorados com seu parceiro, e que melhor maneira do que fazer um passeio histórico de car ruagem neste Dia dos Namorados? Sim, este é um passeio histórico, mas garanto-lhe que há muito romance quando se passeia pelas ruas de pedra numa carruagem que imita o século XIX.

Esta é uma forma fantástica de reviver a história, porque vai ver como as pessoas brancas e ricas viviam na cidade no século XIX, bem como perceber como se deslocavam na cidade. Para além disso, as ruas estarão decoradas com enfeites do Dia dos Namorados, pelo que, entre isso e o passeio de carruagem, poderá tirar as melhores fotografias com o seu parceiro, onde se sentirá como se estivesse no século XIX.

Os passeios de carruagem terminam normalmente na Bay Street e custam cerca de 60 euros, mas esta não é a única coisa que pode fazer no dia. Também pode assistir a concertos e eventos gerais na cidade, bem como a desfiles. Há até plantações nos arredores da cidade onde outrora se produzia arroz e se escravizavam humanos, mas que hoje são reinterpretadas como um lugar para o amor. Sem exagero, é o caso das Plantações e Jardins da Magnólia.

Para o Dia dos Namorados, pode encontrar diferentes estações de chocolate e muitos músicos, cantando serenatas e outras canções românticas. Este pode ser um evento familiar entre as actividades em Charleston para levar as crianças e só se paga pelo acesso à plantação, mas não é necessário pagar uma taxa de entrada adicional.

3. Almoço no Cork Popping Festival

Festival Cork Shuckin'| ©Annie
Festival Cork Shuckin'| ©Annie

Apesar do tempo frio, fevereiro é um mês para comer e beber os melhores produtos. Entre as melhores coisas para fazer em Charleston no inverno está o Festival Cork Shuckin' no Deep Water Vineyard. Em anos anteriores, este festival realizou-se num dia na primeira ou na quarta semana de fevereiro, por isso fique atento se quiser ir e provar a comida e a bebida.

Mas o que há especificamente para beber? Principalmente cervejas artesanais locais. E se gosta de cerveja, recomendo que não saia de Charleston sem experimentar algumas das próprias da cidade, porque, embora sejam um pouco azedas, pode desfrutar de um sabor tão nativo quanto delicioso. Quanto à comida, a maioria dos pratos envolve ostras, um dos alimentos por excelência de Charleston, que também está na época. Muitos serão encontrados em camiões de comida.

A melhor parte é que este é um evento para toda a família, com receitas que beneficiam a Leukemia and Lymphoma Society. Tudo acontece no Deep Water Vineyard, o único vinhedo de Charleston, localizado na ilha de Wadmalaw, nos arredores da cidade, mas com uma bela ligação ferroviária. Você vai perder?

Informações úteis

  • Localização: Deep Water Vineyard, 6775 Bears Bluff Wadmalaw Island, SC 29487
  • Quando: Normalmente na última semana de fevereiro, embora por vezes se realize na primeira semana de fevereiro.
  • Preço: Aproximadamente $25 de entrada
  • Horário: 10:00 a.m. até 5:30 p.m.

4. Desfrute das melhores ostras da época

Festival Ostras| ©Elizabeth Wenner
Festival Ostras| ©Elizabeth Wenner

O produto por excelência de Charleston e de toda a região de Lowcountry, na Carolina do Sul, são as ostras, e se for em fevereiro, melhor ainda, porque é a época das ostras. Essa é a razão do Lowcountry Oyster Festival, ao qual se pode ir normalmente no primeiro domingo de fevereiro.

Sim, obviamente que se vai a um festival de ostras é para comer ostras, mas que mais há para fazer? O evento não é nada de menor, porque se intitula o maior festival de ostras do mundo e tem espectáculos de diferentes grupos musicais, bem como concursos de comida. Quando fores, vais reparar que há dezenas de restaurantes onde podes não só comer ostras, mas também beber boa cerveja, vinho e outros frutos do mar.

A entrada geral para este evento custa cerca de 22 €, mas tem em mente que uma vez lá dentro vais ter que provar ostras. Uma refeição completa pode custar pouco mais de 10 €, embora se estiver a comer entre lanches, possa ser menos. Além disso, é ótimo se for com crianças, porque a entrada para crianças até aos 10 anos é gratuita.

Informações práticas

  • Local: Boone Hall Plantation, 1235 Long Point Rd, Mt Pleasant, SC 29464
  • Quando: Normalmente,realiza-se no primeiro domingo de fevereiro.
  • Preço: A entrada custa normalmente cerca de 22 euros, não incluindo as bebidas internas. As crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita.
  • Horário: das 10:00 às 17:00 horas

Dica de viajante

Nos últimos anos, este festival de ostras tem tido uma política de não pagamento em dinheiro. Para efetuar compras no interior do recinto, é necessário adquirir vouchers com cartão de crédito, débito ou outro meio eletrónico.

5. Aproveite as actividades do Mês da História Negra

O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans
O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans

No Sul dos Estados Unidos, a história dos afro-americanos estará sempre presente de uma forma muito especial. Pois foi nesta região que a escravatura esteve mais presente na vida dos Estados Unidos como país independente, e foi também o local dos maiores conflitos da Guerra Civil. O Mês da História Negra é celebrado todos os anos em fevereiro e em Charleston é um mês especial.

Há muitas coisas que pode fazer este mês para honrar a cultura afro-americana. Para começar, pode querer visitar museus como o The Old Slave Mart Museum, que se crê ser o último mercado de escravos em toda a Carolina do Sul. Neste museu, pode encontrar diferentes actividades comemorativas e de investigação para este mês, concebidas para turistas.

Mas não é o único local emblemático para compreender o passado da comunidade afro-americana, Charleston é uma cidade que ainda preserva plantações nos seus arredores que pode visitar em excursões. Milhares de pessoas foram escravizadas nestas plantações para obter produtos agrícolas. Neste caso, recomendo uma visita a Drayton Hall, uma das mais antigas, pois a sua estrutura sobreviveu desde a Guerra da Independência e depois à Guerra Civil, pelo que se pode aprender muito sobre a escravatura e a segregação. Gostaria de a visitar durante este importante mês?

Reserve os melhores passeios de plantação em Charleston

6. Artwalk na primeira sexta-feira do mês

Arte à noite| ©EzequielD
Arte à noite| ©EzequielD

Quem é que não gosta de arte enquanto desfruta de um bom passeio? A Charleston Gallery Association oferece algo do género todos os meses, na primeira sexta-feira do mês, com um Artwalk. Como o nome sugere, "art" significa arte e "walk" significa passeio, por isso é um movimento em que diferentes galerias da cidade se jun tam entre as 17h00 e as 21h00 para mostrar diferentes exposições num evento único.

O meu conselho é que não perca esta oportunidade; especialmente porque nas noites de inverno não há normalmente muito para fazer devido ao frio e o Artwalk é ideal, porque pode conhecer mais de vinte galerias de arte e apreciar a arte em todas elas, com uma temperatura ideal enquanto as visita. É uma boa alternativa ao frio que irá animar pelo menos uma noite de fevereiro em Charleston com a presença de muitos artistas e curadores.

Para não perder nada, terá de consultar o sítio Web oficial da associação de galerias antes de partir para saber quais as galerias que aderiram ao Artwalk deste mês. Prometo que se vai divertir muito, apreciando a melhor arte da cidade.

7. Delicie-se entre cocktails e camélias

Middleton Place| ©Paul Braynard
Middleton Place| ©Paul Braynard

Gosta de cocktails e de flores? Melhor ainda, gosta de ambos e está de passagem por Charleston em fevereiro? Então dirija-se ao Cocktail and Camellias, um magnífico evento realizado em Middleton Place, outro dos grandes cenários das plantações de Charleston. É um local verdadeiramente belo para visitar, mesmo que seja apenas para tirar as suas melhores fotografias com as camélias.

Cocktail and Camellias realiza-se normalmente no final de fevereiro, a meio da tarde. Não só pode saborear deliciosos cocktails, como também pode cheirar e sentir a atmosfera das mais de 10.000 camélias que florescem em toda a plantação nesta altura do ano. Além disso, o evento tem sempre música ao vivo e também oferece comida de chefs exclusivos.

Esta será uma noite fantástica. Embora tenha de desembolsar algum dinheiro, poderá ver algumas flores maravilhosas enquanto desfruta das melhores bebidas e comida, numa das mais belas plantações de Lowcountry. Se está preocupado com o inverno, não se preocupe, pois as temperaturas costumam ser bastante agradáveis no final de fevereiro, tal como em grande parte do sul dos Estados Unidos, embora deva trazer um casaco.

Informações práticas

  • Local: Middleton Place, 4300 Ashley River Road Charleston, SC 29414
  • Quando: normalmente no último sábado de fevereiro
  • Preço: A entrada custa normalmente cerca de 70 euros.
  • Horário: das 16:00 às 18:00 horas

8. Coma e faça compras na King Street sem a agitação

King Street| ©Warren LeMay
King Street| ©Warren LeMay

Uma das melhores coisas de visitar Charleston em fevereiro é o facto de não haver muitos turistas na cidade e de todo o ambiente ser muito mais confortável e descontraído, tanto em termos de alojamento como de transportes. A King Street é uma das ruas mais importantes da cidade e durante a época alta está sempre cheia de gente, mas em fevereiro poderá passear por ela para comprar os melhores produtos e comer em excelentes locais sem grande esforço.

Se decidir passear por esta zona, o meu conselho é que não perca o tradicional wine bar Bin 152, no French Quarter, por nada deste mundo. Embora pareça um lugar como outro qualquer, é um dos bares mais históricos da cidade e oferece mais de 200 vinhos, pelo que pode passar uma tarde fria neste lugar que lhe pode dar calor e boas bebidas.

Mas não só: nesta rua há muito para comprar, especialmente na parte baixa que é considerada a melhor zona para comprar antiguidades nesta parte dos Estados Unidos. Se preferir comprar roupa, então deve dirigir-se à parte central da rua, com franchisings internacionais. Na parte alta da rua, há mais opções de restaurantes, ideais para jantar quando a noite cai e a temperatura desce consideravelmente.

9. Abrigue-se do frio assistindo a um jogo de hóquei ou de basquetebol

Num jogo dos South Carolina Stingrays| ©kreativ xpressionz
Num jogo dos South Carolina Stingrays| ©kreativ xpressionz

Acha que fevereiro é um mês tão frio que não vai poder desfrutar de nenhum desporto na cidade? Não, porque tanto o hóquei como o basquetebol estarão à sua disposição se estiver de passagem por Charleston, e ambos servirão para o isolar do frio que se faz sentir lá fora. Estes são dois dos desportos mais famosos dos Estados Unidos e, quando lá for, perceberá a paixão que geram, pelo que recomendo que não perca pelo menos um jogo destes desportos.

Uma das suas opções são os South Carolina Stingrays, uma equipa de hóquei da East Coast Hockey League (ECHL), uma divisão menor do desporto. Isso não os impede de ter milhares de fãs. Os seus jogos são disputados no North Charleston Coliseum, uma bela arena onde se pode normalmente ir ao fim da tarde, depois de escurecer. Esta arena pode ser fria devido à temperatura que o gelo necessita, mas garanto-te que a noite lá fora será ainda mais fria.

A outra grande opção que recomendo é o basquetebol. Em Charleston existe um colégio militar chamado The Citadel, muito conhecido pelas suas equipas desportivas conhecidas como The Citadel Bulldogs. A mais reconhecida destas equipas é a de basquetebol que participa na Divisão I da NCAA. Em fevereiro, poderá assistir a vários dos seus jogos. Em fevereiro, poderás assistir a vários dos seus jogos no McAlister Field House e saborear o melhor do desporto universitário. Este pavilhão vai mantê-lo climatizado e, enquanto faz uma pausa do frio da cidade, poderá assistir a um jogo de basquetebol de qualidade.

10. Fazer um passeio a pé

Conhecer Charleston| ©robynfreaks
Conhecer Charleston| ©robynfreaks

Muitas pessoas vão a Charleston para aproveitar as temperaturas mais quentes em fevereiro e fazer um passeio a pé. Se vier de uma zona onde faz calor durante todo o ano, a temperatura média de Charleston de 10-12°C em fevereiro parecerá muito fria, mas para a maior parte dos Estados Unidos é um ambiente perfeito para fazer uma excursão a pé e conhecer a cidade num mês em que não está tão movimentada.

Em geral, eu recomendaria fazeruma excursãoguiada a pé pela cidade em fevereiro, porque os grupos são pequenos, por isso pode pagar a sua própria viagem e ainda assim receber atenção pessoal. Além disso, os museus, galerias e restaurantes que visitar terão uma quantidade de pessoas muito mais aceitável, o que lhe permitirá apreciá-los melhor e com mais calma. Tudo isto somado ao facto de a cidade ter menos trânsito e mais transportes públicos disponíveis.

Aconselho-o a fazer um passeio histórico pelo centro da cidade, que é uma zona magnífica para passear. Aqui podes ver o French Quarter, o Old Exchange Building ou igrejas tradicionais como a de São Filipe ou a de São Miguel. No entanto, é importante trazer um casaco quente para o caso de a temperatura baixar subitamente.

Reservar uma visita guiada em Charleston

Quais são as temperaturas em Charleston em fevereiro?

Noite em Charleston| ©Pedro de Carvalho Ponchio
Noite em Charleston| ©Pedro de Carvalho Ponchio

As viagens de inverno têm poucos amigos, mas se estiver a planear viajar para Charleston em fevereiro, não deverá ter muitas preocupações. Faz frio no sul dos Estados Unidos , mas é muito mais frio do que no norte, pelo que a neve e a geada são raras. A temperatura média situa-se entre os 6 e os 18°C, por isso, na maioria dos dias, conseguirá manter-se fresco e seco.

À noite é um pouco mais frio e é por isso que não verá tantos planos noturnos este mês. Mas isso não significa que não seja impossível, pois há muitos espaços interiores para desfrutar quando o sol se põe. Qualquer atividade ao ar livre torna-se difícil se a temperatura rondar os 6°C, mas isso dependerá da altura do mês e do tempo nessa semana.

Preços e multidões em Charleston em fevereiro

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

Não quer encontrar uma cidade cheia de gente? Então fevereiro é o mês perfeito para si, porque é inverno e época baixa, o que significa que a cidade tem uma afluência muito reduzida de turistas. Em geral, só vêm cá as pessoas que têm férias ou dias livres e precisam de fugir ao frio das cidades mais a norte.

Isto pode ser vantajoso em termos de tarifas aéreas e de aluguer de automóveis, que tendem a ser mais baratos na época baixa. No entanto, os preços de algumas excursões são mais elevados porque os grupos não são reservados com tanta frequência como na época alta. Ainda assim, recomendo que aproveite as tarifas aéreas mais baratas e conheça esta bela cidade.

O que levar na mala se for visitar Charleston em fevereiro?

Fazer as malas| ©Marissa Grootes
Fazer as malas| ©Marissa Grootes

Preocupado em levar demasiados casacos quando visitar Charleston em fevereiro? Isso não deve ocupar muito espaço na sua mala. Recomendo que leve pelo menos um casaco pesado, mas só se for sair à noite, que é a única altura em que vai precisar dele. Caso contrário, as camisolas e outras roupas leves de inverno não lhe farão mal nenhum, porque muitas vezes durante o dia a temperatura ronda os 10°C.

Independentemente disso, é essencial que traga bons sapatos. Em todo o caso, irá percorrer longas distâncias a pé, quer esteja a passear por uma plantação, a visitar um museu ou a comprar roupa na King Street, pelo que um par de sapatilhas confortáveis é obrigatório. Além disso, embora fevereiro não seja um mês de chuva ou neve, recomendo que leve um guarda-chuva, especialmente se for visitar locais ao ar livre que não possam ser atrasados pela chuva.