Mais sobre: Visita as quintas nativas de ananás em Maui
Existem poucas fazendas indígenas de abacaxi ainda em operação em Maui hoje, sendo que a mais proeminente e mais visitada pelos turistas é a Maui Gold Pineapple Farm, perto de Makawao, que é sem dúvida uma das coisas mais divertidas para fazer em Maui durante suas férias. É sem dúvida uma das coisas mais divertidas para fazer em Maui durante as suas férias.
Embora o espaço esteja completamente preparado para ser visitado pelos turistas, é sem dúvida uma quinta 100% funcional, onde encontrará desde veículos utilizados nos primórdios da plantação até equipamentos modernos utilizados atualmente.
Como reservar uma excursão às fazendas de abacaxi nativas de Maui
Embora seja verdade que as fazendas de abacaxi em Maui são muito fáceis de visitar, também é verdade que esse tipo de atração já é raro na ilha.
Por exemplo, a plantação mais visitada da ilha é a Maui Gold, que fica na pequena vila de Hali'imaile, em Upcountry. A melhor maneira de visitar a plantação é fazer a sua reserva utilizando a Internet como ferramenta de reserva.
Se a sua viagem às ilhas havaianas implicar uma estadia de uma semana ou menos em Maui, é aconselhável reservar a sua excursão com a maior antecedência possível, uma vez que a procura de participantes faz com que os lugares se tornem escassos em certas épocas do ano e aos fins-de-semana.
Duração das excursões às quintas de ananases indígenas de Maui
A melhor parte de fazer uma excursão às fazendas de abacaxi em Maui é principalmente o facto de ser uma experiência de curta duração. O passeio pelas instalações e atividades geralmente é concluído em menos de 2 horas. No entanto, recomendo chegar ao local pelo menos 15 minutos antes da hora marcada para o início.
A localização da plantação no centro-norte de Maui permite que esta atividade seja combinada com muitas outras excursões interessantes para um dia inteiro de diversão.
Algumas das aventuras que podem ser feitas nesta área de Maui incluem uma viagem às plantações de banana em Paia ou fazer uma das trilhas de caminhada de Maui.
Finalmente, considere no seu planeamento o tempo de transferência do seu hotel de Maui para Upcontry. Por exemplo, se estiver hospedado em Lahaina ou nos arredores, levará cerca de 45 minutos de estrada para chegar a esta parte da ilha, mas se estiver hospedado na área de Wailea, a viagem pode ser feita em 30 minutos ou menos.
O que verei neste tipo de excursão
Visitar as fazendas de abacaxi nativas da ilha é um dos melhores passeios e excursões em Maui. Isso se deve às muitas atividades interessantes que podem ser feitas lá. Aqui estão os destaques.
Passeio pela plantação
O Maui Pineapple Plantation Tour leva o grupo de viajantes a bordo de um autocarro pequeno, confortável e com ar condicionado.
O grupo percorrerá os campos em estradas de terra e serão feitas várias paragens para conhecer a história do ananás em Maui e ver os campos de perto.
Degustação de ananás.
Além de ver como o abacaxi de Maui é cultivado e processado, o passeio inclui uma degustação das diferentes espécies de abacaxi cultivadas nas fazendas. Isto faz com que seja uma das experiências mais interactivas e divertidas que pode ter no Havai.
Durante a sua visita, ficará a conhecer o ananás Maui Gold, um tipo especial de ananás caracterizado pela sua cor amarela intensa, que foi criado na ilha no início do século XX através do cruzamento de várias espécies de ananás.
Leve para casa um ananás como recordação
Muitas das excursões às quintas de ananases em Maui oferecem frequentemente aos visitantes um ananás como presente.
Além disso, parte da excursão envolve uma visita à fábrica de processamento de ananases, onde os frutos exóticos são lindamente embalados para serem enviados para vários destinos, para venda e para os hóspedes levarem para casa.
Degustação de licores.
A Maui Gold Plantation faz parte da Hali'imaile Distilling Company, e é por isso que é possível fazer uma degustação de licor em algumas partes do passeio.
Visite a loja de presentes
A excursão termina na loja de presentes da plantação, que recomendo vivamente uma visita para encontrar todo o tipo de artigos curiosos, todos relacionados, sem surpresa, com os doces ananases de Maui.
Qual é o horário e quanto custa fazer um tour pelas fazendas de abacaxi em Maui?
Antes de organizar o seu passeio pelas plantações é importante informar-se sobre os horários e preços.
Preço da excursão às plantações de abacaxi
Nas Maui Pineapple Farms, os preços incluem a visita a todas as actividades das quintas e são divididos de acordo com a idade do participante.
- Os visitantes com mais de 13 anos pagam cerca de 75 euros pelo seu bilhete de entrada nas instalações.
- Os visitantes com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos pagam uma taxa reduzida de cerca de 65 euros pelo seu bilhete de entrada nas instalações.
Este tipo de atividade destina-se a crianças a partir dos 3 anos de idade. Se estiver de férias na ilha em família com um bebé, recomendo que faça a visita em dois grupos separados.
Horário das plantações
Em termos de horário de funcionamento, as plantações de Maui estão abertas todos os dias do ano com horário contínuo, incluindo domingos e feriados. As instalações abrem as suas portas ao público logo a partir das 9h30.
As visitas às plantações são organizadas em horários fixos, várias vezes ao dia. Estes horários raramente mudam, pelo que pode esperar uma primeira visita a partir das 09:30h da manhã, uma segunda visita às 11:45h e uma última visita às 13:45h da tarde.
Porque é que recomendam uma viagem às quintas de ananases em Maui?
De acordo com a minha experiência, uma excursão às quintas de ananases em Maui é uma experiência que vale totalmente a pena, principalmente devido à oportunidade de aprender muitas coisas interessantes durante uma excursão que é extremamente divertida e prática.
É também uma daquelas actividades fora do comum que só alguns destinos do mundo, como as ilhas havaianas, podem oferecer.
Esta, tal como a aventura de nadar com tubarões em Maui, são experiências únicas que são difíceis de replicar em qualquer outro lugar do planeta.
O único inconveniente de uma viagem às quintas de ananases é o clima.
Se for à ilha durante os meses mais húmidos, terá de planear cuidadosamente as suas actividades para os dias de chuva e as suas actividades para os dias de sol. Recomendo vivamente que faça a sua visita à quinta de ananases num dia de sol.
Dicas para visitar as fazendas de abacaxi em Maui
Se está à procura de umas férias memoráveis em Maui, considere a seguinte lista de dicas.
Se possível, evite os fins-de-semana
Se quiser visitar as quintas de ananases em Maui, é obrigatório reservar com antecedência. No entanto, o meu conselho é evitar os fins-de-semana, pois são os dias com maior número de visitantes.
Para os fins de semana em Maui, recomendo atividades que tenham um número maior de ofertas e, portanto, mais fáceis de atender à demanda.
Algumas das minhas actividades favoritas nesta categoria são os fabulosos espectáculos de Luau em Maui ou, se gosta de aventura, uma excursão de dia inteiro pela Estrada para Hana.
Traga água e snacks
Embora as excursões às plantações incluam degustações de alimentos e bebidas e alguns produtos de mercearia possam ser comprados no local, recomendo que traga água e lanches por precaução.
As crianças divertem-se imenso.
Se vai para Maui com crianças e está à procura de ideias de actividades divertidas para fazer com a família nas suas férias, esta é a opção perfeita para um dia ou uma tarde divertida!
O único requisito é que as crianças devem ter pelo menos 3 anos de idade para visitar a maioria das plantações.
Dito isto, as quintas de ananás do Havai incluem inúmeras actividades especialmente concebidas para os mais pequenos da casa, tais como: passeios de comboio, visitas curtas e dinâmicas, parques infantis e muito mais.
Visite outras quintas de ananás no Havai.
A sua viagem ao Havai pode implicar a visita a outras ilhas importantes do arquipélago. Se for esse o caso, deve saber que nas outras ilhas também encontrará plantações de ananás semelhantes às de Maui, mas diferentes em alguns aspectos.
- Visitar a Dole Plantation em Oahu: uma visita à Dole Plantation é uma atividade que recomendo fazer numa excursão Circle Island em Oahu; estas são excursões organizadas muito populares na ilha que levam os viajantes em excursões a alguns dos locais mais emblemáticos e turísticos.
- Visitar as quintas de ananases de Kauai; embora menos turística do que Maui e Oahu, a ilha de Kauai é outra ilha importante do arquipélago e alberga uma gigantesca quinta de ananases que recebe visitantes apenas mediante reserva.
Vestido para a ocasião
Embora a visita às plantações inclua transporte, saiba que vai estar ao ar livre no clima tropical durante muito tempo. Vestir-se adequadamente é vital para se sentir confortável durante a experiência. O seu vestuário deve privilegiar os tecidos frescos e respiráveis.
Se for a Maui no inverno, as botas de chuva podem ser a melhor opção, pois mesmo que visite a plantação num dia de sol, a probabilidade de ter de andar na lama será muito elevada.
Independentemente da época do ano, o protetor solar e um chapéu de sol são altamente recomendados.
Uma breve história das plantações de abacaxi de Maui
Embora estes sejam factos que aprenderá durante a sua excursão, penso que vale a pena saber um pouco sobre o aparecimento e a evolução das plantações de ananases em Maui.
Na década de 1830, dois missionários chegaram à cidade de Lahaina: o Dr. Dwight Baldwin e a sua mulher Charlotte.
Lahaina tornou-se uma das cidades mais antigas e prósperas do arquipélago havaiano e, apenas algumas gerações mais tarde, a família Baldwin era já uma das mais influentes e ricas da região, sendo proprietária de uma grande parte da ilha de Maui.
Em 1903, foi iniciada a primeira plantação de ananases em Maui, a Maui Pineapple Company, que em 1969 se fundiu com a sua principal concorrente, a Haiku Fruit & Packing Company.
A empresa fechou as portas em 2009 e, em 2018, foi adquirida pela Hali'imaile Distilling Company, que abriu as plantações para visitas guiadas. Resgatando uma parte importante da história de Maui para que todos possam desfrutar.