10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães à noite
Festejar, assustar-se com histórias de fantasmas ou fazer um passeio de helicóptero são algumas das actividades nocturnas em Nova Orleães que compilei para garantir que se diverte ao máximo durante a sua visita a esta bela cidade.
A cidade é conhecida pela sua vida nocturna desde há alguns séculos e sempre foi capaz de se adaptar às exigências da sua população em matéria de entretenimento. Os planos para ver e fazer em Nova Orleães que eu compilei para si são um equilíbrio perfeito entre os aspectos mais desenfreados desta identidade nocturna e a segurança oferecida a todos os seus turistas.
Convido-o a continuar a ler esta lista se quiser ter alternativas diferentes para as noites que farão parte do seu itinerário turístico.
1. Assistir a um espetáculo burlesco ao estilo da extinta Storyville
Durante várias décadas, em Nova Orleães, existiu um bairro da luz vermelha chamado Storyville. Em suma, era uma zona onde a prostituição era tolerada pelas autoridades e, desde que foi proibida em 1917, os espectáculos burlescos continuam a ser uma recordação dessa época.
O Burlesque Ballroom, o Royal Sonesta Hotel e o One-Eyed Jacks Bar são alguns dos estabelecimentos que lideram atualmente a oferta deste tipo de entretenimento vistoso e erótico a quem procura um espetáculo ao vivo para festejar e beber álcool.
O The Latter é outro local que acolhe frequentemente espectáculos burlescos numa base mais informal, bem como outros eventos musicais ao vivo e peças de teatro que combinam um tom picante e cómico com striptease em trajes brilhantes. Sempre ao melhor estilo deste submundo da vida nocturna.
A House of Blues completa a lista de clubes noturnos que têm um elenco permanente para apresentar regularmente espectáculos burlescos. É provável que encontre um espetáculo aos fins-de-semana em qualquer um destes locais.
2. Participe num passeio fantasma pelos locais emblemáticos da cidade
Nova Orleães é uma das cidades mais antigas de toda a América do Norte e, ao longo da sua história, desenvolveram-se todo o tipo de lendas urbanas. De facto, o espiritualismo está fortemente associado à identidade cultural deste lugar e a subcultura vudu é um fator determinante do seu passado pós-colonial.
Por esta razão, é lógico que uma das melhores coisas a fazer durante uma noite na cidade seja participar numa visita guiada pelos cantos assombrados de Nova Orleães.
Existem diferentes tipos de visitas guiadas que se centram em diferentes lendas e mitos históricos. Por exemplo, há algumas que tratam exclusivamente da cultura vudu.
Outros são visitas guiadas aos cemitérios mais famosos de Nova Orleães e há também visitas a bares e casas que têm lendas arrepiantes entre a população local.
Estes tipos de pacotes são guiados por especialistas nestas matérias e a grande maioria não costuma durar mais de duas horas. Não há limite de idade para o visitante, mas é preciso ter em mente que este é um serviço voltado para uma clientela adulta.
3. Ver as luzes da cidade do ar num helicóptero
Para muitos pode parecer um plano demasiado luxuoso, enquanto para outros é a oportunidade perfeita para realizar um sonho de infância. Os voos de helicóptero em Nova Orleães são uma excelente ideia para um casal, embora existam alguns que também permitem que duas crianças se juntem à viagem.
Em termos de duração, normalmente demora entre 30 e 45 minutos desde a descolagem até à aterragem. É tempo mais do que suficiente para ver o horizonte da cidade a partir dos céus, bem como as ruas incrivelmente iluminadas dos seus bairros históricos.
Quanto ao ponto de partida, tudo depende do pacote escolhido. O mais provável é que seja um heliporto próximo do perímetro turístico da cidade, pelo que não terá de se deslocar muito longe para viver um momento tão especial.
4. Visite o Preservation Hall e ouça um autêntico concerto de jazz
Quando se lê a palavra Preservation Hall, pensa-se provavelmente num grande e elegante anfiteatro.
No entanto, a surpresa é que este famoso estabelecimento exclusivo de jazz é um edifício envelhecido de madeira de dois andares que tem um charme tão único que é um património arquitetónico.
É emblemático do desenvolvimento deste género musical nesta cidade que o acolheu de braços abertos desde o início do século passado e, felizmente para si, oferece concertos na maioria das noites do ano.
Está localizado na St Peter Street, a poucos passos da Jackson Square. Esta proximidade é conveniente na medida em que a praça é um ótimo local para passear com os seus filhos se estiver a pensar em planos para fazer Nova Orleães com crianças.
De facto, se os seus filhos gostarem deste género de música, esta pode ser uma experiência que lhes mudará a vida , uma vez que não há restrições de idade à entrada do Preservation Hall.
Os bilhetes VIP são os únicos que dão direito a um lugar durante o espetáculo musical, o que pode ser fundamental para garantir a visibilidade de uma criança que ainda não atingiu a adolescência.
Informações práticas
- Endereço: 726 Saint Peter Street
- Horário: 12:00 às 17:00 e 20:00 às 23:00. O último espetáculo é normalmente às 22:00 e dura aproximadamente 45 minutos.
- Preço: cerca de $25 para um bilhete normal e cerca de $40 para um bilhete sentado.
5. Tome um café e um beignet nas primeiras horas da manhã no Café du Monde
Os beignets são um elemento básico, mas extremamente importante, da cozinha de Nova Orleães e podem ser melhor descritos como uma combinação equilibrada de um churro, um donut e um beignet.
O Café Du Monde é um estabelecimento que os confecciona desde 1862 e é tão emblemático no panorama gastronómico da cidade que funciona 24 horas por dia.
Quando o visitar, notará que está repleto de pessoas, tanto turistas como locais, a horas estranhas do dia. Recomenda-se, por isso, que o visite de manhã cedo, se estiver na zona, para ter um sabor muito autêntico da vida nocturna de Nova Orleães.
O café é servido preto ao estilo americano ou com leite, sempre bem quente para garantir a satisfação dos comensais mais exigentes.
Abriram filiais por toda a cidade, mas a que deve ser visitada situa-se na Decatour Street, perto do French Market e do Latrobe Park, dois locais emblemáticos do Bairro Francês da cidade.
O café de chicória é outro dos ícones da ementa. Recomendamos que o prove se gosta de experimentar bebidas de outras partes do mundo.
Informações práticas
- Endereço: 813 Decatur Street
- Preço: depende do que pedir
6. Beber um cocktail no Jean Lafitte's Blacksmith Shop
Uma noite nas ruas de Nova Orleães é uma experiência que lhe oferece a oportunidade de tomar uma bebida em edifícios históricos em cada curva do seu percurso.
No caso do Jean Lafitte's Blacksmith Shop, o plano é ainda mais interessante, pois este é um dos bares mais antigos do país, tendo sido inaugurado na década de 1770.
A história deste local é tudo menos aborrecida, pois acredita-se que é assombrado pelo fantasma de Jean Lafitte, que era basicamente um contrabandista durante a primeira metade do século XIX e que viveu nesta velha estrutura durante uma década.
Quanto à reinvenção da estrutura como bar, tudo se torna mais cativante. Isto porque o negócio tem as suas raízes em meados dos anos 40, quando era um epicentro da clientela boémia da cidade, bem como da comunidade gay que vivia como uma subcultura na época.
A acumulação deste interessante precedente histórico e a antiga beleza arquitetónica do local tornaram-no um marco histórico nacional.
Visitá-lo para tomar uma cerveja depois de terminar um dos passeios gastronómicos de Nova Orleães quese realizam nesta parte do Bairro Francês é uma excelente ideia. Desta forma, atreve-se a estar num dos estabelecimentos que encabeçam a lista dos cantos mais assombrados da cidade.
Informações práticas
- Endereço: 941 Bourbon Street
- Preço: depende do que pedir
- Horário de funcionamento: das 10:00 às 3:00
7. Fazer um autêntico Bar Hopping ao longo da Bourbon Street
Bar Hopping é o termo que os americanos usam para descrever a ação de ir de bar em bar durante uma noite fora para experimentar diferentes ambientes e para experimentar diferentes menus de cocktails.
Em Nova Orleães, o local perfeito para o fazer é a Bourbon Street, uma vez que as suas ruas são um tesouro de vida nocturna.
Algumas das excursões ao Bairro Francês de Nova Orleães podem indicar-lhe quais são os estabelecimentos mais emblemáticos desta famosa rua para festejar depois de escurecer. No entanto, a partir deste momento, pode ir sabendo que existem locais como o Café Lafitte in Exile, que é o bar gay mais antigo dos Estados Unidos.
Maison Bourbon oferece música ao vivo ao melhor estilo Jazz Club e é um marco histórico, sabendo que a maioria dos músicos mais famosos deste género actuaram aqui como forma de consagração em algum momento das suas carreiras.
Saints and Sinners é outro local que não pode faltar no seu Bar Hopping, pois este é um local que funciona desde os tempos em que os bordéis eram legais nesta cidade portuária e representava um forte aspeto da cultura da zona.
8. Assistir a um filme à meia-noite no Prytania Theather
Longe das ruas turísticas do Bairro Francês, na zona alta da cidade, e numa rua com o mesmo nome, encontra-se o Prytania Theather. Trata-se de uma sala de cinema de ecrã único, em funcionamento contínuo desde 1914 até aos dias de hoje.
Oferece projecções à meia-noite de filmes comerciais da programação atual, bem como de outros elementos icónicos da subcultura cinematográfica, como The Rocky Horror Picture Show e Little Shop of Horrors.
Este pode ser classificado como um excelente plano para o verão quando se visita Nova Orleães, pois permite-lhe uma pausa dos estabelecimentos com as hordas de turistas. Também lhe dá a oportunidade de ver um lugar icónico na história desta cidade.
9. Festejar como um local na Frenchman Street
Para manter o tema das festas nocturnas, a Bourbon Street não é a sua única alternativa se quiser festejar a noite toda durante a sua visita a Nova Orleães.
A sua outra opção segura ou preferida é a Frenchman Street, uma zona da cidade que se destaca pela qualidade das suas discotecas, por ser mais frequentada pelos habitantes locais e por oferecer os melhores estabelecimentos de música ao vivo da vida nocturna.
Variando o epicentro musical, a Frenchman Street é o lar do R&B, outro género que tem uma ligação cultural muito importante com a comunidade afro-americana. Mais ainda com as pessoas do sul do país.
A cena gastronómica também é vibrante nesta secção de Nova Orleães e recomenda-se que passe uma boa parte da sua noite a explorar as ruas próximas do bairro Faubourg Marigny.
É aconselhável não ficar fora até muito tarde se tiver um transfer do aeroporto de Nova Orleães reservado para o dia seguinte , uma vez que a tentação é inevitável e quererá acordar a dançar e a festejar nestes bares divertidos e amigáveis.
10. Suba numa carruagem e dê um passeio pelo Bairro Francês
Nova Orleães é uma cidade que tem um encanto colonial como nenhum outro canto dos Estados Unidos. Por esta razão, não é surpreendente saber que tem a possibilidade de alugar uma carruagem para lhe dar um passeio noturno por alguns dos quarteirões do Bairro Francês, enquanto desfruta de uma noite fresca com um belo céu estrelado.
Alguns incluem música ao vivo com um trompetista de jazz que toca em cada esquina da cidade, enquanto outros oferecem contos fantasmagóricos sobre a cultura vudu e os períodos complicados do passado de Nova Orleães.
É um bom plano para partilhar em casal, mas não há limitações para incluir crianças pequenas na mesma viagem.
Que tipo de roupa se deve usar para uma saída nocturna em Nova Orleães?
Nova Orleães é uma cidade que mantém um clima privilegiado dentro do contexto norte-americano.
Os invernos não têm temperaturas de graus negativos e os verões não são opressivos, apesar da humidade que pode ser muito elevada.
Aconselho-o a ter sempre calças compridas à mão para o caso de decidir ir a um local elegante, mas pode realmente vestir-se como quiser para participar em todas as actividades que estão resumidas nesta lista.
Quanto dinheiro gastaria numa saída nocturna média em Nova Orleães?
Tudo depende do facto de estar a pagar as suas próprias despesas ou as de um grupo inteiro de companheiros. Tenha em conta que o orçamento é ajustado à quantidade de coisas que faz numa única noite e ao nível de consumo que desenvolve em cada paragem do seu itinerário noturno.
Se beber uns copos em qualquer um dos estabelecimentos mencionados, tem de ter em conta que vai gastar um mínimo de 50 dólares. Uma cerveja num local relativamente concorrido não costuma custar menos de 10 dólares em época baixa ou alta.
É uma boa ideia sair com crianças à noite em Nova Orleães?
Existem alternativas de entretenimento para todas as idades e para todos os tipos de grupos turísticos quando se organiza uma saída nocturna em Nova Orleães.
É evidente que um bar não é o local mais apropriado para um menor - de facto, é ilegal a sua entrada. Mas passear por uma praça, passear por um parque, comer numa gelataria e visitar um restaurante são actividades que estarão disponíveis todas as noites da sua visita.
Em termos de segurança, pode tomar precauções, evitando permanecer na Bourbon Street quando começam as horas mais festivas. Ou seja, depois das 22 ou 23 horas.