Mais sobre: Tours pelas plantações de Nova Orleães
Oak Alley é um lugar quase mágico, obrigatório na sua lista de coisas para ver e fazer em Nova Orleães, uma visita obrigatória para uma viagem completa.
Para o conhecer e obter a melhor impressão, o melhor é fazer uma das visitas guiadas com paragens nos locais mais interessantes. Para os mais aventureiros, uma experiência completa inclui os famosos pântanos e ver de perto os enormes lagartos. Também pode ser visitado de forma autónoma e há várias formas de chegar a este maravilhoso local.
1. Desfrute de uma excursão completa e veja a bela Oak Alley Plantation
Para ver esta bela plantação, opte por uma visita guiada às plantações de Nova Orleães e saiba mais sobre o cenário que tem sido o cenário e a inspiração para muitos filmes e histórias.
O melhor de fazer uma visita guiada é que não terá de se preocupar com transferes ou taxas de entrada, mas apenas desfrutar da experiência.
A excursão em terra começa normalmente no hotel. O guia explicará a história da plantação e a grande era das plantações de açúcar ao longo do caminho.
À chegada, será levado numa visita guiada à Casa Grande, onde personagens fantasiados darão um toque de charme à visita. Por fim, poderá passear pelos magníficos espaços exteriores e visitar a loja de recordações.
Não se esqueça de passar pelos antigos bairros de escravos e de ver as curiosas máquinas agrícolas e a oficina de ferreiro.
Antes de terminar, é provável que possa provar alguns dos pratos típicos desta zona de Nova Orleães no restaurante da plantação.
Pormenores interessantes
- Preço: pouco mais de 60 euros por pessoa
- Duração: cerca de 5,5 horas
- Transporte: autocarro
- Vantagens desta opção: dá-lhe a oportunidade de visitar o Oak Alley sem ter de se preocupar com nada.
- Desvantagens desta opção: apenas a plantação é visitada.
2. Excursão à plantação de Oak Alley com excursão ao pântano
Para os mais aventureiros, recomendamos o passeio de barco. Para além do passeio pelos emblemáticos Jardins de Oak Alley, poderão desfrutar de um passeio a toda a velocidade pelos pântanos, conhecendo a sua fauna, especialmente os crocodilos.
Desta forma, poderá realizar num só dia duas das actividades mais recomendadas em Nova Orleães: visitar as plantações e percorrer os pântanos.
Guias especializados levá-lo-ão a lugares inacessíveis com veículos para as melhores fotografias de recordação.
Mais uma vez, a excursão começa normalmente no hotel, onde um veículo com ar condicionado o levará ao seu destino. A primeira coisa a fazer é pegar uma lancha rápida e passear pelos pântanos para observar a vida selvagem local e aprender ainda mais sobre a incrível vegetação da região.
Passará também por um cemitério e verá de perto uma aldeia Cajun, o que lhe dará uma visão da vida dos habitantes locais.
A próxima paragem é Oak Alley, onde terá muito tempo para admirar as suas atracções e descobrir como era a vida dos antigos habitantes da plantação. A visita ao interior da Casa Grande, cuja arquitetura é tão imponente quanto bela, é uma das melhores experiências da viagem.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de £119
- Duração: aproximadamente 8 horas
- Transporte: autocarro e barco, embora exista outra opção que utiliza um barco mais calmo.
- Vantagens desta opção: para além de ver a plantação, poderá percorrer os pântanos de Nova Orleães num só dia.
- Desvantagens desta opção: é possível que o barco provoque o enjoo de alguns participantes.
3. Ver as plantações Oak Alley e Laura num só dia
Uma óptima maneira de conhecer dois pontos diferentes da história americana é visitar duas das suas plantações mais emblemáticas.
Oak Alley é conhecida pela sua incrível beleza e idade, bem como pelo seu excelente estado de conservação. Laura Plantation, por outro lado, oferece um cenário muito diferente, mas igualmente belo.
Na Oak Alley Plantation, o ponto central é a imponente ponte natural formada pelas árvores centenárias, guardiãs de uma casa que tem muito para contar e que testemunhou 300 anos de história.
Laura Plantation Laura Plantation tem uma cor muito diferente, com um estilo arquitetónico que trai a sua influência francesa.
Entre os seus 200 anos de história, a grande casa foi a casa do folclorista Alcée Fortier, que escreveu sobre os escravos africanos em 1870. Foi também o cenário de "Tales of Brer Rabbit" de Joel Chandler Harris.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 105 euros
- Duração: cerca de 8 horas
- Transporte: minibus
- Vantagens desta opção: visitará duas plantações diferentes, o que lhe dará uma melhor perspetiva de como eram.
- Desvantagens desta opção: Embora muito interessante, você terá que passar um dia inteiro no passeio, por isso não é realmente adequado para aqueles que só vão estar em Nova Orleans por 3 dias.
Como chegar à Oak Alley Plantation por conta própria?
Há cinco maneiras de chegar à Oak Alley Plantation. Naturalmente, cada uma tem as suas vantagens e pormenores a considerar. Em princípio, deve considerar o tempo de cada abordagem e o preço antes de tomar a sua decisão.
Lembre-se também de que terá um horário para as visitas guiadas no interior da Casa Grande, uma vez que estas são limitadas, e que deverá adquirir os seus bilhetes à chegada.
Embora os bilhetes estejam à venda até às 16:00 horas, muitas pessoas chegam logo às 8:30 horas e reservam o seu lugar. Se não chegar cedo, corre o risco de perder a oportunidade de desfrutar desta parte do passeio.
No total, existem cinco opções de transporte para chegar ao Oak Alley por conta própria. Duas incluem o autocarro, uma o comboio e as duas últimas, um táxi ou um veículo privado.
É de notar que os três primeiros não vão até à plantação, pelo que será necessário completar a viagem com um táxi. Eis uma comparação entre cada um deles.
- Autocarro e táxi
- Partida de Greyhound para Thibodaux
- Tarifa aproximada: $70 a $91.
- Tempo de viagem: 2h 20 min.
- Autocarro e táxi
- De Greyhound para Laplace
- Tarifa aproximada: $80 a $100.
- Tempo de viagem: 1h 20 min.
- Trem e táxi
- Saindo da Sunset Limited para Schriever
- Tarifa aproximada: $85 a $115.
- Tempo de viagem: 2h 12 min.
- Apenas táxi
- Partindo de New Orleans para Oak ALley
- Tarifa aproximada: $120 a $160.
- Tempo de viagem: 1h 9 min.
- Carro particular
- Saindo de Nova Orleans para Oak ALley
- Custo aproximado: $5,00 a $8,00 (apenas gasolina, não incluindo taxas de aluguer).
- Tempo de viagem: 1h 9 min.
É possível passar a noite em Oak Alley?
Há uma grande variedade de alojamentos disponíveis nas imediações de Oak Alley, muitos dos quais até oferecem alguns passeios, incluindo visitas às plantações e zonas húmidas da zona. A vantagem de ficar uns dias nestes locais começa pela facilidade de chegar aos locais de interesse em menos tempo, alguns até a pé.
O custo destes alojamentos ronda os 100 dólares por noite, com algumas ofertas disponíveis na época baixa. Em geral, todos eles oferecem pequeno-almoço e as melhores comodidades, e são altamente recomendados pelos hóspedes.
O Oak Alley Plantation Restaurant & Inn é um dos alojamentos mais recomendados, não só para desfrutar da plantação e dos seus arredores, mas também para explorar o Louisiana. Trata-se de uma casa de campo pitoresca que foi equipada para oferecer o melhor dos confortos modernos.
O que verá na Oak Valley Plantation?
A primeira coisa que lhe chamará a atenção quando chegar a Oak Alley é uma estrada ou beco fechado por uma magnífica fila de carvalhos, que por sua vez cria um maravilhoso túnel que conduz à mansão histórica ao fundo. A sua arquitetura impressionante e o paisagismo circundante tornaram-na um marco histórico nacional.
Os carvalhos plantados estão lá desde o século XVIII, há muito mais tempo do que a casa, que foi reconstruída em 1925. A propriedade, outrora uma plantação de cana-de-açúcar, transformou-se mais tarde numa grande propriedade e é atualmente um local importante que conta parte da história dos plantadores de Nova Orleães.
A plantação é tão importante para a cidade como os famosos passeios pelo Bairro Francês, que também deve colocar na sua lista de locais interessantes para visitar.
As atracções deste passeio incluem um restaurante, uma ferraria histórica, o cemitério da família dos Stewarts, que foram os últimos proprietários antes de a propriedade ser doada à Oak Alley Foundation, a Big House e os inesquecíveis trilhos gratuitos pelos 25 hectares de terreno.
Alguns factos interessantes
Antes de visitar a Oak Valley Plantation, recomendo que leia um pouco sobre a sua história. Embora os guias estejam mais do que dispostos a responder a todas as suas perguntas e a contar-lhe muito do seu passado, esta propriedade tem mais de 200 anos.
Como verá, a duração da visita não seria suficiente, pelo menos se for apenas uma vez, pelo que algum conhecimento prévio ajudá-lo-á a desfrutar ainda mais.
Um facto curioso que encontrará nas famosas "nozes de casca de papel", uma novidade na cultura da nogueira conseguida por um escravo chamado Antoine em 1846. O jardineiro conseguiu criar um enxerto entre as árvores da plantação, resultando num fruto cuja casca podia ser partida com as mãos sem esforço.
Como era a vida dos escravos durante este período da história, as casas onde viviam e outros pormenores fazem parte das informações incalculáveis que os turistas encontram frequentemente em Oak Alley.
A plantação é também reconhecida como um dos locais mais lendários entre as muitas lendas que se podem conhecer numa visita guiada aos fantasmas de Nova Orleães.
Além disso, tanto os pântanos circundantes como a própria Casa Grande foram locais de filmagem de filmes como Entrevista com o Vampiro e O Longo e Quente verão, e de séries famosas como True Detetive.
Coisas a ter em conta
- Duração da visita: A visita completa tem a duração de 2 horas, com ou sem a Casa Grande.
- Horário de abertura: Aberto diariamente das 8h30 às 17h. Mas os bilhetes podem ser adquiridos até às 16:00 horas. Fechado durante o Ano Novo, Mardi Gras, Dia de Ação de Graças e Natal.
- Para visitar a Casa Grande: Os bilhetes devem ser comprados com antecedência, pois a capacidade é limitada. Além disso, é atribuído um horário de visita, pelo que é necessário estar no local com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Qual é a melhor altura para visitar o Oak Alley?
Para além do seu significado histórico, a principal atração de Oak Alley é a sua magnífica paisagem natural.
O encanto de caminhar entre as árvores imponentes e poder tirar as melhores fotografias e desfrutar do clima agradável e do aroma fresco da natureza. Por essa razão, é muito importante escolher cuidadosamente a melhor altura para viajar.
Os melhores meses para visitar Nova Orleães são os meses de abril, maio e junho, pelo menos no que diz respeito ao clima.
Para um passeio pelo Oak Alley, recomendamos junho, quando as chuvas levaram o verde ao seu auge e o túnel de carvalhos, um dos principais ícones deste lugar, está no seu melhor.
É também uma boa altura para fazer uma visita gastronómica a Nova Orleães e provar algumas das receitas locais.
Durante este mês, as temperaturas quentes garantem uma maior atividade da vida selvagem, pelo que é garantido o avistamento de crocodilos.
Esta excursão é adequada para crianças?
As visitas a OAK Alley Plantations são adequadas para todas as idades, por isso pode facilmente adicioná-las à sua lista de coisas para ver e fazer em Nova Orleães com crianças.
Na verdade, é um espaço que aceita carrinhos de bebé em quase todo o lado, exceto nas zonas ajardinadas, onde o terreno é mais rústico. As crianças com menos de 3 anos, que podem andar ao colo dos pais, têm entrada gratuita na maioria dos passeios.
As zonas verdes são incríveis e vão deixar as crianças pequenas encantadas, com muito espaço para brincar ao ar livre num verdadeiro paraíso. Mas não recomendo que as inscrevam na visita guiada ao interior da casa, pois pode tornar-se um pouco monótono para elas. Por outro lado, há muito para explorar no exterior, pelo que continua a ser uma visita altamente recomendada.
Para as crianças mais velhas, é uma oportunidade perfeita para aprenderem muitos pormenores valiosos sobre a era da escravatura nos Estados Unidos, o funcionamento das grandes plantações e muito mais sobre a história deste país.
As crianças vão gostar muito da visita guiada e terão a oportunidade de fazer perguntas aos guias, que terão todo o prazer em responder, por isso não se esqueça de as inscrever!