10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em julho

Ter uma lista de 10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em julho é uma excelente ideia para planear a sua visita. Por isso, vou contar-vos alguns dos segredos desta bela cidade conhecida pela sua mistura cultural e étnica.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em julho

Praça Lafayette | Jim Lambert

Pensar em 10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em julho não é uma tarefa difícil, pois é o início do verão e a cidade está repleta de oportunidades para entreter de todas as formas. De facto, é um dos melhores meses do ano para ter uma boa diversidade de coisas para ver e fazer em Nova Orleães.

Por isso, a melhor decisão que pode tomar se estiver a pensar em visitar a cidade durante alguns dias em julho é continuar a ler este excelente resumo que preparei para si.

1. Participar nas actividades do Essence Festival

No Essence Fest| ©Nicole Mumphrey
No Essence Fest| ©Nicole Mumphrey

O Essence Fest estará sempre no topo da lista de coisas para ver e fazer em Nova Orleães em julho, pois é um dos eventos culturais mais importantes da cidade e, na verdade, de todo o país.

Nasceu como uma simples comemoração dos primeiros 25 anos da revista Essence, uma publicação que se concentra principalmente em conteúdos para mulheres afro-americanas.

No entanto, o sucesso foi estrondoso e, ao longo dos anos, transformou-se num evento que atingiu dimensões impressionantes. A Essence é um evento de grande dimensão, que combina um alinhamento completo de artistas musicais, palestras literárias e apresentações de personalidades relevantes para a comunidade afro-americana, especialmente para o público feminino.

Normalmente, o evento recebe até 500.000 visitantes, oriundos de todo o mundo e, especialmente, de todos os cantos dos Estados Unidos.

Informações relevantes

  • Gama de preços: Os preços mais comuns variam entre 60 dólares americanos e 1 000 dólares americanos para um passe VIP. Embora dependa do evento em si, pois há actividades especiais com um teatro ou um estádio inteiro para um único artista, bem como uma sequência de datas para o mesmo grupo de cantores.
  • Local: pode mudar de ano para ano, mas geralmente é no Louisiana Superdome, que já mudou de nome várias vezes devido a patrocínios comerciais.
  • Datas: mudam sempre, mas o mais provável é que seja no primeiro fim de semana de julho, conhecido nos EUA como o fim de semana de 4 de julho.

2. Comemore a independência americana em grande estilo

Cruzeiro de barco a vapor em Natchez| ©Lonnie
Cruzeiro de barco a vapor em Natchez| ©Lonnie

Por falar em 4 de julho, não dá para perder essa grande época do ano para os americanos se você planejar sua viagem para a primeira semana do mês. Por sua vez, Nova Orleães é conhecida em todo o país como um dos melhores destinos para celebrar a comemoração anual da independência da nação.

Os fogos de artifício são um dos pontos altos desta celebração e estar localizado em qualquer estabelecimento nas margens do rio Mississippi dar-lhe-á uma excelente perspetiva das cores branca, azul e vermelha da bandeira nacional a rebentar no céu.

Música ao vivo, artistas de rua e uma vida nocturna vibrante e vistosa também caracterizam a celebração da independência nesta importante cidade do sul.

O Creole Queen é um bom plano se quiser estar num barco a vapor típico para ver ainda mais de perto o fogo de artifício.

Além disso, o jazz e a cozinha franco-americana fazem-se sentir em qualquer restaurante que escolha visitar, e alguns dos melhores autocarros de turismo de Nova Orleães podem também oferecer excursões nocturnas especiais.

Algumas informações importantes

  • Preços: Assistir ao fogo de artifício é uma atividade gratuita, mas qualquer consumo adicional dependerá das condições do estabelecimento que escolher.
  • Duração: O fogo de artifício começa normalmente depois das 20 ou 21 horas, mas as actividades recreativas estão disponíveis desde o início da manhã até depois da meia-noite.
  • Localização: O Parque Woldenberg ou o Bairro Francês são zonas com uma grande variedade de lojas e espaço suficiente para se sentar e esperar confortavelmente.

Reserve o seu autocarro turístico em Nova Orleães

3. O Dia da Bastilha dá-lhe uma amostra da essência francesa da cidade

Dia da Bastilha| ©TiJope
Dia da Bastilha| ©TiJope

Nova Orleães é uma cidade que, tal como Miami, é conhecida nos Estados Unidos por uma identidade bastante estrangeira. Neste caso, resulta do facto de ter sido, durante muito tempo, o porto mais importante do que era então território francês.

Em 1803, os Estados Unidos compraram-na, mas até hoje há aspectos culturais que se mantêm, como a celebração alegórica do Dia da Bastilha.

Por isso, no dia 14 de julho é quase certo que os restaurantes, bares e a vida de rua da cidade estarão concentrados na comemoração de um feriado que pouco tem a ver com a América, mas que é muito importante para a história francesa.

Muitos destes estabelecimentos oferecem frequentemente pratos diretamente inspirados na cozinha francesa e os clubes noturnos, como os bares do Royal Sonesta Hotel, também oferecem frequentemente uma noite temática com música e ambiente com uma ligação direta à bandeira tricolor francesa.

Algumas das melhores visitas guiadas a Nova Orleães podem oferecer uma visita histórica bastante pormenorizada aos aspectos da arquitetura da cidade que permanecem do período colonial.

Além disso, aprender sobre a história de um local com um especialista é sempre uma boa ideia se for esse o tipo de visita turística que lhe interessa.

  • Localização: o epicentro francês da cidade é o Bairro Francês e os seus arredores. Por conseguinte, é preferível visitá-lo neste dia se quiser beneficiar dos descontos ou do entretenimento que os habitantes da zona lhe podem oferecer.

4. Explore o Bairro Francês durante esta época festiva

Bairro Francês| ©Agirard
Bairro Francês| ©Agirard

Se o 14 de julho já tem outros planos que não incluem o French Quarter na sua agenda, não se preocupe, pois o French Quarter está cheio de vida e movimento durante todo o verão. O Essence Festival e o 4 de julho juntam-se ao ambiente para garantir a diversão desde os primeiros momentos do mês.

Verá que este é um local com uma identidade arquitetónica bastante singular, pois é, na verdade, oúnico bairro verdadeiramente colonial ainda preservado nos Estados Unidos.

As varandas largas, os alpendres coloridos, a grande variedade de plantas ornamentais e as ruas de calçada são elementos que o vão impressionar ao longo do seu passeio.

A Jackson Square é uma paragem inesquecível e a Catedral de St. Louis é um excelente local para tirar fotografias dignas de um post nas redes sociais.

As ruas Royal, St Louis e Charles oferecem-lhe edifícios indígenas da cidade, como as Shotgun Houses e as Creole Cottages. As primeiras são estreitas e alongadas, enquanto as segundas são de um só piso e coloridas.

  • Duração: o tempo de visita a este bairro é da sua responsabilidade, mas recomenda-se que opte por uma visita especializada ao Bairro Francês de Nova Orleães se quiser compreender o significado histórico de cada canto que vê.

Reserve a sua visita ao Bairro Francês de Nova Orleães

5. Festejar o verão em julho na Bourbon ST

Na Bourbon ST.| ©Chris Litherland
Na Bourbon ST.| ©Chris Litherland

Se o crepúsculo cair enquanto ainda estiver neste canto da cidade, não pode perder a oportunidade de viver uma noite típica de Nova Orleães em julho. De facto, a Bourbon Street é talvez o epicentro mais emblemático da vida nocturna do Sul.

Desde espectáculos de drags no bar Oz New Orleans até ao burlesco no Bourbon Boylesque. Estas são apenas algumas das coisas para ver e fazer em Nova Orleães à noite.

  • Localização: É fácil de encontrar, pois fica mesmo no centro do Bairro Francês. As ruas que o atravessam a norte e a sul são também óptimos locais para festejar.

6. Corra e festeje com o peculiar San Fermin em Nova Orleans

San Fermin em Nova Orleans| ©Howie Luvzus
San Fermin em Nova Orleans| ©Howie Luvzus

Os Estados Unidos têm a sua própria reinvenção do San Fermines e tem-se a sorte de este festival ter lugar no epicentro turístico de Nova Orleães.

A grande diferença é que, neste caso, dispensam os touros e os protagonistas do evento são patinadores vestidos de forma alegórica que perseguem os participantes com tacos de basebol.

A tradição começou em 2007, logo após um dos grandes promotores do Mardi Gras ter experimentado a tourada original que se realiza em Espanha.

Trata-se, portanto, de um excelente plano para o mês de julho, se quiser experimentar uma interessante tradição hispânica em termos e perspectivas sul-americanas, onde o tema animal é retirado e todos os aspectos das festividades e do consumo de álcool são realçados.

Informações relevantes

  • Preços: os preços variam de ano para ano, mas situam-se normalmente entre 30 e 90 dólares, consoante se trate de uma compra individual ou colectiva.
  • Duração: realiza-se geralmente em meados de julho, mas há outras actividades antes e depois do evento principal que prolongam a celebração por vários dias.
  • Local: a corrida geralmente acontece numa rua do Bairro Francês da cidade e, devido a questões de autorização municipal, pode variar de ano para ano.

7. Reserve uma excursão a uma plantação histórica da Louisiana

Plantação Oak Alley| ©dwjones46
Plantação Oak Alley| ©dwjones46

O Sul dos Estados Unidos foi uma das regiões mais afectadas pelas injustiças e atrocidades da escravatura colonial.

Este sistema manteve-se mesmo após a independência, até que a Guerra Civil opôs os Estados esclavagistas do Sul aos Estados industrializados e liberais do Norte. Uma visita a estas gigantescas zonas de produção agrícola é um plano adequado se estiver interessado na história deste país.

As melhores excursões às plantações de Nova Orleães são uma alternativa segura e prática para conhecer este tipo de estabelecimento histórico. Mas tenha em conta que este é um evento mais direcionado para a aprendizagem e não tanto para a diversão.

Detalhes interessantes

  • Preços: Os preços variam consoante a distância da plantação ao ponto de partida em Nova Orleães. Algumas alternativas custam cerca de 30 euros e outras 80 ou 90 euros.
  • Duração: as que incluem outras actividades, como fotografias em trajes de época ou passeios de barco pelos pântanos, podem demorar mais de 6 ou 7 horas. Há outras que requerem apenas um passeio de 2 ou 3 horas.
  • Localização: algumas plantações ficam a menos de 50 km da cidade, enquanto outros passeios, como o que o leva à Oak Alley Plantation, ficam muito mais longe.

Reserve uma excursão às plantações a partir de Nova Orleães

8. Comemore o Dia dos Pais com a autêntica comida Cajun

Comida Cajun| ©Greg's Southern Ontario
Comida Cajun| ©Greg's Southern Ontario

julho é também conhecido como o Mês do Pai, com muitas partes do mundo a celebrarem o Dia do Pai no segundo fim de semana. Nos Estados Unidos coincide com este formato, pelo que organizar um almoço ou jantar para provar os elementos distintivos da comida Cajun é uma excelente ideia.

Se ainda não ouviu falar deste estilo de jantar, deve saber que é a comida que prevalece na zona desde que os franceses a ocuparam em 1803.

O marisco, as misturas de arroz e as sopas de caranguejo são alguns dos pratos emblemáticos do sabor Cajun. A minha recomendação é fazer um tour gastronómico por Nova Orleães que ofereça visitas guiadas a vários locais conhecidos. Desta forma, pode obter uma opinião sólida com base numa variedade consistente de temperos e estilos de cozinha.

Reservar uma excursão gastronómica a Nova Orleães

Os restaurantes do French Market e do Graden District são uma excelente alternativa

É claro que o French Market estará repleto de opções para explorar essa tendência culinária. Mas também pode optar por fazer uma visita ao Garden District para combinar a arquitetura dos novos ricos americanos dessa época com a tradição que os cativou a estabelecerem-se neste canto do Delta do Mississipi.

Uma visita guiada ao Garden District de Nova Orleães, em Nova Orleães, é uma excelente continuação da tarde, ou um ótimo prelúdio para o prato principal da refeição que celebra os pais da sua vida.

9. Aproveite a frescura das noites de verão em julho e faça uma visita guiada a um pântano

Excursão à Ilha do Mel| ©Warrior
Excursão à Ilha do Mel| ©Warrior

O verão no extremo sul americano é húmido durante o dia, mas ao cair da noite torna-se tão fresco que algumas pessoas precisam de casacos se estiver muito vento numa cidade.

Aproveite estas condições climatéricas agradáveis para fazer um passeio de barco em Nova Orleães e percorrer alguns dos pitorescos pântanos das redondezas.

A vegetação neste tipo de ambiente é impressionante e há uma boa hipótese de encontrar um jacaré a viver no seu habitat natural.

Não se preocupe, os barcos dos melhores passeios nos pântanos de Nova Orleans são completamente seguros e não há risco de se machucar nesta exploração natural.

Detalhes importantes

  • Preços: geralmente variam entre 60 e 90 euros por pessoa e pode ter em conta que a maioria deles oferece cancelamento gratuito.
  • Duração: a duração máxima para este tipo de atividade é de aproximadamente 2 horas. No entanto, é preciso ter em conta que alguns oferecem um transfer para o porto da barragem e outros exigem que se chegue por conta própria.

Comprar uma excursão aos pântanos de Nova Orleães

10. Despedir-se da cidade com uma visita guiada à cultura vudu da zona

Nova Orleans encantada| ©Bogdan Migulski
Nova Orleans encantada| ©Bogdan Migulski

Nova Orleães tem um longo precedente histórico para a incursão do seu povo em práticas espiritualistas. De facto, o termo voodoo está diretamente associado a esta cidade no misticismo americano.

Por isso, reservar uma das melhores visitas guiadas a fantasmas em Nova Orleães pode ser uma boa forma de se despedir , se estiver interessado.

Algumas levam-no aos cemitérios emblemáticos da cidade, outras incluem o famoso museu dedicado exclusivamente a esta vertente cultural e todas são bastante divertidas, se olhar com bons olhos e deixar os seus preconceitos de lado.

Ao mesmo tempo, julho é um mês ideal para participar numa excursão deste tipo, porque o início do verão é uma época de misticismo esotérico e, ao mesmo tempo, há menos entusiastas do vudu do que em agosto ou setembro.

Detalhes de interesse

  • Preços: todos tendem a ficar abaixo dos 30 euros por pessoa.
  • Duração: A maior parte das visitas guiadas são efectuadas com um guia que não demorará mais de 2 horas a dar a sua perspetiva sobre este mundo subterrâneo invulgar.
  • Localização: Alguns combinam os cantos vudu do Bairro Francês com os cemitérios, enquanto outros são dedicados exclusivamente a uma ou outra atração.

Reservar uma excursão fantasma em Nova Orleães

Como é que está o tempo em Nova Orleães em julho?

Passeio por Nova Orleães| ©sprusak
Passeio por Nova Orleães| ©sprusak

A humidade durante o mês de julho em Nova Orleães é significativamente elevada, mas deve ter em conta que toda esta secção dos Estados Unidos vive esta atmosfera durante o verão.

As máximas atingem normalmente 35° e as mínimas 22°. Por isso, aconselho-o a trazer roupa leve e respirável, mas também alguns casacos para evitar uma visita a um local com ar condicionado.

Vale a pena visitar Nova Orleães em família em julho?

Na excursão a Nova Orleães| ©Zendra B
Na excursão a Nova Orleães| ©Zendra B

Nova Orleães em julho é uma cidade que oferece entretenimento para todos os membros da família, independentemente das suas idades.

A sua gastronomia, história e outros divertimentos infantis fazem dela um destino conveniente neste mês, especialmente quando começam as férias escolares nos EUA, o que se traduz numa oferta comercial muito direccionada para os mais pequenos em casa.