Mais sobre: Os 10 melhores tours de Harlem
Depois que a comunidade afro-americana se estabeleceu em Upper Manhattan no início do século XX, o Harlem tornou-se o epicentro da cultura negra em Nova York.
Para saber mais sobre sua história, cultura e culinária, nada melhor do que fazer uma divertida excursão ao Harlem. Você gostaria de participar de uma? Aqui estão as melhores excursões do Harlem, uma das coisas imperdíveis a fazer em Nova Iorque.
1. Assista a uma missa gospel e mergulhe no Harlem
Uma das experiências mais autênticas que pode ter durante a sua visita ao Harlem e que lhe permitirá passar um dia diferente como se fosse um local é assistir a uma missa gospel numa igreja local e mergulhar nas ruas do bairro para se imergir na sua cultura.
Este tipo de excursões dura normalmente várias horas, mas é a melhor forma de descobrir as raízes afro-americanas do Harlem e de absorver a diversidade cultural de Nova Iorque.
O que é que vai ver nestas excursões?
Numa excursão de missa gospel e numa excursão ao Harlem, encontrar-se-á com um guia numa congregação gospel original, onde poderá apreciar esta famosa música espiritual enquanto ouve um serviço ao vivo.
Também visitará marcos emblemáticos do bairro, como o Apollo Theater (onde actuaram celebridades da música como The Jackson 5, Ella Fitzgerald, Diana Ross e James Brown), a Morris-Jumel Mansion (a mansão mais antiga de Manhattan), Sylvan Terrace (uma rua de calçada com casinhas idênticas) e o Cotton Club (um popular clube noturno que abriu durante a Lei Seca e acolheu concertos históricos), entre outros locais.
2. Andar de bicicleta num passeio pelo Harlem
Se tem uma agenda preenchida em Nova Iorque, mas não quer perder o Harlem, o meu conselho é fazer um passeio de bicicleta pelo bairro com um guia que lhe mostrará os pontos altos enquanto explica a interessante história da comunidade afro-americana em Nova Iorque.
O que é que vai ver nestes passeios?
É uma forma divertida de fazer um passeio! Além disso, em pouco tempo, poderá ver muitos locais interessantes, como o Apollo Theater (um dos teatros mais históricos do bairro, onde actuaram artistas como Diana Ross, Ella Fitzgerald e The Jackson 5), a Catedral de São João Divino, a Universidade de Columbia, o Schomburg Center for Research in Black Culture (uma biblioteca e instituição centrada na cultura afro-americana), o Strivers' Row (um tesouro da arquitetura da cidade) e o Old Croton Aqueduct State Historic Park, entre outros locais.
Este é um dos passeios a que pode aceder com o New York Pass, um dos melhores passes turísticos de Nova Iorque.
3. Vibre com os melhores passeios musicais no Harlem
Graças ao enorme talento dos seus residentes (maioritariamente afro-americanos e latino-americanos), o Harlem tem desempenhado um papel proeminente no jazz e na música hip hop, fazendo inúmeras contribuições para estes géneros por artistas como Ella Fitzgerald, Mario Bauza, Puff Daddy, ASAP Rocky, Azealia Banks e outros.
Se estiver interessado na história e na cultura em torno do jazz e do hip hop, vai divertir-se imenso a fazer uma das excursões musicais no Harlem.
O que é que se faz nestas excursões?
Percorrendo o bairro com um guia, aprenderá muito sobre a cultura musical afro-americana, os artistas que marcaram uma época, os palcos mais importantes em que tocaram, as lojas de discos e clubes mais antigos do Harlem e os murais sobre o tema que revestem as ruas.
Estas excursões oferecem-lhe um olhar diferente e rápido sobre o Harlem, e algumas destas excursões até incluem actuações musicais ao vivo! É um plano perfeito para fazer com a família ou amigos e adequado para fãs de todas as idades. Portanto... prepare-se para abanar o rabo!
4. Descubra a gastronomia do bairro com passeios gastronómicos no Harlem.
Se se considera um foodie e gosta de passar algum tempo nas suas viagens a viver novas experiências culinárias, não há dúvida de que fazer um tour gastronómico no Harlem é uma das experiências que não pode perder.
Este tipo de excursões servirá como a sua primeira prova da cozinha local. Se a gastronomia do Harlem conseguir conquistar o seu coração, poderá mais tarde voltar ao bairro para fazer o seu próprio tour gastronómico e continuar a desfrutar da melhor comida de inspiração africana. No post Onde comer no Harlem, encontrará várias propostas para calçar as botas.
O que é que se faz nestas visitas guiadas?
Com um guia, conhecerá as características do estilo Soul Food (associado à comunidade afro-americana do sul), bem como os pratos tradicionais dos países da África Ocidental (muito populares na zona de Little Senegal, no Harlem).
E o melhor de tudo é que, durante os passeios gastronómicos no Harlem , haverá degustações de comida - será capaz de resistir?
5. Junte-se ao Contrasts Tour para explorar o Harlem e outras áreas da cidade de Nova Iorque
Uma das coisas mais populares para fazer em Nova Iorque é o famoso Contrasts Tour, que o levará a explorar os cinco principais bairros da cidade: Manhattan, Harlem, Bronx, Queens e Brooklyn.
Este tipo de passeios é perfeito para evitar o principal erro que muitos viajantes de primeira viagem cometem quando visitam a Big Apple, que é ficar em Manhattan. De facto, é aconselhável fazer um Contrasts Tour logo após o desembarque na cidade, uma vez que lhe dará uma visão completa de Nova Iorque. Mais tarde, poderá regressar ao bairro que mais lhe agrada para o explorar em pormenor por sua conta.
O que é que vai ver nestas excursões?
Verá muitos dos pontos de referência do Harlem com um guia, como o Apollo Theatre e o Cotton Club (dois locais muito importantes para a cena artística do bairro), caminhará entre os brownstones (pequenas casas peculiares feitas de arenito vermelho), conhecerá a história de alguns dos vizinhos ilustres caminhando pelas ruas do bairro e, se visitar o Harlem numa quarta-feira ou num domingo, poderá até assistir a uma missa de gospel ao vivo numa congregação local.
6. Descubra o lado cinematográfico do Harlem com uma excursão de filmes e séries.
Sente-se como se conhecesse as ruas de Nova Iorque sem nunca as ter pisado antes? É o que dizem muitas vezes os viajantes que visitam a cidade pela primeira vez. Uma sensação de "déjà vu", fruto do cinema e da televisão. Hollywood valorizou a cidade nos seus filmes como nenhuma outra. Assim como o bairro do Harlem, que serviu de cenário a inúmeras produções.
O que é que vai ver nestas visitas guiadas?
Se é um cinéfilo, não pode deixar de participar numa das visitas guiadas de filmes e séries de televisão do Harlem. Um guia o levará pelas ruas para mostrar o lado mais cinematográfico do Harlem e seus principais locais de filmagem de títulos como "Luke Cage", "Law & Order", "Malcolm X" e "American Gangster", entre muitos outros.
Os tours de filmes e séries de Nova York são uma maneira divertida de descobrir esta área da ilha de Manhattan, porque não são o roteiro turístico típico. Ver pessoalmente os cenários de alguns dos seus filmes preferidos é um espetáculo, e você vai divertir-se imenso. Vai divertir-se imenso e eu recomendo-o vivamente!
7. Aproveite uma visita ao Harlem para conhecer também os seus arredores numa visita guiada
Muitas vezes, os passeios de bicicleta permitem-lhe explorar algumas das partes menos turísticas da cidade enquanto desfruta de uma pequena aventura sobre rodas.
É uma forma divertida de explorar o Harlem e a área circundante (por exemplo, o Central Park ou o Bronx) sem ter de apanhar os transportes públicos (por vezes apinhados) ou fazer longas caminhadas que põem os seus pés à prova no final do dia.
O que é que vai ver nestas excursões?
Estes passeios pelo Harlem e arredores são acompanhados por um guia que lhe mostrará os locais mais emblemáticos do bairro histórico afro-americano de Nova Iorque e outras zonas de interesse próximas, combinando arte, cultura, música e desporto. Uma alternativa muito divertida à típica visita turística, da qual sairá com uma visão completamente nova do Harlem.
8. Saiba mais sobre o património afro-americano ou os direitos civis com uma visita guiada ao Harlem
O Harlem pode não ser um bairro cheio de atracções turísticas em comparação com outros em Nova Iorque, mas tem uma história longa e interessante que pode conhecer fazendo uma excursão sobre a herança afro-americana ou os direitos civis. Há tanto para descobrir!
O que é que vai ver nestas excursões?
Em apenas algumas horas, aprenderá com um guia como era a vida dos africanos na Nova Iorque colonial, sob o domínio britânico e holandês, a partir do século XVII. Visitará locais como Wall Street (um antigo mercado de escravos na cidade), Greenwich Village (o primeiro assentamento de afro-americanos livres na cidade), Central Park (onde a comunidade afro-americana de Seneca Village vivia antes da construção do parque) e o African Burial Ground National Monument (o maior cemitério para afro-americanos na época colonial), entre outros.
Por outro lado, visitará também o bairro do Harlem para descobrir com um guia as raízes da comunidade afro-americana nesta parte de Nova Iorque e o seu papel no Renascimento do Harlem nos anos 20 e 30 e no Movimento dos Direitos Civis nos anos 50 e 60, seguindo os passos de figuras do bairro como Adam Clayton Powell Jr. e Malcolm X.
9. Descubra o renascimento da cultura afro-americana com um passeio pelo Harlem
No início do século XX, este bairro foi o epicentro de um boom cultural, artístico e social no seio da comunidade afro-americana, conhecido como o "Renascimento do Harlem", que lançou as bases para o movimento dos direitos civis das décadas de 1950 e 1960.
Uma visita ao Harlem e ao renascimento da cultura afro-americana dar-lhe-á uma visão do que significou esta época de ouro para o bairro e para a comunidade, cujos ecos ainda hoje ressoam.
O que verá nestas excursões?
Com um guia local, ficará a conhecer a história de muitos dos marcos do Harlem, como o Apollo Theatre, o Speaker's Corner, os Brownstones, o Hotel Teresa, o Mount Morris Historic District e muito mais.
Além disso, ficará a conhecer a cultura afro-americana no Harlem, a evolução do bairro ao longo do tempo e terá uma perspetiva próxima e autêntica da vida quotidiana do bairro.
10. Viva uma experiência exclusiva no Harlem numa visita privada
E se preferir uma experiência exclusiva nas suas férias em Nova Iorque, onde pode visitar o Harlem ao seu próprio ritmo, sem a pressa e as multidões das grandes excursões, uma boa opção é fazer uma visita privada ao bairro.
O que é que vai ver nestas excursões?
Verá alguns dos locais mais importantes do Harlem com um guia que lhe ensinará a história do bairro e o seu papel e importância no desenvolvimento da cidade de Nova Iorque. Quer seja a nível cultural, político ou social.
E o melhor de tudo é que será uma experiência personalizada em que terá à sua disposição um guia privado que responderá a todas as suas perguntas, fará recomendações adaptadas às suas necessidades e mostrar-lhe-á os locais mais interessantes da visita ao Harlem só para si.