Melhor momento para fazer um cruzeiro pelo Hudson em Manhattan

Fazer um cruzeiro em Nova Iorque é sempre uma boa ideia, mas se quiser escolher a altura certa para um passeio perfeito, tome nota.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 5 minutos

Melhor momento para fazer um cruzeiro pelo Hudson em Manhattan

Vista da Estátua da Liberdade a partir do rio Hudson | ©Thank You (21 Millions+) views

Se decidiu fazer um cruzeiro em Nova Iorque e apreciar as maravilhas da Big Apple a partir da água, não se vai arrepender, independentemente da altura em que o fizer. No entanto, a oferta de cruzeiros na cidade é tão variada que vale a pena pensar um pouco antes de fazer a reserva para decidir qual é a melhor altura para embarcar.

Dependendo da altura em que vai à cidade, do tempo durante essa época do ano ou do tipo de cruzeiro que prefere, considere o seguinte quando fizer a reserva:

Qual é a melhor hora do dia para fazer um cruzeiro em Nova York?

A linha do horizonte de Nova Iorque ao pôr do sol a partir do navio de cruzeiro| ©William Warby
A linha do horizonte de Nova Iorque ao pôr do sol a partir do navio de cruzeiro| ©William Warby

Se é a sua primeira vez em Nova Iorque e está à procura de vistas detalhadas da cidade, é melhor escolher um cruzeiro ao pôr do sol. Este permitir-lhe-á ver a cidade sob os últimos raios de luz do dia, com um céu alaranjado que muda de cor por vezes, dando lugar à iluminação das pontes e dos arranha-céus da cidade.

O ambiente é muito íntimo, permitindo-lhe descansar e relaxar durante o cruzeiro depois de um longo dia de turismo em Nova Iorque e terá realmente um 2 em 1: a cidade de dia e a cidade de noite. Esta é a melhor maneira de terminar um dia intenso de turismo na cidade que nunca dorme.

Há opções de cruzeiros que oferecem jantar a bordo e são uma experiência verdadeiramente premium. Confira este artigo sobre os melhores cruzeiros com jantar em Nova York para saber um pouco mais sobre o que eles oferecem e do que se trata.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

A melhor altura para embarcar se quiser tirar boas fotografias

Turistas num cruzeiro matinal| ©Kévin et Laurianne Langlais
Turistas num cruzeiro matinal| ©Kévin et Laurianne Langlais

Se está preocupado em tirar fotografias mas não é um especialista, a melhor altura é provavelmente durante a manhã, para apanhar a luz do sol e captar os pormenores do horizonte de Manhattan, as vistas do Hudson, as pontes por baixo...

E o facto de haver luz natural facilitará a captação das fotografias, pois não terá problemas com fotografias desfocadas, luzes artificiais a entrar na fotografia, etc. As fotografias ficarão perfeitas mesmo com o seu telemóvel!

Se é um fotógrafo experiente ou domina a sua máquina para tirar fotografias nocturnas, as imagens que captará à noite* são espectaculares, dignas de um wallpaper!

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

A melhor altura para fazer um cruzeiro de acordo com os seus planos de viagem

Cruzeiro com a Estátua da Liberdade ao fundo| ©Smart Destinations
Cruzeiro com a Estátua da Liberdade ao fundo| ©Smart Destinations

Algo muito importante a considerar é que outras actividades está a planear durante a sua viagem, se é a sua primeira vez na cidade, se vai viajar no inverno ou no verão... Estas são as principais recomendações de acordo com alguns pressupostos:

  • Se está a viajar para Nova Iorque pela primeira vez: ao pôr do sol.
  • Para celebrar uma ocasião especial ou um encontro romântico: cruzeiro noturno (com ou sem jantar).
  • Se viajar no verão: cruzeiro noturno (durante o dia pode estar demasiado calor)
  • Se viaja no inverno: cruzeiro diurno para aproveitar o calor do meio-dia
  • Se é um fotógrafo experiente: cruzeiro noturno (ajuste o ISO da sua máquina e desfrute).
  • Se é um fotógrafo amador: cruzeiro diurno (as fotografias ficarão bem feitas).
  • Se tenciona subir ao miradouro de um arranha-céus durante o dia: cruzeiro noturno
  • Se tenciona subir ao miradouro de um arranha-céus à noite: cruzeiro diurno
  • Se tenciona fazer um passeio de helicóptero durante o dia: cruzeiro noturno
  • Se a sua ideia é passear pelos arredores do cais depois do cruzeiro: cruzeiro diurno
  • Se quiser aproveitar o passeio de ferry na sua visita à Estátua da Liberdade: cruzeiro diurno

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

Um cruzeiro noturno é uma boa ideia?

Cruzeiro com jantar| ©vtravelled.com
Cruzeiro com jantar| ©vtravelled.com

Um cruzeiro noturno é uma experiência inesquecível, com opções que incluem um jantar buffet ou um jantar gourmet, música ao vivo... Sentir-se-á como um VIP na vida nocturna de Nova Iorque a bordo de um verdadeiro barco de luxo.

Quer viaje no inverno ou no verão, não se preocupe: os barcos têm uma parte do convés para o proteger do frio.

Há também um cruzeiro que parte à noite a bordo de um veleiro clássico e que o levará a ver os pontos altos da cidade iluminados por um orçamento mais reduzido do que os cruzeiros com jantar à noite. Como vê, há uma opção para cada orçamento!

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

Melhor altura da semana para embarcar num cruzeiro no rio Hudson

Ponte de Brooklyn vista do cruzeiro| ©bryan...
Ponte de Brooklyn vista do cruzeiro| ©bryan...

Os cruzeiros diurnos partem diariamente durante a semana e não interrompem o serviço durante o fim de semana, por isso, a menos que haja um feriado público durante as datas da sua viagem, pode reservar qualquer dia da semana e a experiência será igualmente boa.

Alguns cruzeiros noturnos navegam apenas de quinta-feira a sábado, por isso verifique online a disponibilidade e os horários do cruzeiro que mais lhe convém para garantir que consegue um lugar no navio e que nada prejudica a sua experiência.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

Melhor época do ano para fazer um cruzeiro em Manhattan

Vistas de Manhattan ao pôr do sol| ©Phil Dolby
Vistas de Manhattan ao pôr do sol| ©Phil Dolby

As temperaturas amenas serão um bom aliado quando se trata de fazer um cruzeiro em Manhattan, pelo que a primavera, o verão e o outono são as melhores alturas do ano para embarcar. De facto, há algumas companhias que suspendem o seu serviço durante os meses de janeiro e fevereiro.

No entanto, a maioria das companhias continua a operar e só cancelará a sua viagem em caso de condições meteorológicas extremas (nesse caso, será reembolsado ou ser-lhe-á oferecida outra data, se ainda quiser fazer o cruzeiro).

Se viajar no verão e as previsões de temperatura forem demasiado elevadas, poderá optar por uma hora mais tardia, entre o pôr do sol e o fim da tarde, para poder desfrutar das vistas no convés sem ter de estar ao sol num dia muito quente.

Mesmo assim, lembre-se que os navios têm uma área coberta onde se pode abrigar do frio ou do calor, se necessário.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

Melhores datas para fazer um cruzeiro em Nova York

Cruzeiro interior no rio Hudson| ©Tony Fischer
Cruzeiro interior no rio Hudson| ©Tony Fischer

Como dissemos, desde que a temperatura esteja amena, a experiência será ainda melhor. No entanto, se viajar em datas ou dias especiais, tenha em atenção que ou não há serviço de cruzeiros (como o Natal, o Dia de Ação de Graças ou o Dia de Ano Novo) ou os cruzeiros especiais são oferecidos a um preço muito mais elevado.

É o caso do Dia da Independência (4 de julho) e da Véspera de Ano Novo (31 de dezembro), quando o rio Hudson é palco de um espetáculo de fogo de artifício e os cruzeiros têm partidas especiais para que possa apreciar o espetáculo enquanto navega pelas águas de Nova Iorque.

Se viajar nos feriados ou fins-de-semana prolongados, é melhor verificar se o serviço está a funcionar sem problemas e reservar com bastante antecedência - quando as multidões de turistas da cidade são elevadas, algumas excursões podem esgotar.

Reservar um cruzeiro em Nova York