Mais sobre: Tours do Jurassic Park em Oahu
Se é um cinéfilo e nestas férias está a planear uma viagem em grande estilo, não consigo pensar num destino melhor do que ir para o maravilhoso arquipélago do Havai, mais concretamente para a ilha de Oahu, onde se situa a sua capital, Honolulu, e um dos vales mais cinematográficos do mundo.
Oahuestá repleto de actividades e planos para fazer, mas se quiser passar um dia inteiro a percorrer os cenários que deram vida a toda a saga Jurassic World, não consigo pensar em nada melhor do que fazer uma das muitas excursões organizadas. Pode percorrer o Vale Jurássico a cavalo, sobrevoá-lo de helicóptero ou de tirolesa, ou percorrê-lo em diferentes transportes colectivos. Tudo adaptado para que se divirta muito, vai perdê-lo?
1. Passeio clássico pelo Parque Jurássico
Oahu é uma das ilhas mais visitadas pelos turistas que vêm ao Havai e isso deve-se em parte ao facto de ter os melhores passeios pela natureza. A selva e a natureza selvagem tomam conta de grande parte da ilha e é precisamente por esta razão que foi escolhida para as filmagens da maioria dos filmes do Jurassic World.
É por isso que, no lado oeste da ilha, pode encontrar o famoso Kualoa Ranch, um grande rancho que dá acesso, entre outras coisas, a todo o complexo do Jurassic Park. Se quiser viver esta experiência, uma das melhores formas de o fazer é através de uma das excursões mais clássicas.
Terá de contratar uma excursão com transfer para o rancho ou chegar ao acesso a Kualoa pelos seus próprios meios. A partir daqui, pode reservar uma das excursões mais populares entre os turistas, que o levará a si e a um grupo de cerca de 15-20 pessoas a todos os locais de filmagem mais famosos.
A enorme porta de entrada para a reserva jurássica, as jaulas utilizadas para os dinossauros, os grandes prados dos brontossauros e muito mais esperam por si.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 130 euros por pessoa.
- Duração: estas excursões duram normalmente uma média de duas horas e meia.
- Meio de transporte: numa carrinha antiga sem vidros para que se possa ver tudo bem.
- Vantagens desta opção: tem a garantia de ver todos os conjuntos com transferes incluídos e um guia que explica tudo.
- Desvantagens desta opção: talvez seja um pouco curta se quiser ir mais fundo e passar mais tempo no meio natural.
2. Excursão de autocarro em grupo pelos cenários dos filmes
Dentro de Oahu, o Kualoa Ranch é onde estão localizados todos os sets de filmagem e locais que foram feitos na ilha.
Por isso, se é fã da saga Jurassic, mas também quer ver outros locais como os bunkers de Lost, as ruínas de Kong ou os cenários de Jumanji, não tem de abdicar de nada, pois há excursões que o levam por todos estes locais de filmagem.
Para além de poder visitar todos os locais que foram escolhidos para dar vida aos populares dinossauros, a excursão levá-lo-á a si e a um grupo de aproximadamente 20 pessoas por todos os outros locais emblemáticos. À chegada, poderá sair do autocarro, passear durante alguns minutos pelo local para ver mais de perto e tirar fotografias.
Há uma infinidade de excursões de autocarro em Oahu, mas se quiser absorver todo o apelo cinematográfico, este tipo de excursão de grupo ao Kualoa Ranch é o ideal para si.
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 60 euros por pessoa.
- Duração: A duração da excursão é geralmente de duas horas.
- Meio de transporte: Os transfers para os diferentes locais serão feitos em autocarro de grupo.
- Vantagens desta opção: não só poderá ver os cenários de Jurassic Park, mas também outros locais de filmes e séries como Kong ou Lost.
- Desvantagens desta opção: se só estiver interessado na saga Jurassic World, esta excursão pode não ser suficiente para si.
3. Jurassic Valley jeep adventure tour para pequenos grupos
A reserva de Kualoa tem muitos tipos de excursões e itinerários para todos os gostos. Se o seu objetivo é entrar na selva e ver não só os locais específicos, mas também todo o ambiente do vale onde as paisagens foram filmadas, uma das formas mais confortáveis e emocionantes é de jipe.
O terreno em toda a área do Vale Jurássico é bastante irregular, pelo que circular de jipe pode ser a melhor opção. Se vier com amigos ou família e preferir que esta excursão seja uma experiência mais íntima, esta opção de excursão é ideal, uma vez que os jipes têm normalmente capacidade para um máximo de 5 a 6 pessoas.
Para além de poder chegar rapidamente a todos os locais assinalados no mapa, poderá percorrer a zona de selva do vale de uma forma muito emocionante e autêntica e obter algumas vistas espectaculares.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 150€ por pessoa.
- Duração: estas excursões duram normalmente cerca de três horas.
- Meio de transporte: num jipe todo-o-terreno capaz de percorrer o terreno da selva.
- Vantagens desta opção: é um passeio muito divertido para fazer com um grupo de amigos ou familiares e mergulhar no mundo do Parque Jurássico.
- Desvantagens desta opção: não é adequada para todos, uma vez que não é acessível a bebés ou a pessoas em cadeiras de rodas.
4. Passeio privado de quadriciclo todo-o-terreno pelo Parque Jurássico
Se gosta de aventuras e emoções e já tem alguma experiência em quatro rodas, uma das experiências mais incríveis que pode ter quando se trata de ver os locais do Parque Jurássico é fazer uma excursão em que um guia o levará a si e ao seu pequeno grupo privado numa moto-quatro todo-o-terreno.
O terreno do vale e o complexo natural que é o rancho são bastante difíceis de percorrer por qualquer outro tipo de transporte se quiser sair dos trilhos batidos. É por isso que conceberam este tipo de passeio todo-o-terreno pela ilha onde, guiado por um guia, poderá conduzir um potente quadriciclo através da selva e chegar a todos os locais míticos dos filmes.
Além disso, não se preocupe se tiver filhos pequenos ou se não for muito hábil na condução. Será supervisionado pelo guia em todos os momentos e existe mesmo a possibilidade de levar duas pessoas num dos quadriciclos.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 180 euros por pessoa.
- Duração: o passeio dura normalmente cerca de duas horas.
- Meio de transporte: cada pessoa pode alugar o seu próprio quadriciclo durante o passeio.
- Vantagens desta opção: Uma forma diferente e emocionante de conhecer o Rancho Kualoa e os locais do Parque Jurássico de uma forma privada e íntima.
- Desvantagens desta opção: Se não gostar de conduzir e de emoções fortes, não se sentirá confortável.
5. Passeio a cavalo para pequenos grupos no Jurassic Valley
Ver todo o Jurassic Valley of the Kualoa Preserve de autocarro já é bastante divertido, mas não seria fantástico poder percorrê-lo ao trote de cavalos nativos? Se já ficou com os olhos marejados só de pensar nisso, deixe-me dizer-lhe que essas excursões existem em Oahu e são ideais para todos os amantes da natureza e dos animais.
Durante uma excursão que dura cerca de duas horas, pode fazer um passeio a cavalo pela área do Vale Jurássico e galopar pelas planícies onde os grandes dinossauros do cinema andavam. Poderá também chegar aos locais mais emblemáticos na companhia destes simpáticos animais.
Como pode imaginar, o terreno deste ambiente natural não é fácil de percorrer e uma das formas mais antigas e valorizadas de o conhecer é montado num belo cavalo. Se não sabe montar ou tem medo de montar, não se preocupe; um guia estará sempre consigo e com o seu grupo e escolherá o melhor cavalo para si.
Detalhes interessantes
- Preço: esta experiência custa cerca de 150 euros por pessoa.
- Duração: Os passeios têm normalmente 2 horas de duração. Poderá ver tudo sem sobrecarregar as condições do cavalo.
- Meio de transporte: um belo cavalo nativo da ilha.
- Vantagens desta opção: é um passeio que lhe oferece uma recordação para além dos locais do Parque Jurássico. Poderá percorrer os locais míticos e experimentar a emoção e a terapia da equitação.
- Desvantagens desta opção: Pode ser um pouco cansativo, uma vez que estar a cavalo durante duas horas pode ser um esforço para as pernas e nádegas.
6. Passeio de bicicleta eléctrica no Rancho Kualoa
Se está interessado em fazer ecoturismo no Hawaii e não quer perder a maravilhosa experiência de ver os cenários e locais onde foi filmado o Parque Jurássico, uma das melhores formas de o fazer é andar numa bicicleta eléctrica que o levará rápida e agradavelmente ao longo do percurso do filme.
Neste tipo de passeio terá tudo o que precisa para passar um meio dia divertido. Terá um guia que também estará numa bicicleta e que, além de lhe mostrar todos os lugares, verificará se todas as bicicletas estão a funcionar corretamente. Terá também um capacete e equipamento de proteção para o caso de cair devido ao terreno irregular.
Acha que não está em forma para passar duas horas a pedalar? Não se preocupe! As bicicletas destes passeios são eléctricas, por isso, se começar a sentir-se cansado, basta ligar o motor e continuar a pedalar pelo Vale Jurássico de uma forma ecológica e sustentável.
Detalhes interessantes
- Preço: estes passeios custam cerca de 120 euros por pessoa, com tudo incluído.
- Duração: os passeios duram geralmente duas horas.
- Meio de transporte: uma bicicleta eléctrica.
- Vantagens desta opção: é uma alternativa ecológica e divertida para ver todo o ambiente do Parque Jurássico.
- Desvantagens desta opção: se não souber andar de bicicleta, mesmo eléctrica, poderá ter dificuldade em acompanhar o ritmo.
7. Passeio de tirolesa no Kualoa Ranch
Gosta de emoções fortes e quer praticar desportos de aventura na sua viagem ao Havai? Então, o Kualoa Ranch preparou para si um tipo de passeio pelo Vale Jurássico que certamente o deixará sem fôlego: tirolesa ! Não se esqueça que, apesar de muitos dos locais utilizados para o filme terem sido adaptados, o ambiente natural onde foi filmado é uma selva caótica e quase intocada.
Não há melhor forma de ver todas aquelas fantásticas vistas de onde Alan Grant vislumbrou os majestosos dinossauros do que deslizar pela corda de um slide e voar sobre a selva verdejante.
Mas não pense que se trata apenas de acelerar por entre as árvores. Normalmente, este tipo de excursão tem todo um circuito que percorre os cenários do filme e mistura pequenos passeios com emocionantes saltos no vazio que o vão encher de adrenalina enquanto fica a conhecer em profundidade como foi feita a famosa saga.
Detalhes interessantes
- Preço: estas excursões custam cerca de 180 euros por pessoa.
- Duração: duram cerca de 4 horas e incluem uma breve introdução sobre segurança.
- Meios de transporte: a pé e através de tirolesa.
- Vantagens desta opção: é uma opção ideal para as pessoas que gostam de adrenalina e de desportos emocionantes enquanto descobrem o ambiente natural do Parque Jurássico.
- Desvantagens desta opção: não é adequada para todos, uma vez que não é recomendada a idosos, grávidas, crianças com menos de 7 anos e pessoas com mobilidade reduzida.
8. Passeio de helicóptero pelo vale e pelas Cataratas Jurássicas
Qual é, na sua opinião, uma das cenas mais famosas do filme Jurasic Park? Provavelmente está a pensar na lendária viagem de helicóptero que levou as personagens principais ao fascinante parque temático nos primeiros minutos do filme.
Se quiser experimentar este passeio em primeira mão e ver das alturas as grandes e impressionantes paisagens naturais que foram filmadas, deve saber que pode contratar uma das excursões de helicóptero disponíveis em Oahu.
Se gosta de alturas, vai gostar como uma criança de subir numa destas máquinas e sobrevoar todos os terrenos e planícies que viu tantas vezes no grande ecrã. Além disso, graças a este tipo de excursão, poderás chegar a um dos locais mais difíceis: as Cataratas Jurássicas, uma impressionante queda de água que Spielberg utilizou nos seus filmes e à qual só se pode chegar de helicóptero.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 300 euros.
- Duração: O passeio de helicóptero dura normalmente cerca de duas horas com uma aterragem na cascata.
- Meio de transporte: Helicóptero.
- Vantagens desta opção: é uma experiência inesquecível e permite-lhe chegar, em privado, ao ambiente privilegiado de todo o Parque Jurássico.
- Desvantagens desta opção: não é recomendável se tiver medo de alturas e o preço é um pouco elevado.
Qual é a melhor altura para fazer um passeio de helicóptero?
Se está decidido a vir ao Havai e à ilha de Oahu para ver em primeira mão os cenários do Mundo Jurássico, deve saber que, apesar de ter temperaturas sempre agradáveis, há meses que são mais recomendáveis.
Normalmente, nenhum dos extremos é bom no arquipélago. Por um lado, no inverno, pode encontrar-se um ambiente muito chuvoso e frio, enquanto que no verão o calor e a humidade são um pouco incómodos para caminhar durante horas na selva do Rancho Kualoa.
É por isso que é melhor ir a Ouha em abril ou novembro, ou seja, na primavera e no outono, quando o tempo estará muito mais ameno e estável e será agradável fazer actividades ao ar livre, quer se trate de visitas ao complexo do Parque Jurássico ou de desfrutar de todos os desportos aquáticos oferecidos, por exemplo, com todas as aulas de surf em Oahu.
Vale a pena fazer alguma destas excursões?
Oahu tem muito a oferecer. Desde praias paradisíacas, resorts 5 estrelas, turismo rural e desportos de aventura. No entanto, embora seja possível aceder a todas estas actividades por conta própria, não há forma de aceder aos fantásticos locais do Jurassic Park sem contratar um guia.
E não se trata apenas de uma questão turística; o ambiente do Kualoa Ranch é tão vasto e selvagem que é necessário um guia para chegar a todos os pontos turísticos e fazer algumas das melhores caminhadas. Além disso, tem uma grande variedade de opções de excursões, pelo que pode escolher a que mais lhe convém e deixar-se levar e divertir-se como uma criança. Vale a pena investir numa destas experiências.
Se, para além de querer conhecer o ambiente de Jurassic Park, se interessa pelo mundo do cinema e da história em geral, não se esqueça que está numa das ilhas mais filmadas de Hollywood e também num dos cenários chave da Segunda Guerra Mundial, pelo que, para além das excursões ao Kualoa Ranch, pode também assistir, por exemplo, às melhores excursões a Pearl Harbor.
Estas excursões são adequadas para toda a família?
As excursões que o levam aos locais do Parque Jurássico e a todo o Vale do Parque Jurássico têm a principal vantagem de oferecer a mesma experiência de várias maneiras diferentes.
Isto significa que, embora algumas destas opções possam não ser adequadas para, por exemplo, crianças ou mulheres grávidas (como andar de moto-quatro ou fazer tirolesa), é sempre possível encontrar uma opção familiar a bordo de um autocarro ou jipe. Oahu com crianças e famílias tem flexibilidade e centenas de actividades para passar um bom bocado.
Como chegar às excursões do Jurassic Park saindo de Honolulu
OKualoa Ranch fica no lado leste da ilha, numa área que, embora muito turística, tem poucos hotéis. O mais provável é que tenha decidido ficar alojado na capital, Honolulu. Se assim for, e quiser fazer uma visita guiada aos cenários do Parque Jurássico, deve estar a perguntar-se como chegar lá.
Bem, se reservou uma opção de visita guiada privada, não precisa de se preocupar, pois a maioria inclui uma opção de recolha no hotel. No entanto, se quiser fazer uma das muitas excursões oferecidas pelo rancho, terá de lá chegar pelos seus próprios meios.
Uma das formas mais populares, mais baratas e mais fáceis é apanhar o autocarro número 60, que parte da estação do centro da cidade e o deixa no portão em menos de uma hora.
Normalmente, sai de meia em meia hora e o bilhete custa menos de 3 euros. Se quiser uma opção mais cómoda, pode apanhar um táxi, mas atenção que custa cerca de 70 euros ou, se quiser explorar por sua conta o resto dos dias, outra opção seria alugar um carro e conduzir você mesmo.
Se Steven Spielberg escolheu esta ilha para filmar a sua magistral saga Jurássica, deve ser por uma razão. Não deixe de vir descobrir os encantos da ilha de Oahu, um lugar que o conquistará e o fará recuar no tempo até à pré-história.