12 coisas para fazer em Oahu em fevereiro
Confira as dez dicas a seguir para conhecer Oahu em fevereiro: Dia dos Namorados, festivais, torneio de surfe, Ano Novo Lunar e muito mais. Você está pronto para isso?
fevereiro é o mês do amor e que melhor maneira de o celebrar do que visitar Oahu, um paraíso terrestre localizado na ilha mais populosa do arquipélago havaiano. É nesta ilha que se encontra a capital do estado do Havai, Honolulu, pelo que terá muitas opções para desfrutar.
Este mês não só é um dos mais baratos para visitar o arquipélago, como também tem a vantagem de receber menos turistas. Se procura uma pausa das multidões, fevereiro é a melhor opção. Saiba quais as actividades a incluir na sua lista.
1. Desfrute de uma excursão de observação de golfinhos
Reservar um cruzeiro de observação de golfinhos em Oahu é uma das principais experiências que você pode desfrutar em Oahu. Esta ilha é o cenário perfeito para testemunhar o habitat natural desta espécie. Terá também a oportunidade de fazer snorkel ou paddle surf e ver de perto tartarugas marinhas que o vão impressionar.
Existem vários passeios de barco em Oahu especificamente concebidos para a observação de golfinhos, com a vantagem de ter um guia especializado para o levar às melhores zonas da ilha.
Estas excursões duram cerca de três horas e incluem também um almoço saudável e um espetáculo típico havaiano onde se aprende sobre a dança folclórica tradicional havaiana.
2. Não perca um pormenor com a excursão a Oahu
Reserve uma excursão à ilha de Oahu e veja todos os pontos turísticos imperdíveis da terceira ilha do arquipélago num autocarro de luxo com um guia profissional e conhecedor. Lugares que o irão surpreender, tais como:
- Diamond Head: uma área protegida onde verá um cone de tufo vulcânico.
- Hanauma Bay: uma reserva natural marinha em forma de lua crescente.
- Halona Blowhole: uma fenda semelhante a um géiser nas rochas junto ao oceano.
- Templo Byodo-In: um templo japonês, com um Buda dourado e um jardim exuberante.
Esta excursão dura aproximadamente 9 horas e custa a partir de 96 euros.
3. Passe um dia no cinema com a excursão Jurassic Parc
Se é fã da saga, não pode perder a visita guiada do Jurassic Park no Kualoa Ranch e descobrir os diferentes cenários do filme com um guia profissional.
Com uma duração aproximada de duas horas num veículo ao ar livre, verá o famoso portão do Parque Jurássico, jaulas de dinossauros, bunkers, bem como florestas tropicais exuberantes nesta excursão ao Rancho Kualoa, um destino cada vez mais popular para os viajantes. Ficará maravilhado com os vales de Kualoa, Hakipu'u e Ka'a'awa.
A excursão começa entre as 8h20 e as 13h20, pelo que terá flexibilidade para a encaixar no seu itinerário.
4. Desfrute de um passeio de barco
Se não é fã de desporto e quer passar um dia relaxante, a melhor opção é reservar um passeio de barco. Embora os cruzeiros ao pôr do sol em Oahu possam ser reservados durante todo o ano, nesta altura do ano é uma atividade ideal para admirar as incríveis paisagens.
Poderá também ver recifes de coral, tartarugas verdes, baleias jubarte, golfinhos, peixes-papagaio, golfinhos e outras espécies graças ao fundo de vidro transparente do barco.
Este passeio tem a duração aproximada de uma hora e custa a partir de 35 €.
5. Mergulhe na cultura local na Celebração da Vila de Waimea.
Se está a planear visitar Waimea Falls, pode aproveitar a sua estadia na zona para assistir a um evento que celebra a cultura do povo de Waimea. Todos os anos, em fevereiro, durante pouco mais de uma semana, realiza-se a Waimea People's Celebration, com um vasto leque de actividades para todos os gostos.
O objetivo, como já referi, é que os visitantes conheçam, vivenciem e honrem a cultura indígena do arquipélago. Entre as actividades que se podem encontrar, contam-se concertos no parque, eventos desportivos, provas gastronómicas, concursos de comida, contos de histórias e rodeios. Esta é, pela sua própria natureza, uma das melhores coisas para fazer em Oahu com crianças.
Tudo isto lhe oferecerá uma grande oportunidade para mergulhar na comunidade da ilha e tornar as suas férias mais do que apenas divertidas. Todas as actividades têm lugar em diferentes locais da cidade de Waimea, pelo que é aconselhável consultar previamente o programa para saber onde se realiza a atividade que mais lhe interessa. E para lá chegar, pode sempre aproveitar para reservar uma excursão a North Oahu e conhecer outros enclaves do norte.
6. Assistir ao "The Eddie", o torneio anual de surf de ondas gigantes
Oahu é sinónimo de surf e de ondas enormes. Que melhor maneira de desfrutar de ambos do que com um torneio de surf? A beleza deste evento é tanto para as pessoas que são fanáticas por este desporto como para aquelas que nunca montaram uma prancha antes. Embora este evento comece em novembro, as fases finais e o anúncio dos vencedores têm lugar em fevereiro, pelo que é um evento que recomendo vivamente.
A fase final tem lugar em fevereiro, uma vez que as ondas tendem a ser mais altas nesta altura do ano. Este torneio tem mais de 40 anos e é realizado em memória da lenda do surf internacional Eddie Aiku. Tanto a coroação dos vencedores como a cerimónia de encerramento do torneio são eventos muito interessantes de assistir, mas não tão interessantes como ver surfistas profissionais a surfar ondas colossais de quase 10 metros de altura.
Se depois de assistir a este espetáculo ficar com vontade de aprender a surfar as ondas, veio ao sítio certo. Pode inscrever-se para ter aulas de surf em Oahu em várias praias e, quem sabe, talvez venha a ser um dos participantes no futuro.
7. Participar na Honolulu Bubble Run
Este é um dos eventos mais divertidos que vai encontrar na ilha de Oahu. Se gosta de actividades ao ar livre, de se divertir com o seu parceiro, amigos ou família, esta opção será perfeita para as suas férias.
A Bubble run é uma corrida de 5 milhas (8 quilómetros) que se realiza todos os anos em fevereiro. Esta atividade em particular consiste em correr e atravessar os pontos de controlo de bolhas, onde são exibidas torres gigantes de espuma de cores diferentes.
Os participantes dizem que, graças às cores e formas da espuma, é como correr pelos corredores da fábrica de Willy Wonka. A distância é ideal para se iniciar no mundo da corrida, e a espuma dá o toque perfeito para se divertir enquanto se exercita.
Informações práticas
- Onde: Dillingham Ranch, Farrington Hwy Waialua.
- Preço: Cerca de 18,50 euros.
- Data aproximada: Fim do mês.
8. Atreva-se a fazer o Biatlo do Dia dos Namorados
Se gosta mais de atividade física, desportos de equipa e de ultrapassar os seus limites, então pode desfrutar desta excelente atividade em casal. Todos os anos, o Biatlo do Dia dos Namorados realiza-se em Oahu e consiste numa corrida combinada de 6 milhas (8 km).
Se não está habituado a este tipo de atividade combinada, o Biatlo do Dia dos Namorados pode ser uma excelente forma de se iniciar nas corridas de aventura com o seu parceiro. Começarão por correr 5 milhas (8 quilómetros) pelo Moana Beach Park, terminando a corrida com um mergulho de 1,5 quilómetros ao longo da praia.
Ideal para casais que gostam de estar activos ao ar livre e têm alguma experiência em nadar em águas abertas- lembrem-se, não se trata de quem chega mais depressa, mas sim de se divertirem!
Informações práticas
- Onde: Ala Moana Boulevard, Honolulu
- Preço: cerca de 32 euros aproximadamente.
- Data aproximada: Normalmente, realiza-se a 13 de fevereiro
9. Experimente a comida tradicional no Mercado Noturno de Honolulu
Há sempre muito para fazer à noite em Oahu e fevereiro não é exceção. Durante este mês, uma das principais atracções é o mercado noturno na sua principal cidade, Honolulu.
Este evento começou em 2018 e rapidamente se tornou numa das melhores opções para experimentar comida típica durante as noites de fevereiro. Tem lugar em Kakaako, o centro gastronómico mais importante da ilha. A festa do mercado noturno não só oferece uma abundância de camiões de comida, mas também a melhor música e espectáculos ao vivo durante toda a noite.
A popularidade e popularidade deste evento está a crescer, por isso recomendo que chegue cedo para evitar filas para a comida.
Informações práticas
- Onde: Auahi Street, Kakaako, Honolulu
- Preço: apenas o que se gasta em comida e bebida
- Data aproximada: Normalmente, realiza-se por volta do meio do mês.
10. Não perca o Hawaii Beer Festival
Praia e cerveja andam sempre de mãos dadas. A ilha de Oahu tem a honra de acolher o maior festival de cerveja do Havai.
Com a participação de mais de 120 cervejarias artesanais (ou microcervejarias), este festival é ideal para provar e experimentar as diferentes variedades da região. Para além disso, como qualquer festival, existem inúmeras opções de comida para acompanhar as provas.
O festival conta ainda com vários jogos para adultos e espectáculos ao vivo de vários DJs internacionais. Realiza-se na cidade de Honolulu, mais concretamente no parque Bishop Museum.
Informações práticas
- Onde: Bernice Street, Honolulu
- Preço: cerca de 45 dólares
- Data aproximada: final de fevereiro, entre as 18:00 e as 21:00 horas
11. Celebrar o Ano Novo Lunar
A influência da cultura chinesa também está presente em Honolulu, e o seu evento mais importante é a celebração do Ano Novo Lunar. As celebrações ocorrem normalmente durante a primeira semana de fevereiro e o local perfeito para testemunhar este evento é a Chinatown Cultural Plaza, situada na Britannia Street.
As festividades incluem as conhecidas danças do dragão e do leão, bem como a oportunidade de apreciar a música tradicional chinesa tocada ao vivo em instrumentos antigos.
Além disso, há exibições de artes marciais, delícias gastronómicas, artesanato e o esperado fogo de artifício. Recomendo o uso de roupa roka, que, segundo a tradição, atrai a sorte para dar as boas-vindas a um ano novo inesquecível.
12. Deixe-se deslumbrar pelas cerejeiras em flor
fevereiro é também o mês perfeito para desfrutar de um dos mais importantes eventos de influência japonesa no Havai. Apenas em 2 locais do arquipélago poderá apreciar a flor de cerejeira: numa zona da Big Island e em Wahiawa, em Oahu. Se quiser ir ao primeiro, aqui ficam algumas informações sobre como lá chegar.
Embora seja muito comum encontrar a floração de quase todas as plantas ao longo do ano, a floração da "Sakura" só pode ser observada em fevereiro e, especificamente, nos dois locais acima mencionados. Isto deve-se ao facto de estas duas regiões terem as condições perfeitas de temperatura e luz para que as flores de cerejeira floresçam.
Este festival é também uma celebração que comemora a irmandade entre o povo do Havai e a cultura japonesa. A coleção de cerejeiras de Oahu é a maior do Havai e foi plantada na década de 1950. De acordo com a sua história, estes espécimes vieram de estacas trazidas de cerejeiras da ilha de Okinawa no Japão e sobrevivem até aos dias de hoje. Para testemunhar este acontecimento, venha ao Cherry Tree Heritage Festival organizado pelo Japanese Cultural Center of Hawaii em Honolulu.
Preços em Oahu em fevereiro
Oahu é bastante acessível durante esta altura do ano, uma vez que é considerada época baixa. A época alta no Havai é quando chega o maior número de turistas e coincide com o aumento dos preços dos hotéis. Esta época ocorre normalmente entre junho e agosto e durante a época de férias (Ação de Graças, Natal e Ano Novo).
Mas é importante ter em conta que é cada vez mais comum os casais decidirem passar a lua de mel ou uma pequena escapadela romântica no Dia dos Namorados.
Por vezes, isto significa que perto desta data (14 de fevereiro) os preços podem aumentar um pouco. No entanto, durante este período, os preços continuam a ser muito mais baixos do que na época alta.
Tempo em Oahu
O Havai tem um clima perfeito durante quase todo o ano e fevereiro não é exceção. Uma época ideal para descobrir todas as coisas para ver e fazer em Oahu. Tende a chover à noite, pelo que as manhãs nubladas podem ser comuns, enquanto as noites de sol são comuns.
A temperatura média nesta altura do ano é de 27 ou 28 graus. Embora possa ficar um pouco mais fresco à noite, especialmente perto da praia, uma camisola será suficiente para desfrutar de uma noite ao ar livre sem qualquer problema.