O que ver e fazer em Oahu em 5 dias

Oahu vai cativá-lo em todos os sentidos. Praias de sonho, passeios e espectáculos inesquecíveis... Junte-se a mim e eu mostro-lhe algumas das melhores coisas para ver e fazer em 5 dias em Oahu.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Oahu em 5 dias

Praia de Kouloa, Oahu | ©Colton Jones

Independentemente do local onde estiver alojado, Oahu é uma ilha relativamente pequena (1.545,3 km²). De carro, demorará apenas 1 hora a ir do extremo sul ao extremo norte. É por isso que 5 dias é tempo mais do que suficiente para se deslocar e visitar em profundidade esta ilha paradisíaca do Havai.

O itinerário que vou propor foi concebido para passar cada dia numa parte diferente da ilha. No entanto, para facilitar as coisas, recomendo que, logo que chegue do aeroporto de Honolulu ao seu alojamento, alugue um carro e se deixe levar pelo encanto único de Oahu; uma das pérolas do Pacífico.

Dia 1: Honolulu

Descubra tudo o que Honolulu tem para oferecer| ©Cosmin Serban
Descubra tudo o que Honolulu tem para oferecer| ©Cosmin Serban

Praias paradisíacas, natureza incrível e uma atmosfera maravilhosa, mas não é tudo o que há para ver em Oahu. Se nos concentrarmos em Honolulu, a capital do Havai não é muito grande, mas o turismo é a sua principal caraterística. Aqui se reúnem pessoas de todos os estratos sociais, surfistas, viajantes de luxo e mochileiros.

Os bairros populares incluem a zona comercial e de entretenimento da baixa, enquanto a zona artística de Chinatown é o bairro cultural. Waikiki, que também é um bairro de Honolulu, será deixado para o dia seguinte, de modo a não sobrecarregar o primeiro.

Conhecer a história de Pearl Harbor

De todas as atracções de Honolulu, Pearl Harbor é uma das mais significativas do ponto de vista histórico. O ataque à marinha americana pelo Japão em 7 de dezembro de 1941 foi um evento decisivo na Segunda Guerra Mundial.

Contratar um dos tours que te levam a Pearl Harbor é uma opção super interessante. Eles o levarão para conhecer o centro de visitantes, exposições, o Arizona Memorial, o USS Missouri, a Igreja Kawaiahao, o Mission Houses Museum, o Punchbowl Cemetery, a estátua do Rei Kamehameha, Honolulu Hale, a Biblioteca Pública ou a Aloha Tower, entre outros lugares.

Reservar uma excursão a Pearl Harbor em Oahu

Ver o Palácio Iolani

De volta a Honolulu, o passeio continua com um dos edifícios mais interessantes da ilha: sabia que o único palácio real dos Estados Unidos fica em Honolulu?

O edifício, chamado Iolani Palace, remonta à época em que o Havai era uma monarquia. Até 1893, o castelo foi uma residência real e, desde 1962, é um monumento protegido.

Situado no distrito do Capitólio, o Palácio Iolani faz parte do Registo Nacional de Lugares Históricos dos EUA. Faça uma visita guiada e saiba mais sobre a rica história do Havai.

Visita ao Ala Moana Center

A meia hora a pé do palácio fica o Ala Moana Center, o maior centro comercial ao ar livre do mundo. Se lhe apetecer fazer compras, este é o local ideal e tem uma fantástica área de jogos para crianças que fará as delícias dos mais pequenos.

Que tal uma camisa havaiana clássica? Com mais de 350 lojas e restaurantes, o Ala Moana Centre tem tudo, desde roupa e acessórios havaianos às marcas mais populares.

Além disso, há muitas actividades durante todo o ano, com espectáculos, aulas, encontros culturais e todo o tipo de outras experiências para assistir.

Comer qualquer coisa antes de se retirar

Depois de passar a manhã em Pearl Harbor e de um longo passeio por Honolulu, deve estar bastante cansado.

E como ainda tem muitos dias pela frente, recomendo que termine o dia com um jantar no próprio centro comercial. Lá dentro há muitas opções, por isso não vais ter problemas em escolher algo que gostes.

Comprar um bilhete para o Honolulu Sightseeing Tram

Dia 2: Waikiki

Praia de Waikiki| ©Images Alight
Praia de Waikiki| ©Images Alight

Apesar das multidões, Waikiki é imperdível. Não se pode dizer que se esteve no Havai sem ter estado aqui, pois é o bairro mais famoso de Honolulu.

Noventa por cento dos hotéis de Honolulu estão localizados em Waikiki, por isso, se ficar na capital, há uma boa hipótese de ficar aqui.

Passar algumas horas na praia de Waikiki

Waikiki é uma das praias mais famosas do mundo e o local ideal para parar e adaptar-se à diferença horária. Não há muitos outros lugares onde se possa ver surfistas se amontoando no mar para pegar a onda perfeita.

No entanto, embora esta praia de areia branca seja um paraíso para os surfistas e valha a pena assistir ao espetáculo, se tiver crianças consigo ou quiser dar um mergulho mais calmo, é melhor dirigir-se para o extremo sul da praia, onde as ondas são temperadas pelas ondas gigantes.

Praticar desporto no mar

O surf é quase uma religião para os havaianos, a prática do surf remonta a séculos e séculos, por isso, se nunca pegou numa prancha de surf, está no lugar perfeito para começar. Pode alugar uma por pouco mais de 10 dólares ou reservar uma aula de surf.

Mas se o surf não é a sua praia, Waikiki tem outras opções interessantes, como o parasailing, uma atividade cheia de adrenalina onde pode atingir uma altitude de até 150 metros acima das águas cristalinas da baía.

Reservar uma experiência de parasailing

Visitar o vulcão Diamond Head

A uma curta caminhada da praia de Waikiki fica uma das melhores trilhas de caminhada em Oahu: a que leva ao Diamond Head.

O vulcão Diamond Head pode ser visto de qualquer lugar em Waikiki, mas vê-lo não é o mesmo que senti-lo. Chegar à cratera do Diamond Head é uma obrigação para quem visita Oahu pela primeira vez.

A parte final é uma subida por um trilho que o leva através de túneis e antigos vestígios militares e termina com uma vista imperdível de toda a cidade de Honolulu. É uma viagem de ida e volta de 1-2 horas.

A partir de Waikiki, se tiver um carro alugado, chegará ao fim em apenas alguns minutos. Caso contrário, não se preocupe, pode chegar lá de autocarro.

De volta a Waikiki para jantar e sair à noite

De volta a Waikiki, é hora de encontrar um lugar para jantar. Se quiser experimentar algo típico e com preços razoáveis, aqui estão algumas opções:

  • Teddy's Bigger Burgers: hambúrgueres enormes, com a reputação de serem muito suculentos, estão à sua espera neste sítio.
  • Zippy's: a melhor coisa deste sítio é a variedade da oferta, embora o prato de assinatura seja o chili.
  • Búho Cantina: se procura um local animado, a Buho Cantina costuma ter actuações musicais ao vivo quase todas as noites.

Depois, se ainda tiver energia suficiente, pode ir a um dos pubs ou bares que pontilham a praia de Waikiki. Esta zona tem o melhor ambiente da ilha e é, por isso, um dos locais de visita obrigatória para quem procura o que fazer em Oahu à noite.

Dia 3: Costa Leste

Praia Lanikai| ©Jon Parise
Praia Lanikai| ©Jon Parise

A costa leste de Oahu oferece quilómetros e quilómetros de falésias de cortar a respiração, crateras vulcânicas cheias de água e praias paradisíacas quase desertas. O trecho que percorre esta parte da ilha é uma das estradas mais bonitas do mundo.

Na costa leste de Oahu, há muitas praias amplas e muito menos visitadas do que as de Waikiki. Vou apresentar-lhe um itinerário desde Waikiki até ao extremo nordeste da ilha para que não perca nenhuma delas.

Makapu'u

Se sair de Waikiki, deve apanhar a autoestrada 72 para chegar à primeira praia deste itinerário. Se já esteve nas praias de Honolulu, Makapu'u vai surpreendê-lo, pois é muito menos frequentada do que está habituado. Mas também terá de prestar mais atenção às ondas e às correntes.

A maioria das pessoas que vem aqui para visitar o pitoresco farol de Makapuuyfica surpreendida ao encontrar esta bela praia situada numa pequena baía com areia fina e macia que cai em cascata no mar.

rochas de lava escura à volta da praia e o bonito Farol de Makapuu ergue-se como um farol no topo da montanha.

Praia de Lanikai e Cabeça de Koko

Seguindo para norte de Makapuu pela Highway 72, ao longo de falésias de cortar a respiração e quilómetros de praias desertas mágicas, chega-se finalmente à paradisíaca Lanikai Beach, onde Barack Obama e Elvis Presley passaram as suas férias de verão. Não perca a vista da cratera de Koko Head.

A caminhada até ao topo deste vulcão é uma óptima maneira de perder algumas das calorias que acumulou até agora com as deliciosas, mas muitas vezes copiosas, refeições havaianas.

A caminhada faz-se sobre os carris dos caminhos-de-ferro do exército norte-americano, agora desactivados, subindo uns nada desprezíveis 1048 degraus.

Kualoa e o Parque Jurássico

A quatro minutos de carro de Lanikai Beach encontra-se outra praia excecional. Kailua Beack Park foi declarada uma das mais belas praias dos Estados Unidos. Areia branca como pó, água cristalina e ventos suaves e constantes.

Ao sair de Kailua, terá de apanhar a Highway 630 para fazer a ligação com a Highway 83, que o levará mais a norte até Kualoa. A quantidade de actividades de aventura disponíveis em Kualoa é verdadeiramente impressionante.

É também um local mágico onde foram filmados muitos filmes de Hollywood. De facto, uma das actividades mais populares na zona (e em toda a ilha) está relacionada com um dos filmes mais famosos aí filmados: Jurassic Park.

Reserve uma excursão ao Jurassic Park em Oahu

Malaekahana

Para terminar a excursão, pode terminar subindo a autoestrada 83 até ao extremo norte da ilha, onde encontrará a praia de Malaekahana.

Com mais de um quilómetro de comprimento, esta praia está localizada na baía de onde vem o seu nome. É perfeita para longas caminhadas e banhos de sol.

Termine um dia agitado com um cruzeiro com jantar

Apesar do carácter intenso da viagem, as distâncias na ilha não são muito longas. Por isso, é possível estar de volta a Waikiki a tempo de fazer um cruzeiro com jantar nas águas de Oahu.

Para além da qualidade da comida, a melhor parte do cruzeiro pode vir a seguir. Ao ritmo de uma música suave, poderá assistir ao pôr do sol e à iluminação de Honolulu.

Dia 4: Costa Oeste

Parque da praia de Makaha| ©Ken Lund
Parque da praia de Makaha| ©Ken Lund

O lado oeste de Oahu é muito mais quente e seco. É a parte menos turística da ilha e é o lar de lugares que não verá em nenhum guia. Entre enseadas isoladas e paisagens dignas de um postal, pode sentir a verdadeira Oahu a agitar as suas penas.

Aqui está um pequeno itinerário que começa em Honolulu e segue para oeste. Esta rota inclui um templo havaiano, um espetáculo Luau e uma praia fantástica.

Parque da praia de Makaha

A primeira paragem no itinerário deste quarto dia fica a 50 minutos de carro de Honolulu. Se não tiver um carro alugado, também pode ir de Honolulu para Makaha Beach de transportes públicos. Uma opção é apanhar a linha C do Makaha Country Express.

No entanto, para continuar o itinerário depois, é melhor ir de carro, pois alguns pontos são difíceis de alcançar de outra forma.

O Makaha Beach Park é uma praia fantástica para nadar , fazer surf e bodyboard. O mar é mais calmo no verão. No inverno, a forte ondulação e a corrente perigosa tornam-na adequada apenas para surfistas experientes. De qualquer modo, há nadadores-salvadores na praia, por isso, se não tiver a certeza, informe-se junto deles.

A praia de Makaha raramente tem muita gente, exceto aos fins-de-semana, quando as famílias locais vêm fazer piqueniques. O meu conselho é fazer o mesmo e passar a manhã inteira na zona.

Para os mergulhadores, existe o conhecido local das Grutas de Makaha, que fica a 150 metros da praia. Pode lá chegar de barco ou a nado, como preferir!

Templo Ku'ilioloa Heiau

Seguindo para sul da praia acima, numa das extremidades da Pokai Beach Bay, encontra-se Kane'ilio Point, uma longa península onde se pode visitar Ku'ilioloa Heiau, um antigo templo havaiano que não o deixará indiferente.

Daqui terás uma vista maravilhosa de toda a costa oeste. Acredita-se que este local foi outrora uma espécie de escola para tudo o que se relacionava com a pesca e a vela.

Uma vez terminada a visita, pode relaxar na praia de Pokai Bay, que é calma e convidativa graças ao seu grande quebra-mar. Esta praia ampla é óptima para famílias com crianças.

Luau de Paradise Cove

Saindo de Pokai Beach pela autoestrada 93, chega-se a Kapolei, de onde é fácil chegar a Paradise Cove Luau.

Não pode sair de Oahu sem ver um Luau. Este espetáculo tradicional havaiano deixá-lo-á maravilhado. Um dos melhores espectáculos de Luau em Oahu espera-o no Paradise Cove

Tenha em atenção que o luau completo, incluindo o jantar, pode durar quase cinco horas. No entanto, por um suplemento, pode contratar um transfer de regresso ao seu hotel.

Além disso, em Paradise Cove, encontrará também música havaiana, jogos típicos da ilha, cerimónias coloridas, cursos de pesca, chuvas de flores, o melhor pôr do sol e a noite, que noite.

Comprar um bilhete para um espetáculo havaiano

Dia 5: Costa Norte

Cascata de Waimea| ©boaski
Cascata de Waimea| ©boaski

Há realmente inúmeras coisas para ver na Costa Norte de Oahu. Para começar, você vai apreciar a extraordinária vida selvagem, caminhar por florestas tropicais e vivenciar experiências inesquecíveis na natureza.

Baía após baía, o norte oferece algo novo. Existem recifes de coral adequados para a prática de snorkelling e nem sequer lhe será difícil ter o privilégio de ver a foca-monge havaiana emergir subitamente da água e deitar-se na praia.

Parque Waimea Falls

Waimea Falls, situada no parque com o mesmo nome, é um ótimo local para começar o itinerário do primeiro dia. A partir de Honolulu, de carro, só demorará uma hora a chegar ao ponto de partida dos trilhos.

A zona é um verdadeiro paraíso para o surf, com uma vida selvagem rica e uma natureza fantástica. Se se cansar do mar, pode passear pelos Jardins Botânicos do Waimea Falls Park e nadar debaixo de uma cascata.

Tenha cuidado para não apanhar nenhum dos tentadores ananases das muitas plantações por onde passa - pode ser multado!

Reserve uma excursão para o norte de Oahu

Mergulhe com tubarões

No próprio North Shore, em Haleiwa, a apenas 15 minutos de Waimea, poderá viver uma experiência absolutamente inesquecível: um mergulho com tubarões.

Para o fazer, terá de embarcar num cruzeiro que o levará até ao ponto de observação. Uma vez lá, resta a parte mais emocionante e, estou certo, complicada: entrar numa gaiola subaquática e mergulhar para ver estes formidáveis animais a nadar a poucos metros de distância.

Mergulhar com tubarões em Oahu

Comer camarão moído num camião de comida

De volta a terra, ao largo de Haleiwa e Kahuku, na costa norte de Oahu, existem várias quintas de camarão e que melhor maneira de comer camarão moído com alho e ananás do que diretamente de uma carrinha de comida?

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar este prato típico havaiano, esta é a sua oportunidade. Não há melhor sítio para o fazer do que aqui. Pode praticamente ver o camarão a sair do mar para o seu prato.

Rock-A-Hula

Para terminar o dia, e a viagem, nada melhor do que voltar a Waikiki para um espetáculo havaiano diferente. O Rock-A-Hula mistura tributos a cantores lendários como Elvis ou Michael Jaxkson com performances mais tradicionais como a dança da faca de fogo.

Dependendo do que procura, pode escolher um bilhete normal (só para o espetáculo) ou um que inclua jantar e cocktails originais.