O que ver e fazer em Phoenix em 2 dias

Em Phoenix, a cidade mais populosa do Arizona, encontrará propostas muito interessantes para dois dias na cidade, desde actividades culturais a caminhadas nos seus parques naturais.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Phoenix em 2 dias

Downtown Phoenix |©Michael Benjamin

Phoenix é a capital do Arizona, e uma das cidades mais visitadas para uma excursão ao Grand Canyon.

Mas, claro, é mais do que apenas uma cidade de escala, e em dois dias você pode se maravilhar com tudo o que há para ver e fazer em Phoenix, com ofertas culturais e ao ar livre em seus parques naturais. Esta cidade é o lar de uma grande variedade demuseus para crianças e adultos, reservas arqueológicas, edifícios misteriosos e parques naturais que oferecem belas vistas da área circundante. Aqui está um itinerário de destaques para conhecer a cidade em 48 horas, embora haja muito mais para descobrir com mais tempo.

Dia 1: Museus, Parque Arqueológico e Parque Papago

Museu de Instrumentos Musicais de Phoenix|©Joel Garry
Museu de Instrumentos Musicais de Phoenix|©Joel Garry

No seu primeiro dia em Phoenix, sugiro que visite o Museu de Instrumentos Musicais (MIM) pela manhã e depois regresse ao centro da cidade para visitar o Museu Heard e o Pueblo Grande, que é uma reserva arqueológica e museu.

À tarde, pode ir ao Papago Park para fazer caminhadas e visitar o Desert Botanical Garden, o Hall of Flame Museum e/ou o Zoo. O MIM fica a cerca de uma hora e meia de autocarro do centro de Phoenix ou a cerca de 20 minutos de carro, por isso recomendo que comece a sua visitacedo, ou se o seu tempo for mais curto, comece diretamente no Heard Museum, que fica apenas a 2 km do centro de Phoenix.

Museu de Instrumentos Musicais

O Museu de Instrumentos Musicais é o mais distante das demais atrações do roteiro, estando a cerca de 33km do centro de Phoenix. A melhor opção é pegar um táxi ou carro, o que levará apenas cerca de 20 minutos.

O MIM é um dos melhores museus de Phoenix, onde pode ver uma coleção de cerca de 7.500 instrumentos diferentes de todo o mundo e de diferentes épocas, e pode até tocar alguns instrumentos nas suas salas experimentais.

  • Localização: 1625 N Central Ave, Phoenix, AZ 85004.
  • Horário: de quinta a domingo, das 10h às 17h, e às quartas-feiras, das 10h às 21h. Às sextas-feiras, pode ser visitado às 18 e às 19 horas.
  • Entrada: a partir de cerca de 22 euros por pessoa. Às quartas-feiras não há preço fixo, pelo que pode pagar o que quiser.

Museu Heard

Do MIM você tem que voltar ao centro de Phoenix para ir ao Museu Heard, o próximo ponto do itinerário. Também recomendo apanhar um táxi em vez do autocarro, uma vez que o autocarro demora mais de uma hora a chegar lá.

Outra boa opção é juntar-se a uma excursão de bicicleta, pois é uma forma muito conveniente de ir de um ponto a outro e ver as principais atracções de Phoenix. O Museu Heard é muito interessante, pois exibearte nativa americana e conta a sua história na primeira pessoa. Também tem uma loja que vende arte e artefactos dos nativos americanos e um restaurante, o Courtyard Café, que é altamente recomendado para almoçar.

  • Localização: 2301 North Central Avenue, Phoenix, AZ 85004.
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 16h.
  • Entrada: cerca de 22 € para adultos e cerca de 9 € para crianças e adolescentes. As crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita.

Casa Rosson

A 3,5 km do Museu Heard está o Museu Rossom House, um museu histórico que faz parte da Heritage Square, um bloco onde se pode ver o legado da era vitoriana na cidade.

Para além da suaarquitetura icónica, no interior do museu é possível ver mobiliário antigo e artefactos que reflectem a vida da época, e aprender mais sobre a vida da família Rosson que aí viveu.

A casa é frequentemente incluída nas excursões de fantasmas de Phoenix devido às ocorrências estranhas que foram relatadas depois de um dos seus zeladores ter sido assassinado.

  • Localização: 113 N. Sixth St., Phoenix, AZ 85004.
  • Horário: de sexta a domingo, das 10h às 15h. Os passeios começam a cada hora.
  • Entrada: cerca de 15 euros para adultos e cerca de 8 euros para crianças.

Reservar uma excursão fantasma

Parque Arqueológico do Museu Pueblo Grande

Localizado a cerca de 6,5 km da Casa Rosson, e pode ser alcançado de autocarro em cerca de 20 minutos.

Em Pueblo Grande pode visitar o museu e o parque arqueológico, onde existem cerca de 1600 petróglifos feitos por nativos americanos e pode ver os restos de uma antiga aldeia e réplicas de habitações. O parque não é muito grande e fica acerca de 400 metros do museu. Recomendo que visite primeiro o museu para compreender melhor o significado dos petróglifos e das ruínas, e não se esqueça de trazer um chapéu, água e protetor solar, especialmente se estiver em Phoenix no verão.

  • Localização: 4619 E Washington St, Phoenix, AZ 85034.
  • Horário: de terça a sábado das 9h às 16h45, domingo das 13h às 16h45. Encerra aos domingos e segundas-feiras no verão.
  • Entrada: cerca de 6 euros para adultos e 3 euros para crianças.

Parque Papago

A cerca de 3 km de Pueblo Grande fica o Parque Papago, onde se pode fazer caminhadas e/ou ver as atracções.

Recomendo que apanhe um táxi, bicicleta ou carro, pois o autocarro demora o mesmo tempo que uma caminhada. O Parque Papago ofereceuma paisagem típica do deserto, com chão de arenito e rocha e flora e fauna caraterísticas. Há trilhas fáceis pelo parque, como a Double Butte Loop, de 4 km. Estes trilhos interpretativos fornecem informações sobre a flora e a fauna do parque.

  • Localização: 625 N Galvin Pkwy, Phoenix, AZ 85008.
  • Horário: diariamente, das 5h às 23h. Os trilhos para caminhadas abrem às 11 horas.

Salão da Chama

Museu Hall Of Flame de Phoenix|©bihlf
Museu Hall Of Flame de Phoenix|©bihlf

O Papago Park alberga o Hall of Flame, um museu emblemático de Phoenix com uma grande coleção de veículos de bombeiros antigos e modernos, bem como obras de arte, extintores de incêndio, vestuário e outros artigos relacionados com a profissão de bombeiro. É a primeira atração que encontra quando chega ao Papago Park vindo de Pueblo Grande e presta homenagem a todos os bombeiros e àqueles que morreram em serviço.

  • Localização: 6101 E Van Buren St, Phoenix, AZ 85008.
  • Horário: de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas.
  • Entrada: cerca de 16 euros para adultos, cerca de 14 euros para adolescentes e a partir de 10 euros para crianças.

C omprar bilhetes para o Museu Flame Hall

Jardim Zoológico de Phoenix

A um quilómetro do Hall of Flame está o Jardim Zoológico da cidade, um ótimo lugar para visitar se estiver em Phoenix com crianças. Para além de ver espécies animais de todo o mundo, poderá ver alguns dos animais a serem alimentados, se isso coincidir com a sua visita.

  • Localização: 5000 S Arizona Mills Cir Suite 145, Tempe, AZ 85282.
  • Horário: diariamente, das 11 às 17 horas.
  • Taxa deentrada: cerca de 28 euros por pessoa.

Comprar bilhetes para o Jardim Zoológico de Phoenix

Opcional: Hole in the Rock

Se você gosta de caminhadas, não perca a formação rochosa Hole in the Rock, que está localizada a leste do parque, a cerca de 600 metros do Zoológico de Phoenix. É uma visita obrigatória para ver o pôr do sol, pois tem uma bela vista panorâmica de Phoenix.

Como o nome sugere, esta formação rochosa consiste numa espécie de buraco nas rochas, cuja imagem é frequentemente apresentada em postais de Phoenix.

Jardim Botânico do Deserto

O Jardim Botânico do Deserto situa-se a cerca de 2,4 km do Hole in the Rock, ou a 2 km do Jardim Zoológico de Phoenix, no próprio Papago Park. Se for de carro, pode apanhar uma estrada pavimentada para lá chegar, ou pode ir a pé (30 min) ou de bicicleta (5 min).

Neste jardim pode ver cerca de 20.000 plantas, na sua maioria cactos e plantas do deserto, e a decoração artística do jardim com belas esculturas. O local estáaberto até às 20h00 e acolhe frequentemente espectáculos, concertos e outros eventos que podem coincidir com a sua visita. O jardim com as plantas iluminadas à noite é uma das melhores coisas para ver em Phoenix.

  • Localização: 1201 N. Galvin Parkway Phoenix, AZ 85008. EUA.
  • Horário: diariamente das 7h às 20h.
  • Preço: a partir de 15 euros por pessoa. As crianças com menos de 3 anos têm entrada gratuita.

Dia 2: Camelback Mountain e South Mountain Park

Montanha Camelback|©Chaparral Firebirds Media
Montanha Camelback|©Chaparral Firebirds Media

Comece o seu segundo dia em Phoenix na Camelback Mountain, onde terá uma vista panorâmica de 360° da cidade.

Na descida, poderá ver a arte de rua de Roosevelt Row e passar pelo Museu de Arte de Phoenix antes de se dirigir ao South Mountain Park e ao Mystery Castle, perto da entrada. Quanto às distâncias, estas atracções estão um pouco afastadas umas das outras, pelo que é uma boa ideia começar a sua visita de manhã cedo. Além disso, em dias extremamente quentes, como emdezembro e janeiro em Phoenix, a Camelback Mountain não pode ser escalada entre as 11h e as 17h devido às altas temperaturas.

Montanha Camelback

AMontanha Camelback está localizada a 20 km do centro de Phoenix. Pode lá chegar em hora e meia de autocarro ou em cerca de 25 minutos de carro ou táxi. Existem dois trilhos, o Echo Canyon Trail e o Cholla Trail, que podem ser percorridos para subir as formações rochosas, que oferecem vistas panorâmicas imperdíveis da cidade.

É necessário estar em boa forma física para fazer os trilhos, e cada trilho pode demorar entre 2 a 3 horas. Também pode optar por não subir até ao topo e simplesmente caminhar e apreciar a paisagem a partir dos miradouros. Pode ainda apreciar a vista do pátio de um bar ou restaurante enquanto toma um café, uma bebida refrescante ou um brunch.

Museu de Arte de Phoenix

De Camelback Mountain ao Phoenix Art Museum são cerca de 20 km (12 milhas), que podem ser percorridos de autocarro em uma hora ou de carro ou táxi em 20 minutos. Aqui é possível ver cerca de 20.000 peças de diferentes períodos históricos, incluindo obras de artistas como Frida Kahlo e Gilbert Stuart.

Às quartas-feiras, a partir das 15 horas, a entrada é gratuita, pelo que pode deixar a sua contribuição no museu.

  • Localização: 1625 N Central Ave, Phoenix, AZ 85004.
  • Horário: de quinta a domingo, das 10h às 17h, e às quartas-feiras, das 10h às 21h. Em algumas sextas-feiras, pode ser visitado às 18 e às 19 horas.
  • Entrada: a partir de cerca de 22 euros por pessoa. Não há preço fixo às quartas-feiras.

Distrito artístico de Roosevelt Row

A cerca de 1,5 km do Phoenix Art Museum encontra-se a rua conhecida como 1 ½ Street, onde encontrará a arte de cerca de 12 artistas locais em murais de rua.

Esta rua está localizada no Roosevelt Row Arts District, um bairro conhecido pelas suas galerias de arte, festivais e ofertas culturais. Pode chegar a esta rua de autocarro em 10 minutos, de carro em 5 minutos ou a pé em cerca de 20 minutos. Se estiver a caminhar e tiver tempo, pode parar noJardim Japonês Phoenix, onde pode relaxar e descontrair junto às fontes e cascatas de água e à harmonia dos jardins.

Castelo Misterioso

A 12 km da Rua 1 ½ encontra-se o Mystery Castle, um castelo que pode ser alcançado em uma hora de autocarro ou em 20 minutos de carro ou táxi. O castelo, construído por Boyce Luther Gulley para a sua filha em 1930, tem uma arquitetura muito original. Além disso, na sua construção foram utilizados materiais reciclados, como pneus, discos de arado e postes telefónicos.

Poderá não conseguir entrar, uma vez que fecha cedo e não está aberto ao público durante todo o ano, mas é um castelo que vale a pena ver do exterior e é uma excelente paragem a caminho do South Mountain Park.

  • Localização: 800 E Mineral Rd, Phoenix, AZ 85042.
  • Horário: quintas-feiras a domingos, das 11h às 15h, apenas de outubro a maio.
  • Entrada: a partir de 10 euros para adultos e 5 euros para crianças.

South Mountain Park

Parque/Preserva da Montanha do Sul|©Jasperdo
Parque/Preserva da Montanha do Sul|©Jasperdo

O Castelo Misterioso está localizado na parte sudoeste do South Mountain Park. É o maior parque municipal dos Estados Unidos, com cerca de 6.500 hectares.

Pode caminhar por alguns dos seus trilhos de dificuldade baixa, média ou alta para ver a paisagem desértica da região e aprender sobre as suas plantas e animais caraterísticos. O South Mountain Park oferecevistas incríveis de Phoenix do alto e a oportunidade de ver alguns pores-do-sol imperdíveis. É ideal se visitar Phoenix em outubro, quando é outono e o tempo está mais agradável para caminhadas.

Resumo do itinerário: 2 dias em Phoenix

  • Dia 1
  • Museu de Instrumentos Musicais
  • Museu Heard
  • Museu Casa Rosson
  • Parque Arqueológico do Museu Pueblo Grande
  • Parque Papago
  • Salão da Chama
  • Zoológico de Phoenix
  • Opcional: Hole in the Rock
  • Jardim Botânico do Deserto
  • Dia 2
  • Montanha Camelback
  • Museu de Arte de Phoenix
  • Distrito artístico de Roosevelt Row
  • Castelo Misterioso
  • Parque South Mountain

Este é o fim do meu itinerário sugerido para conhecer Phoenix, com uma variedade de actividades que lhe darão a conhecer tanto a vida cultural como as paisagens naturais do deserto.

Se as actividades do dia não o tiverem esgotado, há muitas coisas interessantes para fazer à noite em Phoenix, como os bares e restaurantes do Roosevelt Row District. Se ficar mais um dia na cidade, recomendo que visite a cidadede Sedona, onde pode fazer algumas das melhores excursões pelo deserto a partir de Phoenix.