O que ver e fazer em Chinatown, São Francisco
Aqui está uma lista de 14 coisas para ver e fazer na Chinatown de São Francisco para o ajudar a apreciar o melhor da zona durante a sua visita.
Entre as muitas coisas para ver e fazer em São Francisco, uma visita a Chinatown é certamente uma delas. É o lar da segunda maior comunidade chinesa dos Estados Unidos, perdendo apenas para a de Nova Iorque. Ao percorrer as pitorescas ruas da Chinatown de São Francisco, sentir-se-á como se estivesse noutra cidade.
Ao percorrer as pitorescas ruas da Chinatown de São Francisco, sentir-se-á como se estivesse noutra cidade. As ruas coloridas, os templos, os restaurantes, as lojas, a cultura e as tradições no ar transportá-lo-ão diretamente para a China. Aqui está o que ver e fazer lá para que possa conhecer os lugares imperdíveis do bairro.
1. Faça um passeio gastronómico por Chinatown
Em Chinatown encontrará dezenas de ruas com um charme muito particular e caraterístico da sua cultura e também uma longa lista de comidas típicas para provar. Por isso, não pode perder este passeio por Chinatown que inclui uma degustação de produtos típicos, em que, para além de percorrer o bairro durante duas horas e conhecer a sua história, poderá provar algumas curiosidades da culinária chinesa.
Neste passeio, conhecerá o processo de produção do famoso biscoito da sorte na tradicional Golden Gate Fortune Cookies Co e, claro, poderá prová-lo também.
Mas isso não é tudo, pois o passeio incluirá visitas a lojas de chá e você também pode ter um almoço típico dim sum, uma refeição tradicional de várias regiões da China que geralmente é consumida pela manhã e no início da tarde.
2. Visitar a Praça Portsmouth
Portsmouth Square é um parque localizado no coração de Chinatown. Por isso, é muitas vezes referido como "o coração de Chinatown".
Para além de ser um grande parque, com várias estátuas históricas e muitos pontos de interesse para ver enquanto se apanha sol e se absorve a cultura local, tem um grande significado histórico.
Momentos importantes da história do estado da Califórnia tiveram lugar aqui, como o primeiro hastear da bandeira americana em São Francisco em 1846, o anúncio da descoberta de ouro, e até a primeira escola pública da Califórnia foi fundada numa das suas esquinas.
Além disso, o parque estende-se por um quarteirão inteiro, com dois parques infantis para os mais pequenos e um conveniente parque de estacionamento subterrâneo de vários níveis, para que possa entrar de carro e estacionar rapidamente no local.
3. Visitar a tradicional e antiga Catedral de Santa Maria
Chinatown é o lar de um dos marcos mais tradicionais de São Francisco: a Antiga Catedral de Santa Maria da Imaculada Conceição. É uma igreja de missão católica romana acolhedora, que tem sido cuidada pelos Padres Paulistas desde 1894.
Informações práticas
- Preço: entrada gratuita.
- Onde: 660 California St, Chinatown, São Francisco.
- Horário: de terça a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Se quiser assistir à missa: de terça a sexta-feira às 12h05, sábado às 17h ou domingo às 9h e 11h.
4. Visitar o icónico Templo de Tin How
Quando visitar Chinatown, não pode perder o Templo Tin How. É o templo taoísta mais antigo de Chinatown e até um dos templos chineses mais antigos dos Estados Unidos.
Ao visitá-lo, ficará a saber um pouco mais sobre a história do local. É um dos muitos edifícios que tiveram de ser reconstruídos depois de terem sido destruídos no terramoto de São Francisco e no subsequente incêndio de 1906. Nessa altura, apenas sobreviveram a imagem da deusa, o sino do templo e parte do altar.
Informações práticas
- Preço: entrada gratuita.
- Onde: 125 Waverly Pl, Chinatown, São Francisco.
- Horário: Qualquer dia entre as 10h e as 15h.
É proibido fotografar no interior do templo.
5. Passear pela lendária Jack Kerouac Alley
Trata-se de um beco que, historicamente, era utilizado para a deposição de lixo. No entanto, foi mais tarde modificado para se tornar um passeio pedestre muito pitoresco que capta a atenção de todos os visitantes de Chinatown. O seu principal encanto é dado pelos escritos ocidentais e chineses de vários escritores que estão gravados nas suas paredes.
Alguns dos escritores com que se irá cruzar no seu passeio por este mítico beco são Maya Angelou, Kerouac e John Steinbeck.
6. Descobrir a famosa Stockton Street
Ao caminhar por esta rua, vai sentir-se definitivamente como se estivesse na China. É a principal rua comercial do bairro, repleta de estabelecimentos comerciais e é o local onde as pessoas do bairro fazem compras, oferecendo produtos frescos e baratos, carnes e até marisco vivo.
Tudo aqui é chinês, os sinais, as placas, a língua, as pessoas, absolutamente tudo! Ao passar, verá lojas e restaurantes coloridos, o que faz com que seja um passeio obrigatório para conhecer ainda melhor a sua cultura.
7. Compras em Chinatown
Ao passear pelo bairro, vai encontrar uma variedade de lojas e vai querer comprar tudo. Há muitas coisas muito típicas e tradicionais chinesas e também uma variedade de preços.
Embora em muitas delas se encontrem provavelmente os mesmos objectos ou lembranças, cada uma tem as suas particularidades. Vou recomendar-vos algumas das mais populares e completas.
A loja Wok
Quando entrarem na The Wok Shop, garanto-vos que vão querer levar tudo! É um negócio familiar localizado no coração de Chinatown que tem uma enorme variedade de utensílios asiáticos de todos os tipos que não vais conseguir encontrar em mais lado nenhum. É uma loja super exclusiva e diferenciada, com produtos únicos.
Uma vantagem desta loja é que podes ir a qualquer hora, pois está aberta todos os dias da semana das 11h às 17h.
Bazar da Pechincha
A Bargain Bazaar é uma das muitas lojas localizadas na Grant Avenue, o centro da Chinatown de São Francisco. Aqui encontrará não só os artigos típicos orientados para o turista, mas também artigos especiais e únicos.
O último andar desta loja está repleto de uma enorme quantidade de artigos de coleção e brinquedos. É muito divertido passear e encontrar os artigos mais diversos e únicos.
Bazar de Cantão
O Canton Bazaar também está localizado no centro de Chinatown e é um balcão único para tudo. Encontrará tudo, desde instrumentos musicais a belos conjuntos de chá para trazer um pouco da China para a sua casa. Se procura um sítio para escolher as melhores lembranças, é aqui!
Reserve algumas horas para passear pela loja, que tem três andares repletos dos artigos chineses mais autênticos que poderá encontrar.
Tenha em conta que, devido à sua localização e ao seu encanto particular, é uma loja muito movimentada e haverá turistas a todas as horas. Mas mesmo assim é altamente recomendável, pois há muitas pechinchas que não vai querer deixar passar.
8. Visitar os míticos edifícios Sing Fat e Sing Chong
Estes edifícios foram os primeiros a ser reconstruídos após o terramoto de 1906 e são famosos pela sua típica arquitetura neo-chinesa.
São facilmente distinguíveis e chamarão imediatamente a sua atenção devido à forma particular dos seus telhados de pagode. Será uma paragem obrigatória para tirar fotografias na sua visita.
9. Passeio pela Rua das Varandas Pintadas
Conhecida como a "Rua das Varandas Pintadas", Waverly Place é uma das ruelas mais largas do bairro e uma das principais atracções de Chinatown.
Ao passear por esta rua típica, passará por vários locais, incluindo um centro religioso, uma lavandaria e pequenas lojas de produtos alimentares. Mas o seu principal encanto, fiel ao seu nome, são as cores vivas dos seus edifícios e casas históricas.
10. Fazer um passeio noturno por Chinatown
É claro que este bairro vai deslumbrá-lo à luz do dia, mas deixe-me dizer-lhe que à noite também tem o seu encanto. É por isso que recomendo que faça este passeio noturno por Chinatown e North Beach, dois dos bairros mais emblemáticos de São Francisco.
Esta experiência vai fasciná-lo do princípio ao fim. Começará literalmente na entrada de Chinatown, no imponente Dragon's Gate, que é o portão do dragão que marca a entrada de Chinatown.
Em 4 horas, ficará a conhecer estes dois bairros na perfeição. O misticismo da cultura chinesa, as suas esculturas interessantes e a sua arquitetura notável, têm o seu estilo particular quando a tarde cai e a noite começa a cair na cidade.
Para além disso, a experiência inclui a degustação de chá e uma variedade de alimentos locais.
11. Passeio pela histórica Grant Avenue
Esta é uma das avenidas mais antigas de São Francisco e percorre toda a extensão de Chinatown. Caminhando ao longo dela, fará um passeio histórico único desde a Sing Fat Company até Dragon's Gates.
Um toque mais pitoresco e notável da Grant Avenue são os candeeiros de rua vermelhos que a ladeiam e acompanham o seu passeio.
Como muitos outros lugares, esta famosa rua foi reconstruída após o terramoto e o incêndio de São Francisco. Esta reestruturação ajudou a dar ao bairro um carácter ainda mais tradicional. Os edifícios anteriores pareciam-se com o resto da cidade, apesar da sua população predominantemente chinesa, mas agora a Grant Avenue transporta-o diretamente para a China.
É também nesta rua que se encontra a atração mais fotografada e visitada do bairro, a icónica entrada da Chinatown: a ** Porta do Dragão**.
Ao contrário de estruturas semelhantes encontradas em Chinatowns de todo o mundo, esta estrutura cumpre os padrões dos portões tradicionais chineses, com pedra em toda a sua extensão.
Este portão foi concebido por um arquiteto sino-americano de acordo com os princípios do feng shui, em termos da sua disposição virada para sul. No Portão do Dragão, apreciará também a placa de madeira pendurada no seu arco principal com palavras chinesas douradas que dizem: "Tudo o que está debaixo do céu é para o bem do povo".
12. Sobre a Igreja Universal de Buda
A Igreja Universal de Buda é a maior igreja budista dos Estados Unidos e a maior casa de congregação de São Francisco. A construção do edifício é um espetáculo e é preciso visitá-lo para conhecer a sua história.
A sua visita a esta imponente igreja começará no auditório principal, onde encontrará o altar principal com uma representação em mosaico do Buda, o único do género no mundo e uma verdadeira obra de arte. Verá também a singular capela de bambu, a biblioteca, o jardim no telhado e a sala de aula onde se realizam várias actividades.
Um facto curioso: o local onde hoje se encontra esta igreja foi outrora um clube noturno.
Informações práticas
- Onde: 720 Washington St, Chinatown, São Francisco.
- Horário: As visitas guiadas realizam-se no segundo e quarto domingos de cada mês, em horários definidos pela igreja.
13. Visite o Centro de Cultura Chinesa de São Francisco e aprecie a arte chinesa
Chinatown é o lar do Centro de Cultura Chinesa de São Francisco e definitivamente vale a pena uma visita.
Foi fundado em 1973 como sede da Fundação da Cultura Chinesa, uma organização sem fins lucrativos.
Embora o centro tenha mudado de estilo ao longo dos anos, atualmente pode apreciar as exposições e intervenções de arte contemporânea do Centro de Artes Visuais do CCC.
Para além disso, pode visitar o Him Mark Lai Learning Center, que oferece educação sobre a história e a cultura sino-americanas, bem como informações sobre as inspirações para o trabalho de artistas proeminentes.
Informações práticas
- Preço: As exposições são gratuitas e abertas ao público.
- Onde: 750 Kearny St 3rd Floor, São Francisco.
- Horário: De terça a sábado, das 10h às 16h.
Recomendo que antes de ir, verifique aqui as informações sobre exposições ou eventos que estarão disponíveis para ver nesse dia.
14. Provar os mais tradicionais pratos chineses
A cultura e a tradição da China são acompanhadas pelos seus pratos típicos e, claro, recomendo que os prove no seu passeio por este bairro caraterístico e emblemático.
Quando vos falei do passeio gastronómico, dei-vos uma amostra, mas agora vou fazer-vos sofrer um pouco mais enquanto enumero as principais iguarias que têm de provar.
- Char Siu Bao: São deliciosos pãezinhos estaladiços de carne de porco grelhada. Não consigo dizer por palavras o quão saborosos são - experimente-os!
- Caranguejo com sal e pimenta: Este é um prato bastante popular no bairro e é oferecido por vários restaurantes.
- Biscoitosda sorte: O melhor sítio para os provar é, sem dúvida, a GoldenGate Fortune Cookies Co Como já vos disse, para além de os provarem, vão poder aprender como são feitos.
- Chop suey: Um clássico da cozinha chinesa e, claro, de Chinatown, encontrá-lo-á em vários restaurantes da zona.
- Dim Sum: Dependendo do seu recheio, terá um nome específico e poderá encontrar diferentes sabores: carne, legumes, peixe ou marisco, ou uma mistura.
Recomendo que não comam muito antes de começarem o vosso passeio por Chinatown, pois façam o que fizerem, terão iguarias chinesas por todo o lado e a possibilidade de provar todas estas iguarias em todos os restaurantes por onde passarem.
Outra dica que tenho para ti é que uses roupas e sapatos confortáveis para que possas aproveitar o passeio pelo bairro sem desconforto.
Tudo isto e muito mais é o que podes fazer na mítica Chinatown de São Francisco. Conhecerá a sua história, cultura e tradições e apreciará a arquitetura das suas ruas pitorescas e dos seus edifícios e lojas emblemáticos. Não tenho dúvidas de que te vais apaixonar por Chinatown.