Mais sobre: Os melhores museus de São Francisco
Uma estadia em São Francisco, Califórnia, não está completa sem visitar os seus museus mais interessantes. É por isso que nesta lista eu mostro-lhe alguns dos museus mais interessantes para ver nesta cidade.
Visitar o Museu de Arte Moderna ou o Museu de Arte Asiática são actividades que não podem faltar na sua lista de coisas para ver e fazer em São Francisco. Se quiser saber que outros museus pode visitar com amigos ou família, fique a ler mais.
1. Museu da Família Walt Disney
No Museu Walt Disney, que é gerido pela filha do génio da animação, Diane Disney, poderá ver uma grande quantidade de memorabilia da Disney ao longo dos tempos. Desde bonecos à escala das personagens mais famosas da Disney até figuras autênticas que foram utilizadas nas produções da Disney. O Museu Disney é verdadeiramente a casa das relíquias da Disney.
É definitivamente um bom sítio para incluir entre as coisas a fazer em São Francisco com crianças, porque não só poderão ver por dentro as personagens mais famosas de todos os tempos, como também poderão ter uma visão alargada do que foi a vida e o trabalho de uma das mentes mais criativas da América. Olhar para a infância de Walt Disney ajudará a compreender como era o seu processo criativo e como conseguiu dar vida às suas personagens icónicas.
Detalhes de interesse
- Localização: 104 Montgomery Street, no Presidio. Em frente ao Crissy Field Marsh.
- Horário: de quinta-feira a domingo, das 10:00 às 17:30 horas. Fechado às segundas, terças e quartas-feiras.
- Preço: A partir de 25 euros.
2. Museu De Young
Localizado muito perto da Academia de Ciências de São Francisco, este museu também é dedicado à exposição de belas artes na cidade. É um lugar mágico onde se pode admirar importantes colecções de arte que remontam aos séculos XIX e XX. O museu está a funcionar desde 2005.
Antes dessa data, estava aberto ao público desde 1895, mas um terramoto devastador em 1989 destruiu toda a estrutura, que só foi renovada no início do século XXI. Está organizado por regiões de todo o mundo, com a ideia de mostrar ao público a arte de todos os continentes.
Em termos de arte americana, o museu oferece uma grande variedade de exposições de murais e pinturas americanas. A maioria das obras de arte do De Young Museum provém da coleção da família Rockefeller.
Embora não seja uma das melhores vistas de São Francisco, convido-o a subir ao topo da torre do museu, de onde se pode ter uma boa vista da cidade.
Pormenores interessantes
- Localização: 50 Hagiwara Tea Garden Dr. Em frente à Rideout Fountain.
- Horário: de domingo a terça-feira, das 9h30 às 17h15. Segundas-feiras fechado.
- Preço: Adultos a partir de 15 euros. Crianças com menos de 17 anos não pagam. A entrada é gratuita na primeira terça-feira de cada mês. Alguns bilhetes incluem uma visita à Legião de Honra.
3. Museu da Legião de Honra
Um museu dedicado às 3.600 vidas de soldados californianos perdidas durante a Primeira Guerra Mundial. O edifício, que é um modelo à escala do Palácio da Legião de Honra em Paris, foi construído por volta de 1924. De pinturas decorativas a esculturas e obras de arte com 4.000 anos, o museu é mais do que um memorial de guerra. É um local onde se pode admirar a história da humanidade em primeira mão.
Aqui estão expostas cerca de 70 obras do artista Agustin Rodin, bem como várias peças pertencentes a outros artistas importantes, como Rembrandt, Monet e Rubens. Mas a obra que mais vai querer fotografar dentro do museu é "O Pensador", que está exposta no exterior do museu.
Este é um local para visitar com calma, para parar e admirar cada obra e tirar fotografias de cada uma das peças interessantes que vê. Fica muito perto do Museu Jovem, e algumas das suas entradas são mesmo partilhadas pelos dois locais. Outra atividade que não vai querer perder neste museu é a sua vista deslumbrante sobre a Ponte Golden Gate e o Oceano Pacífico.
Detalhes de interesse
- Localização: 100 34th Ave. Junto à estátua de El Cid.
- Horário: Terça-feira a domingo 9:30h-5:15h. Segundas-feiras fechado.
- Preço: Adultos a partir de 15 euros. Maiores de 65 anos a partir de 12 euros. Crianças com menos de 17 anos não pagam. Entrada gratuita na primeira terça-feira de cada mês.
4. Exploratório
O Exploratorium é uma das atrações mais emblemáticas de São Francisco. Milhares de visitantes frequentam este lugar para ver o que é classificado como o segundo museu mais legal do mundo pelo The New York Times. Uma das melhores coisas para ver aqui são as impressionantes exposições interactivas, onde pode descobrir as atracções por si próprio.
Eu recomendo incluir uma visita ao Exploratorium entre as coisas para fazer em São Francisco com crianças , porque elas definitivamente adoram. Cada espaço, cada ambiente e cada exposição deixa-os ainda mais curiosos. É impressionante porque é muito mais do que um museu normal, com mais de 600 atracções para ver, acho que já perceberam a ideia do que estou a falar.
Mas não acaba por aí, o Exploratorium, que foi inaugurado pelo físico Frank Openhaimer em 1969, oferece um After Dark só para maiores de 18 anos, onde se pode passar uma noite em grande, dançar e até beber umas cervejas enquanto se percorrem as atracções mais incríveis do local. Isto também o torna um bom lugar para ir se estiver a pensar no que ver e fazer em São Francisco à noite.
Algumas das coisas interessantes que pode aprender dentro do local incluem um olhar aprofundado sobre a vida dos insectos, bem como o funcionamento de um carro. Terá a oportunidade de ver como funciona um tornado, e pode até ver em tempo real como funcionam as marés e as nuvens.
Pormenores interessantes
- Localização: Pier 15 Embarcadero & Green Street. Antes da Galeria do Observatório de Fisher Bay.
- Horário: de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00. Sábado e domingo das 12:00 às 17:00. Segundas-feiras fechado. After Dark às quintas-feiras das 18:00 às 22:00.
- Preço: Adultos a partir de 30 euros. Crianças até 4 anos grátis.
5. Museu de Arte Moderna de São Francisco
Desde a sua criação em 1995, o Museu de Arte Moder na de São Francisco tornou-se rapidamente uma grande atração no centro de São Francisco. Nos últimos anos, tornou-se ainda mais colorido e dinâmico à medida que novas funções foram acrescentadas com a utilização de novas tecnologias.
Embora esteja atualmente instalado no edifício do museu, este abriu as suas portas nos anos 30. Nessa altura, chamava-se San Francisco Museum of Art e foi o primeiro museu dedicado especificamente à arte feita durante o século XX. Situava-se então no último andar do War Memorial Veterans Buildings. A sua localização atual faz jus ao seu propósito e uma das primeiras coisas que nos impressiona quando entramos no museu é o próprio museu.
Uma disposição e uma arquitetura impecáveis, só possíveis pela mão do arquiteto Mario Botta. No interior, as exposições extravagantes estão na ordem do dia. Por isso, se é um aficionado da arte, certamente não se aborrecerá durante a sua visita ao museu. É o lar de importantes obras de Picasso e Dalí, enquanto outras exposições são temporárias nas instalações.
Pormenores interessantes
- Localização: 151 3rd St. em frente ao Yerba Buena Center for the Arts.
- Horário: de sexta a segunda das 10:00 às 17:00. Terça e quarta-feira fechado. Quinta-feira das 13:00 às 20:00.
- Preço: A partir de 19 euros para adultos. Crianças grátis.
6. Museu de Arte Asiática de São Francisco
O que mais chama a atenção neste lugar é a antiguidade da maioria de suas peças, que datam de mais de 6.000 anos. O Museu de Arte Asiática de São Francisco é um local para conhecer e reconhecer as características da cultura asiática em todo o seu esplendor. As mais de 2400 peças provenientes da Ásia expostas no museu fazem dele uma verdadeira joia da arte antiga.
Este museu procura criar uma ponte entre a sociedade americana com o conhecimento e a rica cultura asiática. Este museu, que conta como um dos melhores museus de São Francisco, oferece guias em espanhol que o ajudarão a entender um pouco mais sobre cada um dos elementos que poderá apreciar durante a sua visita.
Recomendo que faça uma visita guiada ao museu a partir do terceiro andar, para que possa ver em pormenor a organização por zonas que o museu organizou, para melhor explicar parte da história milenar asiática através de elementos ornamentais e quotidianos da sua cultura.
Poderá ver figuras de madeira e bronze, bem como representações de divindades, animais fantásticos da mitologia asiática e utensílios do quotidiano dos tempos antigos. Mais do que um simples passeio cultural, a visita a este museu é uma clara representação de uma interessante viagem no tempo.
Detalhes interessantes
- Localização: 200 Larkin St. junto ao Monumento aos Pioneiros.
- Horário: de sexta a segunda-feira, das 10:00 às 17:00. Quintas-feiras das 13:00 às 20:00. Terça e quarta-feira, fechado.
- Preço: Adultos a partir de 15 euros. Estudantes, jovens entre os 13 e os 17 anos e adultos com mais de 65 anos a partir de 10 euros. Crianças com menos de 13 anos não pagam.
7. Museu do Teleférico
Se se interessa pela história dos transportes e quer aprender um pouco sobre como os americanos se deslocavam no século XIX, então o Museu do Teleférico é o local a visitar. É um museu interessante, onde se pode ver uma impressionante coleção de fotografias antigas do funcionamento do teleférico que esteve ativo até finais de 1800.
Também estão expostos artigos do teleférico, tais como ferramentas, modelos à escala, carris, cabos, mecanismos de travagem e afins. Por outro lado, também é possível ver algumas carruagens sobreviventes da empresa de teleféricos que operava na altura.
Detalhes interessantes
- Localização: 1201, esquina da Mason St. com a Washington St. Junto ao Centro Recreativo Betty Ann Ong, na Maison St.
- Horário: de terça a quinta-feira, das 10:00 às 16:00 horas. De sexta a domingo, das 10:00 às 17:00. Fechado às segundas-feiras.
- Preço: A entrada é gratuita.
8. Museu de Arte dos Desenhos Animados
Um museu para o prazer e diversão dos apaixonados por desenhos animados e banda desenhada, com mais de 6.000 exposições originais, este museu é a joia da coroa para aqueles que gostam de admirar a arte animada. Uma das melhores coisas do Cartoon Art Museum é o facto de ter exposições permanentes e temporárias, o que significa que, quando regressar, não encontrará a mesma exposição da última vez.
Uma das coisas que encontrará dentro deste museu é um grande número de desenhos animados, sendo o primeiro museu nos Estados Unidos a dedicar os seus espaços para prestar homenagem a esta forma de expressão artística. É, sem dúvida, um sítio a não perder se gosta de arte animada em grande estilo.
Detalhes interessantes
- Localização: 781 Beach St. em frente ao Jardim Marítimo.
- Horário: de quinta a terça-feira, das 11:00 às 17:00 horas. Fechado às quartas-feiras.
- Preço: Adultos a partir de 10 euros. Os residentes de São Francisco pagam a partir de 7 euros. As crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita.
9. Museu Ferroviário de São Francisco
Este é um museu dedicado aos caminhos-de-ferro e também aos teleféricos que faziam parte da linha F de São Francisco. O que este museu tem de especial é o facto de ser um local compacto onde terá uma experiência vintage muito agradável, aprendendo um pouco sobre a história dos caminhos-de-ferro da linha F e como estes tiveram impacto na sociedade nos anos 1800.
Aprenderá também como a tecnologia dos séculos XIX e XX se reflecte na construção de comboios ferroviários que foram um marco desde o início da sua construção e durante todo o tempo em que estiveram em funcionamento. Outro dos elementos interessantes que pode ver dentro do Museu Ferroviário de São Francisco é uma réplica quase exacta do que costumava ser a plataforma do maquinista do elétrico. Pode vê-la tal como era em 1911.
Pormenores interessantes
- Localização: 77 Steuart St. Diagonal ao Ferry Building via The Embarcadero St.
- Horário: Terça-feira a sábado das 12:00 às 17:00. Fechado domingo e segunda-feira.
- Preço: Gratuito.
10. Museu Judaico Contemporâneo
Desde a entrada, pode imaginar que o que o espera no Museu Jud aico Contemporâneo é muito mais do que apenas arte. No interior, estão expostos trabalhos de muitos artistas judeus. O local tenta envolvê-lo na atmosfera da história e da cultura judaicas, para interpretar e compreender as suas raízes e, claro, a sua forma de ver a vida.
Trata-se de um museu de arte interessante, para além de muito concorrido, moderno e popular. A arte aqui exposta não é apenas para admirar, mas também para refletir sobre uma cultura que é aparentemente diferente da americana.
Entre as actividades de que se pode desfrutar no interior estão diferentes exposições de música judaica, pinturas, filmes e outras obras de arte. Estas exposições estão divididas em temporárias e permanentes. Cada uma conta uma história diferente e tenta atrair o público a partir de diferentes perspectivas e pontos de vista.
Detalhes interessantes
- Localização: 736 Mission St. junto ao Yerba Buena Center for the Arts.
- Horário: de quinta a domingo, das 11:00 às 17:00 horas. Fechado de segunda a quarta-feira.
- Preço: A partir de 14 euros. Crianças menores de 18 anos grátis.
11. Museu de História Wells Fargo
Este museu está localizado em muitas cidades dos Estados Unidos. Neste caso, sugiro que visite o Wells Fargo History Museum, localizado em São Francisco. É interessante o que vai encontrar neste museu porque ele está encarregado de contar a história de um país através da história da empresa Wells Fargo.
Como sabe, esta empresa financeira está em atividade há muitos anos, pelo que cresceu com o desenvolvimento dos Estados Unidos. Parte do que irá encontrar no museu é uma grande coleção de artigos que pertenceram e foram adquiridos pela empresa desde a corrida ao ouro até ao que é hoje.
É uma exposição dinâmica, onde terá guias dentro do museu que explicarão a história por detrás de cada um dos objectos apresentados nas suas exposições. É um sítio onde se pode ir com amigos, família e crianças. Especialmente estas últimas vão gostar muito do que o local tem para oferecer.
Pormenores interessantes
- Localização: 420 Montgomery St. ao lado do Wells Fargo Bank, na esquina da Montgomery St. com a California St.
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00 horas. Fechado aos sábados e domingos.
- Preço: Gratuito.