O que ver e fazer em Savannah em 3 dias
Se estiver a visitar Savannah em 3 dias, leia este itinerário de viagem para saber o que fazer na famosa cidade da Geórgia.
Há muitas coisas para ver e fazer em Savannah em 3 dias, desde um passeio de barco no rio até um passeio fantasma no misterioso Cemitério Bonaventure. Durante a sua visita, pode também provar as especialidades de alguns dos melhores restaurantes de Savannah e aprender sobre a história da cidade mais famosa da Geórgia.
Dia 1: Passeio de barco e de trólei e visita ao cemitério Bonaventure
No seu segundo dia na Geórgia, percorrerá a cidade por terra e por mar. Faremos um belo passeio no histórico trolley e apreciaremos as vistas do rio a bordo de um barco. Visitará também o cemitério Bonaventure, um lugar repleto de história e de uma beleza inigualável.
Visita histórica de Savannah por terra e mar
O segundo dia é dedicado principalmente a uma das melhores coisas para fazer em Savannah. Trata-se de um passeio histórico tanto de elétrico como de barco. Primeiro, embarcará no famoso carro elétrico histórico de Savannah. Durante uma viagem de 90 minutos sobre rodas, verá os principais pontos turísticos da cidade.
Por exemplo, verá a Catedral de São João Bat ista e o bairro histórico de Savannah, que se destaca pela sua construção perfeitamente linear com mais de 20 praças. Após o passeio de elétrico pela cidade, embarcaremos no barco Savannah Riverboat e faremos um cruzeiro ao longo do rio. Nesta segunda parte do passeio, verá o Old Fort Jackson, um forte restaurado do século XIX, que hoje abriga o Museu Marítimo Fort Jackson.
Também verá a River Street, uma coleção de edifícios que outrora foram armazéns de algodão e que agora albergam lojas de antiguidades, boutiques, galerias de arte, cervejarias e clubes noturnos. Esta excursão em duas partes dura cerca de 5 horas e inclui um transfer para o seu hotel ou para qualquer outro local em Savannah.
Como vai ocupar toda a manhã e o início da tarde, recomendo que leve consigo alguns snacks ou almoço para a excursão. Lembre-se de que os restaurantes terão fechado as suas cozinhas quando regressar da excursão. Por isso, não se esqueça da sua máquina fotográfica e do seu almoço.
Cemitério Bonaventure
O Cemitério Bonaventure é um dos lugares imperdíveis na sua visita a Savannah. Você terá que dirigir, pois está localizado fora da cidade, a mais de uma hora e meia de caminhada. Se for de carro, demorará menos de 15 minutos a chegar ao seu destino. Se não tiver o seu próprio veículo, também pode ir de autocarro. Tem duas opções: apanhar o 10 na Oglethorpe & Jefferson EB ou apanhar o 31 na Liberty & Whitaker EB.
O Cemitério Bonaventure é um lugar bonito que parece saído de um filme. De facto, é um dos cemitérios mais bonitos do mundo. Pode passear pelos seus jardins com carvalhos deslumbrantes e belas esculturas. Originalmente, este local era uma plantação pertencente a um coronel britânico chamado John Mullryne. No entanto, com a Guerra da Independência, a plantação foi transformada num hospital para as tropas francesas.
Em 1907, Bonaventure tornou-se no cemitério que é hoje. Como tal, é considerado um dos locais mais assombrados de Savannah, uma cidade com reputação de ocorrências paranormais. Se é fã deste tema, recomendo vivamente uma visita de grupo ao cemitério.
O passeio é um dos melhores passeios de fantasmas em Savannah. Dura aproximadamente duas horas e meia e é conduzido por Shannon Scott, especialista nos mistérios que cercam o Cemitério Bonaventure.
Dia 2: Explore os melhores museus de Savannah
O primeiro dia da sua visita a Savannah será passado entre os melhores museus de Savannah, desde museus de história a museus infantis. Também jantará no verdadeiro estilo americano e desfrutará de uma refeição requintada num dos melhores restaurantes da cidade.
Museu de História de Savannah
O Museu de História de Savannah está localizado na Martin Luther King Jr. Street, dentro do Roundhouse Railroad Museum. Esta é a estação ferroviária pré-guerra mais completa dos Estados Unidos.
No Museu de História pode ver exposições permanentes que contam a história do passado desta famosa cidade da Geórgia. É possível ver as origens geográficas da cidade e ouvir as histórias dos fundadores e figuras-chave que fizeram de Savannah o que ela é hoje.
O museu também exibe um pequeno filme que resume a história da cidade e os seus principais marcos históricos. Para além de tudo isto, o Museu de História de Savannah alberga o banco que aparece no famoso filme Forrest Gump.
Museu Ferroviário Roundhouse
O Museu Ferroviário do Estado da Geórgia, antigo Museu Ferroviário Roundhouse, está localizado numa zona histórica da cidade, adjacente ao Museu de História de Savannah. O complexo data de 1853, pouco antes do início da Guerra Civil Americana. Os edifícios foram declarados Património Histórico Nacional em 1976.
Ainda hoje existem locais como a oficina mecânica, a ferraria, a caldeira, a casa da caldeira, os barracões e a carpintaria. A maioria destes locais está aberta ao público, embora haja alguns que não são acessíveis ao público.
O local é um excelente exemplo do design ferroviário vitoriano e apresenta maquinaria antiga, locomotivas da época e comboios em miniatura. Pode também ver a mais antiga máquina a vapor portátil dos Estados Unidos. Após esta visita, com certeza vai querer fazer um dos melhores passeios de trolley de Savannah.
Museu das Crianças de Savannah
Se você está levando toda a família para Savannah, você deve visitar o Museu das Crianças. Esta é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Savannah. É um centro de atividades educacionais onde as crianças podem se divertir e aprender ao mesmo tempo. O museu é ao ar livre, o que o torna uma das melhores coisas para fazer em Savannah em maio, pois você pode aproveitar o ótimo clima em Savannah durante este mês.
Todas as exposições do museu são projetadas para explorar a criatividade das crianças pequenas. As crianças encontrarão tudo, desde escorregas e hortas a labirintos. Uma vez que está localizado no centro histórico da cidade, pode facilmente chegar a ele a partir de qualquer uma das atracções históricas e turísticas. O Museu das Crianças de Savannah está aberto de segunda a sábado durante os meses de verão. No inverno, o horário é de quarta a domingo.
Almoço no Crystal Beer Parlor
A apenas 8 minutos a pé do Museu das Crianças está um dos melhores restaurantes de Savannah, o Crystal Beer Parlor. O Crystal Beer Parlor é um dos dez melhores restaurantes da cidade e tem uma área interna e um terraço ao ar livre. Antes de ir, saiba que o salão está fechado às segundas-feiras. Como se pode adivinhar pelo nome, a especialidade da casa é a cerveja.
De facto, o Crystal Beer Parlor foi um dos primeiros estabelecimentos a vender álcool após a revogação da Lei Seca. Nas paredes do restaurante podem ver-se alguns dos cidadãos mais famosos da cidade. O interior e a decoração do local foram minimamente alterados para manter a estética da época.
Aqui pode comer tomates verdes fritos, batatas fritas com queijo azul, anéis de cebola americanos, asas de frango ou uma das especialidades da casa: guisado de caranguejo cremoso.
Museu SCAD
A 6 minutos a pé do restaurante fica o Museu de Arte de Savannah: o SCAD Savannah. É um lugar relativamente novo, fundado em 2002. Faz parte do Savannah College of Art and Design e era anteriormente conhecido como Earle W. Newton Center. Newton Center. O museu tem uma exposição de mais de 4.500 peças. Entre elas, pode ver-se todo o tipo de obras de arte, desde esculturas, a pinturas, desenhos, fotografias ou peças de vestuário de alta costura.
Além disso, uma parte do museu é dedicada à cultura afro-americana, que tem como objetivo destacar a arte e a literatura desta cultura. O Museu SCAD tem um teatro com 250 lugares, uma tela de projeção ao ar livre, uma mesa de orientação tátil e um café onde se pode tomar uma bebida. Como se isso não bastasse, o edifício onde está instalado o museu também merece ser visto. Trata-se de um edifício de inspiração revivalista grega, datado de 1856.
Casa Verde-Meldrim
A Casa Green-Meldrim fica a 8 minutos a pé da sua paragem anterior e é um dos melhores exemplos de arquitetura neo-gótica no sul dos Estados Unidos. O edifício data de 1850 e tem o nome de Sir Charles Green, um oficial do exército britânico que se tornou o oficial general que comandava o Distrito Norte.
O significado histórico desta casa reside no ano de 1864, no mês de dezembro, quando Sir Charles Green cedeu a sua casa como quartel-general para a ocupação de Savannah pelo exército federal.
Foi a partir da casa Green-Meldrim que foi enviado o conhecido telegrama em que o General William Tecumseh Sherman oferecia ao Presidente Lincoln a cidade de Savannah como prenda de Natal. O local foi declarado Património Histórico Nacional em 1976.
Atualmente, pertence à Igreja de S. João e é ocupada como casa paroquial. A casa está localizada na Madison Square e pode ser visitada às terças e sextas-feiras, exceto em certas datas de celebrações especiais que podem ser consultadas no site, das 10h às 16h, pelo que recomendo que a visitem logo após o almoço.
Academia Telfair
A 10 minutos a pé da Green-Meldrim House fica a Telfair Academy. De estilo neoclássico, esta imponente mansão de dois andares data de 1819 e foi projectada por William Jay. Na Telfair Academy encontrará duas salas de época do século XIX e uma exposição de arte americana e europeia do século XIX, desde pinturas a artes decorativas.
A casa situa-se no local da antiga casa do governo colonial, que era a residência do Governador Real James Wright. É assim chamada porque foi projectada para Alexander Telfair, um comerciante escocês com uma grande fortuna. Foi em 1875, quando a herdeira da fortuna da família, irmã de Alexander Telfair, doou a casa à Sociedade Histórica da Geórgia para ser transformada num museu.
Foi nessa altura que o arquiteto Augustus Schwab remodelou o edifício e acrescentou uma extensão para a coleção de arte. A Telfair Academy é assim considerada o mais antigo museu público de arte do sul dos Estados Unidos e o primeiro museu do país a ser fundado por uma mulher.
Jante num dos melhores restaurantes de Savannah
O 45 Bistro está localizado na 123 Broughton Savannah Street, a 8 minutos a pé da sua paragem anterior. Tem uma área de bar e uma área de jantar. O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 6:00 às 9:30 e sexta e sábado das 6:00 às 10:30.
Como é um dos melhores restaurantes da cidade e costuma ser muito procurado, recomendo que faça a sua reserva com antecedência. O restaurante está localizado numa casa histórica de Savannah, The Marshall House.
O edifício foi construído em 1852, mas foi renovado em 1999 para melhorar a qualidade das instalações sem perder a sua essência original. Hoje, além de ser um restaurante, o 45 Bistro é conhecido como um local para eventos. Entre os seus pratos, destaco o camarão selvagem da Geórgia com grits de pedra local e anéis de cebola crocantes. Também pode optar por carpaccio de atum ou de vitela; bem como risoto de cogumelos selvagens, batatas fritas gorgonzola ou filet mignon de Angus preto.
Dia 3: Visita a Wormsloe e passeios por praças históricas
No seu terceiro e último dia em Savannah, viajará para a antiga Wormsloe Plantation, um local de grande significado na história americana. Parará para almoçar numa das cadeias de restaurantes mais famosas da Geórgia e percorrerá as suas ruas perfeitamente lineares em busca das suas praças mais famosas.
Conheça Wormsloe
Wormsloe é uma antiga plantação nos arredores de Savannah, a cerca de 20 minutos de carro do centro histórico. Se quiser viajar de autocarro, demorará cerca de uma hora a chegar ao seu destino. Pode apanhar o 31, o 4 ou o 28, dependendo da sua localização na cidade.
Wormsloe cobre um total de 822 acres, o que equivale a 330 hectares. Foi outrora propriedade de um dos fundadores da Geórgia, Noble Jones. Ficará maravilhado com a avenida ladeada de altos carvalhos e com as ruínas da antiga casa que permanecem até hoje. Também verá o museu, que retrata a vida quotidiana na época colonial, para que possa imaginar como era a plantação no seu tempo.
Almoce no caminho para a próxima paragem
Quando entrar no carro a caminho do seu próximo destino, recomendo que pare num Chick-fil-A, uma cadeia de restaurantes de fast-food fundada na Geórgia. A sua especialidade é a sanduíche de frango com dois pickles em pão torrado com manteiga e não pode deixar de a pedir durante a sua visita.
O restaurante Chick-fil-A que recomendo ao longo do caminho situa-se no Victory Drive Shopping Plaza, a 10 minutos de carro de Wormsloe.
Passeando pelas praças históricas de Savannah
A apenas dez minutos a pé do restaurante está a Pulaski Square. Esta é uma das 22 praças que compõem o distrito histórico de Savannah. Tem o nome do Conde Casmir Pulaski, um herói polaco da Guerra Revolucionária. A razão pela qual eu recomendo o local é o seu belo carvalho, que é um dos mais bonitos da cidade.
Ao lado da Praça Pulaski fica a Praça Madison, que recebeu o nome do presidente dos EUA, James Madison. Na praça encontram-se os antigos canhões do antigo arsenal de Savannah. É famosa pela sua história assombrada e fantasmagórica, pelo que é perfeita para quem é um grande fã de acontecimentos paranormais. Como a praça tem vários restaurantes, recomendo que se sente para tomar um café e descansar num deles.
Depois, caminhe até à Praça Lafayette, onde se encontra a encantadora Catedral de São João Bat ista e a Fonte do Semiquincentenário. A partir daí, irá para a Praça Calhoun. Nas proximidades, você verá muitos restaurantes, então pare em um deles para terminar sua viagem com uma nota alta.
Como você pode ver, há muitas coisas para fazer em Savannah em 3 dias. Embora seja um curto período de tempo para uma viagem à cidade, se souberes organizar-te bem, poderás aproveitar ao máximo os teus dias em Savannah. Se for ficar um pouco mais de tempo na cidade, pode sempre procurar mais opções de coisas divertidas para fazer em Savannah.